RESUMO
Todos os conteúdos estão veiculados aos quatro
pilares da educação, uma vez que estes não podem ser indissociados um do outro.
Podemos trabalhar todos eles de maneira a compreender como funcionam, e
posteriormente incluí-los em definitivos aos nossos saberes.
Palavras-chave: Conteúdos; Saberes; Habilidades;
Indissociáveis.
1 INTRODUCÃO
Através de pesquisas e estudos podemos perceber que
os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais estão veiculados com os
quatro pilares da educação. Os quatro pilares da educação compõem-se dos
seguintes saberes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver
juntos e aprender a ser.
Sendo analisado por este caminho podemos nos
organizar da seguinte maneira: Aprender a conhecer o quê? Aprender a fazer o
quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser porquê? Todas estas
perguntas são respondidas respectivamente com: conceituais, procedimentais e
atitudinais.
Zabala (1998:42-48) aborda os conteúdos em três
categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Os conteúdos conceituais
referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos,
imagens, idéias e representações que permitam organizar as realidades. Os
conteúdos procedimentais referem-se ao fazer com que os alunos construam
instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos
que colocam em ação para atingir as metas que se propõem e os conteúdos
atitudinais referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação
recebida, visando a intervenção do aluno em sua realidade.[1]
2 CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A
CONHECER
Todos os conteúdos necessitam de uma base teórica,
denominados conceitos. Os conceitos nos transportam pela vida sejam:
científicos, intelectuais, filosóficos, calculistas ou de outros parâmetros.
Estes nos revelam a verdadeira base da descoberta do saber, estimulando a
curiosidade de aprender. Os conceitos passam a desenvolver a parte cognitiva do
ser levando este a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução, a memória,
proporcionando a construção do conhecimento.
O conceito é considerado um instrumento do
conhecimento, através dele é que ser humano desenvolve sua compreensão do mundo
que o rodeia, ele capacita para o mercado de trabalho e torna-se o maior alvo
de pesquisa estudantil.
Os conteúdos conceituais fazem parte da construção
do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou
ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta dúvida estimula a descoberta do
conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas. Sendo
este, um processo onde: "o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente
[...],o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado" [2].
Os conteúdos conceituais são a base do aprender a
conhecer concebendo-nos a oportunidade de lembrar que aprendemos vastamente com
as experiências que adquirimos durante a nossa vivência, e acrescentando que
"aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida,
indissociáveis" [3].
3 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER
A FAZER
Os conteúdos procedimentais resumem-se em colocar
em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais. Seja em
forma de maquete utilizando-se de escala, reprodução de um ambiente visitado,
ou uma letra de música transformada em paródia. Toda produção ou reprodução é
determinado pelos conteúdos procedimentais. Como antes citado primeiramente o
conceito do assunto posteriormente o fazer, e para fazer é preciso
procedimentos corretos para o resultado esperado.
Os conteúdos procedimentais também são de caráter
profissionalizante, onde se visa que o aluno compreenda o ofício de
determinadas profissões, auxiliando no processo da escolha profissional no
futuro, desenvolvendo todas as habilidades anteriormente citadas; trabalhando a
memória, o intelecto, a dedução, habilidades motoras, e outras especificidades.
Caracterizado pelo estudo de técnicas e estratégias
para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer.
E como pode ser notado, nenhum conhecimento se faz
por si só, todos possuem sua base, assim como aprender a conhecer é base do
aprender a fazer, aprender a fazer também torna-se base de aprender a viver
juntos, pois existem projetos, processos e procedimentos que não poderão ser
feitos ou produzidos por um único ser. Para que um livro seja publicado é
preciso que haja um escritor, alguém que revise, alguém que publique; para que
um edifício se erga é necessário um engenheiro, um técnico, pedreiros,
serventes e outras especificidades, ou seja, um conjunto.
Mesmo não possuindo muitas afinidades é possível
vivermos juntos, para que o mundo possa desenvolver-se e nós também.
4 CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A
VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER
Os conteúdos atitudinais são a vivencia do ser com
o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal
para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua
proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo. O
individuo é moldado de acordo com suas vivências, porém, não é escravo destas,
podendo redimir-se ou simplesmente questionar-se.
Os conteúdos atitudinais passam pelo processo
sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de grupos, tribos, comunidades de
diferentes escalões sejam eles econômicos ou culturais. Todos seguindo normas
estabelecidas por todos: respeito, compreensão, solidariedade, humildade,
muitos outros de suma importância.
No meio escolar estes conteúdos são trabalhados
todo o tempo, seja ele nos trabalhos individuais ou em grupos, sendo ele melhor
trabalhado em grupo já que o tema proposto é aprender a viver juntos
respeitando uns aos outros em suas opiniões concordando ou discordando de
determinadas atitudes que ferem as normas e os valores estabelecidos
normalmente. Os conteúdos atitudinais "proporcionam ao aluno posicionar-se
perante o que apreendem. Detentores dos fatos e de como resolvê-los, é
imprescindível que o aluno tenha uma postura perante eles."[4]
Através da convivência vê valores o individuo
torna-se ser pensantes de suas próprias atitudes amadurecendo seu interior e
descobrindo-se membro de sua sociedade, e não mais um indivíduo, mas alguém que
pode fazer a diferença.
5 CONCLUSÃO
Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os
conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos
perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum
deles é mais importante que o outro a importância é encontrada no conjunto da
obra, como citam os ditados populares.
6 REFERÊNCIAS
1 ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática docente
e a formação cidadã. Disponível em: http://www.webartigosos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.htmlAcessado
em: 11 set. 08.
2 DELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da
educação. Disponível em:
http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acessado em: 10 set. 08.
3 Idem 2
4 LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação
Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências.
São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em:
http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html Acessado em: 11
set. 2008
[1] ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática
docente e a formação cidadã. Disponível em:
http://www.webartigosos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.html
Acessado em: 11 set. 08.
2 DELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da
educação. Disponível em:
http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acessado em: 10 set. 08.
[3] Idem 2
[4] LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação
Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências.
São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html
Acessado em: 11 set. 2008
0 comentários:
Postar um comentário