Tecnologia do Blogger.

4 de jun. de 2012

DNA

Você provavelmente lembra de seu professor de biologia se referindo ao DNA como as pequenas pecinhas que constroem as mais diversas formas de vida. Agora, cientistas de Harvard os transformaram, literalmente, em bloquinhos de construção, criando um alfabeto feito de DNA, com letras que medem um milésimo da grossura de um fio de cabelo.



Como eles fizeram isso? Com programação. Cada “fio” de DNA sintético usado está programado para tomar a forma de uma letra do alfabeto. E essa invenção não serve apenas para os cientistas mostrarem sua capacidade, mas acredita-se que a tecnologia pode ser usada para facilitar diagnósticos e tratamentos. Ao criar pequenas maquinas orgânicas, que poderiam nadar por nosso organismo, despejando doses de remédios em determinados lugares, por exemplo.



Para isso cientistas programam filamentos de DNA sintético a se juntar com outros em lugares onde há uma sequência complementar de DNA. Se isso não acontece, o filamento fica separado. Sendo assim, eles criaram filamentos sintéticos já pensando na forma que eles deveriam ter.



Só na demonstração dessa técnica, os pesquisadores criaram cerca de 100 caracteres com diferentes designs, desde o nosso alfabeto até ideogramas chineses. Cada um deles, mede um nanômetro (a milionésima parte de um metro).



0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes