Tecnologia do Blogger.

13 de fev. de 2014

Exercícios sobre Evolução

01. (PUC-RS) Na Inglaterra, a espécie de mariposa Biston betularia apresentava indivíduos claros e escuros. Coletas realizadas por biólogos antes do período industrial mostraram que indivíduos claros eram mais frequentes, pois sobreviviam ao se camuflarem entre os liquens dos troncos das árvores. Após a industrialização, a fuligem e a fumaça mataram os liquens e escureceram os troncos, o que, ao longo das gerações, resultou no benefício da forma escura e na vulnerabilidade da forma clara, que diminuiu sua frequência por ser mais visível e predada pelos pássaros. Essa pesquisa demonstrou a contribuição diferenciada da descendência para as gerações futuras pelos tipos genéticos que pertenciam à mesma população, processo conhecido como:
a) Mimetismo.
b) Competição.
c) Predação.
d) Nicho ecológico.
e) Seleção natural.
02. (UFT) As diferenças entre os bicos e os hábitos alimentares de diferentes espécies de tentilhões da ilha Darwin de Santa Cruz em Galápagos, exemplifica o conceito de:
a) Lei do uso e desuso.
b) Irradiação adaptativa.
c) Mimetismo.
d) Ontogenia.
e) Lei da recapitulação.
03. (UFAM)              Analise o quadro a seguir:
ALELOS
FENÓTIPO
C
Pelagem castanho-amarelado (selvagem)
cch
Pelagem cinza-claro
ch
Pelagem branca de extremidades negras (Himalaia)
c
Albino
Ordem de dominância: C > cch > ch > c
O quadro apresenta 4 alelos para o mesmo locus cromossômico que afetam a cor da pelagem de coelhos. Os alelos são dominantes uns sobre os outros conforme a ordem de dominância estabelecida (> indica “dominante sobre”). Os coelhos Himalaia e albinos são mais suscetíveis aos predadores. Baseado nessas informações, quais dos genótipos seguintes irão produzir coelhos com menos chance de sobreviver?
a) chc.
b) Ccch.
c) cchc.
d) Cc.
e) cchcch.
04. (UFSM) Considerando a evolução biológica, relacione a coluna I com a coluna II.
COLUNA I
1. Especiação alopátrica
2. Seleção natural
3. Gradualismo filético
4. Explosão cambriana
COLUNA II
(  ) considera que o primeiro passo para a formação de duas novas espécies é a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral.
( ) a evolução ocorre de modo lento e contínuo, com os seres vivos adaptando-se gradualmente ao ambiente.
(  ) é um fenômeno marcado por aumento significativo no número de fósseis, quando a maioria dos filos animais teria surgido.
( ) ocorre preservação dos indivíduos com variações favoráveis à sobrevivência no ambiente e eliminação dos que apresentam variações desfavoráveis.
A sequência correta é:
a) 1 - 2 - 34.
b) 2143.
c) 1 - 342.
d) 3 - 214.
e) 3412.
05. (UNIMONTES) A figura a seguir ilustra diferentes tipos de “seres vivos”. Observe-a.
Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) I, II, III e IV apresentam a mesma sequência de bases encontradas em V.
b) II representa um anfíbio originado a partir de répteis.
c) V não pode ser usado para definição de novas espécies de seres vivos.
d) III e IV pertencem à classe Mammalia.
06. (UEFS) O material genético propriamente dito é o genoma (haploide) ou o genótipo (diploide) e controla a produção dos tecidos de um organismo e todos os seus atributos, o fenótipo. Esse é o resultado da interação do genótipo com o ambiente durante o desenvolvimento. A amplitude das variações produzidas no fenótipo por determinado genótipo em diferentes condições ambientais é chamada de norma de reação. [...] As populações que se reproduzem sexuadamente apresentam duas fontes de variação, superpostas uma a outra: do genótipo e do fenótipo.
(MAYR, 2009, p. 117-118).
A partir do entendimento das interações existentes entre o genótipo e o ambiente na expressão das informações genéticas, é correto afirmar:
a) As fontes de variação na reprodução sexuada dificultam a expressão de caracteres genéticos que sejam evolutivamente vantajosos.
b) Diferentes normas de reação podem levar a comportamentos semelhantes nas mesmas condições ambientais.
c) O controle das funções celulares ocorre a partir da ativação dos genes que lhe são exclusivos na composição de cada tipo de tecido presente nos organismos.
d) A interação do fenótipo com o ambiente produz genótipos que variam sua expressão ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
e) Populações de reprodução sexuada potencializam a ação do ambiente, independentemente da seleção natural, no estabelecimento de diferentes normas de reação.
07. (IFMT)           O texto abaixo está relacionado com esta questão
CRIATURA É FUSÃO DE ANIMAL E VEGETAL
Molusco “rouba” DNA de algas e se transforma em híbrido: vive como animal, mas se alimenta como planta. Um molusco esquisito e feio, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo nome científico é Elysia chlorotica, não é bem um animal: é um híbrido de bicho com planta. Esse híbrido conseguiu incorporar o gene psbO das algas e por isso desenvolveu a capacidade de realizar fotossíntese. Antes de se transformarem em híbridos, os moluscos dessa espécie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos para fazer fotossíntese. Tudo indica se tratar de um caso clássico de seleção natural. Um indivíduo da população sofreu mutação e transferiu essa habilidade aos descendentes. Pura Teoria da Evolução. Darwin continua irretocável. Mas a árvore da vida e suas divisões entre gêneros e espécies podem precisar de um pequeno adendo.
(Adaptado de: GARATTONI, Bruno. Criatura é fusão de animal e vegetal. Superinteressante, [s.l.], n. 276, mar. 2010. Disponível em: <http://super.abril.com.br/mundo-animal/criatura-fusao-animal-vegetal 543145.shtml>. Acesso em: 1 abr. 2010.)
Com relação a aspectos evolutivos, assinale a alternativa correta.
a) Existe a possibilidade de a simbiose descrita no texto já ter ocorrido antes, há alguns milhões de anos, quando o então organismo mitocôndria foi incorporado pela célula eucariótica, de acordo com o que afirma a hipótese endossimbiótica.
b) Mutações ocorrem espontaneamente ao longo de sucessivas gerações de seres vivos, apresentando sempre caráter deletério à sobrevivência da espécie.
c) Variações que ocorrem nos ambientais não interferem no processo evolutivo das espécies.
d) A teoria sintética da evolução substitui conceitualmente todos os aspectos propostos por Darwin.
e) A seleção natural é capaz, por si só, de aumentar a variabilidade genética de determinada população.
08. (UPE) Sir Alexander Fleming, o descobridor da penicilina, realizou um experimento, expondo bactérias a baixos níveis de penicilina, aumentando a dosagem gradativamente. A cada geração sucessiva, mais bactérias eram capazes de suportar os efeitos do antibiótico, até um ponto em que sobreviveram algumas bactérias cujas doses regulares de penicilina não eram suficientes para exterminá-las. Em relação à resistência das bactérias aos antibióticos, analise as afirmativas e conclua.
I   II
0 0 – A resistência é um fenômeno  pós-adaptativo  que  se desenvolve  por seleção de indivíduos raros que podem sobreviver à aplicação de determinada dose de um antibiótico.
1 1 – Uma população de bactérias desenvolve resistência a determinado antibiótico, independentemente da alta pressão de seleção.
2  2 – A variabilidade  genética é  importante para  a sobrevivência  da população, pois, se houver indivíduos pré-adaptados a certo tipo de antibiótico, o risco de extinção da população é menor.
3  3 – Uma das possibilidades nocivas de automedicação é o uso de doses muito pequenas, de tal forma que, ao invés de eliminar a infecção, as bactérias se tornam resistentes ao antibiótico.
4  4 – Normalmente, um mutante para resistência a antibiótico não seria favorecido pela seleção natural em um ambiente, sem a presença da droga, mas, ao enfrentar o antibiótico, sua prole pode se tornar bem-sucedida.
09. (UEPB) “Observando a gradação e a diversidade da estrutura de um pequeno grupo de pássaros intimamente relacionado é realmente possível imaginar que de uma pequena parcela de pássaros no arquipélago, uma espécie tenha sido selecionada e modificada para diferentes fins” (Charles Darwin – O diário do Beagle). Darwin traduziu, há 150 anos, sua compreensão da adaptação dos tentilhões às condições ambientais nas diferentes ilhas em uma teoria da evolução, enfatizando a força da seleção natural para garantir que traços mais favoráveis perdurem em sucessivas gerações. A respeito da Teoria da evolução das espécies, analise as proposições:
I. A seleção natural atua sobre o organismo como um todo e não sobre suas partes.
II. Os organismos estão sendo continuamente selecionados de modo a se adaptarem às condições ambientais nas quais vivem, assim a evolução deverá fazer que as populações se tornem, como o passar do tempo, cada vez mais capazes de sobreviverem nesses ambientes, alcançando, por fim, uma condição ótima na qual os organismos e suas características estarão perfeitamente adaptados à vida nessas condições.
III. A diversidade de fenótipos existentes em uma população, sobre as quais atua a seleção natural, é mantida por mutação e recombinação gênica.
IV. Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época da reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar uma diminuição na proporção de indivíduos de maior variabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos.
Estão corretas apenas as proposições:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I, II e IV.
10. (UFJF) Uma pessoa com infecção ocular foi medicada com um antibiótico na forma de colírio. Esse antibiótico foi ministrado por tempo e dose além do recomendado. No final do tratamento, essa mesma pessoa apresentou um quadro clínico de diarreia. Estudos anteriores demonstraram que, embora o colírio seja de aplicação local, o antibiótico é transferido para as diferentes partes do corpo humano através da corrente sanguínea. Assinale a alternativa correta que explica a correlação entre essas enfermidades.
a) Algumas bactérias, através de mutação ao acaso, já teriam genes de resistência ao antibiótico aplicado, levando ao seu aumento populacional, tornando-as patogênicas no intestino.
b) As bactérias presentes no olho, por não possuírem valor adaptativo, foram extintas e esse nicho foi ocupado por uma espécie nova que migrou para o intestino, tornando-se patogênica.
c) Como as bactérias são diploides, no momento da conjugação, houve transferência do alelo que confere resistência ao antibiótico para a bactéria patogênica, levando à colonização de outra parte do corpo humano.
d) Como as bactérias estão ainda num processo de especiação, não há isolamento reprodutivo completo. Assim, as bactérias do olho migraram e transferiram seus genes de resistência para as bactérias do intestino, causando a diarreia.
e) O uso do antibiótico induziu o surgimento de genes de resistência nas bactérias do intestino que foram selecionadas positivamente e, por seu alto valor adaptativo, tornaram-se competidoras, levando à exclusão de outras espécies.
11. (UFPB) Sabe-se que a primeira etapa da reprodução das angiospermas é a polinização e que, desde o seu surgimento, essas plantas têm utilizado diversas estratégias para terem sucesso em sua reprodução. Uma delas é bem representada pela relação entre a estrutura das peças florais e as características morfológicas do agente polinizador, como ocorre no caso de plantas que apresentam flores com corola de formato tubular e longo e o bico dos beija-flores, ilustrado na figura abaixo.
A interação entre planta e agente polinizador, relatada no texto e demonstrada na figura, é denominada:
a) Coevolução.
b) Convergência evolutiva.
c) Homologia.
d) Competição interespecífica.
e) Polimorfismo.
12. (URCA) No cladograma abaixo o que significa anagênese na seta à esquerda?
a) Processo de ruptura da coesão original de uma população.
b) Processo de surgimento das modificações de caracteres (novidades evolutivas).
c) Processo de surgimento de barreiras reprodutivas.
d) Processo de seleção natural com caracteres adquiridos.
e) Processo de origem das espécies por intercruzamento.
13. (UFCG) As figuras abaixo esquematizam o desenvolvimento em ambientes diferentes de uma espécie vegetal em que são oferecidas condições edafoclimáticas distintas.
Do esquema apresentado, podemos chegar à seguinte dedução:
a) As diferentes condições ambientais oferecidas, como temperatura, qualidade dos solos e umidade relativa do ar, são por si suficientes para determinarem o surgimento de uma nova espécie.
b) As condições diversas do ambiente determinaram o surgimento de duas novas espécies: no ambiente-X, uma variedade com folhas estreitas e raízes longas e no ambiente-Y com folhas longas e raízes normais.
c) Se, por alguma razão, as três populações de plantas permanecerem isoladas, elas poderão evoluir separadamente. Contudo e a qualquer momento, podem se cruzar entre si recombinando seus genes e suas características.
d) A especiação caracterizada no esquema apresentado é o resultado do isolamento reprodutivo entre as raças geográficas ou subespécies, as quais não podem mais se cruzar entre si.
e) Populações de plantas, por ocasião de isolamento geográfico longo, desenvolverão diferenças em suas características genéticas e essas podem ser tão profundas a ponto de caracterizar duas ou mais raças geográficas.
14. (UFCG) A biodiversidade tem fascinado a humanidade ao longo de sua história. Explicações religiosas e científicas têm sido formuladas para a origem dos seres vivos e de sua diversidade. Em 2009 foram comemorados os 150 anos de “A Origem das Espécies”, o livro do naturalista Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento acerca da existência da vida e estabeleceu os fundamentos do evolucionismo. A Teoria Darwinista defende as ideias expressas em:
I. A seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação.
II. O ambiente natural impõe limites ao crescimento das populações, mantendo-as constante ao longo do tempo, porém, morrendo a cada geração grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
III. As características adquiridas pelo uso intenso ou pela falta de uso dos órgãos poderiam ser transmitidas à descendência, caracterizando-se como a “lei da transmissão de caracteres adquiridos”.
IV. A seleção artificial não podia, segundo as observações de Darwin, ser comparada à seleção que a natureza exerce sobre as espécies selvagens.
V. A adaptação resulta do fato de os indivíduos portadores de características adaptativas terem mais chance de sobreviver e de deixar descendentes, aos quais transmitem suas características.
Assinale a alternativa correta:
a) II, III e IV.
b) I, II e V.
c) I, IV e V.
d) I, III e IV.
e) III, IV e V.
15. (UEPG) A noção de que os seres vivos mudam ao longo do tempo é, atualmente, tão natural quanto à ideia de que as células são as unidades da vida e de que o DNA é o material genético dos seres vivos. Essa forma de pensar caracteriza o transformismo, doutrina segundo a qual as espécies se transformam gradualmente no decorrer do tempo, sendo todas provenientes de ancestrais comuns, por evolução. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – O fixismo é a teoria que contraria o conceito da evolução. Essa teoria defende que cada espécie viva teria surgido por um ato de criação divina, tendo hoje exatamente as mesmas características que possuía na época primitiva. As espécies biológicas, assim, seriam fixas e imutáveis.
1  1 – As ideias fixistas perduraram desde a antiguidade até o século XIX, quando o naturalista Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies”, obra que causou muita polêmica no mundo científico da época.
2  2 – Para o filósofo grego Aristóteles, cada espécie viva podia ser “arrumada” num dos degraus de uma escada, no sentido de uma complexidade cada vez maior. Cada degrau da escada teria, assim, seu ocupante definitivo, não podendo haver nenhuma mudança de lugar, já que as espécies biológicas eram perfeitas e não sofriam transformações no decorrer do tempo.
3  3 – Lineu, inventor do sistema de classificação usado até hoje, era fixista. Seu sistema taxonômico, porém, criado com base na maior ou menor semelhança entre os grupos biológicos, seria usado por Darwin cem anos depois para elaboração de sua teoria da seleção natural.
4  4 – O biólogo francês Jean Baptiste Lamarck, encarregado da coleção de invertebrados no Museu de História Natural de Paris, foi o primeiro cientista a propor uma idéia coerente, um mecanismo que explicava como os seres vivos evoluíam. Em vez de uma “escada” única com degraus fixos, Lamarck acreditava na existência de várias “escadas” e, o mais importante, na possibilidade de as espécies serem capazes de “mudar de degrau”, em outras palavras, de se transformar. Embora suas idéias sobre o mecanismo da evolução sejam hoje rejeitadas, ele teve o mérito de propor pela primeira vez uma idéia de evolução que foi levada a sério.
16. (UFSCar) Considere o esquema a seguir, que representa um réptil fóssil, um peixe cartilaginoso e um mamífero.
Esses animais constituem exemplo de uma convergência adaptativa, ou seja:
a) Apresentam o mesmo ancestral que deu origem aos três tipos de vertebrados.
b) Tiveram a mesma origem embrionária e apresentam as mesmas funções.
c) Embora pertençam a grupos diferentes, apresentam a forma do corpo em comum.
d) Representam um processo genético baseado na diferença física entre grupos irmãos.
e) Constitui exemplo de um mecanismo de mutação por isolamento geográfico.
17. (UFU) Por meio da anatomia e da embriologia comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo, enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo). Com relação à origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa correta.
a) As asas dos insetos e as asas das aves são estruturas homólogas.
b) As estruturas análogas podem, por mutação, ser transformadas em estruturas homólogas.
c) Os membros superiores do homem, membros anteriores da baleia e as asas das aves são estruturas homólogas.
d) As asas dos insetos são análogas aos membros superiores do homem.
18. (UPE) Em 2009, foram comemorados o bicentenário do nascimento de Darwin e os 150 anos do seu famoso livro “A origem das Espécies”, que engloba, pelo menos, cinco teorias independentes: evolução propriamente dita, ancestralidade comum, gradualismo, variação das espécies e seleção natural. Em relação a Darwin e suas teorias, analise as afirmativas e conclua.
I   II
0 0 – Durante a viagem do Beagle, Darwin encontrou diferentes espécies de pássaros que variavam de ilha para ilha, no arquipélago de Galápagos, e diferiam significantemente daquelas encontradas no continente sul-americano, o que causou forte impressão e desencadeou reflexões que resultaram em suas ideias sobre a evolução da vida.
1  1 – O livro Ensaio sobre o princípio da população, de Thomas Malthus foi crucial para o desenvolvimento da teoria da seleção natural, pois, segundo a tese do crescimento exponencial de Malthus: “As populações crescem menos rapidamente do que os recursos dos quais dependem”.
2  2 – Com a descoberta da similaridade entre o código genético para procariotos e eucariotos, atualmente se passou a ter um consenso de que todos os organismos existentes no planeta Terra possuem características adquiridas pelo uso ou desuso.
3  3 – Darwin percebeu dois aspectos importantes para a evolução: a anagênese – processo gradual de transformação das espécies e a cladogênese – processo de diversificação de novas espécies a partir de uma espécie ancestral.
4 4 – Dentre as cinco teorias, a da seleção natural foi a mais difícil de ser aceita, principalmente pela ausência de um mecanismo convincente de herança, o que foi solucionado pelas leis da hereditariedade descobertas por Mendel.
19. (UFJF) As ilhas Galápagos são consideradas, desde 1978, patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2007 passaram a integrar a lista dos patrimônios em risco, devido ao crescente turismo e imigração. Desde 1991, o número de turistas saltou de 41 mil por ano para 160 mil. Outra grande ameaça são organismos transportados involuntariamente do continente para ilhas. Um novo estudo destaca o mosquito Culex quinquefasciatus, conhecido popularmente no Brasil como pernilongo ou muriçoca. O inseto teria sido introduzido nas Galápagos em meados da década de 1980, levado por aviões, e continua a ser transportado regularmente desde então, cruzando com populações locais desta espécie. De acordo com o texto, podemos afirmar que os indivíduos que chegam às ilhas:
I. São considerados exemplo de uma espécie invasora.
II. Podem aumentar sua diversidade genética cruzando com as populações locais.
III. São exemplos de radiação adaptativa por ser espécie descendente de um ancestral comum da espécie local.
Marque a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
20. (UFPR) A técnica de hibridização de DNA permite identificar o parentesco que existe entre diferentes organismos. Ela consiste em produzir fragmentos de DNA de um determinado organismo, separar as duas fitas de DNA desses fragmentos e promover a ligação entre esses fragmentos de DNA de fita simples e os fragmentos de DNA de fita simples de outro organismo, correspondente a um mesmo gene para ambos os organismos estudados. Para qual dos pares de organismos apresentados abaixo deve ser mais fácil separar as duas fitas de DNA após um processo de hibridização?
a) Beija-flor e crocodilo.
b) Minhoca e ouriço-do-mar.
c) Chimpanzé e humano.
d) Anêmona e medusa.
e) Tubarão e lambari.
21. (UFAL) Rãs, crocodilos e hipopótamos, quando estão com seus corpos submersos na água, mantêm os olhos e as narinas alinhados, rente à superfície da água. Mas, eles descendem de ancestrais diferentes. Logo, a semelhança observada resulta de:
a) Irradiação adaptativa.
b) Convergência adaptativa.
c) Mimetismo.
d) Variabilidade genética.
e) Deriva genética.
22. (UEL)       RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NO TEXTO ABAIXO
Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa.
(Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)
Darwin, em sua teoria de seleção natural, forneceu uma explicação para as origens da adaptação. A adaptação aumenta a capacidade de um organismo de utilizar recursos ambientais para sobreviver e se reproduzir. Com base na série de observações e conclusões de Darwin e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas:
I. O tamanho das populações naturais mantém-se constante ao longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, locais de procriação e presença de inimigos naturais.
II. Uma luta contínua pela existência ocorre entre indivíduos de uma população e a cada geração muitos morrem sem deixar descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas características relacionadas à adaptação.
III. Os indivíduos de uma população possuem as mesmas características, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
IV. Os indivíduos mais adaptados se reproduzem e transmitem aos descendentes as características relacionadas a essa adaptação, favorecendo a permanência e o aprimoramento dessas características ao longo de gerações sucessivas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
23. (UNESP) Cogumelos iluminam a floresta, é o título da reportagem de capa da Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro de 2010. Na reportagem, os pesquisadores descrevem algumas espécies de fungos bioluminescentes encontrados no Brasil. Antes de entregar a revista para que os alunos lessem a reportagem, a professora de biologia pediu-lhes que apresentassem hipóteses sobre o desenvolvimento da bioluminescência na evolução desses fungos. Foram apresentadas três hipóteses:
I. A bioluminescência, resultante de reações de oxirredução que consomem oxigênio, poderia desempenhar um papel antioxidante que protegeria os fungos bioluminescentes de radicais livres produzidos por seu metabolismo.
II. A bioluminescência poderia servir como um sinalizador de perigo, similar ao existente em algumas espécies de insetos, o qual alertaria os eventuais predadores tratar-se de um fungo venenoso.
III. A bioluminescência teria se desenvolvido para promover a iluminação da floresta, favorecendo inúmeras espécies de hábitos noturnos, como algumas aves e mamíferos, que dependem da luz para suas atividades.
Pode-se afirmar que, do ponto de vista evolutivo, são plausíveis as hipóteses:
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.
24. (UFJF) O grau de semelhança entre os organismos sempre foi o principal critério para os seus agrupamentos. Com o advento da ideia de evolução entre os seres vivos, o grau de semelhança também passou a significar grau de parentesco evolutivo. O grau de parentesco evolutivo entre os metazoários é determinado por semelhanças exclusivas fundamentais que caracterizam os grupos. As letras A, B e C representam as seguintes características, respectivamente:
a) Simetria bilateral; boca derivada do blastóporo; presença de notocorda.
b) Simetria radial; boca derivada do blastóporo; tegumento quitinoso.
c) Simetria bilateral; ausência de celoma verdadeiro; presença de um pseudoceloma.
d) Presença de celoma; metamerizados; ausência de apêndices articulados.
e) Simetria radial; com três folhetos germinativos; ausência de metameria.
25. (UEPG) Há um número muito grande de fatos que comprovam que a evolução realmente ocorreu e continua ocorrendo. Sobre tal assunto, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Semelhança quase sempre sugere parentesco. Foi observando essa constante que o estudo intensivo da anatomia comparada acabou por reforçar a ideia da evolução.
1  1 – Órgãos que possuem a mesma origem evolutiva, embora suas funções sejam diferentes, são denominados homólogos. É o caso do esqueleto dos membros anteriores dos vertebrados.
2 2 – A embriologia comparada evidencia a evolução quando se estudam embriões e se percebe que quanto mais precoce a fase embrionária observada, mais parecidos são os embriões de grupos diferentes dentro de uma mesma classificação.
3  3 – Nas últimas décadas foram desenvolvidas algumas técnicas bioquímicas que permitem o estudo da evolução. Todos os métodos se baseiam na ideia de que espécies muito próximas evolutivamente, que descendem de um ancestral comum, têm maior semelhança na sua composição química do que espécies mais distantes.
4  4 – Quanto maior a semelhança entre DNAs de espécies cujo parentesco evolutivo se quer determinar, mais relacionadas estarão as espécies. Um dos métodos mais simples de fazer essa comparação consiste em “hibridizar”, em tubos de ensaio, as fitas isoladas de seus DNAs. Determina-se em que medida houve pareamento entre os DNAs diferentes. Quanto maior a taxa de pareamento, maior a semelhança entre as sequências do DNA e mais próximas portanto estarão as espécies em termos evolutivos.
26. (UFPB) A figura a seguir representa uma filogenia provável para alguns grupos pertencentes aos cordados.
Com base na figura, nos princípios da filogenia e considerando que cada característica herdada evoluiu uma única vez, é correto afirmar que as características:
a) Herdadas por dois grupos distintos e derivadas do mesmo ancestral são consideradas análogas.
b) Ocorrentes em vários grupos e herdadas do mesmo ancestral são resultado de homoplasia.
c) Ausentes no ancestral comum, como pulmões, e presentes em vários grupos são denominadas derivadas.
d) Herdadas de um ancestral mais recente devem ser compartilhadas por mais grupos do que aquelas de um ancestral mais distante.
e) Presentes no camundongo e no chimpanzé, como coração com quatro cavidades, pelos e glândulas mamárias, são denominadas ancestrais.
27. (UNESP) No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos co 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores. Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas:
a) Homólogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa.
b) Homólogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa.
c) Análogas, resultantes de um processo de divergência adaptativa.
d) Análogas, resultantes de um processo de convergência adaptativa.
e) Vestigiais, resultantes de terem sido herdadas de um ancestral comum, a partir do qual a cauda se modificou.
28. (UFPB) O processo de evolução atua sobre a variação genética que se encontra disponível nas populações, favorecendo principalmente aquelas formas de maior valor adaptativo dentre a amplitude de variedades disponíveis. Desse modo, a evolução acontece, porque alguns indivíduos sobrevivem e se reproduzem com mais sucesso nas novas condições ambientais. Com base no texto apresentado e nos processos de evolução biológica e adaptativos das espécies às diferentes condições ambientais, identifique as afirmativas corretas:
I   II
0  0 -  Os indivíduos que compõem a população de uma dada espécie são todos idênticos.
1  1 – Parte da variação entre indivíduos é herdável, isto é, tem base genética e, por isso, capaz de ser transferida aos descendentes.
2  2 – Ancestrais diferentes deixam um número diferente de descendentes, porém nem todos estes contribuem igualmente para as gerações seguintes.
3  3 – Todas as populações poderiam crescer a uma taxa que saturaria o ambiente, mas, devido às condições ambientais e aos potenciais bióticos das espécies, parte dos indivíduos morre antes.
4  4 – A evolução significa mudança das características herdáveis de uma população ou espécie ao longo do tempo.
29. (UEPG) Uma população ou uma espécie que vive em certa área tende a dispersar-se, ocupando o maior número de habitats possível. Como as condições ambientais são diferentes em cada hábitat, a seleção natural faz com que esses grupos, ao longo do tempo, se diferenciem bastante um do outro, já que cada um deles se adapta a um ambiente diferente. A respeito desse fenômeno, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Essa diversificação de formas, originadas de uma espécie única, chama-se poliploidia.
1  1 – Na irradiação adaptativa observa-se que organismos de origens diferentes, que vivem no mesmo ambiente há muito tempo, sendo submetidos a pressões de seleções semelhantes, acabam por se parecer.
2  2 – O fenômeno apresentado é conhecido por irradiação adaptativa e permite que uma única espécie origine uma grande variedade de espécies, cada qual adaptada a certo conjunto de condições de vida.
3  3 – O melhor exemplo da irradiação adaptativa é o cão, animal associado à espécie humana há milhares de anos, e portanto o mais diversificado, já que é o mais submetido à seleção artificial. Cada uma das muitas raças de cães é adaptada a determinada função, como pastoreiro, guarda, guia, tração e caça. Dessa forma passam a pertencer a espécies diferentes,devido a sucessivas modificações e transformações que sofrem.
4  4 – As espécies na condição selvagem, na natureza, são notavelmente uniformes, enquanto aquelas domesticadas e criadas pelo ser humano mostram imensa diversificação de formas, cores, tamanhos, aptidões, resistência, agilidade, força e capacidade reprodutiva. Isso ocorre devido ao tipo de seleção distinta que elas sofrem.
30. (UEPA) Por meio de tecnologias, como o melhoramento genético, variedades de plantas e animais surgem como poliploides e podem ser explorados das mais variadas formas a fim de servir aos nossos propósitos, como no caso do trigo, um alimento bastante consumido no mundo.
Com base no texto acima, observe a figura e analise as afirmativas a seguir:
I. O “trigo duro” Triticum durum, com um conjunto de 28 cromossomos, é um híbrido de duas espécies diferentes.
II. A figura representa a formação de novas espécies em consequência de eventos que ocorrem durante a meiose.
III. A diminuição do número cromossômico, ao longo das gerações exemplificadas na figura, foi significativo para a mudança fenotípica dos novos indivíduos.
IV. A poliploidia caracteriza um tipo de mutação cromossômica numérica, como fonte de variabilidade genética.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e II.
b) I, II e IV.
c) I, II e III.
d) I, II, III e IV.
e) II, III e IV.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
E B A C D B A FFVFV A A
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A B E B VVVVV C C VFFVV B B
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
B D B A VVVVV C D FVVVV FFVFV B
About these ads

Exercícios de Reprodução

01. (UFMS) O nosso cérebro nem sempre pode aumentar o desempenho conforme o desejado, pois nossas características resultam dos genes e também de fatores ambientais que atuam sobre o nosso desenvolvimento. Considerando que a formação do indivíduo depende da combinação dos gametas masculino e feminino, pode-se afirmar:
a) A meiose ocorre em indivíduos de reprodução sexuada, nos quais há a união dos gametas 2n.
b) Durante o processo meiótico, ocorre a recombinação genética, permitindo que os novos indivíduos sejam todos iguais aos parentais.
c) A fecundação tem por função formar indivíduos n.
d) A espermatogênese e a ovulogênese humanas têm por finalidade a formação de gametas 2n.
e) A espermatogênese ocorre em indivíduos de reprodução sexuada para formar gametas n.
 02.  (UNIOESTE) O esquema abaixo representa a formação dos espermatozoides.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A célula numero 1 e uma espermatôgônia e a célula número 2 e um espermatófito primário.
II. A célula numero 3, resultante da primeira divisão mitótica, e haploide e denomina-se espermatófito secundário.
III. A celula numero 4 denomina-se espermátide e apresenta cromossomos com uma única cromátide.
IV. O processo de formação da celula numero5 apartir da celula numero 4 recebe o nome de espermiogênese.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Apenas I as afirmativas I e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
03. (UENP) Quando um espermatócito primário com genótipo AaBbCcDd entra em  meiose, qual a chance de serem produzidos gametas com o genótipo aBCd? Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
a) 50%.
b) 25%.
c) 12,5%.
d) 6,25%.
e) 3,125%.
04. (UEPG) Sobre a gametogênese, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – No período de crescimento, essas gônias acumulam substâncias de reserva e aumentam em volume, passando a citos de primeira ordem, ou citos I, ainda diploides.
1  1 – No início, o período de multiplicação caracteriza-se por um grande número de mitoses das células germinativas primordiais, resultando as gônias, que são células diploides.
2  2 – A gametogênese masculina, denominada espermiogênese, e a gametogênese feminina, denominada ovogênese, são processos muito semelhantes, diferindo basicamente em relação ao tamanho das células e ao número de gametas férteis resultantes das mitoses, ao final do processo.
3  3 – No período de maturação, ocorre a meiose. Na telófase I originam-se os citos de segunda ordem ou citos II, e, no final, na telófase II, já estão formados os óvulos e as espermátides, ambos haploides.
4  4 – No caso da ovogênese, das quatro células resultantes da meiose, apenas a grande é o óvulo, fértil; as outras três, pequenas, são os corpúsculos polares, estéreis. No caso da espermatogênese, as espermátides são células imóveis que se transformarão em espermatozoides flagelados, capazes, portanto, de fecundar.
05. (UNIMONTES) A tabela a seguir mostra os principais hormônios atuantes no ciclo reprodutivo feminino. Analise-a.
GLÂNDULA
HORMÔNIO
ÓRGÃO-ALVO
PRINCIPAIS AÇÕES
Hipófise

1
Ovário
Estimula o desenvolvimento do folículo, a secreção de estrógeno e a ovulação.
2
Ovário
Estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo amarelo.
3
Mamas
Estimula a produção de leite.
Ovário

4
Diversos
Crescimento do corpo e desenvolvimento dos órgãos sexuais; preparação do útero para a gravidez.
5
Útero e mamas
Completa a preparação da mucosa uterina e a mantém preparada para a gravidez. 
Considerando as informações contidas na tabela e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) Para que ocorra a ovulação, é necessário ocorrer diminuição do hormônio 2.
b) Durante a gravidez, as taxas de 3 e 4 diminuem.
c) A pílula anticoncepcional é constituída principalmente dos hormônios 4 e 5.
d) O aumento nos níveis de 1 e 2 induz a menstruação.
06. (UEPA) Os padrões dominantes de produção e de consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com a comunidade terrestre como um todo, e atentando para o controle da taxa de reprodução humana a fim de amenizar a superpopulação.
                 Adaptado do Texto Carta da Terra modificado; http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.htm, consulta setembro/2010.
Quanto às palavras destacadas, afirma-se que:
I. Nos testículos do embrião encontram-se os espermatócitos primários.
II. Na espermiogênese, as espermátides se transformam em espermatozoides.
III. Próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais são glândulas anexas do aparelho reprodutor masculino.
IV. Na fecundação, o espermatozoide fornece ao zigoto o núcleo e o centríolo, suas mitocôndrias desintegram-se no citoplasma do óvulo e, por isso, todas as mitocôndrias do novo indivíduo são de origem materna.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
07. (UEM) Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos.
Considerando os diferentes grupos de organismos e as informações do texto, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Nos protozoários e nas algas, ocorre reprodução assexuada por divisão binária.
1  1 – Em poríferos e cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento.
2 2 – Entre os platelmintos, as planárias e os cestoides são monoicos, e os tremátodos são dioicos.
3  3 – Nos moluscos, ocorre somente reprodução asssexuada e os organismos são dioicos.
4  4 – Entre os artrópodos, os aracnídeos e os insetos são dioicos e apresentam fecundação interna.
08. (UESPI) O nascimento de gêmeos monozigóticos é um evento raro. Contudo, em casos mais raros ainda, irmãos gêmeos nascem unidos por uma parte do corpo. Sobre este assunto, é correto afirmar:
a) Gêmeos monozigóticos podem ser formados após a divisão da mórula, sendo os dois blastocistos implantados em áreas diferentes do útero.
b) Gêmeos unidos nascem quando dois ovócitos independentes são fecundados formando dois zigotos que se implantam na mesma área do útero.
c) Em casos mais raros, gêmeos monozigóticos podem ser formados tardiamente após o terceiro mês de gestação.
d) Gêmeos monozigóticos apresentam genótipo e fenótipo idênticos, independente de fatores ambientais.
e) Quando um zigoto origina dois ou mais indivíduos, têm-se gêmeos dizigóticos.
09. (UEPB) Jovens adolescentes vivem sem medo do perigo, do futuro, do imprevisto. Não é uma regra, mas há muitos casos relatados de adolescentes grávidas no país. Só no Estado de Pernambuco foram registrados 26 mil casos de adolescentes grávidas no ano de2009. A adolescência é um período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que separam a criança do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anos incompletos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou dos 12 aos 18 anos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil. É nessa fase de transição fisiológica que o organismo da mulher começa a receber dosagens de hormônios que permitem que elas gerem vidas. Ao contrário do que as crianças acreditavam antigamente, inclusive algumas vovós ou bisavós de muitos de nós, os bebês não são trazidos pelas cegonhas, e sim, gerados no corpo da mulher, que dará à luz depois de nove meses de gestação. Baseando-se no contexto acima, é correto afirmar:
a) O hormônio estrógeno estimula as glândulas do endométrio a secretarem seus produtos, mantendo esse órgão bem desenvolvido dentro do útero, garantindo o sucesso da fixação do embrião dentro do órgão.
b) Os hormônios progesterona e LH em altas concentrações influenciam na ovulação da mulher, permitindo, no caso de uma relação sexual, que a adolescente engravide.
c) No período crítico do ciclo menstrual os níveis dos hormônios LH e estrógeno estão em concentração elevada permitindo que a mulher engravide, pois estará no período de ovulação.
d) Durante o período pós-ovulatório, o aumento da concentração de progesterona aumenta a produção de LH pela hipófise.
e) O ciclo menstrual é formado por três fases: a hormonal, a uterina e a ovariana, nessa ordem.
10. (UNIOESTE) O gráfico abaixo mostra as variações dos hormônios FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante), Progesterona e Estrógeno ao longo de ciclo ovariano de 28 dias de uma mulher sadia e que não faz uso de nenhuma medicação. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. No dia 14, por influencia do pico de LH, ocorre a menstruação.
II. O aumento de Estrógeno induz o pico de LH que estimula a ocorrência da ovulação aproximadamente dois dias apos este pico.
III. A Fase 1 ou proliferativa, caracteriza-se pela multiplicação das células do endométrio, influenciada pelo Estrógeno, promovendo a regeneração desta camada do útero apos a menstruação anterior; nesta fase ocorre também o desenvolvimento folicular, influenciado pelo FSH.
IV. Se ocorresse uma gravidez, em situação normal, observaríamos um aumento nos hormônios Estrógeno e Progesterona na metade da Fase 2 ou secretora.
V. O inicio da Fase 2 ou secretora, caracteriza-se pela diminuição do suprimento sanguineo no endométrio causando isquemia e consequente escamação desta camada, resultando na liberação de fragmentos deste tecido com sangue, através do fluxo menstrual que ocorre na metade da Fase 2.
a) Apenas as afirmativas I e VI estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
11. (PUC-RIO) “A frequência do câncer da próstata na espécie humana aumentou de forma explosiva nos últimos anos. Notícias e reportagens inundaram os meios de comunicação, mas informações desencontradas têm gerado aflições indevidas pela importância funcional deste órgão.”
      Adaptado: http://www.uronline.unifesp.br/uronline/ed1098/ caprostata.htm
Quanto à função da próstata, é correto afirmar que é:
a) uma glândula exócrina responsável pela produção de um fluido cuja alcalinidade ajuda a neutralizar o pH do trato vaginal, prolongando a vida dos espermatozoides.
b) um órgão sexual localizado abaixo da bexiga urinária cuja principal função é produzir líquido seminal responsável pelo movimento das espermátides.
c) uma glândula endócrina responsável pela produção de hormônios que estimulam a maturação das espermatogônias em espermatozoides.
d) uma parte modificada da uretra cuja principal função é armazenar espermatozoides maduros até a ejaculação do sêmen.
e) um órgão do aparelho genito-urinário masculino, protegido por uma bolsa externa ao corpo e responsável pela produção de testosterona.
12. (UFPel) Com base em seus conhecimentos e na figura abaixo, é correto afirmar que:
a) Os ovócitos são produzidos no órgão 2 e fecundados no mesmo órgão, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 4.
b) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 2, e a mórula é implantada no endométrio do mesmo órgão.
c) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 3, onde fecunda o óvulo, este se locomove ate o órgão 2, onde inicia sua divisão.
d) O espermatozoide entra no aparelho reprodutor feminino pelo órgão 4 e se locomove até o órgão 1, onde os óvulos são produzidos. Após a fecundação, o embrião se desloca do órgão 1 até o endométrio do órgão 2.
e) Os ovócitos são produzidos no órgão 1 e fecundados no órgão 3, e o blastocisto é implantado no endométrio do órgão 2.
13. (UFV) Quanto à reprodução, é incorreto afirmar que:
a) Na sexuada, duas células haploides se fundem formando uma célula diploide denominada zigoto.
b) Na sexuada, duas células, de um ou de dois progenitores, se fundem para gerar um novo indivíduo.
c) Tanto na sexuada como na assexuada é formado um indivíduo geneticamente idêntico ao progenitor.
d) Na assexuada, uma ou mais células se desprendem de um indivíduo e se desenvolvem em um novo ser.
14. (UEPG) Dos aproximadamente 300 milhões de espermatozoides eliminados na ejaculação, apenas cerca de 200 atingem a tuba uterina e um só fecunda o ovócito II. Nesse contexto, assinale o que for correto, no que se refere ao fenômeno da fecundação.
I   II
0  0 – Há muitas doenças causadas por mutações no DNA mitocondrial paterno quando em contato com o citoplasma do óvulo e que são transmitidas aos seus descendentes. Além disso, a análise do DNA mitocondrial tem sido usada em testes de paternidade, para verificar quem é o pai de uma criança.
1  1 – São exemplos de doenças humanas causadas por mutações no DNA mitocondrial: Alzheimer, oftalmoplegia crônica progressiva, diabetes melito, distonia, síndrome de Leigh, atrofia óptica de Leber e epilepsia.
2  2 – Na fecundação, o espermatozoide fornece para o zigoto o núcleo com o material genético paterno, o centríolo e as mitocôndrias.
3  3 – Quando liberado do ovário, o ovócito encontra-se envolto pela zona pelúcida, formada por uma rede de filamentos glicoproteicos. Externamente à zona pelúcida há a corona radiata formada por células foliculares, derivadas do ovário.
4  4 – Na fecundação, o espermatozoide passa pela corona radiata e, ao atingir a zona pelúcida, perfura-a graças à liberação de enzimas do capuz acrossômico. A seguir, a membrana do espermatozoide funde-se à membrana do ovócito. Nesse momento, a zona pelúcida sofre alterações, formando a membrana de fecundação, que impede a penetração de outros espermatozoides no ovócito.
15. (UFPI) Na maioria dos protozoários, ocorre reprodução assexuada por mitose, e este é o único modo de reprodução conhecido em algumas espécies. A divisão do organismo em duas ou mais células-filhas é chamada de fissão. Quando esse processo resulta em duas células-filhas semelhantes, ele é chamado de fissão binária; quando uma célula-filha é muito menor do que a outra, o processo é chamado de:
a) Brotamento.
b) Cissiparidade.
c) Estrobilização.
d) Gemiparidade.
e) Esporulação.
16. (UFRN) O esquema abaixo representa duas possibilidades de não disjunção dos cromossomos durante a formação de espermatozoides.

Ao término da meiose, na espermatogênese A foram gerados os espermatozoides 1, 2, 3 e 4 e, na B, os espermatozoides 5, 6, 7 e 8. Considerando as não disjunções de cromossomos ocorridas nas meioses que estão representadas nas figuras A e B, a fecundação de um óvulo normal pelo espermatozoide:
a) 7 pode provocar um crossing over, gerando um indivíduo normal.
b) 5 pode formar um indivíduo com número de cromossomos inalterado.
c) 4 pode dar origem um indivíduo, apresentando trissomia.
d) 2 pode gerar um indivíduo portador de monossomia.
17. (UEM) Sobre a reprodução e o desenvolvimento dos artrópodes, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Zoea e Misis são fases de vida de aracnídeos.
1  1 – A maioria dos crustáceos é monoica, sempre com desenvolvimento direto.
2  2 – Os aracnídeos são dioicos, a fecundação é interna e a fêmea deposita os ovos dentro de um casulo de seda tecido por ela, chamado de ovissaco.
3  3 – Insetos são dioicos. Ocorre cópula e os espermatozoides passam para um reservatório denominado espermateca.
4  4 – Em alguns insetos, a porção terminal do abdome da fêmea forma uma projeção denominada de ovopositor, que lhe permite perfurar o solo, frutas ou mesmo o corpo de outros animais para a postura dos ovos.
18. (UFPel) Analise as figuras abaixo.
http://www.grupoescolar.com/materia/as_formas_de_reproducao.htm http://www.pauloferraz.com.br/trab_reproducaodasplantas.htm LOPES, Sonia. Bio: Volume Único. 2ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva. 2008.
Com base em seus conhecimentos e nas figuras acima, é correto afirmar que a reprodução assexuada está exemplificada nas figuras:
a) A e B.
b) A e D.
c) B e C.
d) C e D.
e) B e D.
19. (UFOP) Vários testes de gravidez disponíveis no mercado têm a finalidade de detectar a presença de um hormônio cuja produção está elevada no sangue da mulher no início da gestação. Marque a alternativa que cita esse hormônio.
a) Gonadotrofina Coriônica Humana.
b) Estrógeno.
c) Hormônio Folículo Estimulante.
d) Progesterona.
20. (UNIOESTE) Sobre as formas de reprodução presentes nos diferentes organismos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As bacterias e a maioria dos protozoários de vida livre apresentam reprodução assexuada por divisão binária.
II. Nos “fungos verdadeiros” (Zigomicetos, Ascomicetos e Basidiomicetos), durante o processo de reprodução sexuada ocorre fusão de núcleos celulares haploides com formação de zigotos diploides.
III. Algumas Angiospermas são capazes de reproduzir-se assexuadamente, em um processo denominado de propagacao vegetativa.
IV. As planarias reproduzem-se exclusivamente assexuadamente por fragmentação do corpo.
V. Os Moluscos possuem reprodução sexuada com desenvolvimento direto ou indireto, dependendo da espécie.
a) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
21. (UNESP) Paula não toma qualquer contraceptivo e tem um ciclo menstrual regular de 28 dias exatos. Sua última menstruação foi no dia 23 de junho. No dia 06 de julho, Paula manteve uma relação sexual sem o uso de preservativos. No dia 24 de julho, Paula realizou um exame de urina para verificar se havia engravidado. Em função do ocorrido, pode-se dizer que, no dia 06 de julho, Paula:
a) Talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozoide pode permanecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica.
b) Já teria ovulado, o que teria ocorrido cerca de dois dias antes. Contudo, considerando que depois da ovulação o óvulo permanece viável no organismo feminino por cerca de uma semana, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando redução no nível de estrógenos.
c) Já teria ovulado, o que teria ocorrido há cerca de uma semana. Portanto não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de estrógenos e LH.
d) Estaria ovulando e, portanto, é quase certo que estaria grávida. Com a implantação do embrião no endométrio, ocorre um aumento na secreção de LH e diminuição nos níveis de gonadotrofina coriônica, o que poderia ser detectado pelo exame de urina já na semana seguinte à nidação.
e) Ainda não teria ovulado, o que só iria ocorrer dias depois. Portanto, não estaria grávida, o que poderia ser confirmado pelo exame de urina, que indicaria altos níveis de gonadotrofina coriônica.
22. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
CORAIS
Recifes de corais artificiais estão sendo usados para acelerar o processo de restauração dos recifes naturais. Para isso, a Biorock Inc. utiliza armações de aço que são energizadas por uma corrente elétrica de baixa voltagem. Isto faz com que os minerais da água do mar nelas se prendam, formando uma fina camada de calcário. Desse modo, pode-se prender pequenos pedaços de coral nas armações, que ficam seguras devido ao calcário acumulado.
                                                                                                                                                      (BBC Knowledge, outubro de 2009, p. 9)
Alguns tipos de corais podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Esse tipo de reprodução requer o processo de:
a) Meiose.
b) Mitose.
c) Formação de células haploides.
d) Gametogênese.
e) Formação de blástula.
23. (UNIMONTES) Eventualmente, na espécie humana, ocorrem as gestações gemelares ou múltiplas. A figura abaixo representa um dos processos que leva à formação de gêmeos do sexo masculino. Analise-a.
As afirmativas abaixo se referem aos gêmeos apresentados. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.
a) As diferenças fenotípicas entre eles devem-se principalmente ao genótipo.
b) Quanto maior for a discordância de caracteres entre eles, maior a interferência do ambiente.
c) As filhas desses indivíduos herdarão alelos presentes no cromossomo X do óvulo apresentado na figura.
d) Os gêmeos apresentados são do tipo monozigóticos.
24. (UEPG) Os anfíbios são animais extremamente dependentes do ambiente aquático, em especial, na fase reprodutiva. Sobre a reprodução desses animais, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Seus ovos sem casca, apenas com envoltório gelatinoso, só se mantém viáveis em meio aquático. A fecundação é externa, como na maioria dos peixes.
1  1 – Os machos, em cópula, despejam seu líquido seminal sobre um cordão gelatinoso que envolve os óvulos à medida que eles saem pela cloaca da fêmea. Uma vez fecundados, os ovos recebem diferentes cuidados. Em algumas espécies, eles se desenvolvem nos sacos vocais, em reentrâncias da pele dorsal, enrolados nas pernas ou simplesmente enovelados, aos milhares, em plantas aquáticas. Em pouco tempo surgem as larvas, que nos anuros são os girinos.
2  2 – Antes da metamorfose, os girinos aumentam muito de tamanho. A primeira modificação marcante é o aparecimento das pernas posteriores. Em seguida amplia-se a boca, atrofiam-se as brânquias, surgem as pernas anteriores, menores, e acentua-se a regressão da cauda, que desaparece rapidamente. As substâncias da cauda são reabsorvidas e reaproveitadas para a sequência do desenvolvimento.
3  3 – Não é de se estranhar que o estágio com pernas e cauda seja de curta duração, pois é um período crítico da vida desse anfíbio. Isso porque o desajeitado animal aquático tem dificuldade em nadar com as pernas e não salta bem na terra porque a cauda atrapalha. Torna-se, portanto uma presa fácil para os predadores.
4  4 – A metamorfose dos anfíbios é controlada pelos hormônios tireoidianos.
25. (UFAC) Na maior parte das fecundações em humanos, o encontro dos gametas masculino e feminino se dá no terço distal das tubas uterinas. Após ocorrer a fecundação, o zigoto percorre um longo caminho até alcançar o útero, local apropriado para o desenvolvimento gestacional. Ao processo de fixação do zigoto no endométrio dá-se o nome de:
a) Gastrulação.
b) Nidação.
c) Ovulação.
d) Fertilização.
e) Captação.
26. (UFAM) Na reprodução humana, o processo da “ovogênese” ou oogênese é a formação do gameta feminino ou do “óvulo”, processo que ocorre nos folículos ovarianos, localizados na região periférica do ovário. Tais folículos contêm gametos em vários estágios de desenvolvimento. Observe as afirmações abaixo:
I. Os ovócitos secundários desenvolvem-se durante a fase germinativa e de crescimento.
II. As ovogônias multiplicam-se durante a fase de maturação.
III. Os ovócitos primários multiplicam-se durante a fase germinativa.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão erradas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão erradas.
27. (IFMT) Com relação ao tema abordado na tirinha abaixo, é correto afirmar que:
Disponível em: <http://adtiras.blog.uol.com.br/images/aline2183rh.gif&gt;.Acesso em: 23 mar. 2010.
a) Os métodos mais comuns de esterilização são: vasectomia, nos homens; ligadura das tubas uterinas e implante de DIU, nas mulheres.
b) Ao cortar o canal deferente, a vasectomia inibe a espermatogênese.
c) Ligadura das tubas uterinas é um método contraceptivo que utiliza uma barreira física e que impede, também, a transmissão de DSTs.
d) Ligadura das tubas uterinas é o método mais adequado para mulheres que estão iniciando a vida sexual.
e) O ideal, nesse caso, seria o uso de uma esterilização temporária com o uso de pílulas anticoncepcionais pela “moça”, que agem impedindo a maturação do folículo ovariano e inibindo a secreção dos hormônios FSH e LH.
28. (UFT) O esquema abaixo mostra a série de transformações que resultam na formação dos gametas maduros durante a gametogênese. Observe o esquema para responder esta questão.
Sobre a estrutura do espermatozoide pode-se considerar que:
a) Na espermiogênese ocorre redução do citoplasma, formação do acrossomo, aumento do número de mitocôndrias e aparecimento do flagelo.
b) Na cabeça do espermatozóide situa-se o acrossomo, que contém os cromossomos que transmitem a informação hereditária.
c) O movimento do flagelo que forma a cauda do espermatozóide se dá pela interação dos filamentos de actina e miosina.
d) Na peça intermediária do espermatozóide existe uma bolsa de enzimas digestivas com função de perfurar os envoltórios do óvulo durante a fecundação.
e) As mitocôndrias, responsáveis pela liberação de energia, estão localizadas na cauda do espermatozoide.
29. (IFSEP) A fertilização humana representa a penetração de um espermatozoide no ovócitosecundário que so­freu a primeira divisão meiótica. Com esta conside­ração, pode-se reconhecer que o núcleo da célula feminina, no momento da fertilização, apresenta.
a) Uma carga diploide de cromossomos simples da mãe.
b) Um número reduzido e simples de cromosso­mos.
c) Carga haploide de cromossomos duplicados.
d) Carga haploide de cromossomos simples.
e) Carga diploide de cromossomos duplicados.
30. (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.

                                                          Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)
Analise estas figuras:
Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a testosterona injetada:
a) Age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.
b) Bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.
c) Inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.
d) Reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal

 GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
E
D
VVFVV
C
D
VFVFV
A
C
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
E
C
FFVVV
A
B
FFVVV
B
A
A
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
A
B
A
VVVVV
B
E
E
A
C
C

Exerc´cios Genética molecular

01. (UFV) Na célula representada abaixo, os números I, II, III e IV indicam a ocorrência de alguns dos processos característicos do início da expressão gênica ao produto final. As letras Z e X representam dois tipos diferentes de segmentos presentes nos ácidos nucleicos.

Utilizando o esquema como base, assinale a afirmativa correta:
a) O RNA maduro que codifica um polipeptídio é menor que o inicialmente transcrito.
b) A replicação, transcrição e tradução correspondem, respectivamente, a I, II e III.
c) O processo de tradução proteica também pode ser representado por II ou III.
d) Os segmentos X e Z contêm informações genéticas que fazem parte do polipeptídio.
e) O RNA maduro está representado entre I e II, e o polipeptídio inicial entre III e IV.
02. (UFMG) A composição de bases nitrogenadas do DNA total isolado de células de tecido epitelial de um vertebrado apresenta estes percentuais:

A = 20%

T = 20%

G = 30%

C = 30%

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que essa composição de bases nitrogenadas:
a) É igual à de outras células somáticas.
b) Permanece inalterada ao longo da vida.
c) Se reduz à metade nos gametas.
d) Varia entre indivíduos de espécies diferentes.
03. (UNESP) Algumas células de cultura de tecido foram deixadas em um meio contendo um precursor radioativo de RNA. Posteriormente, essas células foram transferidas para um meio sem essa substância. Após 3 minutos, algumas células foram fixadas e radioautografadas. Esse procedimento se repetiu após 15 e após 90 minutos. Os esquemas representam as células radioautografadas nos três momentos, revelando a distribuição do precursor radioativo nelas.
Esses resultados ocorrem porque:
a) o RNA transportador leva o isótopo até o nucléolo, e posteriormente ao núcleo e ao citoplasma celular.
b) a substância, ao ser deixada em situação de desequilíbrio osmótico em relação à cultura sem isótopo, dirige-se gradativamente para o citoplasma celular, buscando a situação de equilíbrio.
c) a síntese de RNA, que se intensifica aos 90 minutos, esgota toda a substância presente no núcleo, restando apenas no citoplasma.
d) a produção de RNA, que ocorre inicialmente no núcleo celular, prossegue posteriormente no citoplasma da célula.
e) a síntese de RNA ocorre no núcleo, sendo que posteriormente o RNA aí produzido migra para o citoplasma celular.
04. (UEPB) O aumento da variabilidade genética nas bactérias ocorre por mutação ou por transmissão de material genético. A transmissão pode-se dar pelos seguintes mecanismos:
a) Transformação, transdução e conjugação.
b) Conjugação, cissiparidade e transformação.
c) Bipartição, transdução e conjugação.
d) Transformação, transdução e bipartição.
e) Transformação, tradução e conjugação.
05. (OBJETIVO-SP) A molécula do DNA é uma longa sequência de moléculas menores e complexas conhecidas como nucleotídeos, formando uma figura parecida com uma escada de corda, torcida e em forma helicoidal. O peso molecular do DNA de um nucleoide bacteriano é de cerca de 3 x 109. O peso molecular de um único par de nucleotídeos é cerca de 660. Quantos pares de nucleotídeos esse DNA bacteriano apresenta?
a) 450.
b) 975.
c) 3.850.
d) 4.550.
e) 4.500.000.
06. (ANGLO-SP) Nas células vivas em geral, sejam elas de eucariontes ou de procariontes, o mecanismo da síntese de proteínas tem especial importância. Entre as diversas moléculas e estruturas que participam da formação das proteínas, estão o DNA, os vários tipos de RNA e os ribossomos, nos quais ocorre a tradução da informação e a reunião dos aminoácidos, resultando na síntese de proteínas propriamente dita.
A figura acima mostra a estrutura de um RNA transportador (tRNA), responsável pela condução do aminoácido até o ribossomo. A alça do anticódon permite a ligação com o códon do RNA mensageiro (mRNA), possibilitando o mecanismo de tradução. A informação hereditária para formar cada proteína é determinada pela seqüência de bases de um determinado DNA, que é transcrita numa molécula de mRNA. Todos os seres vivos de organização celular possuem os mesmos tRNA e usam os mesmos aminoácidos para formar suas proteínas. O sistema de correspondência entre DNA, RNA e aminoácidos constitui o código genético, praticamente universal. Considerando esses dados e os seus conhecimentos sobre o metabolismo da célula, você poderia afirmar que:
a) Cada tipo de tRNA conduz sempre o mesmo tipo de aminoácido, permitindo a especificidade do processo de tradução.
b) O código genético é diferente para cada espécie de ser vivo, permitindo a formação de proteínas diferentes.
c) Um determinado tRNA pode conduzir vários aminoácidos diferentes, dependendo da informação contida no mRNA.
d) As proteínas são transportadas para o interior dos ribossomos pela ação combinada dos tRNA citoplasmáticos.
e) Os tRNA transportam os anticódons para o DNA, que os utiliza para formar as seqüências de bases do mRNA.
07. (UFOP) Um cientista analisou o conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA codificador, correspondente a um determinado gene, chegando aos resultados abaixo.
TIPO DE BASE
Adenina
Citosina
Timina
Guanina
NÚMERO DE BASES
257
485
113
270
Com base nesses resultados, é correto afirmar que:
a) Cerca de 53% da amostra é de bases purinas (púricas).
b) Pode se tratar de um genoma retroviral.
c) A transcrição incorrerá em formação de RNA com cerca de 22% de uracila.
d) O DNA codificador será capaz de produzir 395 códons, no mínimo 375 aminoácidos e, com certeza, 374 ligações peptídicas.
08. (UFPB) Considere três diferentes tipos de moléculas de ácido ribonucleico (RNA) que ocorrem em organismos eucariotos: RNA ribossômico (RNAr), RNA transportador (RNAt), RNA mensageiro (RNAm). Sobre os distintos tipos de RNA citados, é correto afirmar que as moléculas de:
a) RNAr recém sintetizados se unem a proteínas específicas vindas do citoplasma, para formarem os nucléolos, estruturas nucleares responsáveis pela síntese de proteínas.
b) RNAt têm, em uma de suas extremidades, uma trinca de bases, o anticódon, por meio do qual  se liga ao RNAm.
c) RNAt, independente do seu anticódon, possuem uma região molecular que se liga a um aminoácido qualquer e o transporta para os ribossomos.
d) RNAm têm a informação para a síntese de proteínas codificada na forma de pares de bases nitrogenadas denominadas códon.
e) RNAt com anticódon UAC ligam-se ao códon ATG do RNAm.
09. (PUC-MG) A figura abaixo mostra as quatro etapas do experimento de transformação bacteriana realizado por Griffth em 1928.
Analisando os resultados acima de acordo com seus conhecimentos, é incorreto afirmar:
a) As bactérias não capsuladas poderiam estar mais susceptíveis ao sistema imunológico do camundongo sendo, por isso, menos virulentas.
b) As bactérias não capsuladas foram transformadas em bactérias virulentas ao absorverem as glicoproteínas das capsuladas.
c) A inativação pelo calor foi capaz de desnaturar enzimas necessárias ao crescimento bacteriano, mas não destruiu o material genético das bactérias.
d) Seria possível recuperar bactérias capsuladas vivas dos camundongos mortos na etapa 4 do experimento.
10. (UFOP) O esquema apresentado a seguir mostra um processo importante que ocorre no citoplasma das células eucariotas.
Observe as estruturas indicadas por I, II, III e IV e assinale a alternativa incorreta:
a) O esquema representa o processo de transcrição dos RNAs ou síntese proteica.
b) I indica o RNA mensageiro contendo os códons de 3 nucleotídeos cada.
c) II indica o ribossomo, composto fundamentalmente por RNA ribossomal e proteínas.
d) III representa um peptídeo que começa a ser sintetizado e IV indica o aminoácido metionina.
11. (PUC-CAMINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
No início do processo, as duas fitas de DNA são separadas por aquecimento. Depois, pequenos primers (segmentos de oligonucleotídeos) são acrescentados e, por meio de resfriamento, emparelham-se com as fitas de DNA. Esses primers são complementares às extremidades do DNA selecionado para a amplificação. Após o emparelhamento dos primers com o DNA, a Taq polimerase começa a sintetizar o novo DNA. A quantidade de DNA continua a duplicar em ciclos subsequentes de amplificação, obtendo-se milhões de cópias do segmento de DNA desejado, geralmente com comprimento de umas poucas centenas de pares de base.
                              (Adaptado de M. K. Campbell; S. O. Farrel. Bioquímica, v. 2, Biologia Molecular, São Paulo: Thomson Learning, 2007. p. 416)
O processo de amplificação do DNA descrito no texto é semelhante ao que ocorre no interior das células. No ciclo celular normal, o processo de formação de fitas complementares do DNA ocorre:
a) Na fase S da interfase.
b) Na prófase da meiose.
c) Na metáfase da mitose.
d) Na segunda divisão meiótica.
e) No paquíteno da prófase.
12. (UFPB) Nos seres humanos, uma única célula, o zigoto, dá origem a muitos tipos celulares que podem ser tão diferentes quanto, por exemplo, uma célula epitelial de revestimento e um neurônio qualquer. Essas diferenças se estabelecem principalmente porque, em cada um dos tipos celulares distintos, são também diferentes:
a) As moléculas de DNA.
b) As sequências gênicas.
c) Os genes que se expressam.
d) O código genético.
e) Os mecanismos envolvidos na síntese de proteínas.
13. (UEL) Considere a sequência de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: – AAT CCG ACG GGA. Quais seriam as sequências de bases da fita complementar do DNA, que serve de molde para transcrição, e da fita simples de RNAm transcrito?
a) Fita molde – 3′ – TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ - UUT CCG UCG GGU – 3′.
b) Fita molde – 3′ - UUA GGC UGC CCU – 5′ e RNAm 5′ – TTA GGC TGC CCT- 3′.
c) Fita molde – 3′ – AAT CCG ACG GGA – 5′ e RNAm 5′- UUA GGC UGC CCU – 3′.
d) Fita molde – 3′ - TTA GGC TGC CCT- 5′ e RNAm 5′ – AAU CCG ACG GGA – 3′.
e) Fita molde – 3′ – AAU CCG ACG GGA - 5′ e RNAm 5′ –TTA GGC TGC CCT – 3′.
14. (UFF) A descoberta de um fóssil de bebê mamute, extremamente bem preservado nas estepes congeladas da Rússia, oferece aos pesquisadores melhor oportunidade de obter o genoma de uma espécie extinta.
                                           (O Globo, Ciências, 12 de Julho de 2007).
A técnica de PCR vem sendo utilizada para a amplificação do DNA nestes estudos. Para a realização desta técnica, deve-se empregar além do DNA extraído do mamute usado, como molde, as seguintes moléculas:
a) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
b) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA.
c) Nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
d) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA.
e) Nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e DNA polimerase.
15. (FUVEST) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vírus são seres vivos é o de que eles:
a) Não dependem do hospedeiro para a reprodução.
b) Possuem número de genes semelhante ao dos organismos multicelulares.
c) Utilizam o mesmo código genético das outras formas de vida.
d) Sintetizam carboidratos e lipídios, independentemente do hospedeiro.
e) Sintetizam suas proteínas independentemente do hospedeiro.
16. (UFPR) Como se formam as cadeias de RNAmensageiro dentro da célula?
a) Formam-se no núcleo celular copiando a sequência de bases de uma cadeia do DNA, apenas substituindo uma uracila no lugar onde deveria se encaixar uma timina.
b) Formam-se no citoplasma à custa da membrana do retículo endoplasmático granular.
c) Formam-se fora da célula e posteriormente são incluídas no citoplasma.
d) Formam-se na lâmina externa da membrana nuclear dupla, substituindo as bases pirimídicas por outras que se adaptam para a síntese proteica celular.
e) São produtos da atividade ribossômica.
17. (UECE) Analise as seguintes afirmativas sobre a síntese de proteínas:
I. O código genético é “degenerado” por apresentar um códon codificando mais de um aminoácido.
II. O RNA ribossômico, além de funcionar como molécula estrutural, age como catalisador no processo.
III. A subunidade menor do ribossomo é o sítio de ligação do RNA transportador ao RNA mensageiro.
São corretas:
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) I, II e III.
18. (PUC-CAMPINAS) Considere uma sequência de DNA que codifica um polipeptídeo, e uma mutação que ocorre na região central dessa sequência. Espera-se que a mutação com menor efeito na cadeia polipeptídica resultante seja a:
a) Deleção de um nucleotídeo.
b) Deleção de dois nucleotídeos.
c) Inserção de um nucleotídeo.
d) Inserção de dois nucleotídeos vizinhos.
e) Substituição de um nucleotídeo.
19. (UECE) Os termos “exon” e “splicing”, derivados do inglês, se referem, respectivamente, a:
a) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
b) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAm por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão traduzidos em aminoácidos pertencentes à proteína.
c) Regiões do DNA transcrito que não são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
d) Regiões do DNA transcrito que são traduzidas em proteínas; formação do RNAr por corte e emenda, com remoção dos nucleotídeos que não serão usados no transporte de aminoácidos para formar a proteína.
20. (UNIFESP) Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a  mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:
a) Ribossomo, ribossomo, núcleo.
b) Ribossomo, núcleo, ribossomo.
c) Núcleo, ribossomo, ribossomo.
d) Ribossomo, núcleo, núcleo.
e) Núcleo, núcleo, ribossomo.
21. (UEA) No DNA da bactéria Escherichia coli foram encontrados 26% de adenina (A), e, no da Mycobacterium tuberculosis, 35,4% de citosina (C). De posse desses dados, é correto concluir que a porcentagem de citosina (C) em Escherichia coli e a de adenina (A) em Mycobacterium tuberculosis são respectivamente:
a) 12% e 7,3%.
b) 24% e 14,6%.
c) 17,7% e 13%.
d) 32,3% e 74%.
e) 35,4% e 26%.
22. (PUC-CAMPINAS) A única diferença entre os alelos HbA e HbS é uma mutação em um par de bases do gene que codifica a hemoglobina. Comparação da sequência de aminoácidos dessas duas hemoglobinas mostrou que elas diferem em apenas um aminoácido, o sexto da cadeia polipeptídica. Isso significa que a mutação que transformou a hemoglobina normal (A) em siclêmica (S) alterou:
a) Somente o DNA, mas não o RNA mensageiro.
b) Somente o DNA, mas não a proteína.
c) Um único códon do RNA mensageiro.
d) Três códons consecutivos do RNA mensageiro.
e) O sexto par de bases do gene da hemoglobina.
23. (ANGLO-SP) “A suposição prevalecente, segundo a qual a forma original da vida teria sido uma molécula de DNA, implicava uma contradição inescapável. O DNA não é capaz de formar a si próprio; proteínas são necessárias para tal. Mas então o que veio antes? As proteínas, que não possuem nenhum meio conhecido de duplicar informações, ou o DNA, que pode duplicar informações, mas apenas na presença de proteínas? O problema era insolúvel: não pode haver DNA sem proteínas nem proteínas sem DNA. O RNA, porém, sendo um equivalente do DNA (pode armazenar e replicar informações genéticas) e também um equivalente das proteínas (pode catalisar reações químicas cruciais), fornecia a resposta. Na verdade, num ‘mundo feito de RNA’, o problema do ovo e da galinha simplesmente desaparece. O RNA é ao mesmo tempo ovo e galinha.”
                                   (James D. Watson, DNA — o segredo da vida)
A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) O DNA duplica as proteínas necessárias à transmissão da informação.
b) O RNA forma o ovo no interior da galinha, graças a sua ação catalisadora.
c) A forma original de vida deve ter apresentado RNA como material genético.
d) As proteínas armazenam e replicam o DNA por meio da síntese de RNA.
e) O RNA é um equivalente do DNA, porque ambos são formados pela reunião de aminoácidos.
24. (ECMAL/UNCISAL) A figura abaixo esquematiza uma etapa no mecanismo em que ocorre o fluxo de informação genética.
A análise do diagrama passa pela compreensão de que:
I   II
0  0 – A montagem do polirribossomo está associada à dinâmica da tradução.
1  1 – O fluxo genético se iniciou com a replicação da molécula do DNA.
2  2 – O processo descreve a transcrição de um gene.
3  3 – O processo da tradução resulta na liberação de RNAs catalíticos.
4  4 – A informação de um mesmo RNAm pode ser traduzida, normalmente, em muitas cadeias polipeptídicas diferentes.
25. (UMC-SP) Em um laboratório, ao tentar realizar, experimentalmente, a síntese in vitro de uma proteína, um grupo de pesquisadores verificou que dispunha, no laboratório, de ribossomos de sapo, de RNA mensageiro de rato, de RNAs transportadores de hamster e de uma solução de diversos aminoácidos de origem bacteriana. Ao fim do experimento, ao analisar a estrutura primária (sequência de aminoácidos) da proteína obtida, os pesquisadores deverão encontrar maior similaridade com uma proteína de:
a) Bactéria.
b) Sapo.
c) Rato.
d) Hamster.
e) Várias das espécies acima.
26. (CESGRANRIO) A análise do conteúdo de bases nitrogenadas de uma amostra pura de DNA revelou os valores mostrados na tabela abaixo:
TIPOS DE BASES
ADENINA
CITOSINA
TIMINA
GUANINA
Quantidade de bases
182
186
85
372
A observação desses resultados permitiu deduzir que a amostra de DNA analisada é formada por apenas uma cadeia (um filamento). Essa conclusão baseou-se no fato de que a(s) quantidade(s) de:
a) Guanina era o dobro da quantidade de adenina.
b) Guanina era a mais alta de todas.
c) Citosina e adenina eram iguais.
d) Timina era muito baixa.
e) Adenina e timina eram diferentes.
27. (UFMG) Considere a célula de um eucariota pluricelular em que a relação das bases nitrogenadas de um de seus tipos de ácidos nucleico seja:

A + T/C + G = 0,46

(A = adenina, T = timina, C = citosina e G = guanina)

A partir desses dados, pode-se dizer que:
a) A célula não tem uracila.
b) A pentose do ácido nucleico é a ribose.
c) A relação A/T é menor do que 1.
d) O ácido nucleico da célula apresenta 460 x 10-3 nucleotídeos.
e) O ácido nucleico apresenta mais guanina do que adenina.
28. (P.M.ABC-SP) Numa molécula de DNA, a quantidade de:
a) Adenina mais timina é igual à de citosina mais guanina.
b) Citosina mais uracila é igual à de timina mais adenina.
c) Uracila mais adenina é igual à de citosina mais guanina.
d) Guanina mais timina é igual à de citosina mais uracila.
e) Adenina mais citosina é igual à de guanina mais timina.
29. (UFPB) Considere duas substâncias I e II, que apresentam ação antibiótica. A substância I inibe a ação da polimerase do DNA, e a substância II leva a uma leitura errada dos códons do RNAm. A partir dessas informações, é correto afirmar que a(s) substância(s)
a) I impede a tradução do RNAm.
b) II não interfere na tradução do RNAm.
c) I impede a duplicação do DNA.
d) I impede a síntese de proteínas.
e) I e II impedem o processo de transcrição.
30. (UEL) A teoria “Um Gene uma Enzima” propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica. Indique a afirmativa cuja sequência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.
a) Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.
b) Leitura da sequência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
c) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.
d) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.
e) Leitura da sequência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.
31. (PUC-MG) Observe o esquema a seguir, que representa o famoso experimento de Fred Griffith, que provou a existência de várias linhagens da bactéria Diplococcus pneumoniae (atualmente classificado como Streptococcus pneumoniae). Algumas linhagens causam pneumonia e são consideradas virulentas; outras não, e são não virulentas. A bactéria virulenta possui uma capa polissacarídica e, quando cultivada numa placa de ágar, cria colônias com um aspecto liso e são denominadas bactérias S. Já as não virulentas não têm essa capa, e suas colônias são de aspecto rugoso, portanto são denominadas bactérias R. Analise o esquema a seguir, que representa o experimento com as bactérias S e R.
O experimento demonstra que entre as bactérias ocorreu, exceto:
a) Transformação bacteriana.
b) Absorção de material genético.
c) Alteração genotípica e fenotípica.
d) Ação viral na transdução bacteriana.
32. (UNIFESP) O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (UV) por uma proteína e por um ácido nucleico.
Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é:
a) 2.400 Angstrons.
b) 2.500 Angstrons.
c) 2.600 Angstrons.
d) 2.700 Angstrons.
e) 2.800 Angstrons.
33. (UERJ) Um RNA-mensageiro bacteriano é formado pela polimerização de 5292 nucleotídeos e contém três códons de iniciação de leitura e três de terminação. Admita que todos os demais nucleotídeos formam códons que correspondem a aminoácidos encontrados na estrutura primária das proteínas após serem sintetizadas. Esse RNA é traduzido em três diferentes proteínas, contendo, respectivamente, um número X, Y e Z de aminoácidos. Sabe-se que X < Y < Z e que esses valores formam uma progressão aritmética. Portanto, o valor de Y equivale a:
a) 826.
b) 706.
c) 586.
d) 466.
34. (UFC) O pesquisador Gustavo obtém pectinase, no meio de cultura líquido, produzida pelo fungo Aspergillus niger, para ser empregada na indústria de sucos. Gustavo não precisa destruir o fungo para obter a enzima; ele simplesmente separa o meio de cultura do microrganismo e isola a enzima desse meio. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) O Aspergillus niger é um organismo que possui mesossomo; dessa forma, a síntese da enzima ocorre nas membranas do mesossomo e depois ela é secretada para o meio de cultura.
b) O caminho da produção da pectinase começa com a transcrição, no citoplasma, do seu RNAm, que é traduzido por ribossomos e depois é ancorado nas membranas do retículo endoplasmático rugoso, onde a tradução é concluída.
c) A síntese da pectinase começa no citoplasma e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
d) A síntese da pectinase começa no núcleo e termina nas membranas do retículo endoplasmático liso. Em seguida, esta enzima passa para o lisossomo, depois para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
e) A síntese da pectinase começa no mesossomo e termina nas membranas do retículo endoplasmático rugoso. Em seguida, essa enzima passa para o complexo de Golgi e é secretada, via vesículas de secreção, para o meio de cultura.
35. (FGV) A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de Mycobacterium tuberculosis. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento:
a) Exclusivamente da produção de proteínas.
b) Exclusivamente da produção de DNA.
c) Exclusivamente da produção de RNA.
d) Da produção de RNA e de proteínas.
e) Da produção de DNA e RNA.
36. (UFRN) Devido à maior proximidade da linha do Equador, o Nordeste do Brasil recebe uma elevada incidência de radiação ultravioleta (UV), o que torna a população dessa região mais propensa ao câncer de pele. Essa doença ocorre porque as células do tecido epitelial multiplicam-se com muita frequência, ficando mais vulneráveis à ação dos raios UV existentes na luz solar. Essa maior vulnerabilidade decorre da:
a) Replicação acentuada do DNA, tornando-o mais susceptível às mutações.
b) Inserção de nucleotídeos no genoma, retardando a duplicação do DNA.
c) Inversão de bases no DNA, prejudicando a transcrição para RNA.
d) Substituição de nucleotídeos no RNA, impedindo a formação de radicais livres.
37. (PUC-MG) A figura abaixo mostra cinco tipos de moléculas de grande importância para uma célula animal.
Analise o esquema, reflita sobre esse assunto e assinale a afirmativa incorreta.
a) Uma das moléculas apresentadas pode fornecer informações para a produção de uma outra representada.
b) Uma das moléculas representadas no desenho não é normalmente encontrada no citoplasma celular.
c) Apenas uma das moléculas indicadas na figura pode ser quebrada e fornecer energia para as células.
d) Uma das moléculas representadas pode favorecer a captação do carboidrato indicado no esquema.
38. (PUC-RS)
Técnica para extrair o DNA de dentro das células da cebola:
I. Preparar uma mistura com:
- uma cebola pequena bem ralada.
- meio copo de água bem quente.
- três colheres de sal.
- duas colheres de detergente de cozinha.
II. Mexer bem.
III. Deixar a mistura descansar até esfriar.
IV. Filtrar a mistura em um filtro de papel.
V. Acrescentar um copo de álcool ao produto filtrado.
VI. “Pescar” o DNA que aparece no produto filtrado e no álcool com um garfo.
Pela análise dos passos da técnica, conclui-se que estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
a) Ao ralar a cebola, a estrutura do tecido vegetal é destruída.
b) A água quente ajuda a desnaturar as proteínas presentes nas células.
c) A solução salina induz a passagem de água para dentro da célula por osmose.
d) O detergente serve para desfazer a membrana plasmática, que é composta por lipídeos.
e) As moléculas de DNA são menores que os poros do filtro de papel.
39. (UPE) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura.
a) O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
b) Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
c) As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
d) A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
e) O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
40. Hershey e Chase utilizaram isótopos radioativos para marcar os componentes das partículas virais e seguir a trajetória de cada uma delas no processo de infecção da bactéria. Que isótopos eles utilizaram para distinguir as substâncias virais?
a) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.
b) Isótopo de nitrogênio para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
c) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de fósforo para marcar o DNA.
d) Isótopo de enxofre para marcar as proteínas e de nitrogênio para marcar o DNA.
e) Isótopo de fósforo para marcar as proteínas e de enxofre para marcar o DNA.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
C
E
A
E
A
C
B
B
A
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
C
D
B
C
A
C
E
B
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
C
C
FVVVV
C
E
E
E
C
E
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
D
C
C
C
D
A
C
C
A
C

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes