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9 de jul. de 2014

TESTES DE GENETICA MOLECULAR

01. (UFMS) O nosso sistema nervoso pode sofrer distúrbios como a demência, causada pela doença de Huntington, doença essa ocorrida pela mutação no DNA original. Portanto, os defeitos dos nossos genes são causados por mutações no DNA, geralmente decorrentes de erros de replicação do próprio material genético. O trecho de DNA …3′ACCTTAAAATCCGGC5′… está inalterado, portanto sua fita complementar é:
a) 5′TGGAATTTTAGGCCG3′.
b) 3′TGGAAUUUUAGGCCG5′.
c) 5′UGGAAUUUUAGGCCG3′.
d) 3′GCCGGAUUUUAAGGU5′.
e) 5′GGCCGGATTTTAAGGT3′.
02. (UNICENTRO) O processo de transferência da informação presente nas moléculas de DNA para as proteínas é essencial para nossas células.[...] Essa transferência de informação é regida pelo código genético, um conjunto de instruções que define a relação entre os aminoácidos adicionados e as sequências de nucleotídeos. A cada grupo de três nucleotídeos — que chamamos de códon ou triplete — corresponde um aminoácido. (BORGES, 2008).A descoberta do código genético representa um dos grandes marcos da genética moderna. Com base nas informações do texto e de acordo com os conhecimentos relacionados ao código genético, identifique com as afirmativas verdadeiras e comF, as falsas.
( ) A cada três nucleotídeos do DNA será traduzido um aminoácido no núcleo, tendo em vista que a transferência de informação do DNA para a proteína ocorre diretamente.( ) A ordem dos aminoácidos nas proteínas depende indiretamente da sequência dos nucleotídeos na molécula de DNA.( ) O número limitado de aminoácidos impede uma alta diversidade de características entre os seres humanos.A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
a) V F F.
b) F V F.
c) F F V.
d) V V F.
e) F V V.
03. (UEPG) A respeito das moléculas da hereditariedade, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, constituinte dos cromossomos, é o material genético da maioria dos seres vivos. Ele se duplica e, dessa forma, a informação genética é distribuída às células em divisão.
1  1 – Uma molécula de DNA difere-se das outras pela sequência de seus pares de bases nitrogenadas, mas o número total de nucleotídeos é sempre o mesmo.
2  2 – Equívocos na transcrição do RNA podem levar à produção de genes diferentes dos originais, que são transmitidos às células-filhas e que, muitas vezes, são inadequados para a sobrevivência. Esse fato é reconhecido com o nome de mutação.
3  3 – O DNA é constituído por quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e uracila.
4  4 – O DNA tem capacidade de produzir o RNA, ou ácido ribonucleico, no processo de transcrição. O RNA controla no citoplasma a síntese de proteínas, num processo chamado de tradução.
04. (UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético. Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
a) A dupla-hélice original permanece intacta e uma nova dupla-hélice é formada.
b) Os dois filamentos da dupla-hélice original se separam e cada um serve como molde para uma nova fita.
c) Ambos os filamentos da dupla-hélice original se fragmentam e servem como moldes para síntese de novos fragmentos.
d) Um dos filamentos da dupla-hélice original serve de cópia para as duas fitas de DNA.
e) Os filamentos da dupla-hélice original permutam as suas fitas para servirem de cópias de DNA.
05. (UERJ) Algumas células da pele de uma mesma rã foram retiradas em sua fase girino e, depois, em sua fase adulta. Observe a tabela abaixo, na qual são mostradas as combinações possíveis das macromoléculas DNA e RNA mensageiro.
COMPARAÇÃO ENTRE AS MACROMOLÉCULAS
DNARNA
1. Mesmas moléculas3. Mesmos tipos
2. Moléculas diferentes4. Tipos diferentes
Os resultados referentes à comparação das macromoléculas das células da rã nas fases girino e adulta estão indicados pelos seguintes números:
a) 1 e 3.
b) 1 e 4.
c) 2 e 3.
d) 2 e 4.
06. (UNIMONTES) A temperatura de dissociação das fitas de DNA depende acentuadamente de sua composição de bases, sendo tanto mais alta quanto maior for o conteúdo G + C. A tabela a seguir apresenta a porcentagem de bases de alguns organismos. Observe-a.
ORGANISMO% T
135
220
315
410
Considerando a tabela e o assunto abordado, qual organismo apresenta a maior temperatura de dissociação?
a) 4.
b) 2.
c) 1.
d) 3.
07. (UEPA) Radiações provenientes de diferentes fontes (sol e elementos radioativos) provocam no organismo a formação de grandes quantidades de substâncias nocivas às células, prejudicando suas funções biológicas. O excesso dessas radiações afetam o DNA induzindo o surgimento de alterações.Relacione a palavra destacada, no texto acima, com as afirmativas abaixo e assinale a correta.
a) A duplicação ocorre na anáfase da mitose e na anáfase I da meiose.
b) Apresenta em sua constituição bases púricas adenina, timina, guanina e citosina.
c) Na transcrição gênica, a sequência ATCG corresponde, no RNA, a TAGC.
d) Nos procariontes, encontra-se envolvido pela carioteca.
e) Nos seres humanos, a radiação solar causa alteração em sua estrutura, ocasionando mutações.
08. (UEL) Em uma população, foi identificado um indivíduo que possui resistência genética a um vírus que provoca uma importante doença. Em um estudo comparativo, verificou-se que esse indivíduo produz uma proteína que confere tal resistência, com a seguinte sequência de aminoácidos: serina-tirosina-cisteína-valina-arginina. A partir da tabela de código genético, a seguir:
AGU – serinaAGC – serina
UAC – tirosinaUAU – tirosina
UGC – cisteínaUGU – cisteína
GUA – valinaGUU – valina
AGG – argininaCGA – arginina
e considerando que o RNA mensageiro deste gene contém: 46,7% de uracila; 33,3% de guanina; 20% de adenina e 0% de citosina, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de bases da fita-molde deste gene.
a) TCA – ATA – ACA CAA – TCC.
b) TCA – ATA – ACG – CAT – TCC.
c) TCA – ATG – ACA – CAT – TGG.
d) AGU – UAU – UGU – GUU – AGG.
e) AGC – UAC – UGC – CAA – CGA.
09. (UNIR) Avanços recentes nas pesquisas em engenharia genética têm alcançado diversas áreas como medicina, agricultura e pecuária e baseiam-se na obtenção de moléculas híbridas de DNA (ácido desoxirribonucleico). A coluna I apresenta componentes do DNA e coluna II sua caracterização. Numere a coluna I de acordo com a coluna II.
COLUNA I1. Nucleotídeo2. Desoxirribose3. Gene4. TiminaCOLUNA II(   ) Pentose presente no nucleotídeo.(   ) Base nitrogenada que compõe o nucleotídeo.(   ) Subunidade do DNA.(   ) Região do DNA que transcreve para um RNA.Assinale a sequência correta.
a) 1324.
b) 3241.
c) 4132.
d) 23, 4, 1.
e) 2413.
10. (UESPI) Joana gosta de se bronzear sem protetor solar. Considerando o risco de mutações celulares devido à exposição excessiva de sua pele aos raios ultravioleta, é correto afirmar que:
a) A chance de que ocorram mutações é rara, considerando também os mecanismos de reparo celular e que a maior parte do DNA é composta de regiões sem informação genética.
b) Mutações causadas por ultravioleta geralmente produzem câncer de pele devido à deleção de um ou vários pares de nucleotídeos.
c) Mutações silenciosas somente afetam a informação genética se ocorrerem no terceiro par de bases de um códon para dado aminoácido.
d) A luz ultravioleta induz um pareamento anormal nos nucleotídeos que resulta na ligação entre citosina e guanina, e entre adenina e timina.
e) Câmaras de bronzeamento artificial não utilizam lâmpadas emissoras de raios ultravioleta; assim não induzem mutações e são seguras para a saúde.
11. (UEPB) Analise as proposições abaixo, referentes ao processo de síntese, armazenamento e utilização de polipeptídeos em células eucarióticas.
I. O processo de síntese de polipeptídeos ocorre nos ribossomos, que são estruturas constituídas por proteínas associadas a um ácido ribonucleico ribossômico (RNAr). Para a síntese de proteínas ocorrer, o ribossomo associa-se ao RNA mensageiro (RNAm) e desloca-se sobre ele, traduzindo a sua informação. À medida que o ribossomo se desloca, o polipeptídeo vai sendo formado.II. A síntese de proteínas recebe a denominação de tradução, e pode ocorrer em polissomos livres no citosol ou em polissomos associados às membranas do retículo endoplasmático, caso em que o retículo passa a receber a denominação de ergastoplasma.III. Quando proteínas são produzidas no ergastoplasma, penetram diretamente no interior do retículo e seguem para o complexo golgiense onde passam por processos de concentração, modificação e eliminação. Esta última etapa pode ocorrer para incorporação de proteínas na membrana plasmática, no processo de secreção celular através de vesículas secretoras ou na formação de lisossomos.Assinale a alternativa que contém a(s) proposição(ões) correta(s):
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) III e III.
12. SÍNDROME DE DOWN RESTRINGE CÂNCER“Uma observação que há muito tempo tem intrigado os cientistas é que as pessoas com síndrome de Down dificilmente têm tumores. [...] Genes presentes no organismo suprimem o crescimento de novos vasos sanguíneos, de que o câncer necessita, ao bloquear a atividade da proteína calcineurina, sugerindo uma nova possibilidade para futuros medicamentos contra o câncer. Os investigadores, que publicaram suas descobertas online na Nature em 20 de maio, acrescentam que o cromossomo 21 pode ter quatro ou cinco genes antiangiogênicos. [...] Pesquisadores do Tufts Medical Center e seus colegas descobriram que o fluido amniótico que envolve o feto com síndrome de Down apresenta evidências de estresse oxidativo que pode prejudicar células, principalmente o tecido neural e cardíaco. Os sinais, infelizmente, aparecem no segundo trimestre, tarde demais para os antioxidantes tratarem as marcas da síndrome de Down, que surgem no primeiro trimestre, como a deficiência mental. Mesmo assim, a equipe sugere na edição de 09 de junho do Proceedings of the National Academy of Sciences USA, que a utilização de antioxidantes no segundo trimestre pode evitar aspectos da síndrome de Down ainda não descobertos.”Adaptado de Scientific American Brasil, no 88, set/2009.Assinale a alternativa que apresenta uma ideia compatível com a relação descrita no texto.
a) Em face da síndrome de Down ser uma mutação gênica, o gene em excesso protege o organismo contra o câncer.
b) Pacientes portadores de síndrome de Down, que é uma triploidia, possuem uma dose extra de genes protetores do câncer.
c) Pacientes portadores de síndrome de Down apresentam uma dose extra de genes protetores do câncer.
d) Em face da síndrome de Down ser uma triploidia, genes extras presentes no cromossomo 21 atuam como protetores do câncer.
e) Pacientes portadores de síndrome de Down, que é uma euploidia, são dotados de uma dose extra de genes protetores do câncer.
13. Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a descendência desse vírus terá:
a) Cápsula de T4 e DNA de T2.
b) Cápsula de T2 e DNA de T4.
c) Cápsula e DNA, ambos de T2.
d) Cápsula e DNA, ambos de T4.
e) Mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.
14. (UESPI) O que é um provírus?
a) Um vírus sem capsídio, ou envelope, que realiza ciclo lítico.
b) Um vírus com material genético unido ao DNA celular, que realiza ciclo lisogênico.
c) Um vírus de RNA com capsídio e envelope, que realiza ciclo lítico.
d) Um vírus de RNA fita simples.
e) Um vírus de DNA fita simples.
15. (UEPB) As bactérias reproduzem-se basicamente por bipartição, um mecanismo assexuado em que um indivíduo dá origem a dois outros, geneticamente idênticos entre si. O aumento da variabilidade genética nas bactérias ocorre por mutação ou por transmissão de material genético que pode se dar por meio de três mecanismos. Observe a ilustração abaixo que esquematiza um desses mecanismos e em seguida assinale a alternativa correta.15a) É um caso de transformação, onde ocorre a transferência de genes de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos.
b) É um caso de transdução, onde ocorre a transferência de genes de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos.
c) É um caso de transformação e acontece em alguns tipos de bactérias que conseguem adquirir trechos de moléculas de DNA dispersos no meio e incorporá-los ao seu DNA.
d) É um caso de conjugação bacteriana, onde ocorre a transferência direta de DNA de uma bactéria para outra, por meio de uma ponte citoplasmática que se estabelece temporariamente entre essas bactérias.
e) É um caso de conjugação bacteriana, onde ocorre a transferência de DNA de uma bactéria para outra, por meio de vírus do tipo bacteriófago.
16. (UNICENTRO) Em 1985 cientistas da Cetus Corporation padronizaram uma técnica pela qual eram geradas, a partir do DNA genômico, grandes quantidades de um fragmento específico de DNA, correspondendo a genes presentes no genoma. Essa técnica consiste em uma reação de replicação in vitro, e foi chamada de reação de polimerização em cadeia (PCR), na qual se obtém o enriquecimento de um fragmento específico de DNA por sua duplicação exponencial. A PCR envolve três etapas básicas, requeridas na reação de síntese de qualquer DNA, que são repetidas por várias vezes: desnaturação por aquecimento do DNA molde, anelamento de nucleotídeos sintéticos (adenina, guanina, citosina e timina) e polimerização das novas fitas de DNA através de enzimas DNA polimerases. Sobre a replicação do DNA assinale a alternativa incorreta.
a) A PCR é uma técnica in vitro, pois não ocorre dentro das células, mas em tubos de ensaios.
b) A duplicação exponencial do DNA gera ao final de n repetições 2n cópias.
c) A DNA polimerase é uma enzima capaz de transcrever DNA em RNA.
d) A desnaturação do DNA molde é necessário para que ocorra a abertura do DNA e o anelamento dos nucleotídeos.
e) A replicação do DNA é semiconservativa, ou seja, cada fita de DNA novo possui uma das cadeias de nucleotídeos da molécula mãe.
17. (UFLA) Analise as seguintes proposições em relação à replicação e transcrição do DNA e ao processo de tradução e, a seguir, marque a alternativa correta.
I. Nos processos de replicação e transcrição as principais enzimas envolvidas são a RNA polimerase e a DNA polimerase, respectivamente.II. O processo de tradução ocorre no citoplasma.III. A replicação do DNA é conservativa.a) Apenas as proposições II e III estão corretas.
b) Apenas as proposições I e III estão corretas.
c) Apenas a proposição II está correta.
d) As proposições III e III estão corretas.
18. (UFSM) Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a Tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético.18Scientific American Brasil, ed. especial, 2009.Sobre o DNA, é possível afirmar:
I. Na molécula do DNA são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.II. A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio.III. Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA.Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.
19. (PUC-RIO) Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inúmeras façanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relação filogenética entre diferentes seres vivos, através do sequenciamento e homologia dos ácidos desoxirribonucleicos de cada indivíduo. Esse ácido tem como característica ser uma molécula polimérica de fita:
a) Simples, composta por pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
b) Dupla, composta de pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
c) Dupla, composta por hexoses, aminoácidos e nitrogênio.
d) Dupla, composta por nucleotídeos ligados por pontes de enxofre.
e) Simples, composta por nucleotídeos ligados por pontes de hidrogênio.
20. (UNESP) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).20Na tirinha, o personagem afirma que os vírus podem ser de DNA ou RNA e que estes não têm vida própria fora das células. Esta última afirmação se justifica, pois os vírus de:
a) DNA não apresentam genes para RNA mensageiro, ribossômico ou transportador, utilizando-se de todos esses componentes da célula hospedeira.
b) DNA apresentam todos os genes que necessitam para sua replicação, utilizando-se apenas da energia e nutrientes da célula hospedeira.
c) DNA apresentam apenas os genes para RNA mensageiro, e para sua replicação utilizam-se dos demais elementos presentes na célula hospedeira.
d) RNA não apresentam nenhum gene, e por isso são incapazes de replicar seu material genético, mesmo quando em uma célula hospedeira, utilizando-se desta apenas para obtenção
de energia.
e) RNA são os únicos que apresentam seus próprios ribossomos, nos quais ocorre sua síntese proteica. Utilizam-se da célula hospedeira apenas como fonte de nutrientes.
21. (UNIMONTES) A tirinha a seguir ilustra uma situação comumente encontrada nos dias de hoje. Leia-a atentamente e analise-a.21Considerando a figura e o assunto relacionado com a biologia, implícito no diálogo, analise as alternativas abaixo e assinale a correspondente ao composto que melhor justifica o não respondido por Sofia.
a) Proteína.
b) DNA.
c) Carboidrato.
d) Lipídeo.
22. (UFAM) As proteínas são as mais complexas e abundantes moléculas orgânicas encontradas nas células. Isso equivale a dizer que mais da metade do peso seco de uma célula é representado por esses compostos. Mesmo seus menores constituintes, os aminoácidos, desempenham papel essencial em vários processos fisiológicos. Sendo assim, a construção de proteínas deve envolver um elaborado mecanismo celular. Baseado nisso, analise as afirmativas seguintes:
I. A tradução é um evento que ocorre essencialmente no citosol.II. As subunidades ribossômicas são construídas no citosol e representam a única organela capaz de ler o RNAm.III. As tetraciclinas, antibióticos, inibem a ligação do RNAt ao sítio aceptor no ribossomo.IV. Os aminoácidos são adicionados em trincas, chamadas códons, a cadeia polipeptídica nascente.V. A transcrição, leitura obrigatória das duas fitas de DNA nuclear, antecede a tradução.VI. A enzima RNA polimerase executa a leitura da fita de DNA e gera o RNAm.Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas IVV e VI estão incorretas.
b) Somente as afirmativas IIIV e V estão incorretas.
c) Somente as afirmativas IIV e VI estão incorretas.
d) Somente as afirmativas IIII e IV estão incorretas.
e) Somente as afirmativas III e V estão incorretas.
23. (UEPG) Sobre o DNA, assinale o que for correto.
I    II
0  0 – DNA é a sigla inglesa para o ácido desoxirribonucleico. É a substância que está nos cromossomos dos seres vivos, como pequenos filamentos presentes no núcleo das células. O DNA transmite, de geração para geração, a informação genética que faz com que os filhos se assemelhem aos pais.
1  1 – A molécula de DNA se parece com uma escada em caracol e para descrevê-la usa-se o termo “dupla hélice”, sendo os degraus dessa escada formados por unidades de quatro tipos, as bases nitrogenadas, indicadas pelas letras A, T, C e G. Os DNAs de todos os seres vivos são muito parecidos.
2  2 – A diferença entre o DNA de um ser humano e o de uma planta, por exemplo, não está na forma da molécula, nem nos tipos de bases, mas apenas na sequência dessas bases.
3  3 – Os ácidos nucleicos e a molécula de DNA são conhecidos há apenas 20 anos. Eles foram descobertos retirando-se, do núcleo de glóbulos vermelhos, substâncias ricas em fósforo e nitrogênio, que ele denominou, genericamente, de nucleínas. Mais tarde foi adotado o termo “ácidos nucleicos” devido à comprovação de que essas substâncias existiam apenas no núcleo celular.
4  4 – O DNA não só transmite as características hereditárias pela sua capacidade de autoduplicação, como produz o RNA (ácido ribonucleico) no processo que é chamado de mutação.
24. (UFG)Leia a reportagem abaixo.
POR QUE FILHOS DE CASAMENTOS CONSANGUÍNEOSPODEM NASCER COM ANOMALIAS GENÉTICAS?A natureza criou um recurso que faz com que determinadas anomalias genéticas fiquem guardadinhas em seu cromossomo esperando para, quem sabe um dia, serem extintas. Quanto maior o grau de parentesco, maior o risco de ter um filho portador de uma determinada anomalia genética.SUPERINTERESSANTE. São Paulo, jul. 2008. p. 52. (Adaptado).Considerando a consanguinidade, a ocorrência dessas anomalias se deve:
a) À ação de um gene recessivo que se manifesta em homozigose no indivíduo.
b) A erros na duplicação semiconservativa do DNA na fase de gastrulação.
c) À segregação de genes alelos durante a formação dos gametas em ambos os genitores.
d) A repetições do número de nucleotídeos no gene responsável pela anomalia.
e) À perda dos telômeros durante o processo de clivagem do embrião.
25. (UEFS) A figura abaixo ilustra um momento do processo de duplicação do material genético presente nos seres vivos.25É possível afirmar em relação a esse processo:
a) Duas novas moléculas de DNA são produzidas a partir de duas cadeias já existentes na molécula utilizada como molde da replicação.
b) A replicação ocorre de forma unidirecional, ao apresentar um sentido único dentro do sítio replicativo.
c) A molécula de RNA produzida durante esse processo será responsável pela síntese de proteínas ao longo da tradução da informação genética.
d) Enzimas específicas participam da separação das cadeias polinucleotídicas através da quebra das ligações peptídicas presentes entre elas.
e) O sentido obrigatório de montagem das novas cadeias polinucleotídicas pelo DNA polimerase é sempre 3’→5’.
26. (PUC-RS) Uma fita-dupla de DNA de leveduras foi construída usando-se isótopos pesados. Depois disso, essa fita-dupla passou por um ciclo de replicação, no qual foi permitido que as novas fitas de DNA fossem construídas com isótopos leves. Comparando-se o peso das amostras de DNA antes e depois da replicação, verificou-se que, devido à replicação:
a) Conservativa, preservam-se as fitas-duplas de DNA pesadas e produzem-se novas fitas leves.
b) Conservativa, formam-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves entremeadas em cadeias pesadas.
c) Dispersiva, produzem-se novas fitas-duplas de DNA com cadeias leves intercaladas em cadeias pesadas.
d) Semiconservativa, as novas fitas-duplas de DNA ficam mais leves que a fita-dupla original.
e) Semiconservativa, formam-se novas fitas-duplas de DNA apenas com cadeias leves.
27. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.NASA DESCOBRE SUBSTÂNCIA PARA FORMAÇÃODE VIDA EM AMOSTRAS DE COMETACientistas da Nasa (agência espacial norte-americana) descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa Wild 2 trazidas à Terra pela sonda Stardust em 2006, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.“A glicina é um aminoácido usado pelos organismos vivos para produzir proteínas e esta é a primeira vez que é encontrada em um cometa”, afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da Nasa.“A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra por meio do impacto de meteoritos e cometas”, informou um comunicado do JPL. Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, afirmou que a descoberta também respalda a hipótese de que os blocos básicos da vida abundam no espaço e que a vida no universo é mais comum do que se acredita.                       (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u611268.shtml)Se houvesse uma maneira de marcar a glicina e depois injetá-la em uma célula viva, esse aminoácido poderia ser posteriormente encontrado:
a) Nas substâncias produzidas nos ribossomos.
b) Nas moléculas de RNAm recém-saídas do núcleo celular.
c) Na porção lipídica da membrana celular.
d) Nas duplas-hélices de DNA, dentro do núcleo celular.
e) Nas moléculas de ATP, dentro das mitocôndrias.
28. (UNICENTRO) A figura abaixo representa um importante processo de síntese em organismos eucariotos.28Analisando-se a imagem e utilizando-se o conhecimento adquirido acerca desse processo, é correto afirmar:
a) As informações genéticas contidas na estrutura 1 são transmitidas, através do processo de tradução, para a estrutura 2.
b) Em células eucarióticas, a formação da estrutura 2 ocorre no interior do núcleo, ao passo que o processo de síntese da estrutura 3 ocorre no citoplasma.
c) O processo de síntese da estrutura 3 consiste em unir aminoácidos de acordo com a sequência de códons da molécula de DNA.
d) A estrutura 3 representa a molécula de RNAm, sintetizada a partir de genes específicos da molécula de DNA.
29. (UFT) Avalie a figura abaixo e marque a(s) alternativa(s) correta(s).29I   II
0  0 – A figura representa os ciclos lítico e lisogênico de um vírus.
1  1 – O ciclo lítico está representado em I.
2  2 – No ciclo lisogênico o DNA viral é incorporado ao DNA da célula hospedeira.
3  3 – O ciclo lítico não está relacionado com o rompimento da célula hospedeira.
4  4 – O ciclo lisogênico sempre resulta em morte da célula hospedeira.
30. (UESPI) Considerando a estrutura do ácido desoxirribonucleico, representada abaixo, e sua função, é correto afirmar que esse ácido:30a) É formado por nucleosídeos arranjados em fitas duplas antiparalelas conectadas entre si por pontes de hidrogênio.
b) Se replica de forma semiconservativa e se inicia a partir da região 3’ terminal para a região 5’ terminal.
c) Compreende nucleotídeos, composto por grupos fosfato, uma hexose e uma base nitrogenada.
d) Tem a maioria do DNA composto de regiões chamadas introns, sem “informação gênica”.
e) Em sua tradução, produz fitas simples de RNA mensageiro.
 
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GABARITO

29 de jun. de 2014

Nutricionistas recomendam 'apenas água' em refeições para combater obesidade infantil

Atualizado em  26 de junho, 2014 - 18:36 (Brasília) 21:36 GMT
Crianças devem ser incentivadas a beber água desde o desmame
Água deve ser a única bebida oferecida a crianças durante as refeições para ajudar a combater a obesidade, sugerem nutricionistas.
Um grupo de cientistas disse que bebidas açucaradas são calóricas e com pouco, ou nenhum, valor nutricional, e que as pessoas perderam o "hábito de beber água" durante as refeições.
O aviso dos nutricionistas veio no momento em que o Public Health England, uma agência do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, se prepara para publicar seus planos para cortar o consumo de açúcar no país. O plano deve propor a introdução de um "imposto de açúcar" sobre refrigerantes.
Cientistas falando antes do anúncio da Public Health England, argumentaram que não existem soluções fáceis para atacar a obesidade.
No entanto, eles concordaram em relação às bebidas açucaradas.
"É um simples conselho aos pais: incentivem seus filhos a beber água", disse Susan Jebb, da Universidade de Oxford.
"Uma vez que eles desmamarem, a mensagem deve ser 'crianças devem beber água'. Leite pode, mas esse deve ser o foco da nossa mensagem."
Tom Sanders, chefe do departamento de ciências nutricionais e diabetes do hospital King's College de Londres, disse: "Crianças devem adquirir o hábito de beber água. O problema é que as pessoas não bebem mais água. Eu acredito que as famílias devem colocar água na mesa, e não refrigerante, que deve ser apenas um agrado."

Açúcar e calorias

O grupo de especialistas disse que o principal impacto do açúcar na saúde é como fonte de calorias que podem levar à obesidade. Além disso, o açúcar pode aumentar o risco de problemas cardíacos e da diabetes tipo 2.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que a ingestão de açúcares não ultrapasse 10% do consumo diário de calorias de uma pessoa - e de que os governos trabalhem com uma meta de 5% para a população.
Os limites devem ser aplicados a todos os açúcares adicionados aos alimentos, assim como o açúcar natural presente no mel, melados, sucos de fruta e concentrados de frutas.

Fotos de expressões faciais podem revelar problemas genéticos, diz estudo



Foto: Christoffer Nellaker/Universidade de Oxford
Programa junta automaticamente fotos de pacientes que têm a mesma doença genética (Foto: Christoffer Nellaker/Universidade de Oxford)
Pesquisadores da Grã-Bretanha criaram um programa de computador que reconhece expressões e traços faciais e também detecta problemas genéticos a partir das estruturas do rosto do paciente.
O diagnóstico pode ser feito em apenas algumas horas com a ajuda de uma simples foto de família.
O programa, desenvolvido por pesquisadores das Universidades de Edimburgo, na Escócia, e Oxford, analisa fotos comuns do rosto dos pacientes usando tecnologia de reconhecimento facial semelhante à usada pelo Facebook, por exemplo.
Além de reconhecer rostos em fotos comuns, o programa também analisa variações de luz, qualidade da imagem, o cenário de fundo, postura, expressão facial e identidade.
A partir daí, o programa constrói uma descrição da estrutura da face identificando as extremidades dos olhos, nariz, boca e outros traços e compara estes dados com que aprendeu a partir de outras fotografias já colocadas em seu sistema.
O algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores junta automaticamente as fotos de pacientes que tenham a mesma doença ou síndrome.
O programa aprende à medida que vai acumulando mais dados: suas sugestões para cada foto ficam melhores se ele já analisou muitas fotos de outras pessoas com um tipo específico de síndrome ou doença.
Doenças ou síndromes genéticas são consideradas raras, mas, em uma análise coletiva, segundo a Universidade de Oxford, elas afetam uma em cada 17 pessoas do mundo.

Destas pessoas, um terço pode ter sintomas que reduzem muito a qualidade de vida. No entanto, a maioria das pessoas não consegue receber um diagnóstico genético.
"Um diagnóstico de uma doença genética rara pode ser um passo muito importante", disse o líder da pesquisa, Christoffer Nellaker, da Unidade de Genética Funcional da Universidade de Oxford.
"Pode dar aos pais alguma certeza e ajuda com o aconselhamento a respeito dos riscos para outros filhos e sobre a possibilidade de uma doença ou síndrome ser herdada pelos outros."
"Um diagnóstico também pode melhorar as estimativas de como a doença pode avançar, ou mostrar quais sintomas são causados pela síndrome ou doença genética e quais são causados por outros problemas clínicos que podem ser tratados", acrescentou.
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista especializadaeLife.

Diagnóstico com smartphones

O diagnóstico de um transtorno de desenvolvimento geralmente requer que os geneticistas tirem suas conclusões a partir de traços do rosto, exames e também de seus próprios conhecimentos.
Acredita-se que entre 30% e 40% das doenças genéticas raras envolvem algum tipo de mudança no rosto e crânio do paciente, possivelmente devido ao fato de muitos genes estarem envolvidos no desenvolvimento do rosto e crânio enquanto o bebê se desenvolve no útero da mãe.
Os pesquisadores britânicos "ensinaram" o programa de computador a fazer algumas destas avaliações de forma objetiva.
Os pesquisadores acreditam que, no futuro, os diagnósticos destas doenças poderão ser feitos até com um simples smartphone.
"No futuro, um médico em qualquer lugar do mundo poderá fazer uma foto de um paciente com um smartphone e fazer uma análise pelo computador para encontrar rapidamente uma doença genética ou síndrome que a pessoa pode ter", disse Nellaker.
"Esta abordagem objetiva vai ajudar a limitar os possíveis diagnósticos, facilitar as comparações e permitir que os médicos tenham mais certeza em suas conclusões", acrescentou.
BBc

6 de jun. de 2014

Conteúdos de Biologia que mais caem no ENEM

Queridos aprendentes, espero que estejam estudando diariamente e que direcionem seus estudos para assuntos mais relevantes em cada disciplina. Selecionei alguns temas que tem caído mais no ENEM.

Contem comigo sempre e qualquer dúvida estou sempre por aqui.

Forte abraço! Katia Queiroz


Ecologia, DNA, Manipulação Genética, Fisiologia e Saúde estão entre os 10 conteúdos de Biologia que mais caem na prova do Enem.

Conteúdo 1: Ciclos biogeoquímicos.
O Enem adora cobrar ciclos Biogeoquímicos. Sempre há uma questão sobre o assunto na frente de Ciências da Natureza. É um conteúdo vasto e interessante que possibilita relacionar muitas atualidades (como o aquecimento global), outras disciplinas (como química e física) e explorar a relação homem natureza. O ciclo mais explorado nos últimos anos é o ciclo do carbono.
 
Conteúdo 2:  Cadeias, teias e pirâmides alimentares:
As cadeias alimentares também são um assunto bastante explorado pelo Enem. Este é um tema importante, uma vez que as ações humanas podem desequilibrar estas relações.

Conteúdo 3: Relações ecológicas.
Mais um assunto de ecologia muito recorrente! Assim como no tema anterior, é importante conhecer estas relações para entender como os seres humanos e suas atividades podem influenciar nos ecossistemas.

Conteúdo 4: Biocombustíveis.
O Brasil é um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo. O etanol feito de cana-de-açúcar é utilizado para movimentar automóveis e também indústrias. Este foi um assunto muito discutido durante esse ano por conta do alto preço desse combustível e de sua falta de competitividade no mercado. Vale a pena revisar!

Conteúdo 5: Ácidos nucleicos.
Todo ano tem uma questão sobre o DNA e o RNA. Geralmente relacionados à manipulação do DNA para a produção de transgênicos ou utilização de seres vivos na produção industrial (como a produção de medicamentos ou alimentos). Para revisar a importância dos ácidos nucleicos para os seres vivos e seus mecanismos de funcionamento

Conteúdo 6: Genética.
Genética é um conteúdo que você pode relacionar com a saúde humana, com a manipulação de características de interesse industrial e com a manutenção de populações.

Conteúdo 7: Transgenia, clonagem e células-tronco.
Atualidades são importantes em qualquer frente do Enem. Não poderia ser diferente em Biologia. E o que há de mais atual nesta disciplina do que transgenia, clonagem e células-tronco?

Conteúdo 8: Saúde humana e vacinas.
As questões relacionadas à saúde humana são recorrentes no Enem. Muitas dessas questões têm afinidade com a qualidade ambiental, relacionando conteúdos como poluição do ar e saneamento básico. Porém, um conteúdo que bomba nas provas é a defesa do organismo relacionada às vacinas e soros.

Conteúdo 9:  Evolução.
Evolução é um conteúdo que permeia toda a Biologia

Conteúdo 10: Biomas e sucessão ecológica.
O conteúdo “biomas” é muito discutido em geografia. Porém, o conhecimento dos diferentes biomas brasileiros e a sucessão ecológica que ocorre neles pode também fazer a diferença nas questões de Biologia.



Vale a pena revisar esses conteúdos para garantir sucesso na prova.Bons estudos!!!!
 

19 de mai. de 2014

Especialistas temem surto de dengue no Nordeste durante a Copa

Os casos de dengue estão em queda neste ano no Brasil. Apesar disso, especialistas alertam para o risco mais elevado de uma epidemia da doença na região Nordeste durante a Copa do Mundo.
O período em que o mosquito transmissor fica mais ativo acaba em maio na maior parte do país, quando em geral chove menos. Mas como o clima é diferente no Nordeste, mais chuvoso em junho e julho, o surto pode coincidir com o Mundial. Para especialistas, as cidades com mais risco são Natal, Fortaleza e Salvador.
Em dezembro, quando o pesquisador britânico especialista em dengue Simon Hay havia alertado para o risco maior da deonça no Nordeste durante o Mundial, o Ministério da Saúde minimizou o problema.
Reuters
Período chuvoso é mais favorável à proliferação do mosquito da dengue
À BBC Brasil, o órgão disse que "em junho e julho, meses em que serão realizados os jogos da Copa do Mundo 2014, as taxas de incidência da doença mostram baixa transmissão na região Nordeste, não havendo evidências de que, durante a realização dos jogos, possam ocorrer epidemias de dengue nas cidades-sede".
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 322.230 casos de dengue neste ano, até 19 de abril. O número é bem menor do que os 1,1 milhão de casos registrados no mesmo período de 2013.
No Estado de São Paulo, também houve queda na incidência da doença (117 mil casos neste ano ante 170,5 mil em 2013), mas os casos graves aumentaram 184,68% - de 359 entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2013 para 1.022 em 2014.

Os casos da doença têm se concentrado em algumas cidades paulistas e municípios como Campinas e Jaú apresentam epidemia da doença.

Cientistas criam exame de sangue que prevê partos prematuros

gravidez | Thinkstock
Atualmente, grávidas com contrações antes da hora não têm como prever se terão bebês prematuros
Especialistas canadenses desenvolveram um exame de sangue que pode prever as chances de uma mulher grávida que sofre contrações antes do tempo de ter um bebê prematuro.
Cerca de 5% das mulheres que começam a ter contrações antes das 37 semanas de gravidez dão à luz em até 10 dias, afirmam os especialistas, em pesquisa publicada na revista científica PlosOne.

Em algumas ocasiões, são realizados esfregaços vaginais, mas esses testes muitas vezes podem acusar resultados errados.Atualmente, mulheres com contrações antes da hora não têm formas confiáveis de saber se estão prestes a entrar em trabalho de parto ou se as contrações vão parar.

O teste de sangue desenvolvido por pesquisadores do Mount Sinai Hospital, em Toronto, foi capaz de prever partos prematuros em 70% dos 150 casos analisados em um hospital na Austrália.
O cientista Stephen Lye explica que o exame de sangue se baseia na busca por marcadores genéticos ligados ao parto.
"Os dados indicam que marcadores no sangue de mulheres com contrações antes da hora são capazes de indicar as chances de elas darem à luz prematuramente ou não", disse Lye.
"Isso trará benefícios para as mães, para o bebê e para o sistema de saúde", acrescentou.
O exame será testado em um hospital em Toronto e deve estar disponível no mercado em cinco anos. BBC BRASIL

17 de abr. de 2014

LINK DO CONCURSO DO IFRN

3 de abr. de 2014

Nova técnica pode melhorar taxa de sucesso de fertilização in vitro

Nova técnica pode melhorar taxa de sucesso de fertilização in vitro

Helen Briggs
Da BBC News

 
Fertilização in vitro. Foto: SPL
Fertilização in vitro é procurada por muitos casais que não conseguem ter filhos
Uma pesquisa feita por cientistas de universidades nos Estados Unidos e na China afirma que o mapeamento genético de óvulos fertilizados pode duplicar as chances de sucesso em fertilizações in vitro.
Os testes foram conduzidos por pesquisadores das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Pequim, na China. Os resultados foram publicados nesta semana na revista científica Cell.

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A fertilização in vitro é uma técnica usada para ajudar casais que estão com problemas para ter filhos. O óvulo da mulher e o esperma do homem são fertilizados em laboratório, e posteriormente implantados no útero feminino.
O desafio é identificar quais óvulos fertilizados são os mais saudáveis, com maiores chances de levar a uma gravidez bem-sucedida.

Mapeamento genético

Em geral, os cientistas costumam tirar células do embrião – quando ele já está se desenvolvendo – e analisá-las. Mas muitas vezes estes exames não detectam problemas genéticos do embrião.
O novo método desenvolvido pelos cientistas nos Estados Unidos e na China analisa substâncias conhecidas como "glóbulos polares", que são fragmentos de células dos embriões. A partir deles, os cientistas fazem um mapeamento genético completo.
A técnica é capaz de ajudar a detectar casos de problemas genéticos do embrião e riscos de aborto natural.
"Teoricamente, se isso funcionar bem, nós conseguiremos dobrar o índice de sucesso da tecnologia de bebês de proveta – de 30% para 60%, ou até mais", diz Jie Qiao, cientista da universidade de Pequim que trabalhou no estudo.
A pesquisa foi feita com análises de 70 óvulos fertilizados "in vitro", todos de voluntárias no estudo.
O pesquisador Xiaoliang Sunney, da universidade de Harvard, disse à BBC que a técnica pode favorecer mulheres que já tiveram casos mal-sucedidos de gravidez e querem tentar novamente ter filhos.
No entanto, um cientista britânico - que não participou da pesquisa, mas analisou as suas conclusões - recomenda cautela sobre o assunto.
O especialista Yacoub Khalaf, do hospital Guy's Hospital, de Londres, disse à BBC que mapeamentos deste tipo podem ser animadores na teoria, mas que na prática ainda é preciso observar resultados mais conclusivos.
Problemas de fertilidade afetam cerca de 15% de casais em todo o mundo, levando muitos a buscar soluções como fertilização in vitro.

BBC

Uso excessivo de smartphone pode prejudicar a vista

Uso excessivo de smartphone pode prejudicar a vista

 
Testes mostraram que exposição excessiva à luz azul violeta pode causar danos aos olhos
Pessoas que passam muito tempo "vidradas" em seus smartphones podem estar aumentando os riscos de danos aos olhos, advertem oftalmologistas britânicos.
O alerta diz respeito também ao uso excessivo de outros dispositivos como computadores, tablets e TVs de tela plana, que pode provocar danos de longo prazo.

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A advertência deriva de uma pesquisa britânica feita com 2 mil participantes, que indica que pessoas com menos de 25 anos checam seus telefones 32 vezes por dia.
"A luz azul violeta que brilha na tela dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás de seus olhos", diz o oftalmologista Andy Hepworth. "Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos."
Segundo ele, testes mostraram que exposição à luz azul violeta em excesso pode nos colocar em maior risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.

Olhos fixos na tela

Oftalmologistas afirmam também que, apesar da "boa" luz azul (azul turquesa) ser necessária para ajudar a regular o relógio biológico, acredita-se também que uma longa exposição à luz azul violeta pode afetar os padrões de sono e o humor.
"Embora não tenhamos certeza se há uma ligação direta entre essa exposição e problemas oculares, há fortes evidências de laboratório que podem, potencialmente, provar isso", acrescentou Hepworth.
"É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância menor do que você normalmente colocaria outros objetos. Isso força a vista."
O levantamento, encomendado por um grupo de oftalmologistas independentes, descobriu que, em média, um adulto passa cerca de 7 horas por dia com os olhos fixos em uma tela, e quase metade deles se sente ansioso quando está longe de seu telefone.
Estatísticas também sugerem que 43% das pessoas com menos de 25 anos sentem uma verdadeira irritação, ou ansiedade, quando não podem checar seu telefone quando desejam.

Dores de cabeça

Alana Chinery, de 18 anos, nunca está longe de seu smartphone.
"Percebi que minha visão está ficando pior após longos períodos olhando para as telas do celular e do computador", disse. "Eu estou tendo mais dores de cabeça."
Amanda Saint, que também é oftalmologista, diz que o conselho é simples.
"Faça testes de vista regularmente, e faça pausas regulares quando estiver usando seu computador e dispositivos móveis."

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