Tecnologia do Blogger.

18 de jun. de 2013

Lista 2 - desequilíbrios ambientais


Lista 2 – Desequilíbrios ambientais

 

Questão 01

(ACAFE SC) Analise os gráficos abaixo.

 

“A queima de combustíveis fósseis pelas atividades industriais e por automóveis parece constituir a causa principal da elevação das concentrações de “gases de estufa” na atmosfera˝.  Demétrio Magnoli, José Arbex Jr. e Nelson Bacic Olic - Panorama do Mundo 3.

Com base na afirmação acima e na tabela, a alternativa FALSA é:

a) As altas emissões de  ás carbônico  pela Rússia  e  pela República Tcheca deve-se ao fato de possuírem muitas termelétricas em seus territórios.

b) Países altamente motorizados como os Estados Unidos e Cingapura são os responsáveis pelas mais elevadas emissões per capita de gás carbônico no mundo, de acordo com a tabela.

c) Se o povo chinês tivesse o modo de vida americano, as emissões de gases deste país continuariam baixas, fato já comprovado pelo nível de consciência da população e das leis em vigor no país.

d) Em números absolutos, as emissões de Cingapura e da República Theca são desprezíveis  quando comparadas com outros países, devido a sua pequena base demográfica.

 

Resposta: Letra C

 

Questão 02

Sobre a inversão térmica, assinale a alternativa correta.

a) As inversões térmicas são mais freqüentes no verão e, geralmente, são responsáveis  pelos episódios  menos críticos de poluição  que acontecem em  áreas rurais e em pequenas cidades.

b) Ela favorece a concentração de poluentes atmosféricos, porque a camada de inversão interrompe as correntes ascendentes, bloqueando a dispersão das partículas poluidoras.

c) A camada de ar mais fria situa-se sobre a mais quente e trata-se de uma  situação permanente que pode derivar de várias causas, dentre as quais o super-resfriamento da superfície e a entrada  de massas de ar quente.

d) As características do sítio urbano como, por exemplo, fundo de vale ou depressões, são elementos que impedem, de forma decisiva, o aparecimento de inversões térmicas.

 

Resposta: Letra B

 

Questão 03

A respeito dos problemas ambientais urbanos, a alternativa FALSA é.

a) As chuvas ácidas resultam da  combinação de águas  das chuvas com substâncias poluentes geradas  pela queima  de combustíveis fósseis, que provocam a precipitação de ácido sulfúrico e nítrico diluídos.

b) A inversão térmica ocorre quando o ar mais quente  está próximo ao solo e o mais frio  em  altitude, ocasionando, desta forma, movimentos de convecção do ar, dissipadores da  poluição.

c) A poluição visual está ligada à exploração do espaço urbano pela publicidade, através de outdoors, placas, cartazes, telões, painéis  eletrônicos, faixas, tabuletas e néons.

d) O concreto, o asfalto, os poluentes e a ausência  do verde  nos espaços altamente urbanizados, provocam a elevação da temperatura, originando o fenômeno que ficou conhecido como “ilhas de calor”.

 

Resposta: Letra B

 

Questão 04

Sobre os problemas ambientais, a única alternativa incorreta é:

a) A modernização da agricultura provoca o aumento da produção e da taxa de  produtividade, sem acarretar prejuízos ao meio natural.

b) O lixo doméstico, além de constituir um problema ambiental em razão de seu  elevado volume, representa  um acentuado desperdício  de recursos em matérias-primas que poderiam ser aproveitadas.

c) A aplicação  de  grandes  quantidades  de produtos  químicos  na  agricultura contamina  o  solo e, ao serem  transportados pelas chuvas, comprometem a qualidade das águas dos riachos e rios.

d) A mineração e o garimpo  também são atividades  que exercem interferência no ambiente natural e contribuem para o seu desequilíbrio.

 

Resposta: Letra

 

Questão 05

“O problema ambiental é um dos maiores desafios para o século XXI. A questão da poluição da atmosfera, dos rios, dos solos, principalmente nos grandes centros urbanos, vem-se agravando nas últimas décadas”

Em relação aos problemas ambientais, principalmente nas grandes cidades, a alternativa incorreta é:

a) O aumento do consumo em escala planetária e a popularização dos produtos descartáveis quantificou  sobremaneira  o lixo  produzido, constituindo-se um dos maiores problemas que afetam as zonas urbanas modernas.

b) O  avanço  tecnológico, proporcionado pela atual fase do capitalismo, possibilitou ao ser humano dominar a natureza e criar o índice  de bem-estar  econômico sustentado, já adotado pelos países pobres do hemisfério Sul, o que significa um menor impacto aos ambientais urbanos nessas nações.

c) A concentração de gases como  óxidos de nitrogênio e de enxofre em regiões industrializadas, resultantes da queima de combustíveis fósseis, ao se combinarem com o vapor de água  na atmosfera, resultam  em chuvas ácidas, que afetam a vida e o meio ambiente.

d) A inversão térmica  é um fenômeno natural no qual o ar junto à superfície terrestre é mais frio e mais pesado, impedindo a formação de correntes ascendentes na atmosfera  que poderiam dispersar  os poluentes produzidos em áreas  urbanizadas e industrializadas.

 

Resposta: Letra B

Questão 06

Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos

b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.

 

Resposta: Letra D

 

Questão 07

(VUNESP SP)   

O carbono tornou-se um dos principais detritos da civilização industrial moderna. Cada tonelada de carbono despejada na atmosfera resulta em 3,7 toneladas de dióxido de carbono, o gás aparentemente inofensivo que se transformou em uma das principais ameaças ao futuro da humanidade.

 

EMIMSSÕES DE CARBONO POR COMBUSTÍVEL  FÓSSIL – 1950 – 88


Fonte: Oak Ridge National laboratory Worldwatch.

 

Analise o gráfico apresentado e responda.

a) Destaque três períodos distintos na evolução industrial mundial.

b) Em que tipo de economia as emissões de carbono por combustível fóssil são maiores? Dê dois exemplos de atividades humanas geradoras deste tipo de poluição atmosférica.

 

Resposta:

a) Os três períodos destacados são:

– A chamada 1ª Revolução Industrial, ocorrida a partir de meados do século XVIII, início da utilização mais intensa de combustíveis fósseis, como o carvão;

– A considerada 2ª Revolução Industrial, a partir do fim do século XIX e início do século XX, quando se dão uma utilização em maior escala de combustíveis fósseis como o carvão e o início do uso mais intensivo do petróleo;

– O terceiro período corresponde à utilização mais extensiva (em termos absolutos e per capita) de combustíveis fósseis, a partir da Segunda Guerra Mundial.

b) As emissões de carbono na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis são maiores nas economias com mais alto desenvolvimento industrial, como, por exemplo, nos EUA, Canadá, na Europa Ocidental, no Japão.

São exemplos de atividades humanas geradoras desse tipo de poluição: complexo siderúrgico, petroquímico, termoelétricas que usam combustíveis fósseis e a grande utilização de veículos automotores  que utilizam derivados de petróleo.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes