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4 de out. de 2013

BANCAS DE MONOGRAFIA


Curso modulado - Sexualidade e saúde reprodutiva - UNINASSAU


Os 10 temas que mais caem na prova de biologia do Enem

O que mais cai no Enem: 1. Fisiologia / Corpo Humano

1.As questões de Fisiologia e Corpo Humano abordadas no Enem são mais voltadas para o cuidado com o corpo e o autocuidado. Saúde pública e todos os assuntos relacionados com as condições de equilibro do corpo são, em geral, as que mais aparecem.
 
2.O que mais cai no Enem: 2. Ecologia
Já em ecologia, a prova cobra principalmente a questão das estruturas dos ecossistemas e como os organismos que constituem esses ecossistemas lidam com os nutrientes. "O estudante deve se dedicar a entender o fluxo de energia e a ciclagem dos materiais pelos ecossistemas, como o ciclo do carbono e o ciclo de nitrogênio",
 
3.O que mais cai no Enem: 3. Genética / Evolução
As questões sobre o tema envolvem genética básica, com a intenção de testar a compreensão do estudante sobre os fenômenos da hereditariedade. "Não são questões trabalhosas, a genética no Enem serve de pano de fundo para os mecanismos que possibilitam a evolução das espécies
 
4.O que mais cai no Enem: 4. Meio Ambiente
Todos os conteúdos dentro da Biologia que remetam à sustentabilidade podem aparecer no Enem, especialmente a responsabilidade no uso dos recursos. As questões, de acordo com Angela, visam promover a reflexão do candidato sobre as alternativas de conduta, atitude e comportamento. "Essa são as questões que valem mais dentro da TRI. As mais valorizadas são aquelas em que o aluno precisa escolher entre alternativas nas quais ele tem que se posicionar quanto a um problema ambiental",
 
5.O que mais cai no Enem: 5. Água
O tema água é recorrente no Enem porque vem sendo discutido há muitos anos sem apresentar resultados na conscientização. A professora Angela aconselha os alunos a estudarem o básico, como ciclo da água e mudanças de estado. "No entanto, de novo, aqui é cobrado o posicionamento socioambiental. É fundamental que o candidato lembre-se das atitudes que garantem uma maior economia de água, o uso racional. Uma boa dica é revisar as medidas que podem contribuir para a não degradação das fontes de água doce"
 
6.O que mais cai no Enem: 7. Bactérias
As questões que abordam bactérias são mais relacionadas com saúde, como, por exemplo, como a biotecnologia permite melhores condições de vida. "O Enem propõe muitas questões que exigem que o aluno mostre o quanto sabe sobre prevenção, então cai vacinação, questões de imunologia, anticorpos... O candidato precisa saber o que é uma vacina, como ela é produzida
 
7.O que mais cai no Enem: 8. Análises / Interpretações
De acordo com a professora, nesse sentido o Enem tem sido realmente insistente, para que o aluno seja capaz de interpretar informações fornecidas por meio de outros recursos que não o texto. "Nas ciências da natureza aparecem muitos gráficos, resumos esquemáticos, histogramas... O estudante tem que interpretar qualquer tipo de informação e traduzi-las em uma conclusão coerente"
 
8.O que mais cai no Enem: 9. Animais
Os animais aparecem na prova com o objetivo de aferir se o aluno entende a biodiversidade e conhece as características principais dos grupos de seres vivos que habitam o planeta. "As questões são bem pontuais, a ideia é medir o quanto o estudante conhece da morfologia dos vários grupos de animais. As questões não são voltadas para a memorização, e sim para a análise e associação entre grupos, especialmente pelo parentesco"
 
9.O que mais cai no Enem: 10. Biodiversidade
A biodiversidade é tratada no Enem como maneira de aferir até que ponto o candidato teve noções básicas de variedade biológica. "Quase sempre aparecem questões brincando com as eras geológicas, que estão relacionadas com dois eixos: o conhecimento da constituição dos organismos, por meio da estrutura orgânica dos cinco reinos, e as noções do estudante de que esses seres se originaram de formas primitivas",

Cientistas encontram 'botão cerebral' para curar jet lag

Uma pesquisa feita por cientistas japoneses dá um passo na direção da busca de um remédio que possa ajustar rapidamente o relógio biológico do corpo para evitar o jet lag e as dores do trabalho por turnos alternados.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto descobriu o que seria uma espécie de "botão de religar" o relógio biológico dentro do cérebro.



O estudo, publicado na na publicação científica Science, mostrou que esse botão poderia ser usado para mudar o relógio biológico para um novo fuso horário em apenas um dia.

Especialistas disseram que os pesquisadores estão próximos a uma solução na busca para uma cura do jet lag.

Há relógios pelo corpo e um "relógio mestre" no cérebro, colocando o corpo em sintonia com o mundo ao redor dele para fazer as pessoas dormirem à noite.

Qualquer pessoa que tenha trabalhado em diferentes turnos ou voos de longa distância já experimentou ter o sono interrompido e padrões de fome de um corpo que está fora de sintonia com o nascer e o pôr do sol.

O relógio usa a luz como ajuda para manter a noção do tempo, mas ele é teimoso e só se ajusta lentamente.

A regra aproximada é que o corpo leva um dia inteiro para se acostumar com cada faixa de fuso horário que o viajante cruza. Isso significa que seria necessária, por exemplo, toda uma semana para que o corpo se adapte ao relógio após um voo de Londres para Pequim.

Solte-se


A equipe no Japão descobriu uma forma de tornar o "relógio mestre" de uma forma um pouco mais flexível.

Um grupo de 10 mil células cerebrais – que juntas são do tamanho de um grão de arroz – se falam constantemente para manter um estrito controle sobre o tempo.

Os cientistas descobriram que interferindo com os receptores do hormônio vasopressina, essencialmente uma espécie de "ouvido" das células do cérebro, que as permite ficar em contato com as vizinhas, deixam que o relógio mude rapidamente.

Ratos modificados geneticamente que não tinham receptores de vasopressina conseguiram ajustar seus relógios biológicos depois de uma diferença de oito horas no período de um dia – enquanto ratos normais demoraram seis dias.

Resultados semelhantes foram então obtidos por camundongos normais tratados com um remédio.

Notável


Os autores da pesquisa concluíram: "Estudos mostraram que jet lag crônico e turnos de trabalho rotativos podem aumentar o risco individual de desenvolver hipertensão, obesidade e outras desordens metabólicas".

"Nossos resultados identificam a vasopressina, sinalizando como um possível alvo terapêutico para lidar com o desalinhamento do rítmo circadiano (relógio biológico)".

Michal Hasting, um pesquisador de relógio biológico do Conselho de Pesquisa Médica, disse à BBC: "É um estudo notável, é realmente excitante para a nossa área".

"Houve muitas falsas promessas para a cura do jet lag, mas creio que agora eles estão próximos de encontrar o tesouro".

Porém ele alertou que os receptores de vasopressina também estão pesadamente envolvidos com a função renal. Então qualquer droga precisa ser cuidadosamente desenvolvida para atingir o relógio biológico sem prejudicar os rins.

Hastings disse ainda que com o desenvolvimento de uma sociedade com atividades 24 horas por dia, um remédio capaz de ajustar o relógio biológico pode, em teoria, melhorar a saúde de trabalhadores de turnos rotativos.

"A evidência epidemiológica que temos agora mostra que se um trabalhador passou sua vida fazendo turnos rotativos, tem maior risco de contrair certos tipos de câncer, doença cardiovascular ou síndromes metabólicas, como diabetes", diz.

BBC

ATIVIDADE - CEI MIRASSOL

1. Descreva a estrutura de uma mitocôndria

 2. Cite três semelhanças entre mitocôndrias e bactérias.
 Qual a hipótese que explica essas semelhanças?

 3. Qual a principal diferença entre a combustão e a respiração?

4. Explique como funciona a molécula de ATP durante o armazenamento e liberação de energia.

5. Escreva a equação geral da respiração, dizendo de onde vem a energia liberada nesse processo.

 6. Qual a função da molécula de NAD na respiração?

7. Como se chama e onde ocorre a primeira etapa da respiração?

 8. Quais as matérias - primas e as moléculas produzidas na primeira etapa da respiração? Qual o saldo de moléculas de ATP?

 9. Como se chama a segunda etapa da respiração aeróbia? Onde ela ocorre?

10. Qual a molécula que entra na segunda etapa da respiração? Quais os produtos resultantes dessa etapa?
1. Por que a segunda etapa é chamada também de “encruzilhada” metabólica?

11. O fungo Saccharomyces cerevisiae (fermento de padaria) é um anaeróbio facultativo. Quando cresce na ausência de oxigênio, consome muito mais glicose do que quando cresce na presença de oxigênio. Por que existe essa diferença no consumo de glicose?

12.Interprete a frase e justifique do ponto de vista da biologia celular: Uma solução feita com 2g de fermento Fleischmann, 3g de açúcar e 150ml de água é colocada em dois tubos de ensaio, cada um tampado na parte superior com uma bexiga de borracha (de aniversário) vazia. Um desses tubos é colocado na estufa (a 30°C), e o outro na geladeira (a 5 - 10°C) durante cerca de 6 horas. O que deverá acontecer com cada uma das bexigas? Por quê? Qual o processo bioquímico envolvido?

13.
Há um século atrás, Louis Pasteur, investigando o metabolismo do levedo, um organismo anaeróbico facultativo, observou que, em solução de água e açúcar, esse microorganismo se multiplicava. Observou também que a multiplicação era maior quando a solução era aerada. a) Explique a importância do açúcar para o levedo.
PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 b) Justifique a diferença de crescimento nas condições aeróbica e anaeróbica.

14.(UFRJ) Há um cuidado que deve ser tornado quando se compra um alimento enlatado. Devemos observar não só a data de fabricação e o prazo de vencimento do produto, mas também o aspecto da lata, que não deve se apresentar com a tampa estufada. Se a tampa estiver estufada, pode ter - se desenvolvido, entre outras bactérias, a produtora de botulismo, uma doença freqüentemente fatal. a) Que tipo de respiração essa bactéria mantém no interior da lata fechada? b) No caso do produto contaminado, o que causou a pressão no interior da lata, estufando a tampa?


15.A vantagem de a respiração ser um processo gradativo está exatamente no fato de que a energia é liberada em "pacotinhos", suscetíveis de ser aproveitados pela célula, ao invés de uma liberação repentina, instantânea, que poderia danificar a célula devido à alta quantidade de calor produzido nessa liberação de energia. Por outro lado, a combustão dessa mesma molécula no laboratório acarreta sua oxidação instantânea, liberando, porém, a mesma quantidade de energia. Quais as vantagens de o processo, na célula, ser feito gradativamente?

2 de out. de 2013

Síntese proteica


FOTOSSÍNTESE


Respiração celular parte 3



Respiração celular parte 2


Respiração celular - parte 1

Muito bom esse vídeo sobre fermentação


Fotossíntese



Video sobre Respiração celular


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