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1 de mar. de 2016

Exercicios - EMBRIOLOGIA

01. (UFV) A figura abaixo representa a segmentação da célula-ovo em quatro diferentes organismos (IIIIII e IV).
01
Assinale a alternativa que contém as quatro associações corretas:
a) I – inseto, II – anfíbio, III – ave, IV – mamífero.
b) I – anfíbio, II – mamífero, III – inseto, IV – réptil.
c) I – mamífero, II – anfíbio, III – réptil, IV – inseto.
d) I – réptil, II – ave, III – mamífero, IV – inseto.
02. (ASCES) Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:
a) Tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.
b) A mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.
c) A fase de segmentação culminará com a formação da blástula.
d) A gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.
e) A diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.
03. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
04. (PUC-PR) Na formação do tubo neural no embrião de mamífero, a ectoderme dorsal da gástrula sofre um achatamento originando primeiramente a placa neural, que, por invaginação, dará origem ao tubo neural, o qual no futuro formará:
a) Arquêntero.
b) Blastóporo.
c) Notocorda.
d) Sistema nervoso.
e) Celoma.
05. (UEPG) Durante o seu desenvolvimento, os embriões dos vertebrados apresentam algumas membranas anexas, originadas por folhetos embrionários que desempenham importantes funções. Sobre essas estruturas, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino, que tem origem a partir do ectoderme, envolve todo o vitelo, ou seja, o material nutritivo dos ovos e através de seus vasos sanguíneos absorve os nutrientes que serão consumidos pelo embrião em desenvolvimento. É um anexo exclusivo dos peixes.
1  1 – O alantoide, além de possuir função excretora, possui uma rede de vasos sanguíneos que possibilita a troca de gases respiratórios, através da casca porosa do ovo, nas aves e répteis. Essa membrana bem vascularizada e ligada ao cório forma o alantocório, muito usado em laboratório para cultura de vírus atenuados, na produção de vacinas.
2  2 – A placenta, que tem origem do ectoderme e mesoderme, é responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas entre a mãe e o embrião. A placenta é uma região especial do cório, com aspecto esponjoso, com muitas vilosidades, rica em capilares sanguíneos, que garantem uma grande superfície para trocas de água, gases respiratórios, hormônios, enzimas e muitas outras substâncias. É um anexo embrionário dos mamíferos vivíparos.
3  3 – O âmnio, que tem origem do mesoderme, trata-se de uma membrana que envolve completamente o corpo do embrião, delimitando uma câmara (cavidade amniótica) cheia de líquido. Ele protege o embrião contra choques mecânicos que ocorrem em peixes, anfíbios e répteis.
4  4 – O alantoide, que tem origem do endoderme, é uma espécie de vesícula que cresce muito, ocupando os espaços entre outros anexos e servindo de depósito de excretas produzidas pelo embrião dos anfíbios.
06. (UFAM) Durante a gastrulação nos vertebrados os três folhetos germinativos são formados. Esses se diferenciam em massas de células primordiais e, então, em órgãos e tecidos específicos. Durante este processo, células tornam-se incrivelmente comprometidas em tomar direções especificas em sua diferenciação. Esses três folhetos são a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. Sobre as estruturas derivadas desses folhetos é correto afirmar que:
a) Pulmões, fígado e pâncreas surgem da porção anterior do tubo digestivo primitivo, certamente de origem endodermal.
b) Os músculos e as glândulas epiteliais têm origem ectodermal.
c) O tegumento (pele) e suas estruturas associadas têm origem mesodermal.
d) As 2ª, 3ª e 4ª bolsas branquiais contribuem para a formação do ureter, rins e gônadas, certamente de origem mesodermal.
e) O cérebro é de origem endodermal, assim como os vasos e a medula óssea.
07. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   I
0  0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1 1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
08. (UNEMAT) Após aproximadamente 30 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Entre o terceiro e o quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estagio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastocisto. O texto em questão refere-se à blástula que aparece em:
a) Embriologia de peixes.
b) Embriologia de répteis.
c) Embriologia de anfíbios
d) Embriologia de mamíferos.
e) Embriologia de aves.
09. (UFGD) A figura a seguir representa o corte de um embrião de vertebrado na fase de neurulação. As estruturas I, IIIII e IV representam, respectivamente:
09
a) O tubo neural, notocorda, celoma e arquênteron.
b) A notocorda, endoderma, celoma e mesoderma.
c) A endoderma, celoma, tubo neural e notocorda.
d) A mesoderma, celoma, arquênteron e endoderma.
e) O tubo neural, notocorda, celoma e mesoderma.
10. (UEPG) A respeito dos anexos embrionários, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrição do embrião, sendo bem desenvolvido nos peixes, répteis, aves e mamíferos.
1  1 – O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja principal função é a de proteger o embrião contra choque mecânico e dessecação.
2  2 – O alantoide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião, tendo como função, nos répteis e nas aves, armazenar excretas nitrogenadas e participar das trocas gasosas.
3  3 – A placenta é uma estrutura embrionária formada pela interação entre tecidos maternal e fetal.
4  4 – O cório é uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo e, nos ovos de répteis e aves, fica sob a casca, participando das trocas gasosas entre o embrião e o meio.
11. (URCA) Um pesquisador ao observar o desenvolvimento de ovos de um determinado grupo de animais, encontrou as seguintes características:
I. Presença de âmnion e alantoide.
II. Grande quantidade de vitelo.
III. Fragmento de casca calcária.
IV. Acido úrico armazenado em alantoide.
Baseado nessas características, o pesquisador concluiu que os ovos estudados poderiam ser de:
a) Peixe ou anfíbio.
b) Ave ou réptil.
c) Réptil ou anfíbio.
d) Peixe ou réptil.
e) Ornitorrinco ou anfíbio.
12. (ASCES) Correlacione o tecido ou órgão humano com sua origem embrionária, na tabela abaixo, e aponte a alternativa correta:
TECIDO/ÓRGÃOORIGEM EMBRIONÁRIA
a
Encéfalo
Ectoderma
b
Epiderme
Mesoderma
c
Intestino
Ectoderma
d
Músculo
Endoderma
e
Osso
Endoderma
13. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1  1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
14.  (UNIOESTE) O desenvolvimento embrionário dos cordados e caracterizado por estágios semelhantes nos diversos grupos. Sobre estas etapas, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas.
I. Blastômeros
II. Mórula
III. Gástrula
IV. Blastocisto
V. Segmentação
VI. Neurulação
A. Estágio caraterizado por mitoses sucessivas que, a partir do zigoto, originam células idênticas.
B. Estágio embrionário em que se diferenciam endoderma, ectoderma e mesoderma.
C. Estágio embrionário pluricelular, compacto e de forma aproximadamente esférica.
D. Células resultantes das primeiras divisões mitóticas do zigoto.
E. Estágio da organogênese embrionária que tem como resultado principal o início da formação do sistema nervoso.
F. Estágio embrionário em que uma fina camada de blastômeros envolve uma pequena cavidade central, a blastocele.
a) I-A, II-D, III-B, IV-C, V-F, VI-E.
b) I-D, II-A, III-E, IV-F, V-C, VI-B.
c) I-C, II-A, III-F, IV-E, V-D, VI-B.
d) I-D, II-C, III-B, IV-F, V-A, VI-E.
e) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-F, VI-E.
15. Observe o esquema do embrião de um cordado, em corte transversal, e analise as afirmativas a seguir.
15
I   II
0   0 – O número 6 representa a endoderme e 7 o arquêntoron.
1   1 – Os pulmões originam-se do folheto 6, enquanto os discos vertebrais e a derme surgem do folheto 5.
2   2 – O elemento 4 origina-se do folheto 2.
3   3 – O coração forma-se a partir do folheto indicado por 2.
4   4 – Alterações no folheto 1 podem afetar a formação dos anexos epidérmicos.
16. (UCPel) Um feto de cão apresentava má-formação da medula espinhal. O problema teve origem na fase inicial da organogênese. A estrutura do embrião que deve ter sido afetada foi:
a) A notocorda.
b) A placa neural.
c) O blastômero.
d) O arquêntero.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
17. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
18. (UESPI) A figura abaixo mostra um dos estágios do desenvolvimento embrionário observado em vários grupos animais. Sobre este tema é correto afirmar que:
18
a) Nesse estágio, é definido o plano corporal do organismo.
b) O blastóporo (1) dará origem ao ânus nos vertebrados.
c) A figura mostra a blástula, estágio em que a blastocela (2) está repleta de líquido.
d) O arquêntero (2) originará a boca nos moluscos e artrópodes.
e) As células que originarão o sistema nervoso migram da periferia (3) para o interior do embrião.
19. (UFV) No desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma são formados durante a:
a) Espermatogênese.
b) Segmentação.
c) Organogênese.
d) Gastrulação.
20. (UDESC) Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale a(s) correta(s).
I    II
0  0 – A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
1   1 – Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
2   2 – A monospermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
3   3 – A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
4  4 – A partenogênese é o desenvolvimento de um embrião sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Esse processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
21. (UDESC) Complete o texto com as palavras propostas nas alternativas. “A primeira fase do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, ou seja, ovo ____, é a fase de ___, onde no zigoto ocorrem consecutivas ____ em que as células filhas dividem entre si o vitelo da célula mãe. O nome das células que resultam das primeiras divisões no embrião são os blastômeros. O zigoto é transformado em uma massa compacta de células chamada ____, que passa a envolver uma cavidade interna cheia de líquido, passando a ser denominada ____.” Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam o texto acima.
a) oligolécito; segmentação; meioses; blástula; mórula.
b) oligolécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
c) megalécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
d) megalécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
e) oligolécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
22. (UFLA) O esquema abaixo representa o desenvolvimento de um embrião humano:
22
Com base no esquema, marque a alternativa correta:
a) O esquema representa o surgimento de uma gestação de gêmeos univitelinos pela formação de dois embrioblastos.
b) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir que se trata de gestação de gêmeos.
c) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir se a gestação é de gêmeos univitelinos ou bivitelinos.
d) O embrião se formou a partir da fecundação de um único ovócito por dois espermatozoides.
23. (UEM) No que se refere ao desenvolvimento embrionário dos animais, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Os poríferos são os únicos animais que não formam gástrula, nem folhetos germinativos.
1  1 – Nos nematódeos (vermes cilíndricos), o mesoderma cresce aderido ao ectoderma, deixando um espaço entre si e o endoderma. Esse espaço é chamado de pseudoceloma.
2  2 – Moluscos, anelídeos e os artrópodes apresentam celoma enterocélico e por isso são chamados enterocelomados.
3  3 – Aqueles animais em que o blastóporo dá origem à boca são chamados protostômios.
4  4 – Equinodermos e cordados são deuterostômios.
24. (UNICENTRO) Características relacionadas ao processo de desenvolvimento embrionário dos animais são utilizadas pelos zoólogos para classificar os representantes de diferentes filos. Considerando essas características e os filos nos quais os animais podem ser enquadrados, identifique as afirmativas verdadeiras:
I. Os cnidários são considerados diploblásticos, pois só formam dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma).
II. Os equinodermos são animais acelomados, pois não possuem cavidades corporais além da cavidade digestória.
III. Os cordados são classificados como deuterostômios, pois nesses animais o blastóporo origina o ânus.
IV. Platelmintos e nematódeos são considerados animais triploblásticos, pois a gástrula compõe-se de três folhetos germinativos.
V. Os moluscos são considerados animais diploblásticos, celomados, deuterostômios e não segmentados.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
a) III e IV.
b) IIII e IV.
c) IIIII e V.
d) IIIV e V.
e) IIIIV e V.
25. “Entre os cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas células-tronco. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado (zigoto). Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto (…). As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século XIX, mas há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamenteem laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocitos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos”. Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
I   II
0   0 – O zigoto ou ovo resultante da fertilização deve sofrer uma série de divisões celulares, que se iniciam no processo de clivagem para originar um organismo multicelular complexo.
1   1 – O blastocisto corresponde à fase de blástula no mamífero e contém células capazes de originar diferentes tipos celulares.
2   2 – Uma célula-tronco embrionária é aquela que pode se diferenciar em um único tipo celular durante o processo de desenvolvimento.
3  3 – O zigoto pode ser considerado uma célula totipotente, pois pode dar origem a todos os tipos celulares de um organismo, inclusive os gametas.
4  4 – Os mieloblastos são células totipotentes encontradas nos tecidos hematopoiéticos, a partir das quais se originam todos os glóbulos brancos.
26. (UEPG) A respeito da embriologia, assinale a alternativa correta.
a) A primeira transformação do zigoto se dá com a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células embrionárias.
b) O núcleo diploide do zigoto é formado pelo núcleo haploide do óvulo fundido ao núcleo haploide do espermatozoide no momento da fecundação.
c) A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto que leva à formação de um grupo maciço de células denominado blastômero.
d) Na fase de mórula o embrião cresce bastante, originando a blástula com uma cavidade interna denominada blastocisto.
e) Na organogênese inicia-se a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.
27. (COVEST) Sobre o desenvolvimento embrionário do zigoto, derivado da reprodução sexuada de vários grupos animais e do homem, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.
27
I  II
0  0 – A sequência de eventos mostrados de A a G representa o processo de segmentação
holoblástica que resultará na formação de células-tronco, chamadas blastômeros.
1 1 – Na reprodução humana, após a formação da mórula, mostrada em H, ocorre a compactação a fim de evitar a separação entre essas células no aparelho reprodutor feminino.
2  2 – Após a formação de dezenas de células, visível em H, é originada uma cavidade, preenchida de líquido, chamada blastocele (I); o embrião, nessa condição, é chamado de gástrula.
3  3 – Na gastrulação, as células que darão origem aos músculos do animal migram para o interior do embrião; as células que darão origem à pele migram para a superfície.
4  4 –  A notocorda, presente nos cordados, é formada a partir da organização ântero-posterior de células do mesoderma do embrião, na forma de um bastão, e tem o papel de orientar a diferenciação do sistema nervoso.
28. (UFV) Uma das principais características que permitiram aos vertebrados a ocupação do ambiente terrestre foi o desenvolvimento de um ovo cleidoico que permite o desenvolvimento do embrião independentemente do ambiente aquático. Assinale a alternativa que contém estruturas do ovo cleidoico dos vertebrados terrestres:
a) Membrana vitelínica, vitelo e alantoide.
b) Córion, âmnion e vitelo.
c) Córion, âmnion e alantoide.
d) Membrana vitelínica, âmnion e vitelo.
29. (UFAM) Uma vez que ocorre a fecundação, o zigoto inicia o processo de clivagem ou segmentação. Observando a sequência de clivagem (em humanos) abaixo, é correto afirmar que:
29
a) 1 e 2 representam os blastocistos.
b) 3 e 4 representam os blastocistos.
c) 5 representa a mórula.
d) 6 representa a mórula.
e) 7 representa a mórula.
30. (UEPG) A respeito do desenvolvimento embrionário humano, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – Após aproximadamente 72 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão originando dois blastocistos. Entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estágio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastômero, que chega ao útero.
1  1 – O blastocisto implanta-se na parede uterina por volta do décimo quarto dia após a fecundação. As células do trofoblasto dividem-se rapidamente e produzem enzimas que digerem a parede uterina, permitindo a penetração do embrião. Por volta do décimo quinto dia, o embrião encontra-se totalmente envolto pelo tecido uterino.
2  2 – Enquanto está sendo conduzido da tuba uterina para o útero, o blastocisto fica envolto pela zona pelúcida. Essa proteção impede a adesão do blastocisto à parede da tuba uterina. O blastocisto libera-se da zona pelúcida apenas quando chega ao útero.
3  3 – Em alguns casos, a liberação do blastocisto de dentro da zona pelúcida ocorre na tuba uterina e ele se adere à parede dessa estrutura, provocando o que se chama gravidez tubária, um dos casos de gravidez ectópica.
4  4 – O blastocisto apresenta-se como uma esfera formada por uma camada de células denominadas trofoblastos, envolvendo uma cavidade interna, em que se observa um acúmulo de células, denominado botão embrionário ou embrioblasto. Os trofoblastos participam da formação do âmnio, do cório, da placenta e do saco vitelínico; o botão embrionário dá origem ao embrião propriamente dito.
31. (UECE) Ingressão é o nome dado à migração de células da camada celular na superfície do embrião para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulação acontece na formação das células nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como uma célula-ovo do tipo:
a) Centrolécito.
b) Telolécito.
c) Heterolécito.
d) Isolécito.
32. (UNICENTRO) No desenvolvimento embrionário de cordados após ocorrer a fecundação do óvulo pelo espermatozoide forma-se o zigoto que passa por processos de segmentação resultando na formação da mórula e do blastocisto. O blastocisto sofre uma invaginação e vai formar a gástrula onde se reconhecem dois folhetos embrionários. Se uma mulher grávida for exposta à ação de um agente teratogênico nesta fase do desenvolvimento embrionário e o mesmo agir no folheto mais externo poderá haver má formação em qual dos sistemas abaixo?
a) Sistema esquelético.
b) Sistema circulatório.
c) Sistema digestório.
d) Sistema urogenital.
e) Sistema nervoso.
33. (UNICENTRO) Sobre o desenvolvimento embrionário animal, assinale a alternativa correta.
a) As fases da gastrulação são duas, a mórula e a blástula.
b) Os folhetos germinativos ou embrionários são: ectoderma, mesoderma e endoderma, sendo o animal que os possui diblástico.
c) Durante o desenvolvimento embrionário as células passam por diferenciação celular, cujo resultado são tecidos com distintas funções.
d) Os animais que o blastóporo dá origem à boca são chamados de deuterostômios, e os animais que o blastóporo origina o ânus são os protostômios.
e) Um feto que apresente má formação da medula espinhal provavelmente teve problemas no desenvolvimento da endoderme.
34. (IFSEP) No embrião de mamífero, a fase de flexão captura uma parte do saco vitelínico que fica incorporada no corpo embrionário. Esta porção deve desenvolver:
a) A bolsa amniótica que protege o embrião em seu desenvolvimento.
b) O tubo neural que dá origem ao sistema nervoso central e periférico.
c) A notocorda que induz a formação da coluna vertebral e costelas.
d) A cadeia de somitos que participam da formação músculo-esquelética.
e) O intestino primitivo que forma o forro mucoso dos sistemas digestório e respiratório.
35. (UFPI) Os folhetos germinativos tomam forma e posições específicas no desenvolvimento embrionário. Assinale a alternativa que contém somente órgãos/sistemas de origem ectodérmica em vertebrados.
a) Ossos, notocorda, cartilagens, gônadas, músculos, coração, rins e sistema circulatório.
b) Cérebro, revestimento da cavidade oral e nasal, ouvido interno e sistema nervoso.
c) Fígado, pâncreas, trato respiratório, bexiga e tireoide.
d) Cabelos, unhas, pulmões e sistema circulatório.
e) Ossos, cartilagem, notocorda e vasos sanguíneos.
36. (UFT) Relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa que apresenta a sequência numérica correta com relação ao desenvolvimento embrionário humano.
COLUNA I
1. Blastocisto
2. Hipoblasto
3. Epiblasto
4. Sinciciotrofoblasto
5. Citotrofoblasto
COLUNA II
(   ) Participa da formação da vesícula vitelínica e da alantoide.
(   ) Estágio de desenvolvimento da blástula nos mamíferos.
(   ) Participa da formação do âmnio e de todo o corpo do embrião.
(  ) Camada de células ainda individualizadas do trofoblasto que envolve o embrião.
(   ) Massa citoplasmática contendo inúmeros núcleos.
a) 21354.
b) 31254.
c) 21345.
d) 53214.
e) 3254-1.
37. (UFU) São exemplos de animais que apresentam ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica superficial:
a) Galinhas e perus.
b) Borboletas e libélulas.
c) Estrelas-do-mar e anfioxos.
d) Tartarugas e rãs.
38. (UFV) A figura abaixo representa o ciclo de vida de um sapo, da fertilização (I) ao estágio adulto (VI).
38
Assinale a afirmativa incorreta:
a) V representa os estágios de pré-adulto, os quais possuem respiração pulmonar.
b) II representa a segmentação, que é o período no qual se forma a blástula.
c) IV representa a organogênese, na qual se diferenciam os tecidos do organismo.
d) III representa a gastrulação, na qual se formam os três folhetos germinativos.
39. (UFPI) Considerando-se o desenvolvimento tanto anatômico quanto funcional das estruturas extraembrionárias dos répteis e dos mamíferos placentários, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificações nos dois grupos de animais citados é:
a) O saco vitelínico.
b) O alantoide.
c) O cório.
d) O âmnio.
e) A casca do ovo.
40. (UFPI) O folheto germinativo que dá origem à epiderme e estruturas que se originam dela, como pelos, unhas, garras, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, chama-se:
a) Ectoderma.
b) Endoderma.
c) mesoderma.
d) Endoderma e ectoderma.
e) Mesoderma e endoderma.
41. (UECE) Considerando a origem embrionária dos tipos de tecidos epiteliais que constituem a epiderme e o forramento das cavidades internas do tubo digestivo podemos afirmar que eles se originam, respectivamente, na:
a) Endoderme e mesoderme.
b) Ectoderme e endoderme.
c) Ectoderme e mesoderme.
d) Endoderme e ectoderme.
42. (UNICENTRO) Assinale a alternativa que contenha apenas animais triblásticos, celomados e protostômios.
a) Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos.
b) Artrópodes, Moluscos e Equinodermos.
c) Moluscos, Anelídeos e Artrópodes.
d) Nematelmintos, Equinodermos e Cordados.
e) Cnidários, Platelmintos e Artrópodes.
43. (UTFPR) Os vertebrados apresentam um embrião frágil, que não se sustenta a não ser em um ambiente protegido, com temperatura estável e adequada. Seu desenvolvimento é facilitado pela presença dos anexos embrionários. A membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade que contém um líquido cuja função é proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação é:
a) Saco vitelínico.
b) Cório.
c) Âmnio.
d) Alantoide.
e) Placenta.
44. Observe os blastômeros abaixo.
44
Não será correto afirmar que:
a) A segmentação é meroblástica discoidal.
b) O tipo de segmentação é devido à distribuição do vitelo.
c) Ocorre em ovos de anfíbios.
d) Formará uma mórula com macrômeros e micrômeros.
e) A segmentação observada teve início num zigoto proveniente de ovo heterolécito.
45. (UNEMAT) Os somitos são blocos de células resultantes da segmentação da massa mesodérmica dorsal. Embora todos os somitos pareçam iguais, originam-se de diferentes estruturas nas diversas partes do organismo. De acordo com o texto, assinale a alternativa em que as estruturas originam-se dos somitos.
a) Formação das vértebras, dos nervos e dos músculos.
b) Revestimento dos ductos respiratórios e dos pulmões em anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
c) Formação da epiderme.
d) Formação das estruturas glandulares associadas à digestão.
e) Formação dos sistemas respiratórios.
46. (CEFET-PI) O córtex da supra renal, a tireoide e a córnea possuem origem:
a) Mesodérmica, ectodérmica e endodérmica, respectivamente.
b) Ectodérmica, mesodérmica e endodérmica, respectivamente.
c) Mesodérmica, endodérmica e ectodérmica, respectivamente.
d) Ectodérmica, endodérmica e mesodérmica, respectivamente.
e) Endodérmica, ectodérmica e mesodérmica, respectivamente.
47. (UFV) A figura abaixo representa alguns estágios em ordem do desenvolvimento embrionário humano:
47
Em relação à figura, é incorreto afirmar que:
a) Os estágios de I a III representam a sequência inicial de desenvolvimento embrionário que ocorre na tuba uterina.
b) Até o estágio IV os blastômeros ficam unidos frouxamente e a partir daí estabelecem contato mais íntimo, formando a mórula (V).
c) A blástula, estágio VI, é delimitada por uma camada de células que normalmente se dividem para formar os gêmeos dizigóticos.
d) A segmentação é holoblástica e igual, ou seja, o zigoto divide-se totalmente, e a primeira clivagem, indicada em III, é meridional.
48. (PUC-CAMINAS) Os ovos do gafanhoto, como os da maioria dos insetos, sofrem clivagem do tipo apresentado na figura abaixo.
48
(J. M. Amabis e G. R. Martho. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2004. p. 385)
Essa clivagem é …I.. característica de ovos …II… . A frase se tornará correta se I e IIforem substituídos, respectivamente, por:
a) holoblástica igual e oligolécitos.
b) holoblástica desigual e heterolécitos.
c) holoblástica subigual e oligolécitos.
d) meroblástica discoidal e telolécitos.
e) meroblástica superficial e centrolécitos.
49. (UFPI) Várias membranas extra-embrionárias, que se originam do embrião, mas não fazem parte dele, têm papel essencial no desenvolvimento embrionário. A interação entre os tecidos mesodérmico e trofoblástico origina o cório, que, juntamente com outros tecidos da parede uterina em mamíferos, dão origem (à) (ao):
a) Saco vitelínico.
b) Placenta.
c) Âmnio.
d) Cavidade do alantoide.
e) Cordão umbilical.
50. (UESPI) Na reprodução humana, a ordem correta dos eventos que se seguem à fecundação é a formação de:
a) Zigoto, mórula, blastômero, blástula, gástrula.
b) Zigoto, blastômero, blástula, mórula, gástrula.
c) Zigoto, blastômero, mórula, gástrula, blástula.
d) Zigoto, mórula, blástula, blastômero, gástrula.
e) Zigoto, blastômero, mórula, blástula, gástrula.
51. (UEPA) Tecnologias avançadas de reprodução humana assistida envolvem “ovulação múltipla e transferência de embrião”. Nesses procedimentos ocorre a estimulação hormonal para maturação e liberação de um número considerável de óvulos, os quais podem ser submetidos à fertilização artificial. Em uma única mulher é possível a implantação de vários embriões
       (Fonte:Modificado de http://www. biotecpragalera. org.br/dicionario.php? busca=%F3vulo acesso em 18/09/2009)
Sobre a palavra destacada no texto acima, afirma-se que:
I. Sua proteção contra o ressecamento e choques mecânicos é realizada pela bolsa amniótica.
II. Ao atingir a fase de mórula, ocorre o seu ingresso na cavidade uterina onde surge o blastocisto.
III. Na fase de trofoblasto, apresenta o blastocisto que é responsável pela penetração do embrião no endométrio.
IV. Os blastômeros resultam de divisões mitóticas que, na evolução embrionária, irão compor a mórula, blástula e gástrula.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) IIIII e IV.
e) IIIIII e IV.
52. (PUC-MG) A figura representa sequências de eventos de parte do desenvolvimento embrionário de um mamífero eutério.
52
Com base em seus conhecimentos, assinale a afirmativa incorreta.
a) Nas etapas 5 e 6, pode ocorrer a formação de gêmeos monozigóticos através da separação e desenvolvimento independente da massa celular D.
b) Na etapa 5, aletra B representa blastocele que dará origem ao intestino primitivo.
c) O componente A representa uma barreira que foi transposta pelo espermatozoide para fecundar o ovócito.
d) Na etapa 1, aseparação das células pode levar à formação de dois indivíduos idênticos genotipicamente.
53. (CEFET-PR) Relacione a coluna I à coluna II: em seguida, indique a alternativa cuja sequência numérica está correta:
COLUNA I
1. Ovo oligolécito
2. Ovo heterolécito
3. Ovo telolécito
4. Ovo centrolécito
COLUNA II
(  ) Répteis
(  ) Equinodermos
(  ) Insetos
(  ) Anfíbios
a) 1 – 4 – 3 – 2.
b) 2 – 1 – 3 – 4.
c) 3 – 1 – 4 – 2.
d) 4 – 2 – 3 – 1.
e) 3 – 4 – 2 – 1.
54. (UEPB) A figura abaixo representa os anexos embrionários dos vertebrados. Assinale a alternativa correta que identifica quais os táxons que possuem essas estruturas:
54
FAVARETTO, José Arnaldo; MERCADANTE, Clarinda. Biologia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
a) Peixes, répteis e mamíferos.
b) Peixes, anfíbios e répteis.
c) Anfíbios, répteis e aves.
d) Mamíferos, anfíbios e répteis.
e) Répteis, aves e mamíferos.
55. (UERJ) Em uma experiência que procurava estudar a participação dos tecidos embrionários na formação dos órgãos primitivos, um embriologista transplantou o lábio dorsal do blastóporo de uma gástrula para a região ventral de outra, conforme demonstra o esquema abaixo:
55
A partir do implante, um novo embrião se desenvolveu. Esse resultado pode ser atribuído ao seguinte fator:
a) Existência da placa neural no lábio dorsal transplantado.
b) Presença de célula germinativa já fecundada no transplante.
c) Atuação do lábio dorsal sobre os tecidos do organismo receptor.
d) Fornecimento de abundante material nutritivo pelo tecido transplantado.
56. Os folhetos embrionários através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico dos vertebrados.
I. O ectoderma origina a medula espinhal.
II. Do miótomo mesodérmico origina-se o tecido muscular visceral.
III. O endoderma origina as fendas brânquiais.
IV. A somatopleura e a esplancnopleura originam-se do mesoderma em conjunto com o endoderma e ectoderma, respectivamente.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I e III.
e) I, IIIII e IV.
57. (UFPI) A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de diferentes vertebrados. Observando-a com atenção, pode-se concluir corretamente que:
57
a) Existe uma grande semelhança no desenvolvimento embrionário dos diferentes animais, sobretudo nos primeiros estádios.
b) A presença de cauda é uma característica comum nos estádios finais do desenvolvimento dos diferentes animais.
c) Os estádios jovens do desenvolvimento embrionário de um animal são bastante diferentes dos estádios jovens do desenvolvimento embrionário de seus ancestrais.
d) Uma ancestralidade comum não pode ser evidenciada através da observação do desenvolvimento embrionário.
e) Quanto mais diferentes são os organismos, maior a semelhança embrionária entre eles.
58. (URCA) No desenvolvimento embrionário dos animais o primeiro estágio de células indiferenciadas que se formam é denominado de:
a) Mórula.
b) Blástula.
c) Gástrula.
d) Nêurula.
e) Epigênese.
59. (UEPB) Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais.
58
Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmentação e exemplo de ser vivo onde ocorre.
a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.
b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.
c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.
d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.
e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.
60. (UFSM) Sobre a organização morfológica dos filos invertebrados, assinale a alternativa correta.
a) Os poríferos são exemplos de animais diblásticos, e os cnidários são exemplos de animais triblásticos.
b) Os nematódeos apresentam celoma verdadeiro preenchido por líquido onde se alojam diversos órgãos.
c) Nos invertebrados protostômios, o blastóporo dá origem à boca, sendo exemplos os anelídeos, os moluscos e os equinodermos.
d) A metameria ou segmentação corporal está presente nos moluscos, nos anelídeos e nos artrópodes.
e) A tendência de concentração de órgãos dos sentidos e células nervosas na região anterior do corpo é chamada “cefalização”.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
C
FFVVV
D
FVVFF
A
VFVFF
D
A
FVVVV
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
A
VFVFF
D
VVFFV
B
FFVVV
B
D
VVFFV
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
E
A
VVFVV
B
VVFVF
B
VVFVV
C
C
FFVVV
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
A
E
C
E
B
A
B
A
D
A
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
B
C
C
A
A
C
C
E
B
E
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
C
B
C
E
C
D
A
A
C

Lista de exercicios - GENÉTICA

01. (UDESC) Sabe-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo, e que o albinismo é condicionado por um gene recessivo localizado em um cromossomo autossômico. Um casal, em que ambos são heterozigotos para a pigmentação da pele; o homem e a mulher têm visão normal, sendo ela filha de pai daltônico, deseja saber qual a possibilidade de terem um filho albino e daltônico. Assinale a alternativa que apresenta o percentual probabilístico.
a) 50%.
b) 6,25%.
c) 33%.
d) 25%.
e) 0%.
02. (UPE) Sabe-se que a miopia é determinada pela ação de um gene recessivo autossômico m. Um casal de visão normal, cujas mães eram míopes, teve 3 filhas, todas com visão normal. Qual a probabilidade de o próximo filho ser do sexo masculino com visão normal?
a) 3/4.
b) 1/4.
c) 1/2.
d) 3/8.
e) 1/8.
03. (FBV) A compreensão dos fenômenos relacionados à hereditariedade dos seres vivos tornou-se possível a partir do entendimento dos princípios básicos da genética. A respeito de alguns conceitos genéticos fundamentais que aparecem destacados em itálico nas proposições abaixo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
I   II
0  0 – Um gene pode ser definido como um trecho de molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) que atua como modelo para a fabricação de um ácido ribonucleico (RNA), o qual pode conter informação para a síntese de uma proteína específica.
1  1 – Por exemplo, quando falamos da cor das flores de uma planta, da cor da pelagem de um cão ou do tipo sanguíneo de uma pessoa, estamo-nos referindo aofenótipo; já quando dizemos, por exemplo, que uma planta possui genes para flor vermelha ou que uma pessoa possui genes para um dado tipo sanguíneo, fazemos referência ao genótipo.
2  2 – Entende-se como genoma o quadro cromossômico diploide padronizado de uma espécie, no qual se levam em consideração o número, as formas e os tamanhos dos cromossomos, tomando-se para protótipo um indivíduo normal daquela espécie.
3  3 – O cariótipo espelha a constante cromossômica dos gametas ou células sexuais de reprodução, que são sempre haploides e cujo papel é manter no zigoto o número de cromossomos característico de uma espécie.
4  4 – A heterozigose é definida como uma qualidade do heterozigoto, isto é, indivíduo que possui genes diferentes num único par de alelos.
04. (COVEST) Miopia e fenilcetonúria decorrem da ação de genes recessivos autossômicos (fenilcetonúria resulta da incapacidade de transformar a fenilalanina em tirosina). A partir dos dados fornecidos no heredograma abaixo, determina e probabilidade do casal II1 X II2 ter uma criança, do sexo masculino e normal para as duas características em questão.
04
a) 3/8.
b) 1/16.
c) 3/16.
d) 3/24.
e) 1/2.
05. (UECE) Sabe-se que em determinada população manifestam-se 3 (três) tipos de alelos Ax  > Ay > Az e que a relação de dominância é Ax > Ay > Az. Suponha que numa população hipotética de 15.000 indivíduos, este caso de polialelia se expresse de acordo com o quadro abaixo.
05
Partindo dessa suposição, pode-se concluir corretamente que a frequência de fenótipos que expressam o gene Az é de:
a) 75%.
b) 50%.
c) 25%.
d) 10%.
e) 20%.
06. (UFSCAR) Em drosófila, o caráter cerdas retorcidas é determinado por um gene recessivo e ligado ao sexo. O alelo dominante determina cerdas normais (não retorcidas). Uma fêmea heterozigota foi cruzada com um macho normal. A descendência esperada será de:
a) 50% de machos e 50% de fêmeas normais e 50% de machos e 50% de fêmeas com cerdas retorcidas.
b) 50% de machos normais, 50% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais.
c) 100% de machos normais, 50% de fêmeas com cerdas retorcidas e 50% de fêmeas normais.
d) 100% de machos com cerdas retorcidas e 100% de fêmeas normais.
e) 100% de machos normais e 100% de fêmeas com cerdas retorcidas.
07. (COVEST) Em um dos modelos propostos para a determinação da cor dos olhos na espécie humana (herança quantitativa), são considerados cinco diferentes fenótipos. Na descendência de pais heterozigóticos para os locos determinantes desta característica, foram observados os dados apresentados no quadro abaixo. Analise-os, juntamente com o gráfico, e identifique a correção das proposições abaixo.
07
I  II
0  0 – Três pares de alelos justificam os resultados apresentados.
1  1  – Nos indivíduos de olhos castanho-claros, os locos em questão podem estar em homozigose ou em heterozigose.
2  2 – Indivíduos de olhos verdes apresentam homozigose em apenas um dos locos em questão.
3  3 – A probabilidade do nascimento de duas crianças de olhos azuis, a partir de um casal genotipicamente igual ao do exemplo dado, é de aproximadamente 0,004.
4  4 – A probabilidade do casal indicado em (3-3) ter duas crianças, sendo uma de olhos castanho-claros e uma de olhos verdes é de 3/16.
08. (UEPB) Um indivíduo (AB) (ab) é cruzado com outro (ab) (ab), produzindo a seguinte geração:
– (aB) (ab) ……. 24
– (Ab) (ab) ……. 27
– (ab) (ab) ……. 396
– (AB) (ab) …… 403
De posse dos resultados acima, a frequência de permutação entre A e B é:
a) 10 %.
b) 6 %.
c) 12 %.
d) 8 %.
e) 4 %.
09. (UPE) Antônio e Mara pretendem ter filhos. Entretanto, como em suas famílias há indivíduos hemofílicos e/ou albinos, embora ambos sejam normais para essas características, resolveram procurar aconselhamento de um especialista e relataram o seguinte:
– Os pais de Antônio e a mãe de Mara são normais para essas características, entretanto, o pai de Mara é albino e hemofílico.
– O avô materno de Antônio era hemofílico.
– Do seu primeiro casamento, Antônio tem uma filha albina.
Com base nos dados acima e considerando que o tipo de hemofilia apresentado é de herança recessiva ligada ao cromossomo X e o albinismo, de herança autossômica recessiva, analise as informações.
I. A probabilidade de o casal ter uma criança albina e hemofílica será de 1/16, independente do sexo.
II. Dentre as crianças do sexo masculino, o casal terá 1/2 de probabilidade de ter um filho albino e hemofílico.
III. Dentre as crianças do sexo feminino, o casal terá 0% de probabilidade de ter uma filha albina e hemofílica.
IV. Como Antônio e Mara são portadores do alelo para a hemofilia, transmitido para Antônio através de seu avô e para Mara, através de seu pai, o casal tem 1/4 de probabilidade de gerar uma criança com essa característica, independente do sexo.
V. Como Antônio tem uma filha albina, independente do genótipo de Mara, o casal terá 1/2 de probabilidade de ter uma criança albina.
Assinale a alternativa que contempla a(s) informação(ões) declarada(s) corretamente pelo geneticista.
a) I e III.
b) II e IV.
c) IV e V.
d) Apenas a II.
e) Apenas a III.
10. (UNESP) O esquema mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes e, os claros, os indivíduos de visão normal.
10
A probabilidade do casal I x II, indicado no heredograma, ter uma criança míope é:
a) Imprevisível, porque a mulher tanto pode ser homozigota como heterozigota.
b) Nula, porque a mulher tem o gene dominante em homozigose.
c) 1/2, porque 50% dos gametas da mulher transportam o gene recessivo.
d) 1/4, porque o casal já tem três filhos com visão normal.
e) 1/4, porque o gene para a miopia é recessivo.
11. (URCA) Em porquinho da índia (Cavia porcellus) a característica “pelo curto” é condicionada por um gene dominante enquanto o “pelo longo” é condicionado por um par de genes recessivos, não ligados ao sexo. Um casal desses animais apresentam “pelo curto”, e suas mães tinham “pelos longos”. Desse casal espera-se uma prole, de:
a) 75% de homozigotos.
b) 25% de homozigotos e 25% de heterozigotos.
c) 50% de homozigotos e 50% de heterozigotos.
d) 50% de pelos longos e 50% de pelos curtos.
12. (UEL) Na meiose de um indivíduo AB/ab, ocorre crossing-over entre esses genes em 40% das células. A frequência de gametas AB, Ab, aB e ab produzidos por esse indivíduo deve ser, respectivamente:
a) 10%, 40%, 40% e 10%.
b) 30%, 20%, 20% e 30%.
c) 30%, 30%, 20% e 20%.
d) 40%, 10%, 10% e 40%.
e) 40%, 40%, 10% e 10%.
13. (MACK) Um homem de visão normal e com número normal de dedos casa-se com uma mulher polidáctila e daltônica. Sabendo-se que a polidactilia é uma herança autossômica dominante, assinale a alternativa correta.
a) Esse casal poderá ter uma filha polidáctila e daltônica.
b) A mãe dessa mulher terá obrigatoriamente o mesmo genótipo para o daltonismo que ela.
c) O pai dessa mulher é daltônico.
d) A mulher é obrigatoriamente filha de pai e mãe polidáctilos.
e) Os filhos homens desse casal serão sempre daltônicos e não polidáctilos.
14. (PUC-PR) Quando duas populações da espécie vegetal Zea mays (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:
a) 1/2 AA e 1/2 aa.
b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa.
c) 1/3 AA e 1/4 aa.
d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa.
15. (UNISC) No albinismo tirosinase-negativo não há produção da enzima tirosinase, participante de etapas do metabolismo que transforma o aminoácido tirosina em melanina. O locus do gene que codifica esta enzima localiza-se no cromossomo 11 e pode conter o alelo normal A ou o recessivo a. Um casal normal que possui quatro filhos todos normais deseja ter um novo filho. Sabendo-se que a herança desta característica é autossômica recessiva e que o avô paterno e a avó materna das crianças eram albinos, qual será a probabilidade de o bebê vir a ser albino?
a) 0%.
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
16. (UNIFOR) A fenilcetonúria é uma doença que acomete aproximadamente 1 em cada 10.000 indivíduos nascidos vivos da população caucasiana, sendo identificado vários casos no Nordeste brasileiro, caracterizada pelo acúmulo de fenilalanina na corrente sanguínea e aumento da excreção urinária de ácido fenilpirúvico e fenilalanina, em decorrência da ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Esta última está envolvida na hidroxilização da fenilalanina em tirosina que, por sua vez, participa da síntese de melanina. O acúmulo de fenilalanina no organismo resulta em deficiência mental.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/fenilcetonuria/Acesso em 29 abr. 2015. (com adaptações)
Considerando o texto acima, sobre a fenilcetonúria, marque a alternativa correta:
a) A fenilcetonúria é um erro inato do metabolismo causado por infecções bacterianas.
b) O acúmulo de fenilalanina no organismo ocorre por ação de parasita intracelular.
c) A fenilcetonúria pode ser transmitida através de transfusões sanguíneas.
d) A tirosina é um aminoácido não essencial, portanto sua deficiência é insignificante.
e) A fenilcetonúria é resultante de mutação no gene da enzima fenilalanina hidroxilase.
17. (UEPG) O alelo para a cor amarela da semente de ervilha é dominante sobre o alelo para cor de semente verde. Por sua vez, o alelo para formato da ervilha lisa é dominante sobre o alelo para formato rugoso. Do cruzamento entre plantas puras com semente lisa e amarela com plantas de semente verde e rugosa foi obtida a geração 1 (F1). Do intercruzamento de plantas da geração 1 (F1) foi obtida a geração 2 (F2). Com relação às proporções genotípicas e fenotípicas esperadas nas gerações F1 e F2, assinale o que for correto.
01. A proporção fenotípica da geração 1 (F1) é de 50% de plantas lisas e amarelas e 50% de plantas rugosas e verdes.
02. Na geração F2 é esperada uma proporção fenotípica de 9/16 lisas e amarelas, 3/16 lisas e verdes, 3/16 rugosas e lisas e 1/16 rugosas e verdes.
04. A proporção genotípica da geração 2 (F2) é de 25% homozigotas dominantes, 50% heterozigotas e 25% homozigotas recessivas.
08. O genótipo das plantas rugosas e verdes é sempre duplo dominante.
16. Para a geração F1 são esperadas que todas as plantas possuam genótipo duplo heterozigoto (100% di-híbrida).
Soma das alternativas corretas:
18. (UFMG) Observe o esquema.
18
Com base nesse esquema e em conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
a) O gene HbA é dominante sobre o gene HbS.
b) Os indivíduos HbA/HbS e HbS/HbS devem apresentar os mesmos níveis de hemoglobina anormal.
c) Os indivíduos que produzem só hemácias anormais podem ser curados por meio de transfusão sanguínea.
d) Um determinado genótipo pode produzir diferentes fenótipos.
19. (UPE) Sobre indivíduos portadores da síndrome de Down, analise as afirmativas abaixo.
I   II
0  0 – Em geral, os portadores apresentam língua protrusa, retardo mental de intensidade variável e malformações cardíacas.
1  1 – Em ambos os sexos, a análise do núcleo interfásico revela a presença da cromatina sexual.
2  2 – A alteração cromossômica, presente nesses indivíduos, pode surgir por uma disjunção irregular do par cromossômico 22, durante a separação dos homólogos na meiose I ou das cromátides irmãs na meiose II, em um dos parentais.
3  3 – Os portadores podem apresentar cariótipo 45 A + XX, quando do sexo feminino, ou 45 A + XY, quando do sexo masculino.
4  4 – Cariotipicamente, os portadores apresentam uma monossomia do par cromossômico 21.
20. (PUC-CAMPINAS) Uma equipe de biólogos obteve dados para estudos de certos caracteres genéticos na população de uma aldeia. Entre esses dados constam os de uma família na qual uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. A probabilidade do nascimento de crianças daltônicas na prole dessa mulher é de:
a) 25% dos meninos.
b) 25% das meninas.
c) 50% dos meninos.
d) 50% das meninas.
e) 75% dos meninos.
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Estudo liga obesidade a memória ruim



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Um pequeno estudo realizado na Grã-Bretanha sugeriu que pessoas obesas podem ter memória pior do que as magras.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge realizaram testes em 50 pessoas e identificaram relação entre sobrepeso e pior "memória episódica", a habilidade de lembrar experiências passadas.
O estudo foi publicado na revista especializada Quartely Journal of Experimental Psychology. O trabalho afirma que uma memória menos intensa de refeições recentes pode levar a pessoa a comer em excesso.
No entanto, outros aspectos da memória, como conhecimento geral, não foram afetados.
Experiências anteriores em ratos já mostraram que excesso de peso afeta o desempenho em testes de memória, mas estudos em humanos eram inconclusivos até o momento.
As experiências em Cambridge analisaram a memória episódica, a que leva a pessoa a lembrar do cheiro de uma xícara de café ou do tato no momento em que segura a mão de outra pessoa.

Metodologia

Para a experiência, os cientistas recrutaram 50 pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) variando de 18 (considerado saudável) a 51 (muito obeso).
Nos testes, participantes ficavam em frente à tela de um computador e tinham que "esconder" objetos em momentos diferentes e em cenas distintas que apareciam na tela.
Depois eles tinham que lembrar o que haviam escondido, quando e onde.
O índice de acerto entre pessoas obesas foi 15% mais baixo do que entre as magras.
"O que estamos sugerindo é que um IMC mais alto reduz de alguma forma a vivacidade da memória, mas eles (os obesos) não estão tendo brancos ou amnésia", disse à BBC Lucy Cheke, da Universidade de Cambridge.
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Image captionSegundo pesquisadores, obesos podem não ter uma memória tão vívida das refeições passadas.
"Mas se eles têm uma memória mais fraca de uma refeição recente, com um impacto menor em suas mentes, então eles podem ter uma habilidade menor de regular o quanto vão comer depois."

Fome e memória

Os hormônios ligados à fome têm um papel muito importante na quantidade de comida que consumimos, mas cientistas já reconhecem que a memória também tem sua importância no processo.
Pesquisas já indicaram, por exemplo, que pessoas que assistem televisão enquanto se alimentam comem mais ou sentem fome mais rápido depois de comer.
E que pessoas que sofrem de amnésia acabam fazendo várias refeições em um período curto de tempo.
"Ainda é muito cedo para falar em conselhos (para a população), mas certamente estamos começando a observar os mecanismos que a obesidade usa para se perpetuar", disse Cheke.
"Concentrar-se no que você está comendo já é uma mensagem (para as pessoas) há muito tempo, mas pode ser um pouco mais difícil se você está acima do peso. Esperamos que, sabendo o que está acontecendo, possamos desenvolver formas de ajudar as pessoas", concluiu a pesquisadora.

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