Tecnologia do Blogger.

10 de mar. de 2010

Bactérias

Cocos (Staphylococcus)
Cocos (Staphylococcus)

Bastonetes (E. coli)
Bastonetes (E. coli)

Espiral (Treponema pallidium)

As bactérias são microrganismos procarióticos, unicelulares, com tamanhos e formas variadas dependendo da espécie. A maioria varia de 0,2 a 2,0 mm de diâmetro e de 2 a 8 mm de comprimento. As formas encontradas são esféricas (cocos - Fig 1), bastão (bastonetes - Fig 2), e com curvaturas (espirais - Fig 3). Possui estruturas encontradas externamente a parede celular, como o flagelo e os cílios, que são usados para locomoção ou para mover substâncias. Algumas células bacterianas são circundadas por uma cápsula chamada glicocálice, que é composta de polissacarídeos e protege da fagocitose, permitem a adesão em superfícies, impedem o ressecamento e podem fornecer nutrientes.



A parede celular é a estrutura mais importante das bactérias, pois além de circundar a membrana plasmática, ela protege a célula contra pressão osmótica. Ela é composta por peptidioglicanas, um polímero composto de N-acetilglicosamina (NAG) e ácido N-acetilmurâmico (NAM) e cadeias curtas de aminoácidos. A composição da parede (Fig 4) é importante para definir se as bactérias são gram-negativas (uma camada interna de peptidilglicanas e uma membrana externa de lipopolissacarídios e proteínas) e gram-positivas (várias camadas de peptidilglicanas). A membrana plasmática não possui colesterol e nem outros esteróis e possui um sítio de ligação para a molécula de DNA. O DNA é uma fita única, circular ou contínua, associada a proteínas não-histônicas, localizada na região da célula chamada nucleóide. O citoplasma não possui citoesqueleto.

Parede celular de uma bactéria

ompreendem os seres do Reino Monera (unicelulares procariontes) que não possuem clorofilas vegetal (caso das cianofíceas).

Podem ser:

Heterótrofos
Autótrofos
Aeróbios Fotossintetizantes
Anaeróbios (fermentantes) Quimiossintetizantes
Saprófitos (decompositores)

ESTRUTURAS

Parede celular

Envoltório extracelular rígido responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo protéico - glicídico (proteína + carboidrato) com a função de proteger a célula contra agressões físicas do ambiente.

Obs.: Não possui celulose como as das células vegetais.

Cápsula

Camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.

Membrana Plasmática

Mesma estrutura e função das células eucariontes.

Obs.: Nas bactérias ocorrem invaginações na membrana plasmática que concentram as enzimas respiratórias: os mesossomos.

Citoplasma

Formado pelo Hialoplasma e pelos Ribossomos. Ausência de organelas membranosas.

Nucleóide

É a região onde se concentra o cromossomo bacteriano, constituído por uma molécula circular de DNA. É o equivalente bacteriano dos núcleos de células eucariontes. Não possui carioteca ou envoltório nuclear. Além do DNA presente no nucleóide, a célula bacteriana pode ainda conter moléculas adicionais de DNA, chamadas Plasmídios ou Epissomas.

Flagelos

Apêndices filiformes usados na locomoção.

Fímbrias

Apêndices filamentares, de natureza proteica, mais finos e curtos que os flagelos. Nas bactérias que sofrem conjugação, as fímbrias funcionam como pontes citoplasmáticas permitindo a passagem do material genético.

SUA IMPORTÂNCIA

Bactérias saprófitas, funtamente com os fungos, são os responsáveis pela reciclagem de matéria orgânica nos ecossistemas.

No ciclo do nitrogênio com a fixação do mesmo ao solo, indispensáveis à vida vegetal. As bactérias do gênero Rhizóbium avivem em simbiose em nódulos das raízes de leguminosas como o feijão e a soja promovendo a fixação do nitrogênio.

Industrial na produção do vinagre, coalhada, queijo e iogurtes. Produção de Antibióticos como a Tirotricina, Bacitracina e Rifamicina.

REPRODUÇÃO Assexuada

Bipartição ou Cissiparidade

Nesse processo a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, apoiado no mesossomo, originando duas novas bactérias idênticas à original.

Sexuada ou Transmissão Genética

Conjugação

Consiste na passagem (ou troca) de material genético entre duas bactérias através de uma ponte citoplasmática formada pelas fímbrias.

Transformação

A bactéria absorve moléculas de DNA disperso no meio. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas.

Transdução

As moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores.

PRINCIPAIS DOENÇAS
Cancro Botulismo
Lepra (Hanseníase) Cólera
Tuberculose Peste Bubônica
Pneumonia Peste Pneumônica
Blenorragia ou Gonorréia Sífilis ou lues
Febre Tifóide Desenterias
Tifo Coqueluche
Difteria ou Crupe

Tétano

Leptospirose Meningite

COMBATE

Vacinação (preventiva)

Antibióticos (exclusivo)

Obs.1: 0 primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina; extraída de fungos do gênero Penicillium. A penicilina impede a formação da Parede Celular bacteriana.

Obs. 2: Os micoplasmas (PPLo) e as Rickétsias são os menores seres vivos do planeta conhecidos. São e bactérias muito simples, heterótrofas e parasitas.

Obs. 3: Resistência ao Antibiótico

O sucesso dos antibióticos só não foi completo porque logo surgiram linhagem de bactérias resistentes. Isso pode ocorrer:

Por mutação: alteração genética que torna a bactéria capaz de resistir a um determinado antibiótico.

Adquirir de uma outra bactéria em Plasmídio, com genes para resistência.

Fonte: www.universitario.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes