Tecnologia do Blogger.

24 de jan. de 2012

O que se passa na mente de um campeão

Cientistas cognitivos observam jogadores de StarCraft 2 para saber como os seres humanos desempenham tarefas múltiplas
por Sandra Upson
Alamy
Se há uma regra geral sobre as limitações da mente humana, é que somos terríveis em tarefas múltiplas. Quando nos dedicamos a uma única função, o cérebro se destaca; quando vários objetivos dividem o foco, os erros tornam-se inevitáveis.


Ainda assim, exceções óbvias desafiam a regra geral. Durante décadas o xadrez tem mantido a posição elevada de “Drosophila da ciência cognitiva”, o organismo modelo que os cientistas poderiam investigar para saber o que faz os especialistas serem melhores que o resto de nós. StarCraft 2, um dos jogos de computador mais populares do mundo, porém, pode estar desbancando o xadrez: sua incrível complexidade talvez confunda os pesquisadores inicialmente, mas as respostas podem acabar sendo mais reveladoras. Nesse jogo de estratégia em tempo real, os jogadores exercem um papel de controle sobre um grupo de criaturas, levando-as a desenvolver sua economia e preparando-as para um pequeno conflito com uma sociedade vizinha. O vencedor, em geral, é a pessoa que faz mais movimentos, até seis ações por segundo.


Para os cientistas, o apelo encontra-se nos dados que cada jogo gera. Quando dois jogadores se enfrentam, cada computador produz um registro das ações empreendidas. Esses registros refletem o que um jogador estava pensando a cada fase. “Não consigo pensar em um processo cognitivo que não esteja envolvido em StarCraft”, explica Mark Blair, cientista cognitivo na Simon Fraser University. “É a memória em operação. É a tomada de decisão. Trata-se de habilidades motoras precisas. Tudo é importante e tudo precisa funcionar em conjunto”. Milhares desses jogadores agora contribuem para um projeto aos cuidados de Blair, chamado SkillCraft, para saber o que separa os novatos dos especialistas quando se trata de atenção, de multitarefa e de aprendizagem. Ao comparar as técnicas e os atributos de jogadores principiantes com os de outros “profissionais”, os pesquisadores podem começar a discernir como as aptidões se desenvolvem e, talvez, em longo prazo, identificar o regime de treinamento mais eficiente. Blair vê paralelos entre o jogo e sistemas de gestão de emergência. Numa situação de crise de muito estresse, os encarregados por coordenar uma resposta podem se encontrar diante de demandas concorrentes: alarmes de incêndio, um motim, contaminação da água potável. A tarefa mental de se manter calmos e distribuir a atenção entre as atividades igualmente urgentes pode se assemelhar ao principal desafio de StarCraft 2.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes