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17 de mai. de 2010

Fanerógamas

Vegetais Superiores - Fanerógamos - Exercícios resolvidos

01. Um estrangeiro, em visita à região sul do Brasil, teve sua atenção voltada para uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas estróbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em água fervente.

a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence?

b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta?

Resolução: a) Pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro, pertencente ao grupo das gimnospermas.

b) O alimento é o endosperma da semente, conhecido por pinhão.

02. O endosperma primário é tecido de reserva encontrado nas sementes de gimnospermas (pinheiros). Na formação deste tecido entra(m):

a) apenas tecido de origem paterna já que é haplóide;

b) apenas tecido de origem materna uma vez que é haplóide;

c) tecidos de origem materna e paterna formando um tecido diplóide;

d) tecidos de origem materna e paterna, respectivamente na proporção 2 : 1, já que é triplóide;

e) tecidos de origem paterna e materna, respectivamente na proporção 2 : 1, já que é triplóide.

Resposta: B

03. (FUVEST) Um estudante fez as seguintes afirmações com relação ao pinheiro-do-paraná:

I. Pertence ao grupo das gimnospermas, plantas que produzem sementes nuas.

II. O fruto, conhecido como pinhão, é comestível.

III. As flores encontram-se reunidas em inflorescências compactas.

IV. O caule é um rizoma.

São corretas as afirmações:

a) 1 e 4

b) 2 e 3

c) 2 e 4

d) 1 e 3

e) 1 e 2

Resposta: D

04. Qual a característica que permite identificar uma planta como angiosperma?

Resolução: Presença do fruto.

05. Existe angiosperma que não realiza fotossíntese? Explique.

Resolução: Algumas angiospermas adaptaram-se ao hábito parasitário, como o cipó-chumbo (gênero Cuscuta). Estes

vegetais retiram a seiva elaborada do hospedeiro através das raízes sugadoras e não possuem folhas

clorofiladas.

06. Quais são os gametófitos das angiospermas?

Resolução: tubo polínico - saco embrionário

07. As gimnospermas e angiospermas são consideradas plantas superiores, possuindo, em comum, todas as partes, com exceção de:

a) semente

b) flor

c) fruto

d) endosperma

e) grão de pólen

Resposta: C

08. As únicas plantas que formam sementes num estágio de sua vida são:

a) Gimnospermas e angiospermas

b) Angiospermas e briófitas

c) Gimnospermas e pteridófitas

d) Briófitas e pteridófitas

e) Pteridófitas

Resposta: A

09. Considere o seguinte esquema:

As etapas I e II, no processo acima representado, correspondem, respectivamente, a:

a) duas mitoses sucessivas

b) duas meioses sucessivas

c) mitose e meiose sucessivas

d) meiose e mitose sucessivas

e) mitose e reprodução assexuada

Resposta: D

10. (PUC) Qual o nome dado ao gametófito das angiospermas?

a) estame

b) antera

c) pólen

d) tubo polínico

e) saco embrionário

Resposta: E

criptógamas

01. (FUVEST) Com relação à conquista do meio terrestre, alguns autores dizem que “as briófitas são os anfíbios do mundo vegetal”. Justifique essa analogia.

resolução: As briófitas são plantas, assim como os anfíbios, que dependem de água para a união dos gametas.

02. “As briófitas são plantas incompletamente adaptadas à vida terrestre”. Analisando a frase dada, cite duas características apresentadas pelas briófitas que confirmam a afirmação feita.

resolução: 1) Dependência de água para a fecundação.

2) Ausência de tecidos vasculares.

03. Quais são as adaptações das briófitas para a sobrevivência no meio terrestre?

resolução: Cutícula e estômatos.

04. A figura abaixo representa a alternância de gerações (metagênese) de um musgo.

a) Que fenômenos biológicos representam os eventos I e II?

b) Qual o nome das estruturas numeradas de 1 a 6 e quantos cromossomos possui cada uma de suas células?

resolução: a) I. Meiose

II. Fecundação

b) 1. esporo – n

2. gametófitos – n

3. anterozóide – n

4. oosfera – n

5. zigoto – 2n

6. esporófito – 2n

05. (UFCE) Na grande maioria dos musgos, os vasos lenhosos e liberianos:

a) faltam inteiramente;

b) só existem nos caules;

c) só existem nas folhas;

d) só existem nos rizóides;

e) só existem nos caules e nas folhas.

Resposta: A

06. A frase abaixo é do livro Negrinha, de Monteiro Lobato:

“Veludo de muro velho, é como chama Timóteo a essa muscínea invasora, filha da sombra e da umidade.”

A planta referida como “veludo de muro velho” representa:

a) os esporófitos de uma briófita;

b) os protalos de pteridófitas;

c) os gametófitos de briófitas;

d) os gametófitos de algas verdes;

e) os talos das cianofíceas.

Resposta: C

07. (UFBA) Na geração alternante esquematizada abaixo:

As estruturas 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem respectivamente a:

a) esporófito, esporo, zigoto, gametófito, gameta

b) esporófito, gameta, zigoto, gametófito, esporo

c) gametófito, esporo, zigoto, esporófito, gameta

d) gametófito, gameta, zigoto, esporófito, esporo

e) gametófito, esporo, esporófito, zigoto, gameta

Resposta: D

08. (UNICAMP) As algas são predominantemente aquáticas. Qual é o ambiente mais comum onde ocorrem os musgos e as samambaias? Qual seria o motivo principal de os musgos apresentarem pequeno porte e as samambaias serem de maior porte e algumas poderem atingir dois metros de altura ou mais?

resolução: Musgos e samambaias vivem em ambientes terrestres úmidos.

Os musgos são avasculares e as samambaias, plantas vasculares.

09. (UNICAMP) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de briófitas e pteridófitas. Todas as briófitas eram pequenas, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas pteridófitas alcançavam até dois metros. Que diferença na estrutura anatômico-fisiológica desses grupos justifica essa diferença de tamanho? Explique.

resolução: Os musgos avasculares transportam nutrientes, por difusão, fenômeno muito lento. As samambaias

transportam nutrientes, rapidamente, através dos tecidos vasculares (xilema e floema).

10. O protalo das samambaias é:

a) haplóide e origina gametângios

b) diplóide e origina esporângios

c) haplóide e origina esporofilos

d) diplóide e origina gametângios

e) haplóide e origina esporângios

Resposta: A

Tendências evolutivas

01. Cite as estruturas indispensáveis para a vida no meio terrestre.

resolução: Rizóides ou raízes

02. Quais são as estruturas que permitiram o aparecimento de plantas altas?

resolução: Cutícula – estômato – tecidos vasculares

03. (UFPA) De modo geral, nos vegetais, a transição da vida aquática para a vida terrestre foi acompanhada pelo aparecimento de:

a) tubo polínico, não havendo mais necessidade de água para a fecundação;

b) mecanismos que facilitaram a polinização;

c) sistema radicular bem desenvolvido;

d) sistema vascular bem desenvolvido;

e) tecido epidérmico.

Resposta: E

04. (UFCE) Todas as estruturas abaixo são indispensáveis para a sobrevivência dos vegetais no meio terrestre, EXCETO:

a) Raízes com pêlos absorventes.

b) Epiderme com cutícula.

c) Tecido vascular.

d) Epiderme com estômatos.

e) Anterozóides livre-natantes.

Resposta: E

05. (UFF) Assinale a afirmativa errada:

a) A vida vegetal surgiu na água, há 3 bilhões de anos.

b) Em sua maioria, as plantas terrestres são vasculares.

c) As plantas terrestres menos diferenciadas são as briófitas.

d) As gimnospermas são, historicamente, mais antigas do que as angiospermas.

e) As pteridófitas alcançaram, num grau completo, a conquista do meio terrestre.

Resposta: E

06. (UEL) As modificações abaixo estão diretamente relacionadas com a conquista do ambiente terrestre pelas plantas, ao longo de sua história evolutiva, EXCETO:

a) o desenvolvimento do processo fotossintético;

b) o aparecimento dos tecidos de sustentação e de condução;

c) a formação de raízes para a fixação e absorção de água;

d) o surgimento de cutículas impermeáveis;

e) o aparecimento dos estômatos.

Resposta: a

07. Todas as alternativas contêm adaptações evolutivas que permitiram sobrevivência dos vegetais fora do ambiente aquático, EXCETO:

a) Epiderme impregnada de cutina.

b) Presença de parede celular.

c) Presença de raiz.

d) Tecidos condutores: xilema e floema.

e) Troncos recobertos de súber.

