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5 de fev. de 2019

Envelhecimento saudável: entenda como a ciência pode dobrar expectativa de vida


Idoso faz yogaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionCada vez mais cientistas estão dizendo que podemos vencer doenças relacionadas ao envelhecimento
Quando seguia para o seu laboratório numa ensolarada manhã texana, a bióloga molecular Meng Wang ainda não sabia o que lhe esperava no local: dezenas de milhares de vermes, contorcendo-se em caixas. Ao espiar cada uma, ela teve um insight sobre como enfrentar a condição mais debilitante da humanidade: o envelhecimento.
Doenças relacionadas ao envelhecimento - como câncer, reumatismo e mal de Alzheimer - matam 100 mil pessoas por dia no mundo. Mas um crescente número de cientistas defende que não precisa ser assim.
O podcast do Serviço Mundial da BBC chamado The Inquiry entrevistou alguns dos principais pesquisadores do mundo sobre a natureza do envelhecimento e sobre como a ciência moderna pode "curá-lo", usando desde micro-organismos a órgãos impressos em 3D.

Maior expectativa de vida

O que exatamente é envelhecer? Ao longo dos anos, células, tecidos e órgãos sofrem pequenos danos. Em determinado momento, esses danos se sobrepõem em todo o organismo. "Quando o corpo não consegue mais acompanhar o ritmo de reparação, o envelhecimento começa", explica o médico dinamarquês Kaare Christensen.
Christensen trabalhou muitos anos como médico até que se cansou de tratar pessoas doentes. Hoje, ele coordena o Centro Dinamarquês de Pesquisa do Envelhecimento, onde tenta impedir que as pessoas adoeçam.
Ele ressalta os avanços: em meados do século 19, a expectativa de vida era de cerca de 40 anos na maior parte do mundo. Hoje, a expectativa do norte da Europa gira em torno dos 80 anos, e o restante do planeta está se aproximando deste patamar. Isso ocorreu, em grande parte, pela redução da mortalidade infantil, e não porque a vida tenha se estendido.
Mas surgiram mudanças importantes. "As pessoas agora chegam a idades mais avançadas em melhor condição", diz Christensen. "Uma coisa fácil de observar são os dentes. Você pode notar que os dentes dos idosos estão melhores a cada década".
Casal de idososDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAs pessoas envelhecem com mais saúde - e seus dentes mostram isso
Os dentes são uma espécie de indicador da saúde geral, explica o pesquisador. Sua condição afeta diretamente nossa capacidade de nos alimentarmos e nos nutrirmos adequadamente. E sua aparência pode indicar se outras partes do corpo estão funcionando bem.
Christensen diz que as pessoas não só estão chegando à velhice com dentes melhores mas também com resultados mais altos nos testes de QI, o que ele relaciona à melhoria dos meios de subsistência em todo o mundo.
"É todo o pacote de melhores condições de vida, melhor escolaridade... e que tipo de trabalho você teve", elenca.
Ele avalia que o progresso continuará. Mas por quanto tempo? O recorde de longevidade no mundo pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que completou 122 anos. Ela morreu em 1997, e muita coisa aconteceu desde então.

Impressão de órgãos

O biofísico Tuhin Bhowmick vem de uma família de médicos em Bangalore, na Índia. Ele se lembra de ouvir conversas no jantar sobre os pacientes que seu pai ou tios não conseguiam salvar. Sempre que perguntava por que não tinha conseguido evitar uma morte, seu pai respondia que não lhe restavam cartas na manga. A medicina, afinal, tinha seus limites.
"Eu pensava, 'ok, então não vou me tornar médico, e sim alguém que faz o remédio'", lembra Bhowmick.
Idoso surfandoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionUm novo órgão pode dar às pessoas uma segunda chance de vida
Ele diz que a morte por velhice muitas vezes está relacionada a disfunções de órgãos vitais como o coração, os pulmões ou o fígado. Se o paciente recebe um órgão funcional de um doador, médicos como o pai de Bhowmick podem dar a ele uma segunda chance de vida.
O problema é que existem mais pessoas que precisam de órgãos do que doadores habilitados. Além de longas filas, os órgãos precisam ser compatíveis. Em muitos casos, a pessoa morre à espera do transplante.
Para resolver o problema, Bhowmick investiga como usar a impressão 3D para criar órgãos que não sejam rejeitados pelos corpos dos pacientes.
Em vez de usar um cartucho de tinta, os aparelhos de Bhowmick usam proteínas e células - e do próprio paciente, para que haja chances menores de o corpo rejeitar o novo órgão.
A equipe de Bhowmick já produziu o primeiro tecido de fígado humano artificial da Índia; o próximo passo é criar um fígado em miniatura, o que ele espera conseguir em cerca de cinco anos.
Bhowmick imagina esse órgão como um pequeno e portátil dispositivo fora do corpo, com o qual os usuários possa se movimentar. Em oito a dez anos, ele espera produzir um fígado totalmente funcional que possa ser transplantado para o corpo.
Mas e se uma pessoa tem um órgão deficiente, isso significa que ela esteja chegando ao fim da vida? Bhowmick acredita que cada caso é um caso.
Idosas tiram selfieDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionUm cientista estima que a geração do milênio pode viver até os 135 anos
"Talvez o fígado estivesse falhando, mas não necessariamente o cérebro ou coração. Se você tivesse substituído um órgão que provocou a morte de um paciente, ele poderia ter vivido por mais 20 anos", diz ele.
E qual é a aposta do pesquisador de por quanto tempo poderemos viver? Com essas inovações, afirma ele, se você é um millennial ou mais jovem - nascido a partir de 1981 - há boas chances de você viver até os 135 anos.

Sabedoria dos vermes

A avó de Meng Wang morreu aos 100 anos; ela era saudável e ativa até o fim da vida. Observá-la envelhecendo bem de saúde fez Wang se perguntar sobre os segredos do envelhecimento.
Ela é professora de genética humana e molecular no Baylor College of Medicine, nos EUA, onde realiza experimentos em uma das novas áreas mais excitantes da medicina - nosso microbioma.
"São os pequenos micro-organismos que vivem conosco, tanto internamente em nosso trato digestivo quanto externamente em nossa pele", explica Wang. "Estão por todo nosso corpo."
A maior parte é composta de bactérias, mas há ainda fungos, vírus e outros micróbios. No passado, os cientistas não deram muita atenção a eles. Mas agora sabemos que eles têm um efeito profundo em nosso corpo.
Idoso em parapenteDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO nosso microbioma poderia ser a chave para o envelhecimento?
Estudos recentes mostram que nosso microbioma é tão importante para nós quanto um novo órgão. Ele pode influenciar a forma como nos comportamos e até mesmo como reagimos a diferentes medicamentos.
Para investigar como ele poderia afetar o envelhecimento, Wang selecionou uma minhoca que vive de duas a três semanas - uma expectativa de vida curta o suficiente para se conduzir uma "experiência ao longo da vida". E questionou o que aconteceria se o microbioma de um verme fosse alterado. Ele viveria mais?
Wang selecionou bactérias que vivem no intestino do verme; modificou seus genes e as alimentou. A pesquisadora analisou-as três semanas depois, quando elas já deveriam ter morrido. "Eu dei um pulo com o resultado, que foi totalmente inesperado".
Idoso se exercitaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAlgumas pesquisas sugerem que ajustar nosso microbioma poderia nos manter ativos por mais tempo na vida
Os vermes mais velhos geralmente mostram um declínio da capacidade física, mas aqueles com o novo microbioma não apenas se movimentavam mais rapidamente, como também ficaram menos suscetíveis a doenças. Wang agora realiza testes em camundongos para ver se a mudança de seu microbioma também prolonga sua vida de forma semelhante.
Com isso, há chances de que um dia os médicos possam prescrever comprimidos que façam o mesmo por nós. Quanto tempo isso poderia nos fazer viver?
"Alguns colegas dizem até 200, 300 anos. Eu acho que uns 100… já é um bom número", sugere Wang.

Data de validade

À medida que as células envelhecem, elas se dividem para substituir as células que estão morrendo ou se desgastando, mas esse processo não é linear. Quanto mais vezes uma célula se divide, maior é a chance de ela se tornar "senescente".
A senescência vem da palavra latina senescere - envelhecer. Ou seja, as células envelhecem e chegam ao fim do ciclo de seu ciclo de vida. Mas em vez de morrer, elas agem destrutivamente e se comunicam com as células ao seu redor, causando uma série de doenças.
"É quase como se a célula velha olhasse ao redor e achasse que as outras células são tão velhas quanto ela'", simplifica Lorna Harries, professora de genética molecular da Universidade de Exeter, na Inglaterra.
Idosa com skateDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionCélulas envelhecem e prejudicam as células mais novas
Dessa forma, as células senescentes podem "contaminar" as outras células com o envelhecimento. E à medida que envelhecemos, mais e mais células se tornam senescentes, até que nosso corpo fique sobrecarregado.
Em seu laboratório, Harries pode ter encontrado uma maneira de lidar com esse problema. A pesquisadora pediu a uma estudante com quem trabalhava que acrescentasse substâncias químicas a células velhas da pele. Para acompanhar a idade das células no transcorrer da experiência, elas decidiram aplicar um corante que as tornaria azuis se elas fossem senescentes.
"O que eu esperava ver eram células azuis", diz Harries. "Mas não foi o que aconteceu ... elas voltaram a parecer mais jovens".
Harries não confiou no resultado e pediu à aluna que repetisse o experimento. Ela voltou com o mesmo resultado - e, novamente, Harries pediu para que o processo fosse refeito.
A estudante repetiu o processo nove vezes. "Finalmente, eu olhei para aquilo e pensei: talvez você tenha algo interessante aqui", disse Harries.
Idoso com celularDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionUm experimento recente reverteu o envelhecimento em células humanas
O experimento rejuvenesceu as células velhas e as transformou em células jovens, tornando esse o primeiro experimento a reverter o envelhecimento em células humanas. Alguns acham que a descoberta pode ser o segredo para uma vida muito mais longa. Harries começou a receber telefonemas de investidores e cientistas de todo o mundo.
Mas ela ainda não está muito otimista sobre quanto tempo poderíamos viver, pois acredita que os humanos têm uma vida útil máxima. Mesmo assim, espera que sua linha de pesquisa acabe em uma nova geração de drogas antidegenerativas para a demência e doenças cardiovasculares.
"Espero que isso proporcione um tratamento a várias dessas condições de uma vez, para que as pessoas que morreriam precocemente possam viver sua expectativa de vida natural", comenta Harries.
Então, voltando à questão: quanto tempo poderíamos viver?
Talvez um dia possamos substituir nossos órgãos danificados, tomar suplementos que nos forneçam um microbioma jovem e impedir que nossas células envelheçam.
Quantos anos tudo isso poderia adicionar? Se seguirmos a previsão de Tuhin Bhowmick, se você é um millenial, talvez consiga chegar aos 135 anos. E quando chegarmos lá - em 2116, se você nasceu em 1981 - quem sabe o que mais será possível?
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47007878

EXERCÍCIOS - REPRODUÇÃO - SEGUNDO ANO - MARISTA

01. (UFAL) Durante a fase reprodutiva da mulher, a cada vinte e oito dias, aproximadamente, seu organismo prepara-se para a reprodução, que consiste na produção de óvulo e no desenvolvimento do revestimento da parede uterina, para receber o embrião que eventualmente se forme. Se a fecundação não ocorre, o revestimento do endométrio é eliminado, pela menstruação, e o organismo reinicia outro ciclo de preparação. Com relação aos hormônios que participam desse processo, analise as figuras e as proposições apresentadas.
01
1. Durante o período da menstruação, a hipófise começa a aumentar a produção do hormônio FSH (1), o qual induz o desenvolvimento de alguns folículos ovarianos. A taxa de estrógeno (3) se eleva na circulação sanguínea.
2. A presença do hormônio (3) no sangue começa a induzir o espessamento do endométrio. Quando a taxa desse hormônio atinge um determinado nível, a hipófise é estimulada a liberar grande quantidade de gonadotrofinas (1) e (2).
3. O hormônio LH (2), presente no sangue em taxas elevadas desde a ovulação, induz as células do folículo ovariano rompido a se transformarem no corpo amarelo.
4. Os hormônios sexuais, estrógeno (3) e progesterona (4), atuam em conjunto sobre o útero, continuando sua preparação para uma eventual gravidez. A elevação da taxa desses hormônios exerce um efeito inibidor sobre a hipófise que diminui a produção dos hormônios (1) e (2).
Estão corretas:
a) 1 e 2, apenas.
b) 2 e 3, apenas.
c) 3 e 4, apenas.
d) 12 e 3, apenas.
e) 123 e 4.
02. (UFPB) O esquema a seguir ilustra o processo de formação dos gametas a partir de células germinativas, o que ocorre em indivíduos humanos do sexo masculino (espermatogênese).
02
De acordo com o processo esquematizado, é correto afirmar:
a) As espermatogônias formam-se por divisão meiótica de células da linhagem germinativa.
b) O espermatócito I forma-se por fusão das espermatogônias.
c) Os espermatócitos II formam-se ao final do processo de divisão meiótica.
d) As espermátides formam-se pelo crescimento e diferenciação dos espermatócitos II.
e) Os espermatozoides formam-se pela diferenciação das espermátides, sem que ocorram novas divisões celulares.
03. (COVEST) A reprodução humana envolve aspectos biológicos, culturais e religiosos que são considerados na escolha do casal por ter filhos. Sobre aspectos ligados ao controle da natalidade, pode-se afirmar o que segue.
I    II
0  0 – A pílula-do-dia-seguinte é abortiva, pois a interação de seus princípios ativos com o embrião fertilizado produz a destruição do mesmo.
1  1 – Mulheres com ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias podem ter relações sexuais do primeiro ao nono dia do ciclo com chances mínimas de engravidar.
2  2 – Os testes de farmácia para detecção da gravidez identificam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica na urina, produzido em maior quantidade em mulheres grávidas.
3  3 – A utilização de “camisinha” somente previne a gravidez se for utilizada em associação com uma pomada espermicida.
4  4 – A promiscuidade e a falta de uso da “camisinha”, além de aumentarem as chances de uma gravidez indesejada, acentuam a probabilidade de incidência do vírus HIV e da AIDS.

04. (UNESP)                 LEIA O TEXTO.

Esqueci a pílula! E agora?
Tomo pílula há mais de um ano e nunca tive horário certo. Em geral, tomo antes de dormir, mas, quando esqueço, tomo de manhã ou, na noite seguinte, uso duas de uma só vez. Neste mês, isso aconteceu três vezes. Estou protegida?
(Carta de uma leitora para a coluna Sexo & Saúde, de Jairo Bouer, Folha de S.Paulo, Folhateen, 29.06.2009.)
Considerando que a pílula à qual a leitora se refere é composta por pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progesterona, pode-se dizer à leitora que:
a) Sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, levam à maturação dos folículos e à ovulação. Uma vez que já tenha ocorrido a ovulação, não corre mais o risco de engravidar.
b) Sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, inibem a maturação dos folículos, o que impede a ovulação. Uma vez que não ovule, não corre o risco de engravidar.
c) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, mimetizam a função do FSH e LH, que deixam de ser produzidos. Desse modo, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
d) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, inibem a produção de FSH e LH os quais, se fossem produzidos, inibiriam a maturação dos folículos. Na ausência de FSH e LH ocorre a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
e) Não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, não inibem a produção de FSH e LH os quais, sendo produzidos, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
05. (COVEST) Com relação a alguns aspectos da reprodução e do desenvolvimento humano, analise o que é afirmado a seguir.
I   II
0  0 – Após a fecundação e subsequentes divisões celulares do zigoto, forma-se a mórula, na qual se observa uma camada externa de células denominadas trofoblastos.
1   1 – Na gravidez, o hormônio que prepara o útero para a nidação é a progesterona.
2  2 – A proliferação do trofoblasto na mucosa uterina dá formação às chamadas vilosidades coriônicas.
3  3 – Enquanto a mulher estiver grávida, o estrógeno e a progesterona mantêm a hipófise inibida, impedindo a liberação de FSH e de LH e, consequentemente, a maturação de folículo ovariano e a ovulação.
4  4 – Nos vertebrados, com exceção dos mamíferos eutérios, os anexos embrionários são formados a partir da blástula.
06. (UNESP) No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos. Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até:
a) 2 elevado a 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
b) 2 elevado a 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
c) 23 elevado a 2 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
d) 23 elevado a 2 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.
e) 23 x 23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
07. (UFCG) Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:
I. O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.
II. O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.
III. A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.
IV. A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.
V. O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual.
VI. O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.
VII. A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
a) IIIIII e VI.
b) IIIIIIV e VII.
c) IVVVI e VII.
d) IIIIV e VI.
e) IIIIVV e VI.
08. (UEMA) O Filo Cnidaria apresenta uma grande diversidade de processos reprodutivos que lhe garante sucesso no povoamento dos ambientes. Com base nos seus conhecimentos e no esquema de reprodução do gênero Obelia, apresentado a seguir, é correto afirmar que nas fases indicadas pelas letras ABC e ocorrem, respectivamente,
08
Adaptada de: AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos organismos. v. 2. São Paulo: Moderna. 1996.
a) reprodução assexuada por estrobilização; reprodução sexuada; fecundação externa e desenvolvimento indireto.
b) reprodução assexuada por brotamento; reprodução sexuada; fecundação interna e desenvolvimento indireto.
c) reprodução assexuada por brotamento; reprodução assexuada; fecundação externa e desenvolvimento indireto.
d) reprodução assexuada por bipartição; reprodução sexuada; fecundação externa e desenvolvimento direto.
e) reprodução assexuada por estrobilização; reprodução sexuada; fecundação interna e desenvolvimento indireto.
09. (PUC-RS) Qual das seguintes alternativas descreve a formação de um zigoto?
a) Fusão de núcleos haploides de duas células compatíveis (cariogamia).
b) Promoção da replicação do DNA e mitose.
c) Sucessão de divisões celulares que forma uma massa sólida de células.
d) Divisão da célula com 46 cromossomos para a formação de células com 23 cromossomos cada.
e) Promoção da transcrição do DNA e meiose.
10. (UFCG) O esquema abaixo representa as fases de fecundação, clivagem, e formação do bastocisto.
10
Os gêmeos resultantes de cada série têm respectivamente:
a) Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e uma placenta – Um âmnio e uma placenta.
b) Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e duas placentas – Um âmnio e uma placenta.
c) Dois âmnios e duas placentas – Um âmnio e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta.
d) Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e duas placentas – Dois âmnios e uma placenta.
e) Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta – Dois âmnios e uma placenta.
11. (CEFET-MG) As figuras abaixo representam processos que ocorrem nas gônadas humanas.
11
Os hormônios hipofisários diretamente relacionados aos processos representados na figura 2, são:
a) FSH e LH.
b) HCG e LH.
c) ACTH e LH.
d) ADH e FSH.
e) FSH e ACTH.
12. (UFT) O esquema abaixo mostra a série de transformações que resultam na formação dos gametas maduros durante a gametogênese. Observe o esquema para responder esta questão.
12
Com base no esquema abaixo, assinale a alternativa correta:
a) As espermatogônias são células haplóides que aumentam em número por meio das divisões mitóticas.
b) O espermatócito I sofre divisão mitótica, originando o espermatócito II.
c) As espermátides são produtos da meiose I da gametogênese masculina.
d) Os espermatozoides são produtos da meiose II.
e) O processo de maturação das espermátides em espermatozoides ocorre por divisão meiótica.
13. (UEPG) A gametogênese é um processo que ocorre na espécie humana, assim como em todos os animais, seres que apresentam normalmente reprodução sexuada. Ela consiste na produção de células especiais, os gametas feminino e masculino, que ao fundir-se formam o zigoto, a primeira célula de um novo organismo. A respeito desse processo, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – No início da gametogênese, no período de multiplicação, ocorre um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
1  1 – No período de crescimento, as gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, denominando-se citos I, ainda diploides. Durante a sua maturação ocorrerá a meiose.
2 2 – A gametogênese masculina e a gametogênese feminina são processos muito semelhantes, diferindo apenas com relação ao tamanho dos gametas. O gameta feminino é microscópico e o gameta masculino é macroscópico.
3  3 – Na ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a maior, o óvulo, é fértil. As outras três menores, os polócitos, são estéreis.
4  4 – Na metáfase originam-se os citos II, e no final, na anáfase, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
14. (UFPA) O ciclo menstrual feminino é quase mensal e ocorre a partir da interação hormonal entre a hipófise, o ovário o útero, preparando o último para a implantação de um embrião. Entretanto, se houver a fecundação, surgem novas interações hormonais que provocam grandes alterações no organismo materno, preparando para a gravidez. Uma das primeiras mudanças é a inibição da ovulação, que é provocada pelo(a):
a) diminuição dos níveis do hormônio progesterona, que provoca o aumento da produção do hormônio FSH, impedindo a maturação de novos folículos ovarianos.
b) manutenção de altos níveis de progesterona, que impede a secreção do hormônio FSH e, consequentemente, a maturação de novos folículos ovarianos.
c) manutenção de altos níveis de FSH, que impede secreção de progesterona e, consequentemente, a maturação de novos folículos ovarianos.
d) aumento da produção do hormônio LH, que provoca a atrofia do corpo amarelo.
e) elevação da síntese do hormônio FSH, estimulada pelos níveis baixos de progesterona que deixam de ser liberados pela hipófise.
15. (UFPA) As pílulas anticoncepcionais contêm combinações de hormônios que:
a) inibem a ovulação por estimularem a produção de gonadotrofinas.
b) estimulam a produção do hormônio luteinizante (LH), que inibe a ovulação.
c) inibem a produção de progesterona, impedindo a formação da placenta.
d) inibem as gonadotrofinas e, consequentemente impedem a maturação dos folículos e a ovulação.
e) bloqueiam a ação dos estrógenos sobre o endométrio, impedindo a fixação da blástula.
16. (UEPA) O conhecimento científico sobre a “reprodução humana” garante à população a possibilidade de controlar conscientemente sua reprodução, utilizando para isso vários métodos contraceptivos desenvolvidos a partir de tecnologias que agem em diferentes etapas do processo reprodutivo.
(Fonte: Amabis e Martho: Biologia das células, 2004)
Considerando o termo destacado no texto acima, afirma-se que:
I. A ovulogênese tem início antes do nascimento da mulher.
II. Na puberdade surgem as características sexuais secundárias.
III. A pílula do dia seguinte impede tanto a ovulação quanto a implantação do embrião na parede uterina.
IV. Na vasectomia ocorre o seccionamento do ducto deferente, interrompendo a passagem dos espermatozoides.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) III III.
b) IIII e IV.
c) III e IV.
d) IIIII IV.
e) IIIIII e IV.
17. (UNEMAT) A reprodução é o mecanismo responsável pela perpetuação da espécie e consiste fundamentalmente no processo em que um ou dois organismos originam um novo indivíduo. Sobre a reprodução humana e desenvolvimento embrionário, é correto afirmar.
a) Os espermatozoides são produzidos no epidídimo.
b) A fecundação ocorre no útero.
c) É através da placenta que o organismo materno fornece ao embrião nutrientes e oxigênio, e o embrião elimina excretas na circulação materna.
d) Após a formação do zigoto, inicia-se o processo de gastrulação, onde a célula-ovo sofre sucessivas divisões mitóticas, proporcionando um aumento significativo do número de células.
e) A segmentação é o estágio embrionário que se caracteriza pela formação dos folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.
18. (UFAL) No ser humano, a fecundação, ou fertilização ocorre quando o ovócito e o espermatozoide se encontram na tuba uterina. Dos milhões de espermatozoides lançados na vagina em uma relação sexual, somente algumas centenas costumam chegar ao ponto da tuba uterina em que vai ocorrer a fecundação e a formação de uma célula-ovo ou zigoto. Os espermatozoides produzem enzimas que facilitam o acesso até o óvulo que, por sua vez, produz substâncias que impedem a entrada de outros espermatozoides. O zigoto recém-formado é levado para o útero pelas contrações musculares da tuba e também pelo movimento dos cílios existentes nas células desta região.
18
Sobre a reprodução humana, assinale a opção correta.
a) Se ocorre gravidez, o embrião recém-implantado produz um hormônio denominado prolactina, que estimula a atividade do corpo-amarelo e mantém elevados no sangue da gestante as taxas de estrógeno e de progesterona, o que impede a menstruação.
b) A gravidez ou gestação somente tem início por volta do 7º dia após a concepção, com a implantação do blastocisto na mucosa uterina, fenômeno chamado de nidação.
c) Após a formação do zigoto, ocorre a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células, ou blastômeros, que irão compor a mórula.
d) A placenta promove a comunicação nutricional entre a mãe e o filho, produzindo estrógeno e progesterona, em quantidades cada vez menores, até o final da gravidez.
e) Na 4a semana de vida, o embrião já tem 2,5 cm de comprimento e aparência tipicamente humana, passando a ser chamado de feto.
19. (UEMS) “O declínio dramático de algumas populações de sapos está diretamente ligado ao aquecimento global”, concluiu uma pesquisa publicada na revista científica Nature (13/02/2006). Neste trabalho, uma equipe internacional de cientistas analisou pontos de grande biodiversidade na América Central e na América do Sul e descobriu ligações entre a extinção de sapos e mudanças na temperatura.
Sobre as características reprodutivas dos sapos, pode-se afirmar que possuem:
a) fecundação interna e desenvolvimento indireto.
b) desenvolvimento direto com dimorfismo sexual.
c) vesícula vitelínica, âmnio, cório e alantoide.
d) fecundação externa, desenvolvimento indireto e dimorfismo sexual.
e) fecundação externa, desenvolvimento indireto e sem dimorfismo sexual.
20. (UPE) A perpetuação da vida no nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos, que é a capacidade de reprodução, ou seja, produzir descendentes semelhantes a si mesmos. Identifique, nos esquemas, o tipo de reprodução característico destes organismos.
20
Assinale a alternativa correta.
a) Assexuada por: A– divisão binária; B– brotamento; C- esporulação.
b) Sexuada por: A– mitose; B– brotamento. C– cissiparidade.
c) Assexuada por: A– mitose; B– cissiparidade; C– brotamento.
d) Sexuada por: A– esporulação; B– esporulação; C– mitose.
e) Assexuada por: A– cissiparidade; B– mitose; C– esporulação.
21. (UFT) Com relação à reprodução de elasmobrânquios pode-se afirmar:
I. São animais de sexo separados e apresentam dimorfismo sexual.
II. No macho, a nadadeira pélvica está modificada num órgão copulador, denominado clásper.
III. A fecundação é interna, com desenvolvimento indireto.
IV. Existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas.
Aponte a alternativa que traz as assertivas corretas:
a) IIIIII e IV.
b) III e IV, apenas.
c) IIIII e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) IIII e IV, apenas.
22. (UFAL) Com relação à atuação dos hormônios no ciclo menstrual feminino, é correto afirmar que:
a) o aumento de progesterona estimula a ovulação.
b) o aumento de estrógeno estimula a formação do corpo lúteo (amarelo).
c) o aumento do hormônio progesterona inibe a produção de hormônio folículo estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH).
d) o aumento do hormônio luteinizante (LH) estimula a produção de estrógeno no início do ciclo
menstrual.
e) o aumento de estrógeno no sangue estimula a menstruação.
23. (UEPG) Sobre fecundação, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Em muitos animais, inclusive vertebrados, como peixes e anfíbios, a fecundação é externa, ocorrendo no meio aquático, fora do corpo da fêmea.
1  1 – Em répteis, aves e mamíferos, a fecundação é interna, pois o encontro dos gametas acontece no sistema genital feminino após a cópula.
2  2 – Atualmente, com técnicas especiais, consegue-se a chamada fecundação in vitro em praticamente todas as espécies animais, inclusive no ser humano. O esperma coletado é colocado junto a óvulos preservados em solução fisiológica, numa placa de Petri.
3  3 – Para que haja o encontro dos gametas são necessárias substâncias especiais produzidas pelos óvulos e que atraem os espermatozoides. Estes, por sua vez, dispõem de enzimas que permitem a penetração no óvulo.
4  4 – Os invertebrados, como os insetos, apresentam exclusivamente fecundação externa, já que a fusão dos gametas ocorre obrigatoriamente fora do organismo da fêmea.
24. (UNIFAL-MG) Em relação aos métodos contraceptivos utilizados pela espécie humana, assinale a afirmativa incorreta:
a) O Método da Tabela se fundamenta em evitar manter relações sexuais durante os dias que correspondem ao período considerado fértil da mulher, que abrange cerca de dez dias antes e depois da ovulação.
b) A utilização de preservativos de látex (camisinha) impõe a presença de uma barreira física à passagem do esperma e apresenta a vantagem de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis.
c) A utilização da pílula anticoncepcional necessita de acompanhamento médico, uma vez que a ingestão de hormônios que inibem a ovulação pode conduzir a efeitos colaterais prejudiciais à saúde da mulher.
d) A utilização do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) consiste na instalação de uma peça metálica ou de plástico na parede interna do útero, de forma a evitar a instalação do embrião no endométrio.
25. (UNIPAM)
25
Embora muitos pesquisadores acreditem que os estímulos visuais que a mídia e a televisão oferecem às crianças interferem na sua maturação sexual e na idade da primeira menstruação — a menarca —, outros afirmam que o fato da sociedade estar mais erotizada não exerce influência na idade da menarca. Entretanto é consenso que a menarca precoce pode gerar diversos problemas, entre eles, a baixa estatura, a gravidez precoce, a endometriose e o câncer de mama, além das mudanças psicológicas que são seguidas de iniciação sexual precoce.
Considerando o texto e a figura a acima, que apresentam informações acerca do ciclo menstrual, julgue as alternativas abaixo.
I   II
0 0 – É correto inferir do texto que a menarca precoce aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis.
1  1 – Em uma terapia que procure evitar a menarca precoce, é correto que se inclua o hormônio folículo estimulante.
2  2 – Entre os hormônios mencionados na figura, o que apresenta a menor variação ao longo do ciclo menstrual é produzido nos ovários.
3  3 – Antes da menarca, o aparelho reprodutor feminino sofre modificações em sua morfologia, que ocorrem de forma periódica.
4  4 – Sabendo-se que os hormônios sexuais são produzidos a partir do colesterol, é correto concluir que as células ovarianas das meninas cuja menarca foi precoce são pobres em retículo endoplasmático liso.
26. (UFCG) Considerando que o esquema abaixo representa a espermatogênese, afirma-se:
26
I. A e B são células com 2n cromossomos.
II. D e E são as mesmas células em fases diferentes da maturação.
III. C e D são células com n cromossomos.
IV. Somente E são células com n cromossomos.
Assinale a alternativa correta:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e III.
e) IV.
27. (IFSEP) A gametogênese feminina produz as células que devem acessar a tuba uterina (trompa de Falópio) para o processo de fertilização. O ovócito que alcan­ça a tuba uterina da mulher sofreu o processo de:
a) mitose.
b) primeira divisão da meiose.
c) segunda divisão da meiose.
d) expulsão de três corpúsculos polares.
e) divisão binária ou amitose.
28. (IFSUL) A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, processo denominado gametogênese. Neste processo, a formação de óvulos é chamada de ovogênese, enquanto que a formação de espermatozoides é chamada de espermatogênese. Na gametogênese, a partir de um ovócito I e de um espermatócito I, são originados, imediatamente após a meiose I, respectivamente,
a) 1 ovócito II e 1 glóbulo polar; 2 espermatócitos II.
b) 1 óvulo e 3 glóbulos polares; 4 espermatozoides.
c) 2 ovócitos II e 2 glóbulos polares; 4 espermatócitos II.
d) 2 óvulos e 2 glóbulos polares; 4 espermatozoides.
29. (UTFPR) Em organismos eucariontes unicelulares ou multicelulares, a reprodução pode estar associada à mitose. Em alguns fungos, como leveduras, surge por mitose uma célula menor que se destaca da célula inicial originando um novo organismo. Assinale a alternativa correta sobre este tipo de reprodução.
a) É uma reprodução sexuada e os descendentes serão geneticamente iguais entre si e em relação aos ascendentes.
b) É uma reprodução assexuada e denomina-se cissiparidade ou bipartição.
c) É uma reprodução por gemiparidade ou brotamento e os descendentes serão geneticamente idênticos entre si.
d) Esta reprodução denomina-se conjugação e é assexuada.
e) As células menores que surgem por mitose são gametas, portanto é uma reprodução sexuada.
30. (UNIVASF) Abaixo se ilustra o processo da ovulação humana. Correlacionando esse processo com o processo da ovulogênese, analise as proposições dadas.
30
1. No ovário, cada ovócito primário (I) está contido em um folículo (II).
2. A cada ciclo menstrual, um folículo ovariano inicia a maturação, formando um ovócito secundário (III).
3. Na ovulação, um folículo não elimina um óvulo, mas, sim, um ovócito secundário (IV)
4. Após a ovulação, o folículo transforma-se no corpo lúteo ou corpo amarelo (V).
Está(ão) correta(s) apenas:
a) 1 e 4.
b) 2 e 4.
c) 123 e 4.
d) 3 e 4.
e) 1 e 2.

GABARITO

01020304050607080910
EEFVVFVEFVVVFBABAA
11121314151617181920
ADVVFVFBDECBDA
21222324252627282930
BCVVVVFAVFFFFDBACC

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