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26 de fev. de 2016

EXERCÍCIOS SOBRE SÍNTESE PROTEICA

01. (UFV) A sequência de nucleotídeos 5′ …… UACCUAAUC …… 3′ de um mRNA irá codificar para qual peptídio?
01
a) –Tir–Leu–Ile–.
b) –Leu–Ile–His–.
c) –Cis–Leu–Ile–.
d) –Cis–Ile–His—.
02. (UFV) A sequência de nucleotídeos 3′ …… UACCUAAUC …… 5′ de um mRNA irá codificar para qual peptídeo?
02
a) –Tir–Leu–Ile–.
b) –Leu–Ile–His–.
c) –Cis–Leu–Ile–.
d) –Cis–Ile–His—.
03. (UFMS) O código genético é perfeitamente conhecido, ou seja, os códons do DNA que codificam os aminoácidos presentes nas proteínas a serem sintetizadas, bem como algumas trincas que não codificam nenhum aminoácidos, são conhecidos. Na tabela a seguir, são mostrados alguns exemplos do código genético.
SEQUÊNCIA DO DNA
AMINOÁCIDO
GAA
Leucina (Leu)
TAA
Isoleucina (Ile)
AGA
Serina (Ser)
TAC
Metionina (Met)
CAC
Valina (Val)
GGG
Prolina (Pro)
AAA
Fenilalanina (Fen)
CGA
Alanina (Ala)
CCG
Glicina (Gli)
ATA
Tirosina (Tir)
TGA
Treonina (Tre)
TTA
Asparagina (Asn)
GTA
Hisitidina (His)
CTA
Ácido aspártico (Asp)
GTT
Glutamina (Gln)
GCA
Arginina (Arg)
CTC
Ácido glutâmico (Glu)
ACA
Cisteína (Cis)
TTC
Lisina (Lis)
ACC
Triptofano (Trp)
ATT
Sem sentido
ACT
Sem sentido
Considerando a relação DNA/RNA mensageiro e os dados da tabela acima, é correto afirmar que:
I   II
0  0 – Se a substituição da décima base nitrogenada de um DNA, que tem a sequência de bases correspondentes à sequência de aminoácidos Leu-Pro-Gli-Val-Ile, levou à substituição de um desses aminoácidos pela metionina, o aminoácido substituído foi a valina.
1  1 – Se a substituição da base intermediária em um determinado códon do gene para hemoglobina normal leva também à substituição do aminoácido original, esses aminoácidos podem corresponder ao ácido glutâmico (na hemoglobina normal) e à valina (na hemoglobina alterada).
2  2 – A substituição da vigésima-quarta base nitrogenada na sequência de códons AAA CGA TGA GTA GTA GTT CTC ATA ACC TTC CTC, por um base timina, resultará na produção de um polipeptídio Fen-Ala-Tre-His-His-Gln-Glu.
3  3 – A tradução de um RNA mensageiro com a sequência de bases GGC CGU CUU UCU UUU GAG GAU UGU UGG AUU resultará no polipeptídio composto pelos aminoácidos Gli-Arg-Leu-Ser-Fen-Glu-Asp-Cis-Trp-Ile.
4  4 – O número de aminoácidos presentes em um polipeptídio depende do número de códons do RNA mensageiro que o sintetiza.
04. (UEMA) O código genético é um sistema de informações bioquímicas que permite a produção de proteínas, as quais determinam a estrutura das células e controlam todos os processos metabólicos. Marque a alternativa correta em que se encontra a estrutura do código genético.
a) Uma sequência aleatória de bases nitrogenadas A, C, T, G.
b) Uma sequência de trincas de bases do DNA indica uma sequência de nucleotídeos que devem se unir para formar uma proteína.
c) Uma sequência de trincas de bases do RNA indica uma sequência de aminoácidos que devem se unir para formar uma proteína.
d) Uma sequência aleatória de bases nitrogenadas A, C, U, G.
e) Uma sequência de trincas de bases do DNA indica uma sequência de aminoácidos que devem se unir para formar uma proteína.
05. (UFPB) Os antibióticos são de extrema importância para o combate a muitas doenças causadas por bactérias. No entanto, o seu uso indiscriminado pode trazer graves problemas de saúde pública, a exemplo do surgimento das bactérias multirresistentes, como a KPC. Uma classe muito importante de antibióticos tem sua eficácia por agir no ribossomo da célula bacteriana, impedindo o funcionamento correto desse componente celular. Diante do exposto, é correto afirmar que essa classe de antibiótico é eficaz porque:
a) Impede a transcrição gênica.
b) Modifica o código genético.
c) Destrói a membrana plasmática.
d) Impede a síntese de proteínas.
e)Provoca mutações gênicas.
06. (MACK) Os códons UGC, UAU, GCC e AGC codificam, respectivamente, os aminoácidos cisteína, tirosina, alanina e serina; o códon UAG é terminal, ou seja, indica a interrupção da tradução. Um fragmento de DNA, que codifica a sequência serina – cisteína – tirosina – alanina, sofreu a perda da 9a base nitrogenada. Assinale a alternativa que descreve o que acontecerá com a sequência de aminoácidos.
a) O aminoácido tirosina será substituído por outro aminoácido.
b) O aminoácido tirosina não será traduzido, resultando numa molécula com 3 aminoácidos.
c) A sequência não será traduzida, pois essa molécula de DNA alterada não é capaz de comandar esse processo.
d) A tradução será interrompida no 2o aminoácido.
e) A sequência não sofrerá prejuízo, pois qualquer modificação na fita de DNA é imediatamente corrigida.
07. (FUVEST) Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.
07

O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
a) DNA; 8.
b) DNA; 24.
c) DNA; 12.
d) RNA; 8.
e) RNA; 24.
08. (UFT) As atividades celulares são orientadas pelas informações contidas no DNA, que são decodificadas em proteínas através dos mecanismos de transcrição e tradução. O que faz uma baleia parecer uma baleia são suas proteínas. Assim, as proteínas determinam as funções vitais da baleia, como de todos os seres vivos. Para ditar o desenvolvimento de um organismo, a informação do DNA deve, de algum modo, ser convertidaem proteínas. Essaconversão ocorre porque o DNA contém um código genético para os aminoácidos que compõem as proteínas. Nesse código, cada aminoácido é representado por uma sequência de pares de bases, e essa sequência é refletida na sequência de aminoácidos reunidos em uma cadeia proteica. Assim, traduzir o código genético significa passar o código de sequência de bases para uma sequência de aminoácidos. Desse modo, o DNA é decodificado na forma de uma proteína estrutural ou enzimática que, por sua vez, é responsável por uma característica do organismo.
Podemos afirmar que:
I. Essa decodificação se faz através da leitura de sequências de três nucleotídeos, chamados códons, que especificam aminoácidos.
II. Os códons diferem entre diferentes táxons de seres vivos; há códons que não codificam aminoácidos.
III. A decodificação ocorre no citoplasma celular, em estruturas chamadas ribossomos, a partir de uma fita simples de DNA que deixa momentaneamente o núcleo somente para tal função.
IV. Cada códon traduz apenas um aminoácido.
V. Alguns aminoácidos são codificados por mais de um códon. A isto chamamos degeneração do código, o que possivelmente traz maior estabilidade contra mutações no DNA.
Indique a alternativa em que todas as afirmativas são falsas.
a) I e III.
b) IIIII e IV.
c) II e III.
d) IIIII e V.
09. (URCA)Observe o esquema abaixo relativo ao processo de saída de informações genéticas do núcleo para o citoplasma e o processo de síntese proteica e responda corretamente:
09
a) I é o DNA e A é o processo de tradução.
b) II é o RNA e C é o processo de transcrição.
c) III é uma proteína e D é o processo de tradução.
d) IV é uma proteína e C é o processo de síntese.
e) I é uma proteína e A é o processo de duplicação do DNA.
10. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0 0 – Utilizando bacteriófago  cujo ácido  nucleico  estava  marcado com P32 e cujos constituintes proteicos estavam marcados com S35, foi  demonstrado que a proteína não tem função genética.
1 1 – Admitindo-se que as duas cadeias de uma molécula de DNA separem-se e que cada uma delas seja utilizada como molde para a formação de uma molécula de RNA mensageiro, teremos a síntese de duas cadeias proteicas diferentes.
2 2 – A produção  de uma  proteína específica,  numa célula normal, é regulada diretamente pelo RNAr.
3 3 – O RNAm tem  a propriedade  de reconhecer a informação genética contida no RNAr, para a síntese de uma dada proteína, sendo este fenômeno que permite a associação do RNAm aos ribossomos.
4 4 – O RNAt, após se ligar  ao aminoácido  que lhe corresponde,  reconhece no RNAr a sequência que o codifica.
11. (UNCISAL) Observe o esquema que representa de forma resumida uma etapa da síntese proteica que ocorre em uma célula eucariótica.
11
Pode-se afirmar que a molécula indicada pela letra X corresponde ao:
a) DNA e a sua sequência de códons seria ATG GTG TCG.
b) DNA e a sua sequência de códons seria AUG GUG UCG.
c) RNA mensageiro e a sua sequência de códons seria ATG GTG TCG.
d) RNA mensageiro e a sua sequência de códons seria AUG GUG UCG.
e) RNA transportador e a sua sequência de anticódons seria UAG GUG UCG.
12. (PUCCAMP) O esquema a seguir representa a sequência de aminoácidos de um trecho de uma cadeia proteica e os respectivos anticódons dos RNA transportadores.
12
Assinale a alternativa que contém a sequência de códons do RNA mensageiro que participou dessa tradução.
a) UUU CGT TTG UGC GUC.
b) UUU CGA AAG UGC GUC.
c) TTT CGT TTC TGC GTC.
d) TTT CGA AAG TGC GTC.
e) CCC TAC CCA CAT ACT.
13. (UFPI) Com relação à síntese de proteínas em uma célula, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – Todas as células sintetizam os mesmos tipos de proteínas, nas mesmas proporções.
1 1 – A sequência de bases nitrogenadas, ao longo da molécula de RNAm determina a sequência dos aminoácidos incorporados na cadeia polipeptídica.
2  2 – Durante a síntese proteica, o RNAt tem por função levar os aminoácidos às mitocôndrias.
3  3 – As mitocôndrias não têm relação alguma com a síntese de proteínas, já que ocorre nos ribossomos.
4  4 – Um RNAm sintético que contenha apenas um determinado tipo de códon em sequência, condicionará a síntese de uma cadeia polipeptídica com um único tipo de aminoácido.
14. (CEFET-CE) A tabela abaixo representa a sequência de aminoácidos de um trecho de uma cadeia proteica e os respectivos anticódons dos RNA transportadores.
AAG
AAC
AUG
GGA
GCG
Trecho do RNA-t
Fen
Leu
Tir
Pro
Arg
Trecho da cadeia proteica
A altenativa que contém a sequência de códon do RNA mensageiro que participou dessa tradução é:
a) UUC UUG UAC CCU CGC.
b) UUA AAC AUG CCA AGA.
c) TTG TTC TTC CCT TCT.
d) TTC TTG TAC CCT UCU.
e) AAG AAC AUG GGA GCG.
15. (CEDERJ) Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático. Quantos tipos de proteína, em um polissomo livre formado com oito ribossomos, serão sintetizados nos eucariotos?
a) Um.
b) Dois.
c) Quatro.
d) Oito.
16. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0 0 – No esquema abaixo, os fenômenos de transcrição e tradução estão representados, respectivamente, pelos números 1 e 2.
16
1 1 – As ligações existentes  entre os aminoácidos ocorrem entre o grupo amino de um aminoácido e o grupo carboxílico do outro aminoácido.
2  2 – Um peptídeo que apresente cem aminoácidos terá cem ligações peptídicas.
3 3 – Considerando uma proteína formada  por 150  aminoácidos, o RNA mensageiro envolvido na sua síntese deverá conter, pelo menos, 300 nucleotídeos.
4  4 – A ocitocina é um polipeptídio constituído por oito aminoácidos, dispostos na sequência abaixo:
16.4.4
Pressupondo-se que os RNAt que atuam na síntese desse hormônio tenham a seguinte codificação:
Tirosina – UAC
Ácido glutâmico – GAG
Cisteína – UGC
Prolina  – CCU
Ácido aspártico – GAU
Leucina – UUA
Glicina  – GGU
Isoleucina  – AUG
O DNA responsável pela síntese da ocitocina deve apresenta a seguinte sequência detripletsTAC – CCT – GAG – GAT – GGT – TGC – TTA – ATG.
17. (UNIMEP-SP) Foram analisadas duas proteínas, X e Y, extraídas de órgãos diferentes de um macaco. Verificou-se que X apresenta 12 alaninas, 5 ácidos glutâmicos, 8 fenilalaninas, 2 lisinas e 10 glicinas, enquanto Y apresenta 12 alaninas, 5 ácidos glutâmicos, 8 fenilalaninas, 2 lisinas e 10 glicinas. Com relação a essa análise, podemos afirmar que:
a) X e Y são iguais, pois ambas possuem 37 aminoácidos.
b) X e Y são iguais, pois pertencem ao mesmo animal.
c) X e Y são diferentes, pois pertencem a órgãos diferentes.
d) X e Y são iguais, pois possuem os mesmos aminoácidos nas mesmas proporções.
e) Com esses dados não podemos dizer se X e Y são iguais ou diferentes.
18. (COVEST) As proposições a seguir são relativas ao processo de síntese de proteínas nas células vivas.
I   II
0  0 –  A molécula de DNA transcreve no núcleo uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) com várias sequências de três bases – os códons.
1  1 –  Cada códon do RNA mensageiro determinará a colocação de um aminoácido específico na cadeia polipeptídica.
2  2 – No local onde houver um ribossomo, pequenas moléculas de RNA transportador (RNAt), ligadas a aminoácidos, unem-se ao RNAm por uma sequência de três bases – o anticódon.
3  3 – O processo de síntese de proteínas ao nível do citoplasma é também conhecido como transcrição genética.
4  4 – Os diversos aminoácidos unem-se através de ligações do tipo éster, dando formação, ao final da leitura do RNAm, a uma proteína funcional.
19. (UFRN) Uma proteína X codificada pelo gene Xp é sintetizada nos ribossomos, a partir de um RNAm. Para que a síntese aconteça, é necessário que ocorram, no núcleo e no citoplasma, respectivamente, as etapas de:
a) Iniciação e transcrição.
b) Iniciação e terminação.
c) Tradução e terminação.
d) Transcrição e tradução.
20. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0 0 – Na síntese  proteica,  o RNA  mensageiro tem por função, levar do núcleo aos ribossomos, o padrão de orientação para síntese.
1 1 – Na presença de estreptomicina a célula produz enzimas e outras proteínas que não funcionam, devido à introdução de erros de interpretação a partir de códons do RNA mensageiro, ao nível dos ribossomos. Com base no exposto, podemos dizer que a estreptomicina determina erros na transcrição do código genético.
2 2 – Cada espécie produz aminoácidos específicos, o que lhe permite sintetizar proteínas específicas.
3 3 – Considerando-se: síntese de RNA mensageiro (I), síntese de celulose (II) esíntese de proteínas (III), a sequência dos três eventos é I – III – II.
4 4 – Em se tratando de um vírus cujo  material  genético é  o RNA, este ácido nucleico induz o DNA da célula parasitada a produzir proteínas e ácidos nucleicos dos vírus.
21. (COVEST) O fenômeno mostrado na figura abaixo é denominado:
21
a) Duplicação do DNA.
b) Transcrição gênica.
c) Tradução do RNA viral.
d) Permutação genética.
e) Reparo do DNA viral.
22. (UNIP-SP) No desenho abaixo aparece uma das etapas da síntese de proteínas.
22
Assinale a alternativa que, corretamente, identifica as estruturas numeradas de 1 a 5:
 
RIBOSSOMO
AMINOÁCIDO
CÓDON
RNAm
ANTICÓDON
a
1
2
3
4
5
b
1
5
4
2
3
c
1
5
3
2
4
d
5
1
2
4
3
e
2
1
3
5
4
23. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I   II
0  0 – No esquema a seguir, os fenômenos 12 e 3, representam, respectivamente, duplicação, transcrição e tradução.
23
1 1 – Um RNAtransporta sempre um determinado  aminoácido. Este aminoácido, qualquer que seja ele, pode ser transportado por diferentes RNAt.
2  2 – A RNA polimerase participa da quebra das pontes de hidrogênio na molécula de DNA.
3  3 – O número de  aminoácidos  presentes em  um peptídeo  depende do número de códons do RNAm que o sintetiza.
4 4 – Sintetizando-se in vitro uma molécula de  proteína,  nas mesmas condições que o processo ocorre nas células, utilizando-se ribossomos obtidos de células de rato, RNAm de células de sapos, RNAt de células de coelhos e aminoácidos ativados de células bacterianas, a proteína produzida teria a estrutura primária idêntica a da bactéria.
24. (UEL) Para síntese de uma determinada proteína, são necessários RNA mensageiro, RNA ribossômico, RNA transportador e aminoácidos. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. A tradução ocorre no citoplasma da célula.
II. O RNA transportador carrega a mensagem para a produção da proteína.
III. Cada 3 nucleotídeos do RNA mensageiro determinam a colocação de um aminoácido específico na proteína.
IV. Moléculas de RNA transportador, ligadas a aminoácidos, unem-se ao RNA ribossômico por um sequência de 3 bases.
V. Enquanto o ribossomo se desloca sobre a fita de RNA mensageiro, outros RNA transportadores se encaixam, trazendo novos aminoácidos.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas IIII e V são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e V são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, IIIV e V são corretas.
e) Apenas as afirmativas III e V são corretas.
25. (UNESP) Considere o diagrama abaixo, que resume as principais etapas da síntese proteica que ocorre numa célula eucarionte.
25
Os processos assinalados como 1 e 2 e a organela representados no diagrama referem-se, respectivamente, a:
a) Transcrição, tradução e ribossomo.
b) Tradução, transcrição e lisossomo.
c) Duplicação, transcrição e ribossomo.
d) Transcrição, duplicação e lisossomo.
e) Tradução, duplicação e retículo endoplasmático.
26. (UERJ) A biossíntese de proteínas pode ser estudada in vitro, com o emprego de extratos bacterianos. Em uma experiência deste tipo, após rotura das bactérias e adição de ADNase (visando destruir o DNA bacteriano) acrescentou-se ATP, GTP (guanosina-trifosfato) e leucina C14. Em seguida, foi adicionado um tipo de RNA mensageiro, sendo iniciadas as marcações de tempo (instante zero do gráfico abaixo). Mediu-se o acréscimo de radioatividade na fração de proteínas sintetizadas após adição dos mensageiros e, quando a síntese de proteínas começou a parar (no instante assinalado pela seta), adicionou-se mais RNA mensageiro, continuando-se a medir o acréscimo de radioatividade na proteína.
26
Como você interpretaria esta experiência?
a) A síntese de proteínas parou, antes da adição de mais RNA mensageiro, como consequência do esgotamento do aminoácido marcado.
b) A síntese de proteínas é independente da quantidade de mensageiro, só dependendo da adição de ATP, GTP e aminoácidos marcados.
c) A velocidade de formação de proteínas decresce à proporção que o RNA mensageiro sofre degradação.
d) Todas as moléculas de RNA mensageiro perdem sua atividade biológica em menos de um minuto.
e) O bloqueio da formação de proteínas é consequência da destruição dos ribossomos.
27. (COVEST) No esquema abaixo, relativo à síntese proteica, I, IIIII e IVrepresentam, respectivamente:
27
a) RNAt, RNAm, anticódon, códon.
b) Códon, anticódon, RNAt, RNAm.
c) RNAm, RNAt, anticódon, códon.
d) RNAt, RNAm, anticódon, códon.
e) RNAm, polimerase, códon, anticódon.
28. (UPE) O esquema a seguir, representa a maquinaria celular de síntese proteicaem funcionamento. Porsua análise, podemos chegar a algumas conclusões. Assinale, na coluna I, aquelas que estão corretas e, na coluna II, as que estão erradas.
28
I    II
0   0 – O ribossomo B está iniciando o processo de tradução, portanto, a síntese está correndo da direita para a esquerda, sob ação da RNA polimerase.
1  1 – Os RNAt do complexo B são reconhecidos pelo RNAm devido a seus anticódonsAAA e UGU.
2 2 – Sendo a sequência dos aminoácidos, no polipeptídio neoformado, correspondente à sequência de códons no RNAm, o oitavo aminoácido a entrar na cadeia será a SERINA.
3  3 – O segmento  de RNAm apresentado no esquema resultou da transcrição de um segmento de DNA – 5’AAATGTGGGGGGTTTTTTUGUGAG3′.
4  4 – Os aminoácidos fenilalanina, treonina  e prolina  são  especificados por mais de um códon no RNAm, logo reconhecidos por mais de um RNAt. Concluímos daí, que o produto do complexo B poderá ser diferente daquele produzido pelo complexo A.
29. (UNIFICADO) Admitamos que pesquisadores tenham verificado que um ácido nucleico, formado por 1.000 nucleotídeos, de uma espécie de vírus, modela a síntese de duas proteínas diferentes, uma com 300 aminoácidos e outra com 200 ácidos aminados. A explicação provável para o que acontece é a seguinte:
a) Nesta espécie de vírus, cada tipo de aminoácido é reconhecido por um par de nucleotídeos.
b) Nesta espécie de vírus, cada tipo de ácido aminado é reconhecido por determinado tipo de nucleotídeo, podendo, portanto, o seu ácido nucleico modelar ainda outras proteínas.
c) Nesta espécie de vírus, as proteínas são modeladas pelo ácido nucleico e também por outras proteínas do próprio vírus.
d) Nesta espécie de vírus, um dado trecho de ácido nucleico pode servir para sintetizar duas proteínas, uma vez que os pontos de partida das sínteses são diferentes.
e) O ácido nucleico desse vírus não é estável, podendo, por isso, um dado trecho modelar mais de um tipo de proteínas.
30. (COVEST) Observando a figura abaixo, que representa o processo de síntese de uma proteína, avalie as proposições e assinale a(s) correta(s).
30
I   II
0  0 – O RNA-m (R) foi transcrito no núcleo, a partir de um segmento de DNA que corresponde a uma determinada proteína (segmento chamado cístron) e migrou para o citoplasma associando-se a um ribossomo (r).
1  1 – As trincas de  nucleotídeos  na fita de  DNA que deram  origem  às duas moléculas de fenilalanina, com certeza, são formadas pelas sequências de bases AAA eAAG; enquanto os códons do RNA-m que codificam para esses aminoácidos são TTT eTTC, respectivamente.
2  2 – Conforme o  códon que possui,  o RNA-t (N)  transporta um  aminoácido específico.
3  3 – A partir  da sequência  de bases  nas moléculas  de RNA-t de fenilalanina podemos concluir que o código genético é degenerado.
4  4 – Ao conjunto de eventos  representados, que ocorre  em nível do ribossomo, chamamos tradução.
31. (FATEC-SP) Alguns antibióticos, como a eritromicina e o cloranfenicol, são utilizados no tratamento de doenças infecciosas, pois têm a capacidade de bloquear a síntese de proteínas nas bactérias, sem interferir nas células afetadas ou contaminadas. Com base nessas informações, é correto concluir que esses antibióticos atuam nas bactérias:
a) Provocando a plasmólise das células.
b) Impedindo a transcrição do DNA nuclear.
c) Impedindo a transcrição ou a tradução no hialoplasma.
d) Como agentes mutagênicos do DNA mitocondrial.
e) Impedindo que os ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático atuem na montagem das proteínas.
32. Três tipos de RNA participam da síntese de uma proteína específica: RNA mensageiro (m-RNA), RNA ribossomal (r-RNA) e RNA transportador (t-RNA). O estudo de suas funções permite afirmar que:
a) O r-RNA não é codificado pelo DNA.
b) Devem existir, pelo menos, tantas espécies de t-RNA quantas são as espécies de aminoácidos encontrados nas proteínas celulares.
c) O m-RNA tem a propriedade de reconhecer a informação genética para a síntese de proteínas contida no r-RNA, o que permite sua associação aos ribossomas.
d) O t-RNA, após receber o ácido aminado que lhe corresponde, reconhece, no r-RNA, a sequência que o codifica.
e) Há acima mais de um item correto.
33. (UNEB) Dada uma lista de ácidos nucleicos e outra com suas funções são corretas as associações:
I. RNA-t
II. RNA-m
III. RNA-r
IV. DNA
A. Comanda todo o funcionamento da célula; transmite a informação genética para as outras células.
B. Transporta os aminoácidos unindo o seu anticódon ao códon de um dos tipos de RNA.
C. Através da sequência de suas bases, determina a posição dos aminoácidos nas proteínas.
D. Combina-se com um dos tipos de RNA para formar os polirribossomos.
a) I-B; II-C; III-A; IV-D.
b) I-C; II-D; III-A; IV-B.
c) I-D; II-B; III-A; IV-C.
d) I-C; II-B; III-D; IV-A.
e) I-B; II-C; III-D; IV-A.
34. (UEG) Estudando o processo de síntese proteica in vitro, Chapeville e colaboradores verificaram que, por tratamento químico do complexo aminoácido-RNAt correspondente à cisteína (cisteinil-RNAt), é possível transformar este aminoácido em alanina, sem dissociá-lo do RNAt e sem afetar as características intrínsecas deste RNA. Obtém-se, dessa maneira, um complexo “híbrido” que, adicionado ao sistema de síntese de proteínas in vivo, promove a incorporação de alanina, no lugar da cisteína, no polipeptídeo sintetizado. A experiência é interpretada como indicativa de que:
a) A seleção do ácido aminado a ser integrado na sequência polipeptídica é determinada pela constituição química do ácido aminado.
b) O RNAt serve apenas como transportador do ácido aminado e não intermediário de sua integração correta na sequência polipeptídica.
c) Qualquer tipo de complexo aminoacil-RNAt pode se associar ao ribossoma, em qualquer etapa da síntese do polipeptídeo.
d) O reconhecimento, pelo RNAt, de um determinado códon do RNA mensageiro não depende do aminoácido.
e) O anti-códon do RNAt para cisteína é idêntico ao anti-códon do RNAt para alanina.
35. (PUC-SP) Duas espécies (A e B) apresentam a seguinte diferença na porção terminal de uma dada proteína, envolvendo três aminoácidos:
ESPÉCIE A
ESPÉCIE B
 ARGININA-LEUCINA-PROLINA LEUCINA-LEUCINA-LEUCINA
Analisando o RNA mensageiro codificador dessa proteína, pode-se supor que a espécieA se diferencia da B em relação a:
a) 2 códons.
b) 3 códons.
c) 9 códons.
d) 3 bases nitrogenadas.
e) 9 bases nitrogenadas.
36. (CESGRANRIO) Os ribossomos, partículas citoplasmáticas de 15 a 25 nm de diâmetro, compostas de ARN e proteínas estão envolvidos diretamente na síntese de proteínas citoplasmáticas e de proteínas para exportação pela célula. As três afirmativas abaixo se referem à estrutura e à função dessas organelas.
I. Os ribossomos são formados por três subunidades compostas por ARN e proteínas de diferentes pesos moleculares.
II. No processo de síntese e transferência de proteínas para o retículo endoplasmático granular, o ribossomo se prende, à membrana do mesmo, através da subunidade menor.
III. Os polissomos, formados por ribossomos e ARN mensageiro, representam formas ativas no processo de síntese proteica.
Assinale:
a) Se somente I for correta.
b) Se somente II for correta.
c) Se somente III for correta.
d) Se somente II e III forem corretas.
e) Se III e III forem corretas.
37. (UERJ)O bacteriófago T2 tem como material genético uma molécula de DNA com cerca de 3.600 nucleotídeos, que compreendem três genes. Admitindo-se que esses três genes tenham aproximadamente as mesmas dimensões e que a massa molecular média dos aminoácidos seja igual a 120, cada uma das proteínas por eles codificados deve ter uma massa molecular aproximada de:
a) 4.800.
b) 24 x 103.
c) 4 x 102.
d) 12.000.
e) 144 x 103.
38. (COVEST) A molécula de RNAm é sintetizada no núcleo, transcrevendo a sequência de bases de uma cadeia de DNA. O RNAmno citoplasma se liga ao ribossomo, onde se dá a produção de cadeias peptídicas. Considerando esse tema, analise a figura e as proposições a seguir.

38I   II
0  0 – O aminoácido metionina (I) é trazido ao ribossomo pelo RNAt cujo anticódon é UAC (II), complementar ao códon AUG do RNAm.
1  1 – Na etapa seguinte da tradução, um segundo RNA(III), cujo anticódon é complementar ao segundo códon do RNAm geralmente onde há uma trinca UAA, UAG ou UGA, encaixa-se no sítio destinado à entrada de aminoácidos na cadeia peptídica.
2  2 – Quando se estabelece uma ligação peptídica entre os dois primeiros aminoácidos, o RNAtdo primeiro aminoácido é liberado (IV) no citoplasma.
3  3 – O final da tradução ocorre quando, na leitura da mensagem genética, se chega a um códon de parada (V), a saber, UUG, UUA ou GUA, para os quais não há aminoácido correspondente.
4 4 – 61 códons correspondem aos aminoácidos que compõem as proteínas. Sabendo-se que os códons 5 e 6 trazem a informação para um mesmo aminoácido, para o qual existe apenas uma trinca de codificação, podemos afirmar que os códons 5 e 6codificam, ou para a metionina ou para o triptofano.
39. (CESCEA) Na interfase, uma nova fita complementar de DNA é formada a partir de uma antiga, que apresenta a seguinte sequência de bases nitrogenadas:CATGCTTAC. Admitindo-se que a transcrição é feita da nova cadeia para o RNA mensageiro, este deverá apresentar a seguinte sequência de bases:
a) GTACGAATG.
b) GATGCTTAC.
c) CTUGCUUTC.
d) CAUGCUUAC.
e) GUACGAAUG.
40. (COVEST) As proposições a seguir referem-se à síntese proteica. Analise-as.
I   II
0  0  – O RNAr transmite a informação genética às células.
1  1  – Na mitocôndria ocorre síntese proteica.
2  2 – O RNAm, através da  sequência  de suas  bases,  determina  a posição dos aminoácidos nas proteínas.
3  3 – As sequências  de aminoácidos, na cadeia polipeptídica, são identificadas pelo RNAr.
4  4 – Os polissomos constituem formas ativas no processo da síntese proteica.
41. (UNIFOR) “O RNA mensageiro é produzido no ____I___  e, ao nível ____II___ , associa-se a ____IIII___  participando das síntese de ____IV___ .” Para completar corretamente essa frase, IIIIII e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:
a) ribossomo – citoplasmático – mitocôndrias – energia.
b) ribossomo – citoplasmático – mitocôndrias – DNA.
c) núcleo – citoplasmático – mitocôndrias – proteínas.
d) citoplasma – nuclear – ribossomos – DNA.
e) núcleo – citoplasmático – ribossomos – proteínas.
42. (Olimpíada de Biologia)Um RNAm de bactéria com exatos 360 nucleotídeos de tamanho irá codificar uma proteína de:
a) Aproximadamente 360 aminoácidos.
b) Aproximadamente 1080 aminoácidos.
c) Exatos 120 aminoácidos.
d) Menos do que 120 aminoácidos.
e) Mais do que 120 aminoácidos.
43. (FUVEST) O código genético está todo decifrado, isto é, sabe-se quais trincas de bases no DNA correspondem a quais aminoácidos nas proteínas que se formarão.
SEQUÊNCIA DO DNA
AMINOÁCIDO
AGA
serina (SER)
CAA
valina (VAL)
AAA
fenilalanina (FEN)
CCG
glicina (GLI)
AAT
leucina (LEU)
GAA
leucina (LEU)
Com base na tabela acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I  II
0  0 – Se  um RNAm tem  sequência de trincas UUAUUUCUUGUUUCUGGC, a sequência dos aminoácidos no polipeptídeo correspondente será: LEU – FEN – LEU – VAL – SER – GLI.
1  1 – Os anticódons dos RNAt da leucina serão AAU e GAA.
2  2 – O anticódon do RNAda glicina será GGC.
3  3 – O anticódon do RNAt da valina será CAA.
4  4 – O anticódon do RNAt da serina será UCU.
44.  (UFOP) Com relação à síntese de proteínas em uma célula, é incorreto afirmar:
a) Todas as células sintetizam sempre os mesmos tipos de proteínas, nas mesmas proporções.
b) A sequência de bases nitrogenadas ao longo da molécula de RNA mensageiro determina a sequência dos aminoácidos incorporados na cadeia polipeptídica.
c) Para a formação da proteína, não basta a atividade do RNAm; é necessária a participação dos RNAt e dos ribossomos.
d) Ao longo de um DNA, há segmentos que atuam diretamente na síntese de proteínas, os éxons, e os que parecem inativos nesse processo, os íntrons.
45. (FUND.CARLOS CHAGAS)  O números 123 e 4 correspondem ao ARNm(mensageiro) e as letras ABCDEF e G correspondem aos respectivos ARNt(transportador), indicando, resumidamente, um dos passos na síntese de proteínas.
45
Qual das alternativas abaixo expressa corretamente o mecanismo genético acima?
a) 1 – C, 2 – B, 3 – G, 4 – A.
b) 1 – D, 2 – A, 3 – F, 4 – C.
c) 1 – A, 2 – C, 3 – B, 4 – E.
d) 1 – B, 2 – D, 3 – A, 4 – F.
e) 1 – F, 2 – A, 3 – D, 4 – G.
46. (UFV) Com base no esquema abaixo, que mostra alguns passos necessários à síntese proteica, bem como algumas moléculas e estruturas nela envolvidas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
46
I   II
0  0 – I representa o nucléolo.
1  1 – A etapa III é denominada transcrição.
2  2 – O complexo resultante da união de IV com V é chamado polirribossomo.
3  3 – VI atua no transporte dos aminoácidos.
4  4 – II está relacionado com a formação de V e de VI.
47. (PUC-SP) A rifampicina é um antibiótico que inibe a atividade da enzima responsável pela transcriçãoem bactérias. Seuma célula for tratada com esse antibiótico, deverá apresentar inibição:
a) Exclusivamente da produção de DNA.
b) Exclusivamente da produção de proteínas.
c) Da produção de DNA e de proteínas.
d) Da produção de RNA e de proteínas.
e) Da produção de DNA, de RNA e de proteínas.
48. A figura abaixo resume o processo de transcrição. A sequência de bases orgânicas do RNAm recém produzido é (de cima para baixo):
48
a) TAG – CCT – ATC.
b) TUC – CUT – AGA.
c) AUC – GGA – UAG.
d) ATC – UCT – TAG.
e) AUA – UAU – AAU.
49. (UECE) No processo de síntese proteica:
I. Há uma interrelação do núcleo com o citoplasma.
II. Os aminoácidos do citoplasma são selecionados pelo RNA-t (transportador) e vão formar o códon.
III. No mecanismo de tradução ou decodificação é imprescindível a participação dos ribossomos.
Assinale a alternativa
a) Se apenas I e III estiverem corretas.
b) Se apenas III estiver correta.
c) Se apenas I e II estiverem corretas.
d) Se III e III estiverem corretas.
50. (UEG) Vamos admitir que as duas cadeias de uma molécula de ADN separam-se e que cada uma delas vai servir de molde para a formação de uma molécula de ARN mensageiro. Se ocorrer, teremos o seguinte resultado:
a) Uma das moléculas de ARN mensageiro dirigirá a formação de um tipo de proteína e a outra molécula, um tipo diferente de proteínas.
b) As duas moléculas de ARN mensageiro dirigirão a formação de proteínas iguais.
c) As duas proteínas são iguais, mas não têm a mesma sequência de ácidos aminados.
d) As duas proteínas terão a mesma sequência de ácidos aminados, porque cabe aos ARN de transferência colocar os aminoácidos nos devidos lugares.
e) As duas proteínas serão diferentes, porque os ribossomos interpretarão corretamente as mensagens contidas nas moléculas de ARN mensageiro.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
B
VVVVV
E
D
D
D
C
D
VVFFF
11
12
13
14
15
16
17
18
19
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D
B
FVFFV
A
A
VVFFV
E
VVVFF
D
VFFVF
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23
24
25
26
27
28
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30
B
C
VFFVF
B
A
C
C
FVVFF
D
VFFVV
31
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34
35
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40
C
B
E
D
A
C
B
VFVFV
D
FVVFV
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42
43
44
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47
48
49
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E
D
VVFVF
A
A
VVVVV
D
C
A
A

24 de fev. de 2016

EUA investigam 14 possíveis casos de transmissão sexual de zika

 

  • Há 7 horas
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Image caption Autoridades americanas recomendam uso de camisinha para prevenir transmissão de zika
Autoridades de saúde americanas estão investigando 14 possíveis casos de transmissão sexual do vírus da zika.
De acordo com o CDC, o centro de controle de doenças dos Estados Unidos, os casos envolvem várias mulheres grávidas.
O órgão deu a informação ao publicar novas orientações sobre a possibilidade de transmissão sexual do vírus - que ainda não está confirmada.
As primeiras recomendações foram feitas após a confirmação do primeiro caso de zika na parte continental do país em alguém que não havia viajado para áreas onde a doença circula.
Este caso estava ligado a contato sexual com um parceiro infectado - que tinha viajado ao exterior.
O CDC aconselha todos os homens que viajaram para uma área com transmissão ativa do vírus da zika a usarem camisinha ou se abster de contato sexual durante a gravidez da parceira.
Ainda não há evidências de que mulheres possam transmitir o vírus para parceiros sexuais, mas mais pesquisas precisam ser feitas para entender isso, diz o centro.

Estudo

Na semana passada, foi divulgado um estudo feito com mulheres grávidas no Brasil que reforçou, de acordo com cientistas, a ligação entre zika e defeitos congênitos em bebês.
A mais citada dessas malformações é a microcefalia, que faz os bebês nascerem com o cérebro menor que o normal e pode afetar seu desenvolvimento cognitivo.
A pesquisa confirmou a presença do vírus no líquido amniótico de duas mulheres que tiveram sintomas de zika durante a gravidez.
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Image caption Dilma Rousseff e Margaret Chan; diretora-geral da OMS disse que há 'longo caminho' para combater zika
Para os pesquisadores, isso significa que o vírus pode infectar o feto.
A forma principal de transmissão da zika, porém, ainda é a picada do Aedes aegypti.
Na terça-feira, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, disse no Brasil que o mundo ainda teria que percorrer um "longo caminho" até derrotar a zika.
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Ela disse que o vírus era muito "complicado, tenaz e difícil".
O Ministério da Saúde informou na terça-feira que 4.107 casos suspeitos de microcefalia estão sendo investigados. De acordo com boletim da pasta, 583 casos já foram confirmados e 950 descartados porque não eram microcefalia ou porque a malformação tinha causas não infecciosas. Desde outubro, já foram notificados 5.640 casos suspeitos.

O que acontece dentro do corpo de alguém que desmaia

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Image caption Tudo começa com um sinal que o cérebro envia ao coração: 'Algo não está funcionando'

Em algumas ocasiões uma pessoa que sofre um desmaio percebe o que vai acontecer e até consegue avisar alguém, mas a queda é inevitável.
Trata-se de um reflexo, uma mensagem que o cérebro enviou ao coração e que faz a pessoa cair no chão e ficar inconsciente.
"Às vezes, principalmente quando fazemos exercício, nossas artérias abrem pequenas janelas perto de nossos músculos para aumentar o fluxo sanguíneo e liberar oxigênio quando ele é necessário, o que retira o sangue do cérebro", disse Adam Rutherford, geneticista e apresentador do programa da BBC Inside Science.
"Isso também pode acontecer quando você vai desmaiar", afirmou Hannah Fry, professora de Análise Espacial Avançada no University College de Londres.
"Seu ritmo cardíaco aumenta para alcançar a pressão que permita enviar mais sangue para o cérebro", acrescentou a cientista.
Mas, se estas medidas não funcionam, o cérebro ativa um "sistema de emergência". E é neste momento que ficamos inconscientes.

Gravidade

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Image caption Problema é mais comum nas mulheres do que nos homens

Imagine o sangue circulando pelo corpo. Os nervos e o coração trabalham juntos para manter a pressão sanguínea perfeita e ajudar a dar impulso ao sangue para que ele chegue até o cérebro e outros órgãos.
"O que nos torna diferentes de outros animais é que nossa cabeça está mais alta que nosso coração, por isso nossos corpos precisam lutar contra a gravidade e impulsionar o sangue até lá em cima", disse à BBC Nicholas Gall, cardiologista e consultor do hospital Kings College, de Londres.
"Quando nos levantamos, grandes quantidades de sangue descem em grande velocidade pelo nosso corpo, que precisa de reflexos para enviar (o sangue) de volta para cima."
Mas, em muitas ocasiões, não chega sangue suficiente para o cérebro, que transmite a mensagem ao coração.
"O cérebro envia sinais para o resto do corpo para informar que está tendo problemas para receber a quantidade suficiente de sangue e que precisa de uma solução", disse Gall.
Neste momento o cérebro quer comunicar que não está recebendo o sangue que precisa e que, por isso, a pessoa deve sofrer um desmaio.
O cérebro "diz" ao coração que diminua seu ritmo e dilate suas válvulas.
"A pressão sanguínea cai, devido à baixa velocidade do ritmo cardíaco, e a pessoa perde a consciência."
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Image caption O cérebro diz ao coração que diminua seu ritmo

A pessoa cai no chão pois "não tem controle muscular, o seu coração e o cérebro ficam no mesmo nível, fazendo com que seja possível a recuperação do sistema".
"Estando em uma posição horizontal, nosso corpo não precisa lutar contra a gravidade para enviar o sangue de volta para o cérebro", afirmou Rutherford.

Diferentes

Nem todas as pessoas são afetadas pelos desmaios. Algumas já passaram pela experiência várias vezes, outras nunca desmaiaram.
"Até cerca de 40% das pessoas vão desmaiar durante suas vidas. E a maioria destas pessoas passará por isso uma, duas ou três vezes; há apenas um pequeno número de pacientes que desmaiarão de forma repetida", disse Nicholas Gall.
"Há famílias que têm mais tendência ao desmaio e isto ocorre mais entre as mulheres do que entre os homens", acrescentou o especialista do Kings College de Londres.
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Image caption As mulheres têm um coração geralmente menor e menos volume de sangue que os homens

A razão é que as "mulheres têm um coração menor e menor volume de sangue. Quando se levantam e a gravidade impulsiona o sangue, há mais tensão no sistema", disse o cardiologista.

Evolução

Mas os desmaios também têm uma ligação com a nossa evolução.
Para Adam Fitzpatrick, cardiologista e diretor de uma clínica especializada em desmaios na Enfermaria Real do Hospital de Manchester, na Grã-Bretanha, os desmaios são um mecanismo de sobrevivência "muito antigo".
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Image caption Existem genes que explicam a predisposição ao desmaio

"Acredita-se que, quando nossos ancestrais se sentiam ameaçados por predadores, era útil conseguir cair no chão e parecer estar sem vida."
"Algumas pessoas tendiam a desmaiar nestes momentos, caindo no chão, ficando pálidas e inertes. E o predador ia embora", disse o especialista à BBC.
E, segundo Fitzpatrick, a questão evolutiva também pode explicar a razão de algumas pessoas desmaiarem mais que outras.
"Com a teoria da evolução em mente (...), se foram beneficiados ou receberam alguma vantagem quando desmaiaram, os indivíduos com mais capacidade de desmaio tiveram descendência maior. Além disso, é quase certo que existem genes que explicam a predisposição ao desmaio."
Por isso, se você desmaiou alguma vez na vida "deve ser um destes humanos evolutivamente superiores que possuem o gene do desmaio", afirmou o especialista.

Vida sedentária a partir dos 40 'reduz tamanho do cérebro', diz estudo

 

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Image caption Sedentários mostraram envelhecimento mais rápido do cérebro
Um estudo americano sugere que o sedentarismo a partir dos 40 anos tem correlação com o envelhecimento do cérebro e mesmo sua redução de tamanho na casa dos 60 anos.
Pesquisadores da Universidade de Boston acompanharam 1.583 pessoas, com média de idade de 40 anos, todas elas sem demência ou doenças cardíacas. Elas fizeram testes de esforço em uma esteira e também se submeteram a tomografias do cérebro. Vinte anos depois, repetiram os procedimentos.
As pessoas que tinham registrado resultados ruins no primeiro exame tinham cérebros menores na medição de duas décadas depois.
As pessoas que não desenvolveram problemas cardíacos e não estavam usando medicamentos para pressão alta apresentaram o equivalente a um ano de envelhecimento acelerado do cérebro. Aqueles que tiveram problemas ou usaram medicação - na primeira medição - apresentaram o equivalente a dois anos de envelhecimento acelerado do cérebro.
Os resultados foram publicados na revista da Sociedade Americana de Neurologia.
"Encontramos uma correlação direta entre má forma física e o volume do cérebro nas décadas seguintes, o que indica envelhecimento acelerado", disse Nicole Spartano, da Escola de Medicina da Universidade de Boston, pesquisadora-chefe do estudo.
"Esses resultados, ainda não que não analisados em larga escala, sugerem que a condição física na meia-idade pode ser particularmente importante para milhões de pessoas ao redor do mundo que já têm alguma evidência de doenças cardíacas".
O encolhimento do cérebro é um processo natural do envelhecimento humano e a atrofia do órgão está ligada ao declínio cognitivo e ao aumento do risco de demência. Cientistas argumentam que o exercício reverte essa deterioração.
"A mensagem é que escolhas de saúde estilo de vida que você faz ao longo da vida poderão ter consequências muitos anos depois", completa Spartano.

lista de zoologia

01. (UNIFESP) Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:
a) A digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais frequente de alimento.
b) As cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pelos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) Os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) Sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) As escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.
02. (UPE) Quando se fazem referências a peixes, erroneamente se pode achar que a única diferença encontrada entre eles é o habitat, uma vez que alguns habitam águas doces e outros, águas salgadas. No entanto, são muitas as características que os diferenciam. Observe as afirmativas a seguir:
I. O peixe-bruxa é um representante atual de peixes primitivos, que, por não possuírem mandíbulas, não podem se alimentar de presas maiores nem mastigar partes duras dessas presas.
II. O tubarão representa uma classe de peixes, o qual possui um esqueleto firme, porém adaptável, denominado cartilaginoso, e nadadeiras articuladas de amplo movimento.
III. Os peixes ósseos primitivos desenvolveram bolsas de gás, que suplementaram a ação das brânquias e aperfeiçoaram o controle da flutuação, encontradas, atualmente, apenas, nos peixes pulmonados.
IV. Descendentes de peixes com nadadeiras articuladas tornaram-se, com o tempo, mais adaptados à vida na terra, o que deu origem aos tetrápodes.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
03. (UECE) Os animais possuem estruturas locomotoras, característica que lhes possibilita procurar alimentação. Estas estruturas estão adaptadas ao seu nicho ecológico e recebem variadas denominações. A esse respeito, é correto afirmar-se que parapódios e pés ambulacrais são encontrados, respectivamente, em:
a) Platelmintos e nematelmintos.
b) Anelídeos e equinodermos.
c) Nematelmintos e anelídeos.
d) Equinodermos e platelmintos.
04. Metameria é uma característica de espécies de alguns filos animais. Ela representa a divisão do corpo em segmentos e está relacionada à repetição de estruturas internas, incluindo órgãos excretores e sistema nervoso. A metameria está associada a especializações de partes do corpo, através de um processo conhecido como tagmatização, que pode representar a especialização ou a fusão de segmentos de uma região corporal para a realização de funções específicas. Sobre metameria e tagmatização, considere as seguintes afirmativas:
1. Cordados apresentam metameria especialmente visível na musculatura corporal.
2. Nos anelídeos, a segmentação é bastante evidente, formando anéis do corpo, e a tagmatização pode existir, como no caso do clitelo em minhocas.
3. Nos artrópodes, a segmentação existe, mas a tagmatização é observada apenas nos insetos (ex. tórax).
4.  Moluscos apresentam segmentação e tagmatização limitadas às regiões localizadas no interior de suas conchas.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
05. Observe o esquema abaixo que mostra os principais grupos animais.
05
Associe as características gerais na coluna 1, com os grupos animais na coluna 2.
COLUNA 1
I. Apresentam o corpo crivado de numerosos e pequeninos poros. São animais aquáticos, em sua maioria marinhos, cuja forma lembra um vaso ou um saco. Vivem fixos em rochas, na areia e em outros objetos encontrados no ambiente aquático.
II. Triblásticos, celomados, simetria bilateral. Corpo segmentado e dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome; pode ocorrer fusão da cabeça com o tórax e, no caso, o corpo apresenta-se dividido em duas partes: cefalotórax e abdome ou cabeça e tronco. Dotados de exoesqueleto resistente que contém quitina.
III. O crânio protege a extremidade anterior do tubo neural, que, nesses animais, desenvolve-se muito, originando um encéfalo. A esse encéfalo estão associados órgãos dos sentidos especializados, representados pelos olhos, ouvidos e narinas.
IV. Corpo alongado, cilíndrico e segmentado. Triblástico e celomados. Sistema circulatório fechado pelo qual corre sangue portador de hemoglobina. Em sua maioria apresentam respiração cutânea; em alguns a respiração é branquial.
V. Corpo achatado dorsoventralmente. Vida livre, em água doce, salgada ou em terras úmidas. Alguns são parasitas.
VI. Corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Vida livre, habitando a terra úmida, a areia e a água estagnada. Parasitas de plantas e animais. Corpo revestido por uma cutícula resistente. Abaixo dessa cutícula, presença de musculatura. Apresentam tubo digestivo completo com boca e ânus.
COLUNA 2
A. Grupo 1
B. Grupo 2
C. Grupo 3
D. Grupo 4
E. Grupo 5
F. Grupo 6
G. Grupo 7
H. Grupo 8
I. Grupo 9
a) I-A; II-E; III-G; IV-D; V-B; VI-H.
b) I-A; II-G; III-F; IV-D; V-B; VI-C.
c) I-A; II-E; III-F; IV-H; V-D; VI-C.
d) I-C; II-H; III-F; IV-D; V-B; VI-A.
e) I-A; II-E; III-F; IV-D; V-B; VI-C.
06. (COVEST) Um estudante de Biologia recebeu a incumbência de identificar os filos aos quais pertencem os animais mostrados na figura. Após a devida análise, apresentou a tabela a seguir:
06
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3.
b) 2, 3 e 4.
c) 3, 4 e 5.
d) 1, 2 e 4.
e) 1, 2, 4 e 5.
07. (UNICAMP) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.
07
Assinale a alternativa correta.
a) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
b) O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
c) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
d) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.
08. Os animais são comumente divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os invertebrados representam cerca de 97% de todas as espécies de animais, no entanto costumam ser menos conhecidos do que os vertebrados. Sobre os animais vertebrados e invertebrados, é correto afirmar que:
a) Com frequência as águas-vivas causam acidentes aos banhistas durante o verão. Os tentáculos desses animais possuem células urticantes que causam a sensação de queimaduras e podem desencadear reações alérgicas graves.
b) Os artrópodes apresentam um esqueleto externo que não acompanha o crescimento do animal. Para crescer o indivíduo troca seu exoesqueleto de tempos em tempos buscando a “casca” abandonada por um indivíduo maior procarionte.
c) Os equinodermos, como as estrelas-do-mar, possuem esqueleto calcário e apesar de não possuírem vértebras podem ser considerados animais vertebrados.
d) Mexilhões, ostras e mariscos são muito utilizados como fonte de alimento em regiões litorâneas. Estes moluscos possuem o corpo segmentado com uma concha protetora espiralada.
e) As aranhas e escorpiões estão entre os principais representantes dos insetos. Estes animais podem produzir veneno para caçar e, eventualmente, causam acidentes ao homem.
09. (UFSJ) A quitina é um polissacarídeo formado por várias moléculas de glicose e por grupo amina. Ela pode ser encontrada na natureza na parede celular dos fungos e em alguns animais. Dentre os animais dos quais podemos encontrar quitina, estão os:
a) Crustáceos, esponjas e peixes.
b) Artrópodes, equinodermos e nematoides.
c) Insetos, nematoides e anfioxos.
d) Aracnídeos, moluscos e anelídeos.
10. (UDESC) Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
a) As esponjas pertencem ao filo dos poríferos. Possuem constante movimentação através de cílios e apresentam digestão exclusivamente extracelular.
b) As águas vivas e as anêmonas pertencem ao filo dos cnidários. Apresentam digestão intracelular (células digestivas) da gastroderme e extracelular no tubo digestório incompleto, pois não têm ânus.
c) Os Ascaris lumbricoides são vermes que pertencem ao filo dos platelmintos. Possuem corpos achatados com simetria bilateral e sua digestão é incompleta, pois não têm ânus.
d) A Taenia saginata é um verme pertencente ao filo dos nematelmintos, pois seu corpo é achatado com simetria bilateral. Sua digestão é completa, pois tem ânus.
e) Os corais pertencem ao filo dos poríferos. Possuem corpos com esqueleto calcário e sua digestão é completa, pois têm ânus.
11. (UFPR) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.
2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
12. (UEPB) As características morfológicas: I) nadadeiras caudal do tipo heterocerca, clásper e escamas placoides, e II) escamas ctenoides, cicloides e ganoides, além de bexiga natatória, opérculo, nadadeiras homocercas e dificercas, pertencem, respectivamente, aos grupos:
a) Osteictes e Condrictes.
b) Lampreias, Actnopeterygii.
c) Condrictes e Osteíctite
d) Feiticeiras e Sarcoperygii.
e) Lampreias e Feiticeras.
13. (UEL) Nematódeos são animais vermiformes de vida livre ou parasitária, encontrados em plantas e animais, inclusive no homem. Sobre as características presentes em nematódeos, considere as afirmativas a seguir.
I. Corpo não segmentado coberto por cutícula.
II. Trato digestório completo.
III. Órgãos especializados para circulação.
IV. Pseudoceloma.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
14. (UFPB) Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia. Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem:
a) Um estádio larval durante seu desenvolvimento.
b) Sistema nervoso simples e difuso pelo corpo.
c) Representantes protostômios.
d) Representantes diploblásticos.
e) Digestão extracelular.
15. (UFRGS) A restrição do tamanho e da forma em planárias está diretamente relacionada:
a) À ausência de um sistema circulatório.
b) Ao sistema nervoso difuso.
c) À presença de protonefrídeos.
d) Ao hermafroditismo.
e) À possibilidade de regeneração.
16. (UFF) Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema excretor. Este é bastante primitivo, formado por células-flama. A principal função destas células é:
a) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino.
b) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior.
c) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino.
d) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi.
e) Remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior.
17. (UECE) Diversos caracteres mais aproximam aves de crocodilos do que de mamíferos. Portanto, os mamíferos possuem um ancestral comum mais distante, com esses dois táxons. A estrutura que une os três táxons considerados em um único ancestral comum é o(a):
a) Âmnio.
b) Homeotermia.
c) Apodismo.
d) Osso pneumático.
18. (UPE) A piranha, a preguiça e a capivara são animais registrados no Guiness Book (Livro do Recordes), respectivamente, como o peixe mais feroz, o mamífero mais lento e o maior roedor do mundo. Sobre essas espécies da fauna brasileira, assinale a alternativa correta.
a) A piranha pertence à classe Osteicties, apresentando bexiga natatória, boca ventral e intestino longo com válvula em espiral.
b) A preguiça e a capivara são, respectivamente, mamíferos pertencentes às ordens Edentata ou Xenartra e Rodentia.
c) Esses animais são classificados como Eutheria e Methateria em função da reprodução.
d) As três espécies mencionadas distribuem-se na Região Neotrópica, em florestas tropicais, como a Mata Atlântica e a Mata de Araucária.
e) A dentição desses animais é bem desenvolvida e adaptada ao hábito alimentar.
19. (PUC-PR) Em relação ao Phylum Cnidária, foram feitas as seguintes proposições:
I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos) e medusa (livres).
II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso.
III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização.
IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas estão incorretas.
b) Apenas III e IV estão corretas.
c) Apenas I está correta.
d) Todas estão corretas.
e) Apenas I e II estão corretas.
20. (PUCCAMP) Considere o texto a seguir.
“Talvez a maior de todas as inovações surgidas durante a história evolutiva dos vertebrados tenha sido o desenvolvimento da mandíbula que, manipulada por músculos e associada a dentes, permitiu aos peixes primitivos arrancar com eficiência grandes pedaços de algas e de animais, tornando disponível para si uma nova fonte de alimento. Os cordados sem mandíbula estavam restritos à filtração, à sucção do alimento ou à captura de pequenos animais. Os primeiros vertebrados mandibulados tornaram-se predadores, permitindo-lhes grande aumento no tamanho.”
(Sônia Lopes. BIO. v.2. São Paulo: Saraiva, 1997. p.361-2)
Analisando o texto e aplicando seus conhecimentos sobre os animais relacionados com o fato descrito, um estudante apresentou os seguintes comentários:
I. Lampreias são ectoparasitas de peixes e baleias, e feiticeiras alimentam-se de vermes marinhos ou de peixes moribundos.
II. Os agnatos têm desvantagens em relação aos gnatostomados quanto à obtenção de alimento.
III. Atualmente, o número de espécies de agnatos é muito menor do que o dos peixes gnatostomados, fato provavelmente ocasionado pela ausência de mandíbula.
IV. As mandíbulas não se limitam à captura de alimento, mas também podem manipular objetos e cavar buracos.
São corretos os comentários
a) I, II, III e IV.
b) II, III e IV, somente.
c) I, III e IV, somente.
d) I, II e IV, somente.
e) I, II e III, somente.
21. (UPE) O professor de Biologia levou para a sala de aula quatro exemplares de animais aquáticos, com a finalidade de os estudantes conhecerem mais sobre esses animais. Para isso, distribuiu entre as equipes informações sobre os filos desses animais e solicitou que elas lessem e anotassem as características deles. Na elaboração, os estudantes descreveram os seguintes aspectos:
Exemplar 1: Eumetazoário, prostostômio, triploblástico, esquizocelomado, bilatério. Pode ser de vida livre (errante) e séssil (fixado); carnívoro ou filtrador. Apresenta tubo digestivo completo e digestão extracelular. Corpo alongado e cilíndrico com segmentações externa e interna bem nítidas. Apresenta reprodução sexuada e reprodução assexuada. Apresenta desenvolvimento indireto, é dioico e de fecundação externa.
Exemplar 2: Eumetazoário, deuterostômio, triploblástico, enterocelomado, bilatério. De vida livre, pelágico e nectônico. Apresenta tubo digestivo completo e digestão extracelular. É predador ativo, alimentando-se, sobretudo, de invertebrados e pequenos peixes ósseos. É vivíparo, apresenta sexo separado, desenvolvimento direto e fecundação interna.
Exemplar 3: Parazoário, diploblástico, radiado ou assimétrico. É animal séssil e pode viver isoladamente ou em colônia. Não apresenta sistema digestivo, entretanto, digestão intracelular. É animal filtrador, embora existam espécies carnívoras. Apresenta reprodução sexuada e assexuada. Há espécies monoicas (a maioria) e dioicas. Apresenta fertilização interna ou externa.
Exemplar 4: Eumetazoário, prostostômio, diploblástico, esquizocelomado, radiado. Algumas espécies estão aderidas a um suporte, ao passo que outras são de natação livre. É carnívoro, alimenta-se de pequenos peixes e zooplâncton. A reprodução pode ser tanto sexuada como assexuada, dependendo da espécie. Há espécies dioicas e monoicas. Apresenta fertilização interna ou externa, com ou sem incubação (dentro ou fora do corpo).
Com base na descrição dos exemplares 1, 2, 3 e 4, assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os animais.
a) Anfioxo, tubarão, anêmona-do-mar e esponja.
b) Poliqueta, tubarão, esponja e anêmona-do-mar.
c) Anêmona-do-mar, tubarão, ostra e esponja.
d) Anêmona-do-mar, tubarão, ostra e anfioxo.
e) Ouriço-do-mar, tubarão, coral, anêmona-do-mar.
22. (UNIOESTE) Quanto ao processo de desenvolvimento, os insetos que evoluem através dos estágios ovo, larva, pupa e imago são:
01. Gafanhotos, libélulas, cupins.
02. Moscas, formigas, pulgas.
04. Barbeiros, pulgões, efêmeras.
08. Borboletas, abelhas, besouros.
16. Cigarras, grilos, percevejos.
32. Vagalumes, mosquitos, mariposas.
Soma das alternativas corretas:
23. (UNIMONTES) Categorias Taxonômicas são agrupamentos de seres vivos segundo a filogenia entre eles. O quadro a seguir apresenta características de seres vivos pertencentes a diferentes filos. Analise-o.
23
Considerando o quadro e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa um exemplo do filo indicado em IV.
a) Aedes aegypti.
b) Taenia saginata.
c) Biomphalaria glabrata.
d) Giraffa camelopardalis.
24. (FEI) Na evolução dos mamíferos, ocorreu grande diversificação das estruturas envolvidas na apreensão de alimentos e digestão. Os mamíferos (I) possuem dentes com formatos diferentes e funções distintas, como o (II). Após a apreensão do alimento na boca, o alimento caminha pelo (III), sofrendo sucessivas alterações químicas até ser eliminado na forma de fezes. Exceto no grupo dos (IV), o trato digestório dos mamíferos termina no ânus. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas I, II, III e IV, respectivamente:
a) Heterodontes, gato, trato digestório, monotremados.
b) Homodontes, tatu, intestino, marsupiais.
c) Heterodontes, golfinho, esôfago, marsupiais.
d) Homodontes, homem, estômago, placentários.
e) Heterodontes, cão, reto, monotremados.
25. (FEI) Um animal pseudocelomado, triblástico, protostômio e hematófago intestinal pode ser um:
a) Turbelário, como por exemplo, planária.
b) Tremátoda, como por exemplo, Schistosoma mansoni.
c) Cestódeo, como por exemplo, Taenia solium.
d) Nematódeo, como por exemplo, Ancylostoma duodenale.
e) Hirudíneo, como por exemplo, sanguessuga.
26. (UNICENTRO) Um estudante, em uma aula de campo, encontrou um artrópode com as seguintes características: cabeça, tórax, abdômen, um par de antenas e três pares de pernas unirremes. Com base nessa morfologia externa, o estudante concluiu que esse artrópode possui:
a) Cérebro bipartite.
b) Excreção por túbulos de Malpighi.
c) Cordão nervoso dorsal.
d) Sistema circulatório fechado.
27. (UEM) Considerando a morfologia e a fisiologia dos animais, assinale a alternativa correta.
a) O saco visceral dos moluscos, que aloja os órgãos internos, é revestido pelo manto, que produz a concha.
b) A função realizada pelos metanefrídios nos aracnídeos é de responsabilidade das glândulas coxais nos anelídeos.
c) As pedicelárias dos equinodermatas servem para capturar o alimento.
d) Anfíbios e répteis reproduzem-se da mesma forma, com fecundação externa e desenvolvimento direto.
e) Os mamíferos, a depender do hábitat aquático ou terrestre, variam o tipo de sistema respiratório e a forma de reprodução.
28. Observando-se abelhas, gafanhotos, formigas e pulgas, verifica-se que são animais:
a) Tetrápodes, com o corpo dividido em duas partes.
b) Hexápodes, com o corpo dividido em duas partes.
c) Hexápodes, com o corpo dividido em três partes.
d) Octópodes, com o corpo dividido em duas partes.
e) Decápodes, com o corpo dividido em três partes.
29. (IFSul) O filo Arthropoda está distribuído praticamente em todos os ambientes, formando um dos mais numerosos e diversificados filos do reino Animalia, com mais de um milhão de espécies descritas. De acordo com as características embrionárias presentes nesse filo, esses animais são considerados:
a) Diploblásticos, acelomados, protostômios e ametaméricos.
b) Diploblásticos, pseudocelomados, deuterostômios e metaméricos.
c) Triploblásticos, celomados, protostômios e ametaméricos.
d) Triploblásticos, celomados, deuterostômios e ametaméricos.
30. (UEPG) Com relação às características anatômicas dos artrópodes, assinale o que for correto:
01. A muda ou ecdise ocorre uma única vez durante toda a vida do animal, a qual consiste da substituição do exoesqueleto de queratina.
02. O tagma denominado cefalotórax, que ocorre em alguns crustáceos, é resultante da fusão dos metâmeros anteriores e intermediários.
04. Os apêndices articulados dos artrópodes estão ancorados ao abdome do animal e são organizados sempre em dois pares.
08. Os artrópodes são animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral, sistema digestório completo e corpo segmentado.
Soma das alternativas corretas:
gab
 

19 de fev. de 2016

Entenda a tecnologia radioativa que promete conter o Aedes aegypti

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Image caption Nos laboratórios de órgão da ONU, mosquitos são esterelizados com radiação
Uma tecnologia que esteriliza mosquitos por meio da exposição à radioatividade é uma nova arma dentro dos esforços para combater o Aedes aegypti, vetor de transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e zika no Brasil.
A proposta vêm do órgão das Nações Unidas que coordena energia nuclear, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e deverá ser debatida em um encontro em Brasília nos dias 22 e 23 deste mês.
A agência da ONU está oferecendo a transferência de conhecimento e espera ver a aplicação da técnica dar resultado dentro de um ano após sua adoção, explicou à BBC Brasil o vice-diretor da organização e chefe do departamento de Ciências Nucleares e Aplicações, o brasileiro Aldo Malavasi.
Na esterilização proposta pela AIEA, os mosquitos machos do Aedes aegypti são expostos à radiação eletromagnética ionizante de raios gama. A radiação danifica aleatoriamente o material genético contido no sêmen do inseto, gerando infertilidade. Quando os machos irradiados acasalam com as fêmeas, os filhotes gerados são ovos que não vingam.
"Você solta insetos são normais no seu comportamento, só que o esperma não é normal, ele tem pedaços quebrados. Quando o óvulo da fêmea recebe o esperma, o embrião não consegue se desenvolver e esses óvulos são maculados", explicou Jorge Hendrichs, chefe do departamento de controle de pestes da AIEA.
A tecnologia está sendo testada em Fernando de Noronha pela Fiocruz Pernambuco e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já foram liberados 27 mil mosquitos na ilha. Com o uso da técnica em testes de laboratório, apenas 30% dos ovos dos mosquitos se tornaram larvas. Os pesquisadores, agora, querem saber se esta diminuição se repetirá na natureza.
Uma pesquisa do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP também iniciou testes com a tecnologia em 2012, mas foi interrompida por falta de verbas. Segundo o pesquisador Valter Arthur, coordenador da pesquisa, ela será retomada neste ano, após aumento do interesse no tema devido à associação apontada entre zika e malformações em bebês.
O método é uma alternativa que faz parte do conceito SIT (Sterile Insect Technique, ou Técnica dos Insetos Estéreis). O SIT é uma definição abrangente, que engloba várias técnicas de esterilização, que em comum empregam a estratégia de combater uma população "inundando" o meio ambiente com indivíduos estéreis.
A AIEA possui há anos um programa em conjunto com a FAO, agência da ONU para alimentação, para desenvolver aplicações de radioatividade contra pragas rurais.

Segurança

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Image caption Aedes aegypti está no centro das epidemias de zika e dengue
Malavasi afirma que a técnica é inofensiva às pessoas, apesar de lidar com radiação. Segundo ele, não se trata de uma radiação com risco de contaminação, mas sim de algo semelhante a uma onda eletromagnética.
"Se você faz um raio-X no dentista, você volta para casa radioativo? O raio passou por você e foi embora. (…) Quando você cozinha com o micro-ondas a comida fica com radiação? Não. Aqui é a mesma coisa. É totalmente seguro", afirma Malavasi.
Existem diversas formas de radiação eletromagnética. Eles apenas diferem em frequência e comprimento de onda. Entre essas formas estão ondas de calor, ondas de rádio, luz infravermelha, luz, luz ultravioleta, raios-X e raios gama.
Somente a alta frequência do espectro eletromagnético é considerada ionizante. É nessa parte da escala que estão os raios gama e "X", capazes de gerar alterações genéticas.
Mas, para o pesquisador Marcelo Firpo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, a nova técnica demanda atenção.
"Eu não conheço a técnica profundamente, mas em princípio todo uso de tecnologia envolvendo radiação ionizante é problemática, porque toda radiação ionizante é potencialmente cancerígena", diz ele.
Firpo, que é coordenador do Grupo de Saúde e Ambiente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), defende que o foco não deve ser a "eliminação do mosquito, mas sim a eliminação contínua dos criadouros do mosquito".
Isso, afirma, passa por medidas de saneamento básico, melhoria de fornecimento de água e redução da pobreza.
Outras críticas ao método passam pela quantidade de mosquitos que devem ser liberados para que a medida seja eficiente.
A técnica SIT requer que o número de machos modificados liberados no meio ambiente seja muito superior à de selvagens. Só com a "inundação" de 20 machos estéreis para cada selvagem é que as fêmeas têm boas chances de copular com o inseto maculado.
Malavasi reconhece que o uso da SIT é um complemento às técnicas de controle de vetor tradicional e sozinho não pode acabar com o Aedes aegypti. Por isso, a AIEA recomenda que ela seja utilizada em comunidades pequenas e em conjunto com os métodos tradicionais de controle sanitário.

Solução limpa

De acordo com Hendrichs, o emprego da SIT é uma solução limpa porque não deixa marcas no meio ambiente, em comparação ao fumacê a aos mosquitos geneticamente modificados.
"Não há persistência no meio ambiente. É o método mais amigável porque na hora em que você quer interromper, (o impacto) acaba. Em algumas outras abordagens, algo permanece na população. Nós, enquanto Nações Unidas, não promovemos isso", disse Hendrichs à BBC Brasil.
Segundo os pesquisadores, outra vantagem em comparação aos pesticidas é que a SIT só impacta uma espécie específica. Com a fumigação, os produtos químicos exterminam diversas espécies ao mesmo tempo.
Malavasi reforçou que os mosquitos transgênicos se diferem da técnica SIT por terem genes externos inseridos no seu código.
Além disso, a aplicação de transgênicos é mais complexa porque envolve legislação e controle. No caso do Brasil, mosquitos geneticamente modificados estão sendo produzidos na Bahia em uma fábrica das empresas Moscamed e Oxitec. Antes de servir nas ONU, Malavasi era diretor dessa operação.

História

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Image caption Transmisssão de zika por mosquito deixou Ministério da Saúde em alerta
A técnica SIT vem sendo estudada há mais de 60 anos e já foi testada em diversas espécies de moscas, borboletas, mosquitos e outros insetos.
Foi aplicada em larga escala pela primeira vez no sul dos EUA em 1950, no combate à Cochliomyia hominivorax, mosca parasitária cuja larva ataca animais vivos de sangue quente, o que gera grandes perdas em rebanhos de gado.
Testes anteriores com o Aedes aegypti ocorreram na Índia, em 1975, e no Quênia, na mesma década.
Em Nova Délhi os mosquitos foram esterilizados por meio da exposição a Thiotepa, um agente alcalino utilizado em quimioterapia, segundo o livro Sterile Insect Tecnique: Principles and Practice in Area-Wide Integrated Pest Management, editado por V.A.Dyck, J.Hendrichs e A.S.Robinson.
À BBC Brasil, a IAEA afirmou que testes com o Aedes aegypti por meio de radiação por raios gama já ocorreram na Indonésia e os resultados foram "encorajadores". Testes com uma espécie semelhante, o Aedes albopictus, e os mesmos raios estão ocorrendo na Itália e nas ilhas Maurício.

Conheça as outras complicações em bebês ligadas a microcefalia e zika


  • 17 fevereiro 2016
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Bebês com problemas na visão e na audição, atraso no desenvolvimento, crises epiléticas e alterações musculares. Bebês com o perímetro cefálico normal, mas com vários tipos de alterações cerebrais.
Essas são algumas das complicações que vêm sendo investigadas por médicos e pesquisadores diante do surto de zika e microcefalia que atinge o país.
A maioria desses problemas já é conhecida dos profissionais porque costumam aparecer em crianças com microcefalia causada por outros motivos que não o zika vírus - como, por exemplo, rubéola, sífilis ou toxoplasmose contraídas pela mãe durante a gravidez.
Outras complicações, como determinadas lesões oculares e determinadas atrofias cerebrais, estão sendo pesquisadas especificamente nos bebês com microcefalia associada ao zika vírus ou mesmo em bebês com perímetro cefálico normal nascidos em área de grande incidência de zika.
Por esse motivo, especialistas estão inclusive defendendo que é preciso passar a usar termos como "síndrome congênita do zika".

'Nunca é só microcefalia'

"Nunca é só a microcefalia sozinha, ao menos nos casos que eu vi até agora", disse a ginecologista e especialista em medicina fetal, Adriana Melo, ligada ao IPESQ ( Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto) e à Maternidade Instituto Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande (PB).
"A microcefalia é o sinal mais evidente. Porque você vê, você mede com a fita métrica. Mas quando a gente faz um ultrassom ou uma ressonância, há outros danos, que podem variar de calcificações (no cérebro) a artrogripose (doença que provoca a contração das articulações ou deformações das das mãos, punhos e joelhos).
Adriana integra um grupo de pesquisadores, ligados também à UFRJ e à Fiocruz, que acompanhou as gestações de 10 mulheres infectadas pelo zika nos estágios iniciais da gravidez e cujos fetos tinham complicações.
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Segundo a médica, uma dessas complicações é a ventriculomegalia, em que a cabeça do bebê pode ter o tamanho normal, mas na realidade, seus ventrículos cerebrais são ampliados por estarem preenchidos de líquido - o que faz o cérebro não se desenvolver da maneira correta.
"As crianças começaram com a microcefalia, mas ela foi compensada pela ventriculomegalia", explica.
Amílcar Tanuri, virologista do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, que também colaborou com a pesquisa, diz que é preciso sistematizar as complicações nesses bebês.
 
"A gente quis sistematizar os problemas que encontramos e descrevê-los como se fosse uma síndrome. É uma tentativa até para ajudar outros médicos, que também poderão acrescentar as características que observarem. Porque há outras complicações, problemas no nervo ótico, no globo ocular, na retina."
Segundo o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, a microcefalia é acompanhada de alterações motoras e cognitivas, que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral.
"Em geral, as crianças apresentam convulsões, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e, em alguns casos, as funções sensitivas, como audição e visão, também são afetadas. O comprometimento cognitivo, por exemplo, ocorre em cerca de 90% dos casos", afirmou o Ministério em nota, complementando que todos os casos suspeitos devem ser notificados para que seja possível também identificar causas e alterações neuropsicomotoras associadas.

Crises epilépticas

Entre as complicações que já eram conhecidas pelos médicos estão as crises epiléticas. "Elas são comuns em crianças com qualquer tipo de microcefalia, ocorrendo em até 50% dos casos, em qualquer momento da vida, especialmente nos primeiros anos", explica a neuropediatra Ana Carolina Coan, da Unicamp.
"Mas nas microcefalias mais graves - onde há vários tipos de malformações no cérebro, que pode ter calcificações ou a chamada lisencefalia (transtorno em que cérebro, sem pregas e sulcos, fica "liso") - a criança fica mais debilitada e o risco de crises epiléticas é maior."
Esse dado é relevante visto que um estudo recente de pesquisadores brasileiros que acompanhou 35 bebês com microcefalia mostrou que 71% deles tinham um grau severo da condição.
 
Publicada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a pesquisa foi coordenada por uma força-tarefa da Sociedade Brasileira de Genética Médica e assinada por pesquisadores de diversas instituições brasileiras, como Universidade Federal do Rio Grande do Sul, USP, Fundação Oswaldo Cruz, Hospital Infantil Albert Sabin (Fortaleza).
O estudo mostrou ainda que 49% dos bebês tinham pelo menos um tipo de anormalidade neurológica. E entre os 27 bebês que passaram por exames de diagnóstico por imagem (ultrassom ou tomografia), todos apresentaram algum problema, como calcificação ou lisencefalia.

Capacidade muscular

O problema neurológico mais comum encontrado nas crianças analisadas nesse levantamento foi a alteração de tônus muscular, ou seja, redução da capacidade de contrair ou relaxar o músculo (em 37% dos casos).

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"Tônus diminuído é um problema que pode fazer com que o bebê tenha dificuldade, por exemplo, de sugar o peito da mãe e que pode causar atrasos nos primeiros marcos (do desenvolvimento), como sustentar a cabeça e deglutir", afirma o neurologista Tarso Adoni, coordenador do departamento de Neuroepidemiologia da Academia Brasileira de Neurologia.
Segundo o estudo publicado pelo CDC, os bebês também apresentavam problemas elevados de reflexos (20%), irritabilidade (20%), tremores (11%) e convulsões (9%).
Fora os problemas neurológicos, foram detectados complicações como artrogripose, pé-torto (má formação em que o pé se encontra torcido em maior ou menor grau) e excesso de pele no crânio, o que indica que o feto sofreu um estresse ainda no útero da mãe, interrompendo seu desenvolvimento normal.

Visão e audição

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, também já informou que há registros de surdez e cegueira congênitas, além de malformação do globo ocular em bebês que nasceram com microcefalia causada pelo zika.
No protocolo para orientar profissionais de saúde a lidar com bebês com suspeita de microcefalia e com sua família, o Ministério da Saúde retira a necessidade de se fazer os testes do pezinho, orelhinha e olhinho, para detectar complicações precocemente.
"No caso da microcefalia, a mesma está relacionada a alterações do desenvolvimento neuropsicomotor e do comportamento que podem ser acompanhadas por problemas auditivos e visuais", afirma o protocolo, que indica que a triagem auditiva deve ser feita nos primeiros dias de vida, e completa dizendo que "a presença da microcefalia é um indicador de risco para perda auditiva."
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No caso das lesões oculares, um estudo brasileiro publicado na revista científica The Lancet detalha as lesões oculares encontradas em bebês com microcefalia cujas mães presumidamente tiveram zika na gravidez. Outras possíveis causas de microcefalia, como rubéola, foram descartadas.
Dos 29 bebês examinados, 10 deles (34,5%) tinham anormalidades oculares graves. As mais comuns foram alteração pigmentar (espécie de mancha na retina) e atrofia da retina, além de anormalidades no nervo óptico. Esses são distúrbios que podem causar perda parcial ou total da visão.
"É importante notar que nenhuma dessas mães teve doença ocular", afirma um dos co-responsáveis pelo o estudo, o oftalmologista Rubens Belfort, professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), indicando que eles não herdaram esses problemas.
"Ainda não sabemos como essas lesões podem evoluir no futuro, mas sabemos que algumas lesões podem se agravar com o passar do tempo, até muitos anos depois."
Rubens afirma ainda que a pesquisa agora inclui mais de 100 casos nos locais mais afetados pelo surto no Nordeste e confirma que alguns deles demonstram que "há sim a possibilidade de se ter essas lesões oculares sem microcefalia".
Para o oftalmologista, o correto seria examinar todos os bebês nascidos onde há maior incidência de zika.

Uganda: Por que o berço do zika nunca teve nenhum surto?


  • 18 fevereiro 2016
   
(BBC)
Image caption Segundo virologista Julius Lutwama, tipo de Aedes encontrado no país prefere animais a humanos; mutação pode estar relacionada a desmatamento
Apesar de ter sido isolado pela primeira vez por cientistas no final da década de 40, o zika vírus ─ transmitido pelo mosquito Aedes aegypti ─ nunca se tornou uma epidemia em Uganda, onde foi descoberto no sangue de macacos.
Ali, na floresta de Zika, na região central do país, o vírus adquiriu contornos diferentes do que no Brasil, que vive atualmente um surto da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, já são mais de 70 mil notificações em 19 Estados brasileiros. O vírus também vem sendo associado ao aumento do número de casos de microcefalia ─ uma má-formação cerebral em fetos ─ com 508 casos confirmados e outros 3.935 suspeitos sendo investigados.
Mas, em Uganda, tampouco houve registros de má-formações congênitas.
Além disso, entre 1947 a 2007, quando foi registrado o primeiro surto de zika fora da Ásia e da África (nas Ilhas Yap, na Micronésia), foram apenas 14 casos confirmados no mundo.
O que explica então a ausência de um surto de zika no país africano?
 

Motivos

Segundo Julius Lutwama, principal virologista do Instituto de Uganda de Pesquisa de Vírus (Urvi, na sigla em inglês), o motivo se deve, em grande parte, ao tipo de Aedes aegypti encontrado em Uganda.
"Em Uganda, a subespécie de Aedes aegypti que temos ─ o Aedes aegypti formosus ─ é diferente da daquela encontrada na América do Sul, o Aedes aegypti aegypti. O mosquito daqui pica mais animais do que humanos", explica ele à BBC Brasil.
"Esse mosquito vive na floresta e costuma se alimentar à noite. Mesmo que um ser humano seja picado e venha a desenvolver a doença, a probabilidade de ela se alastrar é baixa, por causa da ausência do vetor nas áreas urbanas. Ou seja, se não há mosquitos para espalhar o vírus, dificilmente haverá uma epidemia", acrescenta.
Outro fator, destaca Lutwama, envolve características geográficas e climáticas de Uganda.
Segundo ele, diferentemente de outros locais que enfrentaram surtos de zika, o país manteve suas florestas razoavelmente intactas, preservando o habitat natural do mosquito.
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Image caption Já são mais de 70 notificações de zika no Brasil
"Esse mosquito vive predominantemente nas florestas. Com o desmatamento, acreditamos que ele tenha migrado para as zonas urbanas e evoluído, passando a se alimentar do sangue de seres humanos", diz ele.
Nesse sentido, a forte predominância de chuvas, típicas do clima de Uganda, também teria contribuído para evitar uma epidemia da doença.
"Aqui em Uganda chove muito e, por isso, a população não costuma armazenar água em casa", argumenta.
"Mas nos países africanos que desmataram suas florestas, como no oeste da África, por exemplo, o mosquito migrou para as áreas urbanas e acabou encontrando um ambiente perfeito, pois precisa de água parada para se reproduzir".
Lutwama diz acreditar ainda que a população ugandense teria desenvolvido imunidade à doença, devido a "diferentes flavivírus" (vírus transmitidos por carrapatos e mosquitos) encontrados na região, como dengue, chikungunya e O'nyong'nyong, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
"Como temos outras doenças muito semelhantes ao zika, como dengue, chikungunya e O'nyong'nyong, acredito que possa ter havido algum tipo de imunidade cruzada. Dessa forma, quem já contraiu algum desses vírus, teria menor vulnerabilidade a uma nova infecção", observa.
E devido ao baixo número de casos da doença em Uganda, acrescenta Lutwama, não foi possível estabelecer nenhuma relação entre o vírus e a microcefalia.
"Diferentemente do Brasil, não temos um número suficiente de casos de zika para comprovar qualquer associação entre o vírus e essa má-formação congênita em fetos", afirma.

Brasil

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Image caption Julius Lutwama é principal pesquisador do Instituto de Uganda de Pesquisa de Vírus (Urvi, na sigla em inglês)
Principal pesquisador do Uvri, instituto criado em 1936 com financiamento da Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos, Lutwama diz que ele e sua equipe vêm realizando um trabalho de prevenção para evitar que a subespécie latino-americana se espalhe em Uganda.
"Coletamos e monitoramos amostras de sangue de pacientes de todo o país. São medidas preventivas importantes", assinala ele.
Lutwama cita o caso dos Estados Unidos, onde o Aedes aegypti ─ virtualmente inexistente há alguns anos ─ já é encontrado em regiões com temperaturas mais amenas, como o Estado da Flórida.

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