Resposta: B

08. Na evolução dos vegetais pluricelulares ocorreram inúmeras transformações que lhes permitiram viver no meio terrestre. Assinale a alternativa que não é verdadeira:

a) Presença de estômatos nas superfícies das folhas que lhes permitem trocas gasosas.

b) Folhas com epiderme cutinizada que impede excessiva perda de água.

c) Vasos que transportam seiva para todas as células do vegetal.

d) Ocorrência da fecundação no interior do megasporângio (óvulo).

e) Aparecimento de reprodução sexuada, permitindo a variabilidade genética.

Resposta: E


Mitose

01. Indicar as fases da mitose em que ocorrem os fenômenos abaixo citados:

a) aumento do volume nuclear

b) condensação máxima dos cromossomos

c) divisão dos centrômeros

d) divisão do citoplasma

e) migração polar dos cromossomos

Resolução: a) prófase

b) metáfase

c) anáfase

d) telófase

e) anáfase

02. Em que fase da vida celular os cromossomos são mais facilmente visíveis? Por quê?

Resolução: Metáfase, devido ao grau máximo de condensação.

03. No final da mitose, a reconstituição da carioteca (envoltório nuclear) está mais intimamente relacionada com:

a) Retículo endoplasmático

b) Complexo de Golgi

c) Mitocôndria

d) Lisossomo

e) Membrana citoplasmática

Resposta: A

04. O gráfico abaixo representa a distância entre pares de cromossomos homólogos durante a mitose. A anáfase inicia-se aos:

a) 15 minutos

b) 18 minutos

c) 20 minutos

d) 25 minutos

e) 30 minutos

Resposta: A

05. Os esquemas I, II e III representam diferentes estágios da mitose.

Com relação a estes estágios afirma-se:

1) O esquema III representa o estágio de anáfase.

2) O esquema II representa o estágio de metáfase.

3) É durante o estágio representado pelo esquema II que ocorre o rompimento do envoltório nuclear.

4) É durante o estágio representado pelo esquema I que ocorre a separação das cromátides irmãs.

5) Durante a divisão celular, o estágio representado pelo esquema III precede o estágio representado pelo esquema I.

6) Durante a divisão celular, o estágio representado pelo esquema II precede o estágio representado pelo esquema III.

Quais são as afirmações corretas:

a) apenas 3, 4, 5 e 6

b) todas

c) apenas 1, 2, 3, e 5

d) nenhuma

e) apenas 1 , 3 5 e 6

Resposta: A

06. A interfase é um período em que as células estão em repouso. Você concorda? Justifique sua resposta.

Resolução: Não, a atividade metabólica é intensa, com síntese de DNA, RNA e proteínas.

07. A interfase é dividida em três períodos: G1, S e G2. O que acontece em cada um deles?

Resolução: G1: intensa síntese de RNA e proteínas.

S: síntese de DNA.

G2: reduzida síntese de RNA e proteínas.

08. (UFPB) A quantidade de DNA de uma célula somática em metáfase mitótica é X. Células do mesmo tecido, mas nas fases G1 e G2, devem apresentar uma quantidade de DNA, respectivamente, igual a:

a) X e X

2

b) X e X

2

c) 2X e X

d) X e 2X

e) X e 2X

Resposta: A

09. Qual das seguintes estruturas não está presente em uma célula de raiz de cebola que sofre mitose?

a) parede celular

b) centríolo

c) centrômero

d) mitocôndria

e) fuso

Resposta: B

10. Por que a mitose da célula vegetal é chamada de acêntrica e anáfase?

Resolução: Por não apresentar centríolo e áster.

MITOSE

Nossa aula de hoje!!!

15 de mai. de 2010

Brócoles podem combater câncer


Uma pesquisa da Universidade de Michigan, publicada dia 1º de maio, pode estar dando um passo para combater a origem do câncer. Hoje em dia há mais de um tratamento possível para a doença, e existe uma série de hábitos de vida que podem ajudar (embora não haja garantia) a evitá-lo. Mas essas medidas combatem o câncer em si, e não a sua causa primária: as células tronco.
A descoberta está em um composto químico existente nos brócolis, chamado de Sulforafano. A partir de experiências com células-tronco em laboratório, os cientistas descobriram que o composto mata células cancerosas e inibe imediatamente o crescimento de um tumor.
Pesquisas sobre o papel do extrato dos brócolis no combate ao câncer de mama já existem há oito anos, mas se conhecia apenas a ação direta sobre a doença. Estes novos estudos sugerem que o sulforafano seria vital na prevenção do câncer, pois pode agir diretamente sobre as células-tronco. São elas, segundo os cientistas, a raiz do problema, e as quimioterapias atuais não as combatem. Daí a demora e dificuldade desse tratamento.
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A pesquisa foi conduzida em ratos com câncer de mama. O sulforafano injetado teve o efeito que esperavam: houve diminuição na população de células-tronco cancerosas, e as que restaram não foram capazes de gerar novos tumores.
Para que os resultados da pesquisa não ficassem restritos aos ratos, o estudo também avaliou células humanas com câncer de mama, cultivadas em laboratório, e os resultados foram semelhantes.
O método de aplicação de Sulforafano, apesar disso, ainda não foi testado em nenhum paciente. E comer brócolis, simplesmente, não supre o corpo com quantidade suficiente do composto para prevenir células cancerosas, seria preciso tomar um extrato. De qualquer modo, é um avanço para que a medicina possa conter o câncer, que ainda é responsável por 13% das mortes no mundo. [Science Daily]

14 de mai. de 2010

Tecidos vegetais

01. Quais são as estruturas vegetais relacionadas com as trocas gasosas nos vegetais?

resolução: Epiderme – estômatos
Súber – lenticelas

02. Considerando-se uma angiosperma arbórea, verifica-se que três tecidos estão relacionados com a sua sustentação mecânica. Quais são elas?
resolução: Colênquima, esclerênquima e lenho (xilema).

03. Os meristemas vegetais, quando examinados ao microscópio, apresentam abundância de:

a) reservas
b) figuras de mitose
c) figuras de meiose
d) tecido lenhoso
e) tecido vascular

Resposta: B

04. (UFCE) Nas células meristemáticas, é comum a observação de:

a) grandes vacúolos
b)citoplasma parietal
c) figuras mitóticas
d) divisão meiótica
e) núcleo periférico
Resposta: C

05. Em relação aos meristemas secundários, é correto afirmar que:

a) promovem o crescimento em comprimento;
b) os mais importantes meristemas secundários são o câmbio e o felogênio;
c) o câmbio é encontrado somente nas raízes;
d) o felogênio renova e aumenta as raízes das plantas;
e) o câmbio produz a cortiça.
Resposta: B

06. (PUC) O câmbio e o felogênio são duas formações vegetais constituídas por tecido:

a) meristemático de crescimento;
b) meristemático, de crescimento em comprimento, existente na raiz;
c diferenciado, de crescimento, existente no caule e raiz;
d) diferenciado para condução, existente nas angiospermas;
e) diferenciado para promover absorção de água, existente nas raízes.

Resposta: A

07. (UFAL) Dos tecidos vegetais abaixo, é formado do súber:

a) felogênio
b) parênquima secundário
c) feloderma
d) floema secundário
e) cilindro lenhoso
Resposta: A

08. (UFBA) Qual dos seguintes conjuntos de características é comum a todos os tecidos de sustentação dos vegetais?

a) células mortas, localização periférica e presença de lignina;
b) células em atividade, localização interna e parede reforçada com substâncias diversas;
c) células mortas ou em atividade, localização variada e parede reforçada com substâncias diversas;
d) células alongadas, localização periférica e presença de lignina ou de celulose;
e) células alongadas, mortas, localização interna e parede reforçada com substâncias diversas.

Resposta: C

09. (UFSE) A conhecida cortiça, de tão larga aplicação na fabricação de rolhas, é retirada de árvores que apresentam abundância do tecido denominado:

a) súber
b) lenho
c) colênquima
d) esclerênquima
e) líber
Resposta: a

10. (UF SÃO CARLOS) Os tecidos de sustentação nos vegetais são o colênquima e o esclerênquima. Eles se caracterizam, respectivamente, por:

a) células vivas, com parede celular espessada com celulose, e células mortas, com parede celular espessada com lignina;
b) células mortas, com parede celular espessada com celulose, e células vivas, com parede celular espessada com lignina;
c) células vivas, com parede celular sem espessamento, e células mortas, com espessamento de celulose na parede celular;
d) células mortas, com parede celular com espessamento de celulose e lignina e células vivas sem espessamento;
e) ambos serem tecidos vivos, distinguindo-se pela localização na planta: o colênquima, na casca e o esclerênquima, no lenho.



Resposta: A



Reprodução vegetal


01. (PUCC) A figura indica um micrósporo de Pinus sp (pinheiro) germinando um tubo polínico. As setas 1, 2, 3 e 4 indicam respectivamente as células:







a) protalares, pedicular, espermatógenas e vegetativa;

b) protalares, pedicular, vegetativa e espermatógena;

c) pedicular, protalares, vegetativa e espermatógena;

d) pedicular, protalares, espermatógena e vegetativa

e) n.d.a.



Resposta: B



02. (MED. SANTOS) As gimnospermas são consideradas plantas inferiores às angiospermas; alguns caracteres que as diferenciam dão prova disso, como, por exemplo:



a) nas angiospermas o endosperma da semente se forma antes da fecundação, enquanto nas gimnospermas ele se forma após a fecundação;

b) as flores das angiospermas são geralmente díclinas e as das gimnospermas monoclinas;

c) a polinização das gimnospermas é feita principalmente através do vento, enquanto as angiospermas utilizam geralmente insetos e animais maiores para disseminar seus grãos de pólen;

d) os vasos lenhosos traqueídes são típicos das gimnospermas e os areolados são típicos das angiospermas;

e) nas angiospermas a estrutura externa do caule apresenta raios medulares separando os feixes líbero-lenhosos; já nas gimnospermas não existe medula e os feixes líbero-lenhosos estão mergulhados num parênquima.



Resposta: C



03. Justifique o porque da alternativa a estar certa ou errada.



Resolução: Alternativa A errada porque o endosperma nas gimnospermas está formado antes de ocorrer a fecundação e é

representado pelo próprio gametófito feminino (megaprotalo). O endosperma nas angiospermas forma-se após a fecundação.



04. (MED – SANTOS) Acompanhando a evolução do gametófito nas plantas, sabemos que das afirmações dadas abaixo uma não é verdadeira. Assinale-a:



a) nas briófitas o gametófito ainda forma a geração mais importante do ciclo vegetal;

b) nas pteridófitas o gametófito se reduz ao protalo que mantém uma vida dependente do esporófito;

c) nas pteridófitas heterosporada os protalos são dióicos e os esporos que os formarão também diferem entre si;

d) nas gimnospermas o saco embrionário forma um protalo completo com muitas células vegetativas e vários arquegônios;

e) nas angiospermas o saco embrionário forma um protalo rudimentar com oito núcleos.



Resposta: B



05. Justifique sua resposta.



Resolução: Nas pteridófitas o protalo (gametófito) é um vegetal verde, autótrofo e conseqüentemente independente do

esporófito.



06. (MED. – SANTOS) A cortiça, utilizada normalmente na vedação de recipientes, é extraída de árvores ricas em:



a) esclerênquima

b) lenho

c) parênquima aerífero

d) súber

e) líber



Resposta: D



07. Justifique a sua resposta.



Resolução: O súber é um tecido morto, com células cheias de ar, constituindo um bom isolante térmico para as plantas, é

produzido por atividade do felogênio.



08. (PUC) O nucelo é:



a) megasporângio

b) megásporo

c) megasporófilo

d) microsporófilo

e) gametófito



Resposta: a



09. (OSEC) Com relação à reprodução dos Fanerógamos são feitas as afirmativas:



I. A reprodução dos Fanerógamos é por geração alternante, ficando a fase gametofítica contida na flor.

II. O grão de pólen é o gameta masculino dos Fanerógamos.

III. O óvulo é o gameta feminino dos Fanerógamos.



São corretas as afirmações:



a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) I, II e III

e) Somente uma é correta



Resposta: E



10. Justifique o porque da afirmação III estar certa ou errada.



Resolução: O gameta feminino nos fanerógamos é a oosfera que fica contida no interior do óvulo.

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