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6 de out. de 2015

Por que alguns homens desenvolvem sintomas de gravidez

Por que alguns homens desenvolvem sintomas de gravidez

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Image caption O caso de Harry Ashby não é único; síndrome de Couvade aparece em homens que estão perto da paternidade
Há cerca de um ano, Harry Ashby, que tem 29 anos e trabalha como segurança na Inglaterra, figurou nas manchetes de vários jornais britânicos por estar sofrendo uma série de sintomas atípicos para um homem: náuseas, enjoos, aumento de peso e até crescimento da barriga.
Curiosamente, esses eram os mesmos sintomas que sua namorada, grávida, sentia. Ashby foi ao médico e obteve o diagnóstico: ele estava com síndrome de Couvade.
Não é uma doença, mas um conjunto de sintomas de uma "gravidez fantasma", uma espécie de gravidez psicológica ou "gravidez por empatia".
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O caso de Harry Ashby pode até parecer estranho, mas não é o único, nem o primeiro.

Antecedentes antropológicos

O nome da síndrome vem da palavra francesa "couver", que significa incubar. Ela designa um conjunto de sintomas involuntários associados à gestação, que não têm nenhuma causa física aparente – e que aparecem em alguns homens que vão ser pais.
Foi um antropólogo francês que utilizou esse nome pela primeira vez em 1865 para descrever os hábitos que observou em comunidades primitivas, como na antiga Grécia, diante da espera de um bebê.
Essas comunidades passavam por rituais "imitando" o que acontecia com as mulheres grávidas. O homem imitava as dores do parto, deixava de fazer suas coisas e de ter qualquer esforço físico e, quando o bebê nascia, ele o colocava no peito e simulava a amamentação.

Sintomas

Além dos sintomas sentidos por Harry Ashby, outros comuns a quem desenvolve a síndrome de Couvade moderna são vômito, tontura, dores abdominais e dentárias, mudança de apetite, fadiga, insônia, problemas intestinais, alteração de peso, entre outros.
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Image caption Falar com a esposa, com os amigos ou participar de grupos de pais onde o homem possa expressar suas inquietações podem ajudar a diminuir os sintomas
Em 2013, uma equipe de pesquisadores poloneses observou 143 homens que estavam para ser pais e concluiu que 72% deles apresentaram pelo menos um dos 16 sintomas da síndrome de Couvade durante a gravidez de suas esposas. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Medical Science Monitor.
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Antes disso, outro estudo realizado em 2007 por pesquisadores da Universidade St. George, de Londres, analisou 282 futuros pais que acompanhavam suas mulheres grávidas ao hospital e constatou que 11 deles relataram sintomas similares aos de Ashby.
Um dos líderes da pesquisa, Arthur Brennan, disse à época que, apesar de parecer fingimento, esses sintomas dos homens são reais.
"Algumas pessoas podem pensar que esses homens estão fingindo, mas eles não estão querendo chamar a atenção. Esses sintomas são involuntários."

Causas

Segundo especialistas, não está claro por que alguns homens desenvolvem esses sintomas típicos da gravidez. Mas alguns deles sugerem que isso pode estar relacionado com a ansiedade sobre a gestação e a paternidade.
O ginecologista e psiquiatra Alfonso Gil Sánchez diz que, tradicionalmente, toda pesquisa sobre saúde mental pré-natal tem se concentrado na mulher, mas agora há evidências concretas de que o homem também sofre mudanças - juntamente com a mulher.
Gil Sánchez, que também é membro da Sociedade Internacional de Saúde Mental Pré-Natal, afirma que há provas de que o homem passa por mudanças no cérebro para poder se relacionar e se apegar com o bebê, além de mudanças psicológicas e sociais relacionadas com as expectativas culturais sobre o que significa ser pai.
O médico destaca que a síndrome de Couvade não é uma doença psiquiátrica, nem um delírio: o homem não acredita que está efetivamente grávido.
É, na realidade, a "soma de um conflito psicológico que não se pode resolver racionalmente", disse à BBC Mundo. E, portanto, é algo que se manifesta por meio de sintomas físicos sem uma explicação aparente.
No entanto, Gil Sánchez acredita que a síndrome de Couvade "é uma manifestação absolutamente normal", que não tem nada de patológico e que reúne todos esses conflitos que surgem da mudança vital que a paternidade traz: medos, inseguranças e ansiedade.
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Image caption Em algumas culturas, é muito difícil o homem conseguir expressar seu medo ou sua ansiedade pela paternidade
"Não é necessariamente algo negativo", diz.
Por outro lado, o médico ressalta que, em algumas culturas, é muito difícil para um homem expressar ansiedade - admitir, por exemplo, que tem medo de ser pai e que não sabe o que fazer. E tudo isso se reflete nos sintomas do corpo.
"É o corpo expressando esses sentimentos por meio do sintomas."
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Tratamento

Como não é considerada uma doença, não há um tratamento específico para a síndrome de Couvade.
Mas Gil Sánchez sugere que colocar para fora as emoções e as preocupações que os homens sentem nessa situação pode ajudar a diminuir os sintomas.
De qualquer forma, segundo os estudos realizados sobre o tema, a maioria dos sintomas relatados pelos homens desaparece depois do parto de suas esposas.

Outras teorias

Há outras teorias psicológicas, porém, que tentam explicar a origem dessa síndrome.
Uma teoria psicoanalítica sugere que tudo começa por causa de uma inveja que o homem tem da capacidade da mulher para a gestação.
Outra teoria diz que alguns futuros pais veem o filho que ainda nem nasceu como um rival na disputa pela atenção da mãe, e o surgimento involuntário da síndrome de Couvade o ajuda a se identificar com a esposa e a desenvolver o instinto protetor com relação ao bebê.
Há também uma teoria psicossocial, que diz que durante a gestação da mulher, os homens podem se sentir relegados a um papel secundário ou "inúteis" – e para contestar esse sentimento, o homem desenvolve involuntariamente a síndrome de Couvade.
E de uma perspectiva totalmente diferente, há outra teoria que diz que é justamente a proximidade do homem com o feto que desencadeia a síndrome. Assim, os sintomas que aparecem no homem refletem o nível de "apego" que ele já tem com a criança que ainda não nasceu e sua empatia pela esposa na gravidez.
Por outro lado, há estudos mais recentes que explicam a síndrome de um ponto de vista hormonal. Essas pesquisas descobriram que os homens têm aumento do nível hormonal de prolactina e estrógeno durante o primeiro e o terceiro trimestre de gravidez de suas esposas.
Ainda segundo esses estudos, as mudanças hormonais estariam associadas à demonstração de um comportamento paternal.

Olhar o Facebook dos outros pode nos deixar mais tristes?

migos postando fofocas de festas animadas das quais você não participou; conhecidos registrando em fotos uma viagem para algum destino paradisíaco; celebridades mostrando seu cotidiano de luxo e agito. Se você passa seu tempo observando, passivamente, esse tipo de conteúdo no Facebook talvez já tenha experimentado uma sensação de tristeza.
E não está sozinho. Alguns estudos têm mostrado como a rede social pode afetar negativamente nosso bem-estar e provocar sentimentos como inveja.
Uma recente pesquisa da Universidade de Michigan (EUA) com a Universidade de Leuven (Bélgica), publicada no Journal of Experimental Psychology: General, analisou 84 estudantes universitários, que foram instruídos a usar o Facebook por dez minutos dentro de um laboratório e, em seguida, responder um questionário a respeito de suas emoções.
E os que usaram o Facebook passivamente, meramente observando as atividades e fotos de seus conhecidos ou pessoas famosas, se sentiam significativamente mais tristes e mais invejosos ao longo do tempo.
"Sabemos que a vida nos traz dificuldades; nos sentimos bem e nos sentimos mal. Se você está constantemente vendo como a vida das outras pessoas vai bem, vai se sentir pior quanto a sua vida (porque), em comparação, ela parece não ir tão bem", explica à BBC Brasil o professor associado de psicologia Ethan Kross, coautor do estudo na Universidade de Michigan.
O jornal The New York Times chamou atenção para o fenômeno no recém-terminado verão americano, em meio às milhares de postagens de celebridades nas redes sociais exibindo suas glamourosas rotinas, em fotos de corpos perfeitos, cenários deslumbrantes e companhias igualmente famosas.
A ponto de ter sido popularizada a hashtag "medo de estar perdendo" ("fear of missing out" em inglês, ou #FOMO), usada nas redes sociais por pessoas chateadas por não estarem aproveitando as férias com a mesma aparente intensidade.
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Image caption Deprimido em ver o 'feed' com notícias e fotos incríveis dos seus conhecidos? Você não está sozinho

Versão 'editada'

Mas a verdade é que poucos estão. É preciso lembrar que as redes sociais mostram uma versão "editada" de nossas vidas.
"Quando as pessoas postam no Facebook e redes sociais, tendem a postar coisas boas, como fotos bonitas delas em férias. Se você está usando passivamente o Facebook, o que você vê constantemente são esses acontecimentos positivos das vidas dos outros que não são um retrato fiel de suas vidas nem de suas rotinas", explica Kross.
"Todos fazem de tudo para mostrar o seu melhor (na rede social). Quem teve um dia absolutamente banal não vai contar no Facebook", agrega Luli Radfahrer, professor-doutor em Comunicação Digital da ECA-USP e consultor em inovação digital no Brasil.
Para ele, o Facebook substituiu a TV em termos de consumo passivo e pode fazer as pessoas perderem seu referencial.
"Se você vê sempre todas as pessoas muito felizes enquanto você está se sentindo frágil por qualquer motivo, aquilo vai deixá-lo triste - é instintivo. É como se você estivesse constantemente cercado por um grupo de pressão, que só te mostra o que faz de melhor", diz.
As conclusões de Kross e sua equipe têm algumas semelhanças com uma pesquisa de 2012, da Universidade Utah Valley (EUA), com 425 estudantes universitários, que indicava que usuários de Facebook por períodos mais prolongados acreditavam que as outras pessoas eram mais felizes e tinham uma vida melhor do que a deles.

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Image caption É bom lembrar que as pessoas postam online uma versão 'editada' de suas vidas, explicam estudiosos

Uso ativo

O pesquisador americano acredita que efeitos similares possam ser observados no Instagram, ainda que não necessariamente nas demais redes sociais, como o Twitter.
E, de volta ao Facebook, a pesquisa de Kross não identificou queda no bem-estar das pessoas que usavam a rede social de forma mais ativa, ou seja, produzindo informações, conversando com outras pessoas, postando links e interagindo com os demais usuários.
Basicamente, o nível de bem-estar dos usuários ativos se manteve estável.
Agora, Kross e seus colegas querem estudar que tipo de uso da rede social melhoraria o humor e a autoestima dos internautas.
"O uso ativo - além de não impactar seu humor - pode ter outros efeitos positivos, como manter as pessoas informadas sobre o que está acontecendo em sua vida social e manter contato com as pessoas, o que traz vantagens para famílias, carreiras. Quanto a como ampliar as emoções positivas (no Facebook), vamos investigar", diz.
Sua pesquisa aponta, também, que quanto mais as pessoas interagiam diretamente umas com as outras "offline", mais seu humor melhorava ao longo do tempo.
Para Luli Radfahrer, uma forma de se proteger da tristeza causada pelas redes sociais é tentar ao máximo tomar consciência dos efeitos que elas provocam.
"O Facebook é algo novo e intenso. Primeiro, precisamos aprender a relativizá-lo em relação a seu ambiente social e seu conteúdo. Como muita gente moveu seu grupo social para dentro dele, o perigo é que passem a acreditar que o que acontece ali seja um retrato fiel do que acontece na vida real", opina.
"E se você se sente mal (com os estímulos recebidos das redes sociais), uma sugestão é largá-las por um tempo, tirar um período sabático."

bbc brasil

19 de jun. de 2015

Lista sobre origem da vida

01. (UFMS) O cérebro humano evoluiu e, ainda nos primórdios da civilização, nossos hipotéticos ancestrais já poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotróficos atuais, ao redor de fendas vulcânicas submersas, onde há liberação contínua de gás sulfídrico (H2S). Segundo a hipótese autotrófica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos, na seguinte ordem:
a) Primeiro, os que realizavam fermentação; depois, os fotossintetizantes; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).
b) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentação; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).
c) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxigênio (aeróbios); por fim, os que realizavam fermentação.
d) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os que realizavam fermentação; por fim, os fotossintetizantes
e) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentação.
02. (UNICENTRO) São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:
a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.
b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.
c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.
d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.
e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.
03. (UEM) Sobre a origem da vida na Terra, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – A composição química da atmosfera primitiva da terra, constituída por CH4, NH3, H2 e vapor d’água, é de extrema importância para a lógica da teoria heterotrófica de Oparin. Essas moléculas, segundo a teoria, eram necessárias para a síntese de compostos orgânicos.
1  1 – A principal evidência a favor da hipótese autotrófica foi a descoberta de bactérias primitivas, que teriam originado os seres fermentadores, os fotossintetizantes e os respiradores aeróbicos.
2  2 – Louis Pasteur realizou experimentos que consistiam em colocar líquidos nutritivos e pedaços de carne em frascos, aquecê-los e, posteriormente, tampá-los. Após certo período, constatou, nos frascos, a formação de microrganismos variados, fortalecendo a teoria da Biogênese.
3  3 – As moléculas de proteínas são polímeros de aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas.
4  4 – A hipótese heterotrófica considera que os primeiros seres vivos produziam suas próprias substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta terrestre.
04. (UFLA) A representação do experimento realizado por Louis Pasteur é apresentada abaixo:
04
A partir dos resultados obtidos nesse experimento, constata-se que:
a) Foi comprovada a formação de coacervados.
b) Foi comprovada a teoria da abiogênese.
c) Foi observada a formação de aminoácidos.
d) Foi refutada a teoria da abiogênese.
05. (UNICAMP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da atmosfera primitiva que era, provavelmente, constituída de CO2 (80%), CH4 (10%), CO (5%) e N2 (5%) (porcentagens em volume). Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que:
a) O CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.
b) A matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.
c) As substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.
d) Os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.
06. (UEPA) Com base nas teorias postuladas para o surgimento da vida no planeta, julgue as alternativas abaixo:
I    II
0   0 – No fixismo, a vida surgiu pela criação divina e pode sofrer mudanças ao longo do tempo.
1  1 – A panspermia postula que a vida veio do espaço aderida a meteoritos que caíram na terra.
2   2 – Na abiogênese, a vida surgiu a partir de outro ser vivo.
3   3 – A vida surgiu a partir de coacervados nos mares primitivos.
4 4 – Na teoria da evolução química, a vida surgiu a partir da matéria inanimada com associação entre as moléculas.
07. (UFPB) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos; e os primeiros organismos eram autotróficos. Com base na forma de obtenção de energia, é correto afirmar que organismos:
a) Autotróficos não utilizam oxigênio em suas vias metabólicas.
b) Autotróficos não obtêm energia a partir de compostos inorgânicos.
c) Autotróficos utilizam apenas o catabolismo para obter energia.
d) Heterotróficos utilizam o catabolismo e o anabolismo para obter energia.
e) Heterotróficos, na ausência de luz, não utilizam o anabolismo para obter energia.
08. (PUC-RIO) Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, comprovando que a vida não surgia espontaneamente. Para isso, ele realizou experimento utilizando um frasco com gargalo em forma de pescoço de cisne que impedia:
a) A alteração do pH do líquido dentro do frasco.
b) A alteração da temperatura do líquido dentro do frasco.
c) O contato do oxigênio presente no ar com o líquido dentro do frasco.
d) O contato do vapor d’água presente no ar com o líquido dentro do frasco.
e) O contato de microrganismos presentes no ar com o líquido dentro do frasco.
09. (UESPI) A teoria da Biogênese afirma que os organismos vivos surgiram a partir de outros que os precederam. Contudo, não explica como surgiu o primeiro organismo, que possivelmente tinha as seguintes características:
a) Eram acelulares e heterótrofos.
b) Realizavam fotossíntese a partir de descargas elétricas e raios ultravioleta.
c) Possuíam carioteca envolvendo seu material genético de RNA.
d) Eram procariontes com material genético de DNA e ribossomos para síntese proteica.
e) Constituíam-se de elementos químicos tais como carbono, hidrogênio e enxofre.
10. (PASUSP) Em A Origem das Espécies, num raciocínio que cabe em poucas linhas, mas expressa ideias de alcance gigantesco, Darwin produziu uma revolução que alteraria para sempre os rumos da ciência. Ele mostrou que todas as espécies descendem de um ancestral comum, uma forma de vida simples e primitiva. Darwin demonstrou também que, pelo processo que batizou de seleção natural, as espécies evoluem ao longo das eras, sofrendo mutações aleatórias que são transmitidas aos seus descendentes. Essas mutações podem determinar a permanência da espécie na Terra ou sua extinção – dependendo da capacidade de adaptação ao ambiente.
Gabriela Carelli, http://veja.abril.com.br/110209/p_072.shtml. Acessado em 15/06/2010.
Considere as seguintes afirmações, elaboradas com base na leitura do texto:
I. Os seres vivos tiveram origem a partir de um ancestral complexo.
II. As espécies se transformam ao longo do tempo.
III. A extinção de espécies é uma consequência da seleção natural.
IV. O ambiente não interfere na seleção das espécies.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
11. (UPE)
OBSERVE AS FRASES ABAIXO
I. No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver.
II. A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.).
III. “…colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos…”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644).
IV. Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os exemplos com as teorias relativas à origem dos seres vivos.
a) I-abiogênese, II-biogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.
b) I-abiogênese, II-biogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
c) I-abiogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-biogênese.
d) I-biogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
e) I-biogênese, II-abiogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.
12. (UFLA) Em relação à Teoria da Biogênese, apresentam-se as proposições abaixo:
I. É uma teoria segundo a qual um ser vivo se origina somente a partir de processos de reprodução.
II. Segundo essa teoria, a vida pode surgir a partir de matéria inanimada.
III. Os experimentos de Redi e de Pasteur, nos séculos XVII e XIX, respectivamente, foram muito importantes para a credibilidade dessa teoria.
IV. Os diferentes experimentos e pesquisas realizados com o objetivo de consolidar a Teoria da Biogênese levaram à descrença da Teoria da Geração Espontânea.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as proposições III e IV estão corretas.
b) Apenas as proposições I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as proposições II e III estão corretas.
d) Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
13. (UDESC) Uma das hipóteses quanto à origem da vida é a evolução gradual dos sistemas químicos, também conhecida como a hipótese de Oparin e Haldene. Assinale a alternativa incorretaem relação a esta hipótese.
a) Oparin acreditava que as descargas elétricas das tempestades promoveram várias reações químicas nos coacervados, formando os primeiros complexos moleculares inorgânicos nos oceanos primitivos.
b) Época em que havia muitas tempestades com descargas elétricas frequentes, fornecendo energia necessária para que algumas moléculas, presentes na atmosfera, se unissem e formassem as primeiras moléculas orgânicas.
c) Oparin suspeitou que a formação dos complexos moleculares pudesse ter ocorrido nos mares ou oceanos primitivos, dando aos complexos o nome de coacervados.
d) O resfriamento da crosta terrestre ocorreu pela intensa frequência de chuvas, o que permitiu o acúmulo de água, dando origem aos mares primitivos.
e) Além das tempestades intensas, havia grande quantidade de radiações, principalmente de raio ultravioleta, que atingiam a Terra, pois não existia o escudo de ozônio (O3).
14. (UECE) Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são:
a) Bolsas delimitadas por membranas lipoproteicas.
b) Estruturas precursoras das bactérias, apresentando membrana, material genético, porém, sem parede celular.
c) Estruturas semelhantes a arqueobactérias, que não dependem da fotossíntese para sobreviver.
d) Aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d‟água.
15. (UECE) Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era:
a) A presença do CO2, numa atmosfera similar à dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam nos estágios iniciais de evolução da vida.
b) A presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d‟água estariam entre os principais componentes.
c) O ambiente estável, onde a energia na atmosfera se manifestava como no ambiente contemporâneo.
c) A presença abundante de oxigênio para proporcionar reações químicas mais eficazes na produção de matéria orgânica.
16. (UEPB) Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática é correto afirmar que:
I    II
0  0 – O filósofo grego Aristóteles acreditava que um “princípio ativo” ou “vital” teria a capacidade de transformar a matéria bruta em um ser vivo; essa forma de pensar foi a base filosófica para o surgimento da Teoria da Abiogênese ou Teoria da Geração Espontânea.
1  1 – Coube a Louis Pasteur, por volta de 1860, provar definitivamente que os seres vivos se originam de outros seres vivos; para isso ele realizou experimentos com balões do tipo “pescoço de cisne”.
2  2 – Jan Baptist van Helmont e Francesco Redi eram adeptos da Teoria da Abiogênese, chegando mesmo a formular “receitas” para produzir seres vivos.
3  3 – O fato de Louis Pasteur ter utilizado balões do tipo pescoço de cisne foi fundamental para o sucesso do experimento, pois as gotículas de água que se acumulam nesse pescoço durante o resfriamento funcionam como um filtro, retendo os micróbios contidos no ar que penetra no balão.
4  4 – Lazzaro Spallanzani aqueceu por cerca de uma hora substâncias nutritivas em frascos hermeticamente fechados. Após alguns dias ele abriu o frasco e observou o líquido ao microscópio: a presença de organismos fortalecia a Teoria da Abiogênese.
17. (UEFS) A evolução, assim como a replicação do ácido nucleico, própria da reprodução e da autopoese — capacidade de auto-organização e autorregeneração dos seres vivos —, é um “tropeço para adiante”, destinado a protelar a ameaça da dissolução termodinâmica. A maioria dos átomos de nossos corpos é feita de hidrogênio — o elemento que, como gás, de acordo com os modelos astronômicos, foi explosivamente deslocado para além dos confins do sistema solar interno, quando o Sol se acendeu. Hoje em dia, gases ricos em hidrogênio, como a amônia, existem não apenas nas atmosferas dos gigantescos planetas externos, mas também no sistema solar interno, onde a vida os preservou com sua mesmíssima estrutura, desde que começou a se manter e a se reproduzir.
(MARGULIS & SAGAN, 2002, p. 92).
A vida estabelecida no planeta Terra apresenta uma base físico-química presente, possivelmente, em outros refúgios do Universo. Ao considerar as condições necessárias para se reconhecer cientificamente a possibilidade de vida em outro planeta e com base no padrão terrestre, é possível afirmar:
a) A presença de moléculas baseadas em cadeias de carbono, de água na forma líquida e de uma fonte de energia é considerada como condição essencial para uma possível biogênese.
b) A amônia presente na atmosfera dos planetas externos pode desenvolver vida na condição de estar combinada com uma força vital etérea, essencial à geração espontânea.
c) Os elementos químicos presentes no seres vivos são exclusivos dos sistemas biológicos, portanto inexistentes em um ambiente abiótico.
d) As condições mínimas para formação de vida, com base no referencial terrestre, exigem a presença de moléculas orgânicas associadas à luz solar e à presença de oxigênio molecular.
e) A vida extraterrestre depende essencialmente da capacidade de se preservar as mesmas estruturas moleculares primordiais da formação do sistema solar.
18. (UCPel) O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:
a) Aminoácido.
b) Coacervado.
c) Microrganismo.
d) Enzima.
d) Proteína.
19. (UEFS) A célula, menor estrutura autopoética hoje conhecida, é a unidade mínima capaz de um metabolismo auto-organizador incessante. A origem da mais ínfima célula bacteriana, primeiro sistema autopoético, com cerca de quinhentos tipos diferentes de proteínas e outras moléculas de cadeia longa, é obscura. No entanto, a maioria concorda em que compostos complexos de carbono, expostos de algum modo a uma energia incessante e à transformação ambiental, convertem-se em gotículas oleosas que acabam por se tornar células delimitadas por uma membrana.
(MARGULIS & SAGAN, 2002, p. 91).
Conforme proposto por Alexander Oparin, na sua hipótese heterotrófica de origem da vida, esta pode ter surgido a partir de uma longa evolução química. Com relação aos pressupostos desenvolvidos por essa hipótese e dos novos conhecimentos associados a esse tema, é possível afirmar:
a) A hipótese heterotrófica de Oparin foi um marco na história da ciência por desvendar os mistérios antes relacionados ao tema de origem da vida.
b) As gotículas oleosas formadas nas camadas mais altas da atmosfera primitiva eram resultado da interação de vários gases atmosféricos com a radiação infravermelha.
c) A presença de uma célula delimitada por uma membrana lipoproteica com capacidade seletiva foi essencial na estabilização e evolução das reações metabólicas do protobionte.
d) O estabelecimento de um metabolismo auto-organizador incessante prescindiu da participação de uma molécula informativa, provavelmente na forma de RNA.
e) A energia incessante presente no ambiente favoreceu a formação dos primeiros protobiontes que já fixavam a luz solar como fonte energética.
20. (UFPB) Muitas são as teorias acerca da origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. A reação química, esquematizada a seguir, representa um desses processos de obtenção de energia.
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Nesse contexto, é correto afirmar que os organismos que obtinham energia pela reação esquematizada eram:
a) Quimiolitoautotróficos.
b) Fotossintetizantes.
c) Aeróbicos.
d) Fermentadores.
e) Heterotróficos.
21. (UFPB) Stanley Miller, sob orientação do químico Harold Urey, demonstrou, em seu experimento realizado no ano de 1953, que em uma mistura de vapor de água e dos gases amônia (NH3), metano (CH4) e hidrogênio (H2), submetida a descargas elétricas, é possível a formação de moléculas orgânicas (prebióticas) a partir das condições supostamente existentes na terra primitiva. A figura abaixo ilustra o experimento descrito.
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Com base nos estudos de Miller e na figura, é correto afirmar que esse experimento
a) Apresentou, como resultado, uma “sopa” com todas as moléculas essenciais para originar vida, mesmo que primitiva.
b) Mostrou que o surgimento de moléculas prebióticas pode ocorrer de acordo com os princípios da geração espontânea.
c) Falhou, porque não pode ser repetido por outros pesquisadores.
d) Demonstrou, de forma definitiva, a origem da vida na Terra.
e) Evidenciou que, nas condições experimentais, a vida não poderia se originar, porque entre os gases utilizados em sua pesquisa não existia oxigênio.
22. (UFPA) Durante o processo de origem da vida, moléculas inorgânicas, antes abundantes na atmosfera da Terra,combinaram-se para formar moléculas orgânicas fundamentais à estruturação da célula que conhecemos hoje. Uma dessas estruturas permitiu adelimitação da célula em relação ao meio ambiente,possibilitando trocas entre os dois sistemas. Suacomposição é basicamente:
a) Lipídios.
b) Lipídios e proteínas.
c) Ácidos nucleicos e água.
d) Ácidos nucleicos e proteínas.
e) Glicoproteínas.
23. (UNIR) Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de:
a) Fotossíntese.
b) Quimiossíntese.
c) Abiogênese.
d) Fermentação.
e) Biogênese.
24. (UFPB) Acerca da terra primitiva, é correto afirmar:
a) A água estava restrita às geleiras e aos oceanos congelados.
b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.
c) A atmosfera apresentava altas concentrações de Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio e Carbono em estado gasoso.
d) As fortes descargas elétricas e a grande quantidade de raios ultravioleta foram fundamentais para a formação das primeiras moléculas orgânicas.
e) Os organismos quimiolitoautotróficos produziam seu alimento a partir de moléculas de carbono.
25. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses.
25
Considerando o tempo de existência do nosso Planeta, nesse calendário, cada mês equivale a aproximadamente:
a) 3,5 milhões de anos.
b) 35 milhões de anos.
c) 350 milhões de anos.
d) 3,5 bilhões de anos.
26. (UFPI) Avanços no conhecimento científico levantaram dúvidas sobre as ideias da criação divina e do surgimento da vida por mecanismos não reprodutivos. Em meados do século XIX, experimentos científicos ocasionaram alterações no entendimento sobre a origem dos seres vivos. Marque a alternativa que contempla o experimento que forneceu evidências irrefutáveis de que os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da mesma espécie.
a) Camisas sujas cobertas com grãos de trigo foram guardadas por vinte dias até o aparecimento de ratos.
b) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em diversos frascos e fervidos por 30 minutos e imediatamente vedados com rolhas de cortiça e, depois de vários dias, os caldos estavam repletos de seres microscópicos.
c) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos com gargalos esticados e curvados, e fervidos até sair vapor pelas extremidades, e com o resfriamento as partículas em suspensão no ar ficaram retidas nas paredes do gargalo.
d) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos vedados com rolhas de cortiça e em frascos vedados hermeticamente, e em seguida fervidos por muito tempo e após alguns dias foram observados microrganismos nos frascos com cortiça.
e) Caldos nutritivos à base de carne foram colocados em frascos abertos e frascos tampados com pergaminhos e após alguns dias o conteúdo dos frascos destampados estava repleto de microrganismos.
27. (UFPel) Um dos mistérios mais difíceis e interessantes, envolvendo a origem da vida, é a forma exata como o material genético se formou a partir das moléculas simples presentes na Terra primitiva. Pesquisadores têm mais uma razão para pensar que o ácido ribonucleico (RNA) veio antes do ácido desoxirribonucleico (DNA), pelo fato de existir RNA com função enzimática e do ribossomo ser composto por moléculas de RNA e de proteínas. Um dos experimentos mais famosos sobre a formação de moléculas orgânicas na Terra primitiva foi o de Miller-Urey; esses cientistas tentaram provar a formação de moléculas orgânicas a partir de gases.
Scientific American Brasil, nº 89, outubro de 2009 [adapt.].
Baseado no texto é correto afirmar que o experimento de Miller-Urey:
a) Comprovou que o RNA, formado por aminoácidos, originou-se antes que o DNA, formado por nucleotídeos.
b) Comprovou que o ribossomo, responsável pela síntese das proteínas, DNA e RNA, foi uma das primeiras organelas originadas nos seres vivos.
c) Comprovou que as moléculas orgânicas originam as moléculas inorgânicas, como o RNA, portanto somente o RNA pode ter originado o DNA.
d) Não comprovou a formação de ácidos nucleicos, apenas de alguns aminoácidos.
e) Comprovou que a Terra se originou após a explosão, e esse evento foi fundamental para a formação dos ácidos nucleicos.
28. (UEPG) A respeito do surgimento da vida na Terra, segundo a hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos, de Alexander I. Oparin, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Os primeiros seres vivos se formaram “espontaneamente” nos mares aquecidos da Terra primitiva, centenas de milhões de anos depois que ela se formou.
1  1 – Acredita-se que as primeiras moléculas orgânicas tenham se formado na atmosfera graças à ação das descargas elétricas próprias de frequentes tempestades, que desencadearam reações entre alguns dos componentes da atmosfera primitiva. Essas moléculas, extremamente simples, foram levadas pelas chuvas aos mares.
2  2 – O aumento progressivo de moléculas orgânicas nos mares primitivos formou uma verdadeira “sopa nutritiva”, rica principalmente em aminoácidos e proteínas.
3  3 – Nos mares primitivos desenvolveram-se sistemas coloidais, ou seja, em determinadas condições, as moléculas de proteínas envoltas por moléculas de água aproximaram-se umas das outras, formando numerosos aglomerados, que Oparin denominou coacervados.
4  4 – Alguns cientistas demonstraram que as condições iniciais postuladas por Oparin podem ter sido favoráveis ao surgimento das moléculas precursoras da vida na Terra.
29. (UESPI) Em março de 2009, a Agência Espacial Americana (NASA) iniciou a procura de planetas semelhantes à Terra, utilizando para isso o poderoso telescópio Kepler que, do espaço, transmitirá imagens aos astrônomos. Considerando a possibilidade da existência de vida em outros planetas, que características tais organismos deveriam possuir em um ambiente primitivo semelhante à Terra há 4,5 bilhões de anos?
a) As primeiras células deveriam ter carioteca e cloroplasto.
b) Seu material genético deveria ser formado de DNA fita dupla.
c) Seu metabolismo deveria ser quimioautotrófico.
d) Consumiriam matéria orgânica como fonte de nutrientes.
e) Seriam fotossintetizantes.
30. (UESPI) Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos). Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que:
a) O surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea.
b) Segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente.
c) O princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie.
d) Caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado.
e) Os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos.

GABARITO


01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
A A VVFVF D C FVFVV D E E C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
E B A D B VVFVF A B C A
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B B D D C C D VVVVV C B


lista sobre zoologia


01. (UPE-2002) A piranha, a preguiça e a capivara são animais registrados no Guiness Book (Livro do Recordes), respectivamente, como o peixe mais feroz, o mamífero mais lento e o maior roedor do mundo. Sobre essas espécies da fauna brasileira, assinale a alternativa correta.
a) A piranha pertence à classe Osteicties, apresentando bexiga natatória, boca ventral e intestino longo com válvula em espiral.
b) A preguiça e a capivara são, respectivamente, mamíferos pertencentes às ordens Edentata ou Xenartra e Rodentia.
c) Esses animais são classificados como Eutheria e Methateria em função da reprodução.
d) As três espécies mencionadas distribuem-se na Região Neotrópica, em florestas tropicais, como a Mata Atlântica e a Mata de Araucária.
e) A dentição desses animais é bem desenvolvida e adaptada ao hábito alimentar.
02. (UPE-2003) Quando se fase em biodiversidade, logo vêm a mente as matas brasileiras com seus animais exóticos. No entanto, o ambiente marinho apresenta uma diversidade de fauna que há muito atrai mergulhadores, fotógrafos da natureza e pesquisadores. Sobre os invertebrados marinhos, analise as proposições abaixo.
I   II
0 0 – As estrelas-do-mar possuem hábito alimentar carnívoro, alimentando-se preferencialmente de ostras. A digestão é externa porque o animal lança enzimas digestivas no corpo da presa. Algumas espécies apresentam cinco dentes que formam a lanterna de Aristóteles para triturar o alimento.
1    1 – Assim como as esponjas, as ostras são animais filtradores que se nutrem basicamente de partículas alimentares e organismos planctônicos. O alimento se mistura com o muco produzido pelo epitélio da cavidade do manto, sendo conduzido ao trato digestório pelos batimentos dos filamentos branquiais. Alguns bivalves apresentam rádula para raspar alimentos no substrato.
2   2 – Os poríferas são hermafroditas com fecundação interna. Do zigoto desenvolve-se uma larva ciliada que se fixa, originando uma nova esponja. Ocorre reprodução assexuada por brotamento, através de gemas laterais, semelhantes à dos hidrozoários, representantes dos cnidários.
3  3 – Em muitas espécies de cnidários, há duas fases de vida que se alternam, cada uma efetuando um tipo de reprodução: sexuada e assexuada. A fase de pólipo se reproduz assexuadamente por estrobilização, dando origem a medusas que, por reprodução sexuada, originam a colônia de pólipos.
4  4 – A Physalia, conhecida como caravela, é uma colônia cujos indivíduos são especializados em diferentes funções, tais como nutrição, defesa e reprodução. Os pólipos com função de defesa possuem células especializadas, os coanócitos, que liberam substância urticante.
03. (UPE-2003) Escolha a alternativa que melhor preenche os espaços, dando sentido ao texto.
Os …..1….. são animais com exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. O corpo é dividido em ….2….. No lugar de maxilas e mandíbulas existem ….3….. com garras e acúleo inoculador de veneno. A circulação é …..4….., e o coração situa-se dorsalmente no abdome. Em algumas espécies, pigmentos como a ….5….., transportam os gases respiratórios. A respiração nesse grupo é do tipo …..6….. e a excreção é realizada através de …..7….. O sistema nervoso é constituído por gânglios e possuem …..8….. com função sensorial. Apresentam sexos separados com fecundação interna e são …..9….. com desenvolvimento …..10….. O crescimento do animal se dá através de mudas, nas quais o exoesqueleto é substituído por um novo e maior.
a) 1 – araneídeos; 2 – cefalotórax e abdome; 3 – quelíceras; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – ocelos; 9 – ovíparos; 10 – direto.
b) 1 – escorpionídeos; 2 – cefalotórax, abdômen e pós- abdome; 3 – quelíceras; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – glândulas verdes; 8 – ocelos; 9 – vivíparos; 10 – indireto.
c) 1 – insetos; 2 – cabeça, tórax e abdome; 3 – forcípulas; 4 – aberta; 5 – hemoglobina; 6 –traqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – antenas; 9 – ovíparos; 10 – indireto.
d) 1 – crustáceos; 2 – cefalotórax e abdome; 3 – pedipalpos; 4 – fechada; 5 – hemoglobina; 6 – branquial; 7 – glândulas coxais; 8 – antenas; 9 – ovovivíparos; 10 – indireto.
e) 1 – diplópodos; 2 – cabeça e tronco; 3 – forcípulas; 4 – aberta; 5 – hemocianina; 6 – filotraqueal; 7 – túbulos de Malpighi; 8 – antenas; 9 – ovíparos; 10 – direto.
04. (UPE-2004) Identifique a Classe de Vertebrado [?] cujas características estão apresentadas no diagrama.
04
Assinale a alternativa correta.
a) Osteichthyes.
b) Amphibia.
c) Reptilia.
d) Aves.
e) Mammalia.
05. (UPE-2004) Estabeleça a correta associação entre o inseto apresentado na figura, o respectivo tipo de desenvolvimento e a sua denominação.
05
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) A 2 III, B 1 I e C 3 II.
b) A 1 II, B 2 III e C 3 I.
c) A 3 I, B 1 II e C 2 III.
d) A 2 II, B 3 III e C 1 I.
e) A 3 III, B 2 I e C 1 II.
06. (UPE-2005) Analise as características morfológicas e fisiológicas das aves.
I  II
0  0 – Excretam ácido úrico por meio de uma bexiga urinária.
1 1 – Apresentam pulmões compactos que se expandem em bolsas de ar, denominadas de sacos aéreos.
2  2 – São ovíparas e seus ovos se desenvolvem fora do corpo da fêmea, contribuindo para a redução do seu peso.
3  3 – Apresentam a pele lubrificada, devido à presença de glândulas uropigianas distribuídas pelo corpo do animal.
4 4 – Possuem a siringe que, localizada na traqueia, é responsável pela emissão dos sons produzidos por esses animais.
07. (UPE–2006) Archaeopteryx representa o fóssil mais antigo das aves. Com aproximadamente 9.000 espécies atuais, as aves descenderam de um ramo de répteis dinossauros bípedes e evoluíram no período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos. Entre outras características, as aves apresentam:
I     II
0   0 – Ovos adaptados à vida terrestre, com casca impermeável de bicarbonato de cálcio, que impede as trocas com o meio externo, evitando a contaminação e a desidratação dos ovos.
1   1 – Pulmões pequenos e bexiga urinária, que armazena excretas nitrogenadas na forma de ácido úrico.
2   2 – Siringe, órgão do canto, responsável pela produção de sons característicos, utilizados nas demarcações de territórios.
3   3 – Quilha, que é atrofiada nas aves carenatas adaptadas ao voo e, bem desenvolvida nas aves ratitas, que não voam.
4  4 – Penas, característica marcante do grupo, lubrificadas por uma secreção gordurosa, secretada pela glândula uropigiana.
08. (UPE–2006) Entre os Artrópodes, encontramos um maior número de espécies, se comparado a qualquer outro grupo de animais. Diversas aquisições evolutivas foram importantes para tão grande sucesso dos Artrópodes. São características pertencentes aos animais deste Filo:
I    II
0 0 – A presença de exoesqueleto quitinoso, produzido por células epidérmicas. Nos crustáceos, esse esqueleto apresenta maior resistência pela ação do carbonato de cálcio. Nas formas terrestres, apresenta-se impermeabilizado por uma cobertura de cera.
1   1 – A capacidade de voo nos insetos, pela presença de asas funcionais, desde as fases de larva e ninfa. Nestas etapas, eles são mais vulneráveis aos inimigos naturais.
2  2 – A circulação fechada garante uma eficiente e rápida distribuição da hemolinfa por todas as células do corpo. A hemolinfa pode conter pigmentos respiratórios.
3  3 – A construção de teias pelas aranhas para captura de suas vítimas, que são imobilizadas pela ação paralisante de substâncias inoculadas pelas quelíceras. A digestão das aranhas é extracorpórea.
4  4 – A metameria, semelhante aos anelídeos e nematelmintos, porém com segmentos fusionados em cefalotórax e abdome, como nos aracnídeos, diplópodes e crustáceos.
09. (UPE–2006) Antes da descoberta do plástico, as esponjas de banho utilizadas na higiene pessoal eram obtidas a partir de animais marinhos pertencentes ao Filo Porifera. Em relação aos animais desse Filo e suas características, pode-se afirmar que:
I. São invertebrados aquáticos filtradores, de corpo esponjoso e de estrutura simples, sem tecidos ou órgãos diferenciados nem sistema nervoso.
II. Apresentam numerosos poros laterais e, na região superior do corpo, uma única abertura para a entrada do alimento e da água, denominada de ósculo.
III. Apresentam digestão extracelular na espongiocele, que ocorre por meio de enzimas produzidas pelos nematocistos.
IV. Apresentam digestão intracelular, que ocorre no interior dos coanócitos e dos amebócitos.
V. Apresentam circulação de água, facilitada por meio de células especiais flageladas, denominadas de coanócitos.
Assinale a alternativa correta.
a) I, II,V, apenas.
b) II, III, IV, apenas.
c) I, IV, V, apenas.
d) I, III, V, apenas.
e) III, IV, V, apenas.
10. (UPE-2007) São animais invertebrados com simetria bilateral, triblásticos e celomados. Seu corpo mole é dividido em cabeça, pé e massa visceral revestida pelo manto. Possuem representantes em ambientes terrestres, marinhos e água doce. Essa descrição é característica geral dos:
a) Oligoquetas, como as minhocas.
b) Moluscos, como o caramujo.
c) Anelídeos, como as sanguessugas.
d) Asquelmintos, como os vermes.
e) Insetos, como as lagartas.
11. (UPE–2008) Quem já não cantou e dançou em festinhas de escola ou com a garotada na rua, ao som de palmas, esta canção de roda da nossa riquíssima cultura popular?
11
Agora, finalmente caranguejo é peixe ou não é? Avalie as afirmativas abaixo que estabelecem comparações entre ambos.
I. O caranguejo é um crustáceo pertencente ao Filo Arthropoda, enquanto o peixe é um gnatostomado do Filo Chordata.
II. Os peixes apresentam corpo de forma variada e locomovem-se por natação, através de nadadeiras. O corpo do caranguejo é dividido em cefalotórax, onde estão inseridos cinco pares de patas articuladas, e abdômen, que está reduzido a uma lâmina dobrada ventralmente, sob o cefalotórax.
III. O peixe tem exoesqueleto escamoso e endoesqueleto ósseo (osteíctes) ou cartilaginoso (condrictes). Essas escamas podem ter origem dérmica (condrictes) ou placoides dermoepidérmicas (osteíctes). O caranguejo tem, apenas, exoesqueleto de quitina com impregnação de carbonato de cálcio.
IV. Peixe e caranguejo desenvolveram, em alguns casos, adaptação à captação de oxigênio do ar, permitindo sua permanência momentânea fora da água. É o caso do peixe dipnoico e do caranguejo-do-mangue que possuem pulmões primitivos desenvolvidos a partir de suas brânquias.
V. Entre os peixes, há ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, enquanto os caranguejos são, apenas, ovíparos. Nos caranguejos, porém, as fêmeas permanecem com seus ovos presos em apêndices do corpo, onde são incubados até o momento da eclosão.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas estão corretas.
b) I e III são corretas.
c) II e IV são corretas.
d) III, IV e V são corretas.
e) I, II e V são corretas.
12. (UPE–2008) Ao caminhar pela areia da praia, durante a baixa-mar, um naturalista encontra um pequeno verme e classifica-o imediatamente como um anelídeo. Qual das características abaixo teria fundamentado seguramente tal conclusão?
a) Corpo segmentado com anéis visíveis na superfície do corpo, caracterizando essa segmentação.
b) Vida marinha e hábito escavador.
c) Corpo vermiforme e hábito marinho.
d) Vermes cilíndricos, alongados e lisos, com boca e ausência de ânus, caracterizando sistema digestório incompleto.
e) Vermes de corpo achatado e região cefálica não determinada.
13. (UPE-2009) Na evolução dos seres do reino Animalia, o surgimento dos filos Platyhelminthes e Nematelminthes veio acompanhado por inovações evolutivas na organização do corpo, capacitando-os a uma melhor adaptação ao meio ambiente em que estão inseridos. Com relação às características dos animais pertencentes a esses filos, analise as afirmativas e conclua.
I   II
0 0 – Os platelmintos são diblásticos e pseudocelomados, enquanto os nematelmintos são triblásticos e celomados.
1 1 – Ambos possuem simetria bilateral, apresentam cefalização e centralização do sistema nervoso. Não têm órgãos ou sistemas especializados para trocas gasosas, e a respiração é cutânea.
2 2 – A reprodução dos platelmintos é muito diversificada. Nas planárias, a reprodução é exclusivamente assexuada por fragmentação do corpo. Os esquistossomos e as tênias têm reprodução sexuada e são hermafroditas. Os nematelmintos são, na maioria, dioicos, com dimorfismo sexual.
3 3 – São nesses dois filos que aparecem, pela primeira vez, no reino animal, estruturas especializadas na excreção de resíduos e sistema circulatório. Para excreção, os platelmintos desenvolveram as células-flama, e os nematelmintos desenvolveram os renetes, célula gigante com formato semelhante à letra H.
4 4 – Apesar de os animais dos filos Platyhelminthes e Nematelminthes não apresentarem desenvolvimento de segmentação corporal e de sistemas esqueléticos, são capazes de movimentar-se por meios de contrações das células musculares localizadas sob a epiderme do corpo.
14. (UPE-2012) Com relação aos mamíferos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Marsupiais nascem precocemente, o que faz seu desenvolvimento acontecer apenas fora do útero e dentro de bolsas onde se localizam os mamilos da mãe, como exemplifica o tamanduá.
II. Cetáceos e sirênios são mamíferos, que se assemelham aos peixes por terem habitat semelhante. Nesses grupos, incluem-se golfinhos, baleias e peixe-boi.
III. Existe uma grande diversidade de habitat onde se podem encontrar mamíferos, sendo os morcegos os representantes dos quirópteros, mamíferos voadores.
Está (ão) correta (s) apenas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
15.  (UPE-2012) As aves ocupam várias regiões do globo, graças a mecanismos adaptativos eficientes, como a manutenção da temperatura corporal, que os fazem tolerar temperaturas abaixo de 40 graus, como os pinguins. Elas, no entanto, mantêm semelhanças com répteis, tal como:
a) Epiderme queratinizada.
b) Excreção na forma de ureia.
c) Glândula uropigiana.
d) Homeotermia.
e) Presença de carena.
16. (UPE-2013) Quando se fazem referências a peixes, erroneamente se pode achar que a única diferença encontrada entre eles é o habitat, uma vez que alguns habitam águas doces e outros, águas salgadas. No entanto, são muitas as características que os diferenciam. Observe as afirmativas a seguir:
I. O peixe-bruxa é um representante atual de peixes primitivos, que, por não possuírem mandíbulas, não podem se alimentar de presas maiores nem mastigar partes duras dessas presas.
II. O tubarão representa uma classe de peixes, o qual possui um esqueleto firme, porém adaptável, denominado cartilaginoso, e nadadeiras articuladas de amplo movimento.
III. Os peixes ósseos primitivos desenvolveram bolsas de gás, que suplementaram a ação das brânquias e aperfeiçoaram o controle da flutuação, encontradas, atualmente, apenas, nos peixes pulmonados.
IV. Descendentes de peixes com nadadeiras articuladas tornaram-se, com o tempo, mais adaptados à vida na terra, o que deu origem aos tetrápodes.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
gab

Exercícios de Genética

01. (UPE-2001) Sabendo-se que o daltonismo tem herança recessiva ligada ao sexo, e o sistema sanguíneo ABO tem herança autossômica condicionada por uma série de alelos múltiplos analise a genealogia e, em seguida, assinale a alternativa correta. Para interpretação, os símbolos dos indivíduos têm representados, na metade esquerda, o fenótipo para a visão e, na metade direita, o fenótipo para o grupo sanguíneo.
01
a) Considerando que o pai do indivíduo II5 é daltônico e de sangue tipo O, a probabilidade de que o casal II5 X II6 venha a ter uma criança do sexo masculino, daltônica e de sangue tipo o é 1/16.
b) Os genótipos dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos correspondem a XdY ii e XDXd IAi, respectivamente.
c) Em casos de extrema necessidade, o individuo III6 poderá receber sangue dois indivíduos I2, II1, II5, II6 e III5.
d) O indivíduo II1, casando-se com uma mulher daltônica e de sangue tipo AB, terá 1/4 de probabilidade de ter uma criança, do sexo feminino, daltônica e de sangue tipo AB.
e) Os genótipos dos indivíduos III1 e II7 são, respectivamente, XDY IAi e XDXd IA IB.
02. (UPE-2003) Um casal fez um teste para determinar seu tipo sanguíneo. Pedro apresentou aglutinogênios A, aglutininas anti-B e fator Rh, e o sangue de Maria mostrou reações de aglutinação com os soros anti-A e anti-Rh, como verificado na lâmina.
02
Considerando os resultados pode-se concluir que:
a) O casal apresenta o mesmo tipo de sangue para o sistema ABO e, se forem heterozigotos terão 50% de probabilidade de originar uma criança de sangue tipo O.
b) O casal tem, pelo menos, 25% de probabilidade de ter uma criança de sangue tipo AB.
c) Em casos de necessidade de uma transfusão sanguínea, Pedro poderá ser receptor de Maria e não doador para ela.
d) Se o segundo filho desse casal for de sangue A Rh+, pode haver doença hemolítica de recém-nascido, a eritroblastose fetal.
e) Para o loco do sistema ABO, Maria pode apresentar IAIA ou IA
03. (UPE-2004) Antônio e Mara pretendem ter filhos. Entretanto, como em suas famílias há indivíduos hemofílicos e/ou albinos, embora ambos sejam normais para essas características, resolveram procurar aconselhamento de um especialista e relataram o seguinte:
– Os pais de Antônio e a mãe de Mara são normais para essas características, entretanto, o pai de Mara é albino e hemofílico.
– O avô materno de Antônio era hemofílico.
– Do seu primeiro casamento, Antônio tem uma filha albina.
Com base nos dados acima e considerando que o tipo de hemofilia apresentado é de herança recessiva ligada ao cromossomo X e o albinismo, de herança autossômica recessiva, analise as informações.
I. A probabilidade de o casal ter uma criança albina e hemofílica será de 1/16, independente do sexo.
II. Dentre as crianças do sexo masculino, o casal terá 1/2 de probabilidade de ter um filho albino e hemofílico.
III. Dentre as crianças do sexo feminino, o casal terá 0% de probabilidade de ter uma filha albina e hemofílica.
IV. Como Antônio e Mara são portadores do alelo para a hemofilia, transmitido para Antônio através de seu avô e para Mara, através de seu pai, o casal tem 1/4 de probabilidade de gerar uma criança com essa característica, independente do sexo.
V.  Como Antônio tem uma filha albina, independente do genótipo de Mara, o casal terá 1/2 de probabilidade de ter uma criança albina.
Assinale a alternativa que contempla a(s) informação(ões) declarada(s) corretamente pelo geneticista.
a) I e III.
b) II e IV.
c) IV e V.
d) Apenas a II.
e) Apenas a III.
04. (UPE-2004) Sobre indivíduos portadores da síndrome de Down, analise as afirmativas abaixo
I   II
0 0 – Em geral, os portadores apresentam língua protrusa, retardo mental de intensidade variável e malformações cardíacas.
1 1 – Em ambos os sexos, a análise do núcleo interfásico revela a presença da cromatina sexual.
2  2 – A alteração cromossômica, presente nesses indivíduos, pode surgir por uma disjunção irregular do par cromossômico 22, durante a separação dos homólogos na meiose I ou das cromátides irmãs na meiose II, em um dos parentais.
3  3 – Os portadores podem apresentar cariótipo 45 A + XX, quando do sexo feminino, ou 45 A + XY, quando do sexo masculino.
4  4 – Cariotipicamente, os portadores apresentam uma monossomia do par cromossômico 21.
05. (UPE-2004) A Drosophila melanogaster tem sido um modelo biológico muito utilizado pela genética clássica e pela molecular para compreensão dos modos de herança. Dentre os genes mapeados desse organismo, suponhamos que os genes para cor do corpo e tipo de asa estejam localizados no cromossomo 2, distantes um do outro a 18 unidades de recombinação. A cor cinza do corpo é condicionada pelo alelo dominante P, e a cor preta, pelo alelo recessivo p. A asa longa é condicionada pelo alelo dominante V, e a asa vestigial, pelo alelo recessivo v. Considerando esses dados, verifique seus conhecimentos sobre genes ligados, analisando as proposições.
I. Uma fêmea de corpo cinza e asas longas, em que um dos parentais tinha corpo cinza e asas longas, e o outro tinha corpo preto e asas vestigiais, sendo fecundada por um macho duplamente recessivo para essas características, terá 9% de probabilidade de ter moscas de corpo cinza e asas vestigiais.
II. Uma fêmea duplamente heterozigota e que porta os genes em posição trans, poderá originar dois tipos de gametas recombinantes nas seguintes proporções: 9% PV e 9% pv.
III. Uma fêmea de genótipo Pv/pV, durante a gametogênese, não havendo crossing-over, poderá dar origem a quatro tipos de gameta nas seguintes proporções: 25% PV; 25% pv; 25% Pv; 25% pV.
IV. Estimando-se que um terceiro gene (A) esteja localizado a 3 unidades de recombinação do gene P e a 21 unidades de recombinação do gene V, deduz-se que a frequência de permutação entre os genes A e V será de 24%.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas II e III.
e) I, II, III e IV.
06. (UPE-2005) Um homem hemofílico casa-se com uma mulher normal, cujo pai é hemofílico. Sabendo-se que a hemofilia tem herança recessiva ligada ao cromossomo X, analise as afirmativas.
I. A mulher é portadora para a hemofilia e, consequentemente, todos os seus filhos homens serão hemofílicos.
II. Como o homem tem hemofilia, e a mulher é portadora para esse caráter, o casal terá 50% de probabilidade de gerar uma criança hemofílica, sem considerar o sexo.
III. Dentre as crianças do sexo masculino, 50% delas poderão ser hemofílicas.
IV. Dentre as crianças do sexo feminino, 50% poderão ser portadoras e 25% poderão ser hemofílicas.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) Apenas a I.
e) Apenas a IV.
07. (UPE–2007) Sabe-se que a miopia é determinada pela ação de um gene recessivo autossômico m. Um casal de visão normal, cujas mães eram míopes, teve 3 filhas, todas com visão normal. Qual a probabilidade de o próximo filho ser do sexo masculino com visão normal?
a) 3/4.
b) 1/4.
c) 1/2.
d) 3/8.
e) 1/8.
08. (UPE-2009) Da família Silva nasceu um casal de gêmeos. O menino apresentou, logo na infância, sintomas da agamaglobulinemia, condição hereditária recessiva ligada ao cromossomo X, que afeta o sistema imunológico. A menina, de nome Sandra, era normal. Sandra casou-se com um homem normal, e seu primeiro filho, do sexo masculino, também nasceu afetado pela agamaglobulinemia. A probabilidade de Sandra e seu esposo, na próxima gravidez, terem uma menina com agamaglobulinemia é:
a) 100%.
b) 75%.
c) 50%.
d) 25%.
e) Zero.
09. (UPE-2010) “Casamentos entre parentes próximos, como primos, aumentam as chances de as uniões ciganas gerarem crianças com problemas genéticos, a exemplo da surdez. – O preço de manter a tradição”
Jornal do Commercio, Recife, maio de 2010.
Sob esse título, o jornal apresenta uma matéria sobre as formas com que grupos ciganos, que vivem no interior nordestino, preservam sua identidade e se mantêm isolados das influências de outras culturas, explicitando interessantes costumes bem como aspectos sociais e de saúde. Analise as afirmativas abaixo que abordam questões genéticas relacionadas com o tema.
I. O aconselhamento genético, realizado por geneticistas especializados, é especialmente indicado nos casos de casamentos consanguíneos ou não em que há histórico de doenças hereditárias na família.
II. Em casamentos consanguíneos, há aumento da probabilidade de alelos deletérios recessivos encontrarem-se dando origem a pessoas homozigotas doentes.
III. Os filhos dos casamentos endogâmicos têm graves problemas genéticos, causados pela autofecundação, com maior número de alelos em homozigose.
IV. Populações isoladas geram mutações de más formações orgânicas e mentais, a exemplo da surdez.
V. Nas populações pequenas, como no caso dos ciganos, em que os grupos se mantêm isolados por muitas gerações, há uma grande tendência de haver maior variabilidade genética.
Em relação aos problemas genéticos citados, estão corretas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) IV e V.
e) I, III, IV e V.
10. (UPE-2011) O heredograma abaixo representa o padrão de segregação para Acondroplasia, uma das formas de nanismo humano, condicionada por um gene, que prejudica o crescimento dos ossos durante o desenvolvimento. Essa doença genética humana apresenta letalidade, se ocorre em homozigose (AA).
10
Com relação à figura, conclui-se que:
I   II
0  0 – O padrão de herança do caráter em estudo é autossômico dominante.
1  1 – Os indivíduos I1 e II2 são homozigotos dominantes para o caráter.
2  2 – O casal III3 e III4 possui a probabilidade de que, independente do sexo, 1/2 de seus filhos
nascidos vivos possam ser normais e 1/2 portadores da doença.
3 3 – O indivíduo IV1 representa um aborto, e seu genótipo é AA, que, em condição  homozigótica, tem efeito tão severo que causa a morte do portador ainda durante o  desenvolvimento embrionário.
4  4 – Todos os acondroplásicos nascidos vivos desta genealogia são heterozigotos.
11. (UPE-2011) Ao receber a tipagem sanguínea AB e B, respectivamente, de seus gêmeos bivitelinos recém-nascidos, um homem questiona a equipe médica sobre uma possível troca de bebês, visto ele ser do grupo sanguíneo A e sua mulher, do tipo O. Além disso, o casal possuía duas filhas de quatro e três anos com tipos sanguíneos O e A, respectivamente. Os médicos alegaram não ter ocorrido troca, pois, naquele dia, apenas o casal havia gerado meninos, enquanto as demais crianças eram meninas. A equipe médica realizou, então, uma bateria de testes com o casal e os bebês, obtendo os seguintes resultados:
1. Após teste de DNA, foi revelado que os bebês pertenciam ao casal.
2. A mãe dos bebês possui o fenótipo Bombaim.
As proposições abaixo estão relacionadas a esses fatos. Analise-os e conclua.
I   II
0  0 – Os antígenos A e B são sintetizados a partir de uma substância H, devido a um gene H que se manifesta apenas em heterozigose.
1  1 – O sangue dos indivíduos de genótipo hh não produz a substância H, e, portanto, estes não poderão expressar antígenos A e/ou B, mesmo que possuam o genótipo para produzi-los.
2  2 – O genótipo da mãe dos bebês é IBIB hh, o que justifica ela ser um falso O e poder ter crianças com antígeno B ou sem antígenos na superfície das hemácias.
3 3 – Como o casal possui filhas com tipos O e A, o genótipo do pai dos bebês é, obrigatoriamente, IAIA HH.
4 4 – A mãe, falso O, por ter o alelo IB, poderá transmiti-lo aos seus descendentes, que poderão manifestar o fenótipo tipo B, por possuírem um gene H recebido do pai.
12. (UPE-2012) A aplicação do princípio de Hardy-Weinberg, representado pela equação matemática p2 + 2pq + q2, é importante para se estimar a frequência de alelos de doenças hereditárias nas populações. Uma delas é a fenilcetonúria (PKU), detectada pelo teste do pezinho. Os afetados (q2) podem vir a sofrer grave retardo mental ao ingerir fenilalanina, por não possuírem a capacidade de degradar esse aminoácido essencial, encontrado em diversos alimentos, inclusive no leite. Em uma amostra de 2.000 pessoas, verificou-se que os homozigotos recessivos para PKU correspondiam a 4%. Qual a frequência de indivíduos com genótipo dominante homozigoto e heterozigoto respectivamente?
a) p2 = 0,80; 2pq = 0,20.
b) p2 = 0,64; 2pq = 0,32.
c) p2 = 0,54; 2pq = 0,46.
d) p2 = 0,29; 2pq = 0,67.
e) p2 = 0,15; 2pq = 0,70.
13. (UPE-2013) Observe o esquema a seguir:
13
Desenho de libélula disponível em:
http://criandoartepravoce.blogspot.com (Adaptado)
Com base no esquema acima, analise as seguintes proposições:
I. Gametas portadores dos alelos E/C e dos alelos e/c ocorrem em uma proporção maior que a dos gametas portadores dos alelos E/c e e/C, caracterizando um arranjo trans.
II. Na descendência, as classes que surgem em maior frequência portam as combinações parentais dos alelos, e aquelas em menor frequência são, portanto, as recombinantes, caracterizando uma ligação gênica.
III. O cruzamento-teste da fêmea duplo-heterozigótica com o macho duplo- homozigoto recessivo mostra quatro tipos de genótipos na descendência, embora em proporções diversas das esperadas, segundo a lei de segregação independente.
IV. O fenótipo dos descendentes é determinado pela constituição genética do espermatozoide, visto que o macho é homozigoto recessivo duplo, fornecendo alelos recessivos para os descendentes.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) II e III.
e) II, III e IV.
14. (UPE-2014) A determinação do sexo nos seres vivos está condicionada a diversos sistemas que envolvem processos e mecanismos distintos, importantes para a perpetuação e manutenção das espécies. Na maioria dos casos, é determinado por mecanismos genéticos, que caracterizam os sexos opostos. Em alguns grupos de organismos, um par de cromossomos sexuais é diferenciado no cariótipo de indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino; em outros, não há diferenças morfológicas entre os cromossomos, embora alguns deles contenham os genes que definem os sexos. Em relação aos sistemas de determinação do sexo, analise as afirmativas a seguir:
I. Na maioria das espécies, indivíduos sem cromossomo “X” ou “Z” não conseguem sobreviver por possuírem grande quantidade de genes envolvidos em diversas características, enquanto o cromossomo “Y” ou “W” não afeta a sobrevivência por apresentar pouquíssimos genes.
II. Nas espécies dioicas, tais como a maioria dos vertebrados e das plantas com flores, a determinação do sexo por intermédio do sistema XY ocorre no momento da fecundação e depende da ação de genes específicos, que atuam no desenvolvimento do novo organismo, tornando-o macho ou fêmea.
III. No sistema de determinação sexual XY, as fêmeas são capazes de originar apenas um tipo de gameta, com metade dos alossomos e um autossomo sempre X. Já o macho é heterogamético, produzindo gametas com autossomo X ou autossomo Y.
IV. No sistema de determinação XO, as fêmeas são homogaméticas por possuírem cromossomos homólogos (XX), originando apenas um tipo de gameta, e os machos são heterogaméticos por possuírem cromossomos homólogos (X0), originando dois tipos de gametas.
V. No sistema de herança sexual ZW de algumas espécies de répteis e aves, a heterogamia é mostrada pelas fêmeas, por apresentar cromossomos sexuais (ZW), enquanto a homogamia é mostrada pelo macho (ZZ), assim é a fêmea que determina o sexo da prole.
Estão corretas, apenas:
a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e V.
c) I, II e V.
d) I, II, III e IV.
e) I, II e III.
15. (UPE-2014) João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:
I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.
II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, enquanto nas células somáticas, existe apenas um.
III. Os alelos múltiplos mutantes, que surgem, estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.
IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.
V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.
Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou corretas as afirmativas contidas na alternativa:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) I, III e V.
e) I, II e V.
16. (UPE-2014) Observe a figura a seguir:
16
Entre os insetos, está sendo realizado um censo. A pulga levanta informações sobre a determinação sexual de cada um deles. Sobre isso, leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. Em gafanhotos, algumas espécies não apresentam o cromossomo Y; os machos são hemizigotos, e as fêmeas possuem dois cromossomos X. Portanto, no sistema XO, o zero é indicativo da ausência de um cromossomo sexual.
II. Algumas espécies de joaninhas possuem o sistema de determinação sexual do tipo XX/XY. Dessa forma, o macho heterogamético é o responsável pela determinação sexual na prole.
III. Em algumas espécies de borboletas, o sistema de determinação é do tipo ZZ/ZW, e os machos são heteromórficos, ou seja, apresentam dois cromossomos sexuais diferentes.
IV. Em himenópteros, como formigas, o sistema de determinação sexual é do tipo haploide/diploide, sendo os machos diploides (2n) e as fêmeas haploides (n).
Estão corretas:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.
e) III e IV.
gab

28 de mai. de 2015

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