01. (PUC-RS) Na Inglaterra, a espécie de mariposa
Biston betularia
apresentava indivíduos claros e escuros. Coletas realizadas por
biólogos antes do período industrial mostraram que indivíduos claros
eram mais frequentes, pois sobreviviam ao se camuflarem entre os liquens
dos troncos das árvores. Após a industrialização, a fuligem e a fumaça
mataram os liquens e escureceram os troncos, o que, ao longo das
gerações, resultou no benefício da forma escura e na vulnerabilidade da
forma clara, que diminuiu sua frequência por ser mais visível e predada
pelos pássaros. Essa pesquisa demonstrou a contribuição diferenciada da
descendência para as gerações futuras pelos tipos genéticos que
pertenciam à mesma população, processo conhecido como:
a) Mimetismo.
b) Competição.
c) Predação.
d) Nicho ecológico.
e) Seleção natural.
02. (UFT) As diferenças entre os bicos e os hábitos
alimentares de diferentes espécies de tentilhões da ilha Darwin de Santa
Cruz em Galápagos, exemplifica o conceito de:
a) Lei do uso e desuso.
b) Irradiação adaptativa.
c) Mimetismo.
d) Ontogenia.
e) Lei da recapitulação.
03. (UFAM)
Analise o quadro a seguir:
ALELOS
|
FENÓTIPO
|
C
|
Pelagem castanho-amarelado (selvagem) |
cch
|
Pelagem cinza-claro |
ch
|
Pelagem branca de extremidades negras (Himalaia) |
c
|
Albino |
Ordem de dominância: C > cch > ch > c
O quadro apresenta 4 alelos para o mesmo
locus cromossômico
que afetam a cor da pelagem de coelhos. Os alelos são dominantes uns
sobre os outros conforme a ordem de dominância estabelecida (
> indica “dominante sobre”).
Os coelhos Himalaia e albinos são mais suscetíveis aos predadores.
Baseado nessas informações, quais dos genótipos seguintes irão produzir
coelhos com menos chance de sobreviver?
a)
chc.
b)
Ccch.
c)
cchc.
d)
Cc.
e)
cchcch.
04. (UFSM) Considerando a evolução biológica, relacione a
coluna I com a
coluna II.
COLUNA I
1. Especiação alopátrica
2. Seleção natural
3. Gradualismo filético
4. Explosão cambriana
COLUNA II
( ) considera que o primeiro passo para a formação de duas
novas espécies é a separação geográfica entre populações de uma espécie
ancestral.
( ) a evolução ocorre de modo lento e contínuo, com os seres vivos adaptando-se gradualmente ao ambiente.
( ) é um fenômeno marcado por aumento significativo no número de fósseis, quando a maioria dos filos animais teria surgido.
( ) ocorre preservação dos indivíduos com variações
favoráveis à sobrevivência no ambiente e eliminação dos que apresentam
variações desfavoráveis.
A sequência correta é:
a)
1 -
2 -
3 –
4.
b)
2 –
1 –
4 –
3.
c)
1 -
3 –
4 –
2.
d)
3 -
2 –
1 –
4.
e)
3 –
4 –
1 –
2.
05. (UNIMONTES) A figura a seguir ilustra diferentes tipos de “seres vivos”. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a)
I, II,
III e
IV apresentam a mesma sequência de bases encontradas em
V.
b)
II representa um anfíbio originado a partir de répteis.
c)
V não pode ser usado para definição de novas espécies de seres vivos.
d)
III e
IV pertencem à classe
Mammalia.
06. (UEFS)
O material genético propriamente
dito é o genoma (haploide) ou o genótipo (diploide) e controla a
produção dos tecidos de um organismo e todos os seus atributos, o
fenótipo. Esse é o resultado da interação do genótipo com o ambiente
durante o desenvolvimento. A amplitude das variações produzidas no
fenótipo por determinado genótipo em diferentes condições ambientais é
chamada de norma de reação. [...] As populações que se reproduzem
sexuadamente apresentam duas fontes de variação, superpostas uma a
outra: do genótipo e do fenótipo.
(MAYR, 2009, p. 117-118).
A partir do entendimento das interações existentes entre o genótipo e
o ambiente na expressão das informações genéticas, é correto afirmar:
a) As fontes de variação na reprodução sexuada dificultam a expressão
de caracteres genéticos que sejam evolutivamente vantajosos.
b) Diferentes normas de reação podem levar a comportamentos semelhantes nas mesmas condições ambientais.
c) O controle das funções celulares ocorre a partir da ativação dos
genes que lhe são exclusivos na composição de cada tipo de tecido
presente nos organismos.
d) A interação do fenótipo com o ambiente produz genótipos que variam sua expressão ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
e) Populações de reprodução sexuada potencializam a ação do ambiente,
independentemente da seleção natural, no estabelecimento de diferentes
normas de reação.
07. (IFMT)
O texto abaixo está relacionado com esta questão
CRIATURA É FUSÃO DE ANIMAL E VEGETAL
Molusco “rouba” DNA de algas e se transforma em híbrido: vive
como animal, mas se alimenta como planta. Um molusco esquisito e feio,
que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe
sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo
nome científico é Elysia chlorotica, não é bem um animal: é um
híbrido de bicho com planta. Esse híbrido conseguiu incorporar o gene
psbO das algas e por isso desenvolveu a capacidade de realizar
fotossíntese. Antes de se transformarem em híbridos, os moluscos dessa
espécie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos para fazer
fotossíntese. Tudo indica se tratar de um caso clássico de seleção
natural. Um indivíduo da população sofreu mutação e transferiu essa
habilidade aos descendentes. Pura Teoria da Evolução. Darwin continua
irretocável. Mas a árvore da vida e suas divisões entre gêneros e
espécies podem precisar de um pequeno adendo.
(Adaptado de: GARATTONI, Bruno. Criatura é fusão de animal e vegetal. Superinteressante, [s.l.], n. 276, mar. 2010. Disponível em: <http://super.abril.com.br/mundo-animal/criatura-fusao-animal-vegetal 543145.shtml>. Acesso em: 1 abr. 2010.)
Com relação a aspectos evolutivos, assinale a alternativa correta.
a) Existe a possibilidade de a simbiose descrita no texto já ter
ocorrido antes, há alguns milhões de anos, quando o então organismo
mitocôndria foi incorporado pela célula eucariótica, de acordo com o que
afirma a hipótese endossimbiótica.
b) Mutações ocorrem espontaneamente ao longo de sucessivas gerações
de seres vivos, apresentando sempre caráter deletério à sobrevivência da
espécie.
c) Variações que ocorrem nos ambientais não interferem no processo evolutivo das espécies.
d) A teoria sintética da evolução substitui conceitualmente todos os aspectos propostos por Darwin.
e) A seleção natural é capaz, por si só, de aumentar a variabilidade genética de determinada população.
08. (UPE) Sir Alexander Fleming, o descobridor da
penicilina, realizou um experimento, expondo bactérias a baixos níveis
de penicilina, aumentando a dosagem gradativamente. A cada geração
sucessiva, mais bactérias eram capazes de suportar os efeitos do
antibiótico, até um ponto em que sobreviveram algumas bactérias cujas
doses regulares de penicilina não eram suficientes para exterminá-las.
Em relação à resistência das bactérias aos antibióticos, analise as
afirmativas e conclua.
I II
0 0 – A resistência é um fenômeno pós-adaptativo que se
desenvolve por seleção de indivíduos raros que podem sobreviver à
aplicação de determinada dose de um antibiótico.
1 1 – Uma população de bactérias desenvolve resistência a determinado antibiótico, independentemente da alta pressão de seleção.
2 2 – A variabilidade genética é importante para a sobrevivência
da população, pois, se houver indivíduos pré-adaptados a certo tipo de
antibiótico, o risco de extinção da população é menor.
3 3 – Uma das possibilidades nocivas de automedicação é o uso de
doses muito pequenas, de tal forma que, ao invés de eliminar a infecção,
as bactérias se tornam resistentes ao antibiótico.
4 4 – Normalmente, um mutante para resistência a antibiótico não
seria favorecido pela seleção natural em um ambiente, sem a presença da
droga, mas, ao enfrentar o antibiótico, sua prole pode se tornar
bem-sucedida.
09. (UEPB) “
Observando a gradação e a
diversidade da estrutura de um pequeno grupo de pássaros intimamente
relacionado é realmente possível imaginar que de uma pequena parcela de
pássaros no arquipélago, uma espécie tenha sido selecionada e modificada
para diferentes fins” (Charles Darwin – O diário do Beagle).
Darwin traduziu, há 150 anos, sua compreensão da adaptação dos
tentilhões às condições ambientais nas diferentes ilhas em uma teoria da
evolução, enfatizando a força da seleção natural para garantir que
traços mais favoráveis perdurem em sucessivas gerações. A respeito da
Teoria da evolução das espécies, analise as proposições:
I. A seleção natural atua sobre o organismo como um todo e não sobre suas partes.
II. Os organismos estão sendo continuamente selecionados de
modo a se adaptarem às condições ambientais nas quais vivem, assim a
evolução deverá fazer que as populações se tornem, como o passar do
tempo, cada vez mais capazes de sobreviverem nesses ambientes,
alcançando, por fim, uma condição ótima na qual os organismos e suas
características estarão perfeitamente adaptados à vida nessas condições.
III. A diversidade de fenótipos existentes em uma população,
sobre as quais atua a seleção natural, é mantida por mutação e
recombinação gênica.
IV. Em um ambiente qualquer, os indivíduos com
características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência
têm maior probabilidade de atingir a época da reprodução. Assim, em cada
geração, podemos esperar uma diminuição na proporção de indivíduos de
maior variabilidade, isto é, que possui maior número de características
favoráveis à sobrevivência dos mais aptos.
Estão corretas apenas as proposições:
a)
I e
III.
b)
I e
II.
c)
II e
III.
d)
II e
IV.
e)
I,
II e
IV.
10. (UFJF) Uma pessoa com infecção ocular foi
medicada com um antibiótico na forma de colírio. Esse antibiótico foi
ministrado por tempo e dose além do recomendado. No final do tratamento,
essa mesma pessoa apresentou um quadro clínico de diarreia. Estudos
anteriores demonstraram que, embora o colírio seja de aplicação local, o
antibiótico é transferido para as diferentes partes do corpo humano
através da corrente sanguínea. Assinale a alternativa correta que
explica a correlação entre essas enfermidades.
a) Algumas bactérias, através de mutação ao acaso, já teriam genes de
resistência ao antibiótico aplicado, levando ao seu aumento
populacional, tornando-as patogênicas no intestino.
b) As bactérias presentes no olho, por não possuírem valor
adaptativo, foram extintas e esse nicho foi ocupado por uma espécie nova
que migrou para o intestino, tornando-se patogênica.
c) Como as bactérias são diploides, no momento da conjugação, houve
transferência do alelo que confere resistência ao antibiótico para a
bactéria patogênica, levando à colonização de outra parte do corpo
humano.
d) Como as bactérias estão ainda num processo de especiação, não há
isolamento reprodutivo completo. Assim, as bactérias do olho migraram e
transferiram seus genes de resistência para as bactérias do intestino,
causando a diarreia.
e) O uso do antibiótico induziu o surgimento de genes de resistência
nas bactérias do intestino que foram selecionadas positivamente e, por
seu alto valor adaptativo, tornaram-se competidoras, levando à exclusão
de outras espécies.
11. (UFPB) Sabe-se que a primeira etapa da
reprodução das angiospermas é a polinização e que, desde o seu
surgimento, essas plantas têm utilizado diversas estratégias para terem
sucesso em sua reprodução. Uma delas é bem representada pela relação
entre a estrutura das peças florais e as características morfológicas do
agente polinizador, como ocorre no caso de plantas que apresentam
flores com corola de formato tubular e longo e o bico dos beija-flores,
ilustrado na figura abaixo.

A interação entre planta e agente polinizador, relatada no texto e demonstrada na figura, é denominada:
a) Coevolução.
b) Convergência evolutiva.
c) Homologia.
d) Competição interespecífica.
e) Polimorfismo.
12. (URCA) No cladograma abaixo o que significa anagênese na seta à esquerda?

a) Processo de ruptura da coesão original de uma população.
b) Processo de surgimento das modificações de caracteres (novidades evolutivas).
c) Processo de surgimento de barreiras reprodutivas.
d) Processo de seleção natural com caracteres adquiridos.
e) Processo de origem das espécies por intercruzamento.
13. (UFCG)
As figuras abaixo
esquematizam o desenvolvimento em ambientes diferentes de uma espécie
vegetal em que são oferecidas condições edafoclimáticas distintas.

Do esquema apresentado, podemos chegar à seguinte dedução:
a) As diferentes condições ambientais oferecidas, como temperatura,
qualidade dos solos e umidade relativa do ar, são por si suficientes
para determinarem o surgimento de uma nova espécie.
b) As condições diversas do ambiente determinaram o surgimento de duas novas espécies: no
ambiente-X, uma variedade com folhas estreitas e raízes longas e no
ambiente-Y com folhas longas e raízes normais.
c) Se, por alguma razão, as três populações de plantas permanecerem
isoladas, elas poderão evoluir separadamente. Contudo e a qualquer
momento, podem se cruzar entre si recombinando seus genes e suas
características.
d) A especiação caracterizada no esquema apresentado é o resultado do
isolamento reprodutivo entre as raças geográficas ou subespécies, as
quais não podem mais se cruzar entre si.
e) Populações de plantas, por ocasião de isolamento geográfico longo,
desenvolverão diferenças em suas características genéticas e essas
podem ser tão profundas a ponto de caracterizar duas ou mais raças
geográficas.
14. (UFCG)
A biodiversidade tem
fascinado a humanidade ao longo de sua história. Explicações religiosas e
científicas têm sido formuladas para a origem dos seres vivos e de sua
diversidade. Em 2009 foram comemorados os 150 anos de “A Origem das
Espécies”, o livro do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que
revolucionou o pensamento acerca da existência da vida e estabeleceu os
fundamentos do evolucionismo. A Teoria Darwinista defende as ideias
expressas em:
I. A seleção natural favorece, ao longo das gerações
sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características
relacionadas à adaptação.
II. O ambiente natural impõe limites ao crescimento das
populações, mantendo-as constante ao longo do tempo, porém, morrendo a
cada geração grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar
descendentes.
III. As características adquiridas pelo uso intenso ou pela
falta de uso dos órgãos poderiam ser transmitidas à descendência,
caracterizando-se como a “lei da transmissão de caracteres adquiridos”.
IV. A seleção artificial não podia, segundo as observações de
Darwin, ser comparada à seleção que a natureza exerce sobre as espécies
selvagens.
V. A adaptação resulta do fato de os indivíduos portadores de
características adaptativas terem mais chance de sobreviver e de deixar
descendentes, aos quais transmitem suas características.
Assinale a alternativa correta:
a)
II,
III e
IV.
b)
I,
II e
V.
c)
I,
IV e
V.
d)
I,
III e
IV.
e)
III,
IV e
V.
15. (UEPG) A noção de que os seres vivos mudam ao
longo do tempo é, atualmente, tão natural quanto à ideia de que as
células são as unidades da vida e de que o DNA é o material genético dos
seres vivos. Essa forma de pensar caracteriza o transformismo, doutrina
segundo a qual as espécies se transformam gradualmente no decorrer do
tempo, sendo todas provenientes de ancestrais comuns, por evolução. A
respeito desse tema, assinale o que for correto.
I II
0 0 – O fixismo é a teoria que contraria o conceito da evolução.
Essa teoria defende que cada espécie viva teria surgido por um ato de
criação divina, tendo hoje exatamente as mesmas características que
possuía na época primitiva. As espécies biológicas, assim, seriam fixas e
imutáveis.
1 1 – As ideias fixistas perduraram desde a antiguidade até o século
XIX, quando o naturalista Charles Darwin publicou “A Origem das
Espécies”, obra que causou muita polêmica no mundo científico da época.
2 2 – Para o filósofo grego Aristóteles, cada espécie viva podia ser
“arrumada” num dos degraus de uma escada, no sentido de uma
complexidade cada vez maior. Cada degrau da escada teria, assim, seu
ocupante definitivo, não podendo haver nenhuma mudança de lugar, já que
as espécies biológicas eram perfeitas e não sofriam transformações no
decorrer do tempo.
3 3 – Lineu, inventor do sistema de classificação usado até hoje,
era fixista. Seu sistema taxonômico, porém, criado com base na maior ou
menor semelhança entre os grupos biológicos, seria usado por Darwin cem
anos depois para elaboração de sua teoria da seleção natural.
4 4 – O biólogo francês Jean Baptiste Lamarck, encarregado da
coleção de invertebrados no Museu de História Natural de Paris, foi o
primeiro cientista a propor uma idéia coerente, um mecanismo que
explicava como os seres vivos evoluíam. Em vez de uma “escada” única com
degraus fixos, Lamarck acreditava na existência de várias “escadas” e, o
mais importante, na possibilidade de as espécies serem capazes de
“mudar de degrau”, em outras palavras, de se transformar. Embora suas
idéias sobre o mecanismo da evolução sejam hoje rejeitadas, ele teve o
mérito de propor pela primeira vez uma idéia de evolução que foi levada a
sério.
16. (UFSCar) Considere o esquema a seguir, que representa um réptil fóssil, um peixe cartilaginoso e um mamífero.

Esses animais constituem exemplo de uma convergência adaptativa, ou seja:
a) Apresentam o mesmo ancestral que deu origem aos três tipos de vertebrados.
b) Tiveram a mesma origem embrionária e apresentam as mesmas funções.
c) Embora pertençam a grupos diferentes, apresentam a forma do corpo em comum.
d) Representam um processo genético baseado na diferença física entre grupos irmãos.
e) Constitui exemplo de um mecanismo de mutação por isolamento geográfico.
17. (UFU) Por meio da anatomia e da embriologia
comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de
alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar
funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo,
enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por
outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e
embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo). Com relação à
origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa
correta.
a) As asas dos insetos e as asas das aves são estruturas homólogas.
b) As estruturas análogas podem, por mutação, ser transformadas em estruturas homólogas.
c) Os membros superiores do homem, membros anteriores da baleia e as asas das aves são estruturas homólogas.
d) As asas dos insetos são análogas aos membros superiores do homem.
18. (UPE) Em 2009, foram comemorados o bicentenário
do nascimento de Darwin e os 150 anos do seu famoso livro “A origem das
Espécies”, que engloba, pelo menos, cinco teorias independentes:
evolução propriamente dita, ancestralidade comum, gradualismo, variação
das espécies e seleção natural. Em relação a Darwin e suas teorias,
analise as afirmativas e conclua
.
I II
0 0 – Durante a viagem do Beagle, Darwin encontrou diferentes
espécies de pássaros que variavam de ilha para ilha, no arquipélago de
Galápagos, e diferiam significantemente daquelas encontradas no
continente sul-americano, o que causou forte impressão e desencadeou
reflexões que resultaram em suas ideias sobre a evolução da vida.
1 1 – O livro
Ensaio sobre o princípio da população, de
Thomas Malthus foi crucial para o desenvolvimento da teoria da seleção
natural, pois, segundo a tese do crescimento exponencial de Malthus: “As
populações crescem menos rapidamente do que os recursos dos quais
dependem”.
2 2 – Com a descoberta da similaridade entre o código genético para
procariotos e eucariotos, atualmente se passou a ter um consenso de que
todos os organismos existentes no planeta Terra possuem características
adquiridas pelo uso ou desuso.
3 3 – Darwin percebeu dois aspectos importantes para a evolução: a
anagênese – processo gradual de transformação das espécies e a
cladogênese – processo de diversificação de novas espécies a partir de
uma espécie ancestral.
4 4 – Dentre as cinco teorias, a da seleção natural foi a mais
difícil de ser aceita, principalmente pela ausência de um mecanismo
convincente de herança, o que foi solucionado pelas leis da
hereditariedade descobertas por Mendel.
19. (UFJF) As ilhas Galápagos são consideradas,
desde 1978, patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2007 passaram a integrar a
lista dos patrimônios em risco, devido ao crescente turismo e
imigração. Desde 1991, o número de turistas saltou de 41 mil por ano
para 160 mil. Outra grande ameaça são organismos transportados
involuntariamente do continente para ilhas. Um novo estudo destaca o
mosquito
Culex quinquefasciatus, conhecido popularmente no
Brasil como pernilongo ou muriçoca. O inseto teria sido introduzido nas
Galápagos em meados da década de 1980, levado por aviões, e continua a
ser transportado regularmente desde então, cruzando com populações
locais desta espécie. De acordo com o texto, podemos afirmar que os
indivíduos que chegam às ilhas:
I. São considerados exemplo de uma espécie invasora.
II. Podem aumentar sua diversidade genética cruzando com as populações locais.
III. São exemplos de radiação adaptativa por ser espécie descendente de um ancestral comum da espécie local.
Marque a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa
I está correta.
b) Somente a afirmativa
II está correta.
c) Somente a afirmativa
III está correta.
d) Somente as afirmativas
I e
II estão corretas.
e) Somente as afirmativas
I e
III estão corretas.
20. (UFPR) A técnica de hibridização de DNA permite
identificar o parentesco que existe entre diferentes organismos. Ela
consiste em produzir fragmentos de DNA de um determinado organismo,
separar as duas fitas de DNA desses fragmentos e promover a ligação
entre esses fragmentos de DNA de fita simples e os fragmentos de DNA de
fita simples de outro organismo, correspondente a um mesmo gene para
ambos os organismos estudados. Para qual dos pares de organismos
apresentados abaixo deve ser mais fácil separar as duas fitas de DNA
após um processo de hibridização?
a) Beija-flor e crocodilo.
b) Minhoca e ouriço-do-mar.
c) Chimpanzé e humano.
d) Anêmona e medusa.
e) Tubarão e lambari.
21. (UFAL) Rãs, crocodilos e hipopótamos, quando
estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas
alinhados, rente à superfície da água. Mas, eles descendem de ancestrais
diferentes. Logo, a semelhança observada resulta de:
a) Irradiação adaptativa.
b) Convergência adaptativa.
c) Mimetismo.
d) Variabilidade genética.
e) Deriva genética.
22. (UEL)
RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NO TEXTO ABAIXO
Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em
Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o
acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha
carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em
minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa.
(Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)
Darwin, em sua teoria de seleção natural, forneceu uma explicação
para as origens da adaptação. A adaptação aumenta a capacidade de um
organismo de utilizar recursos ambientais para sobreviver e se
reproduzir. Com base na série de observações e conclusões de Darwin e
nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas:
I. O tamanho das populações naturais mantém-se constante ao
longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a
disponibilidade de alimento, locais de procriação e presença de inimigos
naturais.
II. Uma luta contínua pela existência ocorre entre indivíduos
de uma população e a cada geração muitos morrem sem deixar
descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas características
relacionadas à adaptação.
III. Os indivíduos de uma população possuem as mesmas
características, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso
os recursos naturais e de deixar descendentes.
IV. Os indivíduos mais adaptados se reproduzem e transmitem
aos descendentes as características relacionadas a essa adaptação,
favorecendo a permanência e o aprimoramento dessas características ao
longo de gerações sucessivas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas
I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas
I e
III são corretas.
c) Somente as afirmativas
III e
IV são corretas.
d) Somente as afirmativas
I,
II e
IV são corretas.
e) Somente as afirmativas
II,
III e
IV são corretas.
23. (UNESP)
Cogumelos iluminam a floresta, é
o título da reportagem de capa da Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro
de 2010. Na reportagem, os pesquisadores descrevem algumas espécies de
fungos bioluminescentes encontrados no Brasil. Antes de entregar a
revista para que os alunos lessem a reportagem, a professora de biologia
pediu-lhes que apresentassem hipóteses sobre o desenvolvimento da
bioluminescência na evolução desses fungos. Foram apresentadas três
hipóteses:
I. A bioluminescência, resultante de reações de oxirredução
que consomem oxigênio, poderia desempenhar um papel antioxidante que
protegeria os fungos bioluminescentes de radicais livres produzidos por
seu metabolismo.
II. A bioluminescência poderia servir como um sinalizador de
perigo, similar ao existente em algumas espécies de insetos, o qual
alertaria os eventuais predadores tratar-se de um fungo venenoso.
III. A bioluminescência teria se desenvolvido para promover a
iluminação da floresta, favorecendo inúmeras espécies de hábitos
noturnos, como algumas aves e mamíferos, que dependem da luz para suas
atividades.
Pode-se afirmar que, do ponto de vista evolutivo, são plausíveis as hipóteses:
a)
I,
II e
III.
b)
I e
II, apenas.
c)
II e
III, apenas.
d)
I, apenas.
e)
III, apenas.
24. (UFJF) O grau de semelhança entre os organismos
sempre foi o principal critério para os seus agrupamentos. Com o advento
da ideia de evolução entre os seres vivos, o grau de semelhança também
passou a significar grau de parentesco evolutivo. O grau de parentesco
evolutivo entre os metazoários é determinado por semelhanças exclusivas
fundamentais que caracterizam os grupos. As letras
A,
B e
C representam as seguintes características, respectivamente:

a) Simetria bilateral; boca derivada do blastóporo; presença de notocorda.
b) Simetria radial; boca derivada do blastóporo; tegumento quitinoso.
c) Simetria bilateral; ausência de celoma verdadeiro; presença de um pseudoceloma.
d) Presença de celoma; metamerizados; ausência de apêndices articulados.
e) Simetria radial; com três folhetos germinativos; ausência de metameria.
25. (UEPG) Há um número muito grande de fatos que
comprovam que a evolução realmente ocorreu e continua ocorrendo. Sobre
tal assunto, assinale o que for correto.
I II
0 0 – Semelhança quase sempre sugere parentesco. Foi observando essa
constante que o estudo intensivo da anatomia comparada acabou por
reforçar a ideia da evolução.
1 1 – Órgãos que possuem a mesma origem evolutiva, embora suas
funções sejam diferentes, são denominados homólogos. É o caso do
esqueleto dos membros anteriores dos vertebrados.
2 2 – A embriologia comparada evidencia a evolução quando se estudam
embriões e se percebe que quanto mais precoce a fase embrionária
observada, mais parecidos são os embriões de grupos diferentes dentro de
uma mesma classificação.
3 3 – Nas últimas décadas foram desenvolvidas algumas técnicas
bioquímicas que permitem o estudo da evolução. Todos os métodos se
baseiam na ideia de que espécies muito próximas evolutivamente, que
descendem de um ancestral comum, têm maior semelhança na sua composição
química do que espécies mais distantes.
4 4 – Quanto maior a semelhança entre DNAs de espécies cujo
parentesco evolutivo se quer determinar, mais relacionadas estarão as
espécies. Um dos métodos mais simples de fazer essa comparação consiste
em “hibridizar”, em tubos de ensaio, as fitas isoladas de seus DNAs.
Determina-se em que medida houve pareamento entre os DNAs diferentes.
Quanto maior a taxa de pareamento, maior a semelhança entre as
sequências do DNA e mais próximas portanto estarão as espécies em termos
evolutivos.
26. (UFPB) A figura a seguir representa uma filogenia provável para alguns grupos pertencentes aos cordados.

Com
base na figura, nos princípios da filogenia e considerando que cada
característica herdada evoluiu uma única vez, é correto afirmar que as
características:
a) Herdadas por dois grupos distintos e derivadas do mesmo ancestral são consideradas análogas.
b) Ocorrentes em vários grupos e herdadas do mesmo ancestral são resultado de homoplasia.
c) Ausentes no ancestral comum, como pulmões, e presentes em vários grupos são denominadas derivadas.
d) Herdadas de um ancestral mais recente devem ser compartilhadas por mais grupos do que aquelas de um ancestral mais distante.
e) Presentes no camundongo e no chimpanzé, como coração com quatro
cavidades, pelos e glândulas mamárias, são denominadas ancestrais.
27. (UNESP) No filme
Avatar, de James
Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi,
são indivíduos co 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e
cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores.
Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os
Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem
parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam
evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a
cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo
representativo de estruturas:
a) Homólogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa.
b) Homólogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa.
c) Análogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa.
d) Análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa.
e) Vestigiais, resultantes de terem sido herdadas de um ancestral comum, a partir do qual a cauda se modificou.
28. (UFPB) O processo de evolução atua sobre a
variação genética que se encontra disponível nas populações, favorecendo
principalmente aquelas formas de maior valor adaptativo dentre a
amplitude de variedades disponíveis. Desse modo, a evolução acontece,
porque alguns indivíduos sobrevivem e se reproduzem com mais sucesso nas
novas condições ambientais. Com base no texto apresentado e nos
processos de evolução biológica e adaptativos das espécies às diferentes
condições ambientais, identifique as afirmativas corretas:
I II
0 0 - Os indivíduos que compõem a população de uma dada espécie são todos idênticos.
1 1 – Parte da variação entre indivíduos é herdável, isto é, tem
base genética e, por isso, capaz de ser transferida aos descendentes.
2 2 – Ancestrais diferentes deixam um número diferente de
descendentes, porém nem todos estes contribuem igualmente para as
gerações seguintes.
3 3 – Todas as populações poderiam crescer a uma taxa que saturaria o
ambiente, mas, devido às condições ambientais e aos potenciais bióticos
das espécies, parte dos indivíduos morre antes.
4 4 – A evolução significa mudança das características herdáveis de uma população ou espécie ao longo do tempo.
29. (UEPG) Uma população ou uma espécie que vive em
certa área tende a dispersar-se, ocupando o maior número de habitats
possível. Como as condições ambientais são diferentes em cada hábitat, a
seleção natural faz com que esses grupos, ao longo do tempo, se
diferenciem bastante um do outro, já que cada um deles se adapta a um
ambiente diferente. A respeito desse fenômeno, assinale o que for
correto.
I II
0 0 – Essa diversificação de formas, originadas de uma espécie única, chama-se poliploidia.
1 1 – Na irradiação adaptativa observa-se que organismos de origens
diferentes, que vivem no mesmo ambiente há muito tempo, sendo submetidos
a pressões de seleções semelhantes, acabam por se parecer.
2 2 – O fenômeno apresentado é conhecido por irradiação adaptativa e
permite que uma única espécie origine uma grande variedade de espécies,
cada qual adaptada a certo conjunto de condições de vida.
3 3 – O melhor exemplo da irradiação adaptativa é o cão, animal
associado à espécie humana há milhares de anos, e portanto o mais
diversificado, já que é o mais submetido à seleção artificial. Cada uma
das muitas raças de cães é adaptada a determinada função, como
pastoreiro, guarda, guia, tração e caça. Dessa forma passam a pertencer a
espécies diferentes,devido a sucessivas modificações e transformações
que sofrem.
4 4 – As espécies na condição selvagem, na natureza, são
notavelmente uniformes, enquanto aquelas domesticadas e criadas pelo ser
humano mostram imensa diversificação de formas, cores, tamanhos,
aptidões, resistência, agilidade, força e capacidade reprodutiva. Isso
ocorre devido ao tipo de seleção distinta que elas sofrem.
30. (UEPA) Por meio de tecnologias, como o
melhoramento genético, variedades de plantas e animais surgem como
poliploides e podem ser explorados das mais variadas formas a fim de
servir aos nossos propósitos, como no caso do trigo, um alimento
bastante consumido no mundo.

Com base no texto acima, observe a figura e analise as afirmativas a seguir:
I. O “trigo duro” Triticum durum, com um conjunto de 28 cromossomos, é um híbrido de duas espécies diferentes.
II. A figura representa a formação de novas espécies em consequência de eventos que ocorrem durante a meiose.
III. A diminuição do número cromossômico, ao longo das
gerações exemplificadas na figura, foi significativo para a mudança
fenotípica dos novos indivíduos.
IV. A poliploidia caracteriza um tipo de mutação cromossômica numérica, como fonte de variabilidade genética.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)
I e
II.
b)
I,
II e
IV.
c)
I,
II e
III.
d)
I,
II,
III e
IV.
e)
II,
III e
IV.
GABARITO
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
E |
B |
A |
C |
D |
B |
A |
FFVFV |
A |
A |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
A |
B |
E |
B |
VVVVV |
C |
C |
VFFVV |
B |
B |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
B |
D |
B |
A |
VVVVV |
C |
D |
FVVVV |
FFVFV |
B |