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17 de mai. de 2018

DIFUSÃO FACILITADA


DIFUSÃO SIMPLES




14 de mai. de 2018

Como a revelação dos mistérios do genoma humano está mudando o mundo

Médicos analisando vírus ao ar livreDireito de imagemOXFORD NANOPORE
Image captionO sequenciador de DNA portátil da Oxford Nanopore já é utilizado em vários países do mundo
Neste mês, completaram-se 15 anos desde a que a sequência completa do genoma humano foi divulgada pela primeira vez, algo que deu início a uma nova era para a medicina.
Dali em diante, a tecnologia acelerou significativamente o sequenciamento genético e reduziu seu custo. Mas até que ponto os avanços médicos tão esperados se materializaram?
"Nós embarcamos em um dos capítulos mais emocionantes do livro da vida", afirmou o professor Allan Bradley, diretor do Instituto Wellcome Trust Sanger, ao celebrar o sucesso do Projeto Genoma Humano
Completar o sequenciamento exigiu 10 anos de trabalho, e o investimento de cerca de US$ 30 bilhões (R$ 106 bilhões). Agora, os avanços na tecnologia dos computadores reduziram o custo desse trabalho para menos de US$ 500 (cerca de R$ 1.773).
Uma empresa chamada Oxford Nanopore desenvolveu um leitor portátil, pouco maior que um celular, para sequenciar o material genético em questão de minutos.
O médico Gordon Sanghera, diretor executivo da empresa, falou sobre a possibilidade de criar "a internet dos seres vivos, por meio de uma conexão em tempo real com a informação do DNA", graças ao uso desse tipo de dispositivo tecnológico. Segundo ele, as aplicações possíveis do equipamento não se limitam à área da saúde.
Segundo Sanghera, esse leitor portátil também pode servir para estabelecer a origem da comida de um restaurante, a presença de micróbios perigosos em uma fábrica de processamento de alimentos ou em fontes de água, por exemplo. Em outro campo, será possível utilizá-lo para analisar vestígios de DNA em cenas de crimes.
mostras separadas para exames de DNADireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO custo para sequenciar o genoma humano caiu abaixo dos US$ 500
"Este é o código de barras definitivo", reforça.
Um cabelo humano tem 10 mil vezes a espessura de um filamento de DNA, mas o dispositivo portátil, chamado MiniON, consegue processá-lo por meio de um minifuro - conhecido como nanoporo - e lê seus sinais elétricos, que são instantaneamente convertidos em uma sequência.
Sanghera, cuja empresa captou mais de US$ 600 milhões em investimentos, acredita que esse aparato poderia ser usado para diagnosticar infecções comuns e, assim, reduzir as visitas desnecessárias ao médico e a excessiva prescrição de antibióticos.
Ele garante que, durante a próxima década, será possível "sequenciar o DNA de cada recém-nascido" - com isso, será possível saber se há disposição genética do bebê para sofrer doenças e, como consequência disso, medidas poderão ser tomadas para prevenir problemas advindos delas.

Prevenção

A redução do custo levou a um rápido aumento do número de sequenciamentos de DNA feitos. A Illumina, uma empresa que presta esse tipo de serviços e está avaliada em US$ 35 bilhões no mercado de ações americano, estima que mais de 500 mil genomas foram sequenciados em todo o mundo.
Mas o que está provocando todo esse entusiasmo recente é a forma como essa informação será combinada com outros dados e analisada posteriormente.
médico com um tabletDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionSegundo o médico Gordon Sanghera, testes genéticos de baixo custo podem levar à criação da "internet dos seres vivos"
Cientistas do Hospital BWH em Boston, nos EUA, usaram informações de um banco genético para destacar o aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2 entre as pessoas que trabalham em turnos diferentes do horário tradicional, das 9h às 17h, como quem cobre horários rotativos ou trabalha à noite, entre outros.

Tratamentos específicos

Em abril, o UK Biobank, repositório britânico de dados genéticos, anunciou planos para fazer o sequenciamento do genoma completo de 50 mil voluntários até 2019. O projeto será financiado com um fundo de US$ 41 milhões doado pelo Conselho de Pesquisa Médica e será levado adiante pelo instituto Wellcome Sanger em Cambridge.
Um consórcio formado por várias empresas e liderado pela Regeneron Pharmaceuticals já se comprometeu a ler e analisar os dados do exoma - pequeno grupo de dados do genoma inteiro - dos voluntários. Cada empresa investirá US$ 10 milhões no projeto.
Existem grandes esperanças de que essa informação genética analisada por sistemas de inteligência artificial ajude a acelerar o diagnóstico de câncer e leve a tratamentos mais específicos para combatê-lo.
A empresa suíça Sophia Genetics desenvolveu um sistema de inteligência artificial que tem sido utilizado nos diagnósticos de 200 mil pacientes em mais de 400 hospitais em 55 países.
Jurgi CamblongDireito de imagemKRISTIAN SKEIE
Image captionJurgi Camblong, da Sophia Genetics, diz que os testes genéticos levarão à criação de tratamentos específicos para cada paciente
"A Sophia Genetics tem a capacidade de abrir caminho para uma inteligência coletiva que ajudará a diagnosticar e tratar cada paciente de forma precisa e igualitária ao redor do mundo", afirma o médico Jurgi Camblong, um dos fundadores da empresa.
Com esses sistemas, bilhões de dados serão analisados em poucos minutos. Logo, os resultados serão refinados pela comunidade médica, o que ajuda que o algoritmo fique ainda mais inteligente.
Além disso, as análises que normalmente precisavam de meses para serem feitas agora poderão estar prontas em questão de horas.
"Estamos entrando numa nova era em que seremos capazes de agrupar os casos de pacientes com câncer e decidir se o câncer de um paciente específico é parecido com o de outro dentro de um grupo de 10 mil pacientes", explica Camblong.
Então, os médicos saberão qual tratamento funcionou melhor para esse tipo de pessoa com esse tipo de câncer.

Inteligência artificial

O desenvolvimento da inteligência artificial para a área de saúde teve um novo impulso com o recebimento dos recursos da radiômica, a capacidade de extrair informações úteis de imagens médica (os exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética) - em casos de tumores, por exemplo.
Camblong reforça que se for possível prever como um tumor pode se desenvolver, fica mais fácil entender como tratá-lo de maneira mais efetiva.
"Estamos no início de uma revolução na medicina", afirma Ruth March, vice-presidente e chefe de Medicina de Precisão e Genoma na empresa farmacêutica AstraZeneca.
"Um número crescente de pacientes está sendo tratado com medicamentos precisos devido à crescente compreensão sobre os impulsores genéticos da doença. Os pacientes podem ser tratados com os remédios que têm maior probabilidade de beneficiá-los", destaca.
Laxmi ParidaDireito de imagemGUY ACKERMANS
Image captionLaxmi Parida, da IBM, diz que existe uma relação complexa entre nossos genes e doenças
Algumas empresas acreditam que o vínculo entre o genoma e a análise de outros dados de saúde poderia ajudar as pessoas a viverem mais saudáveis por mais tempo.
"Estamos combatendo a tradição médica em que esperamos as pessoas ficarem doentes para depois tratá-las", afirmou o professor Craig Venter, pioneiro no estudo do genoma humano e cofundador e diretor da Human Longevity Inc (HLI), uma empresa dedicada a oferecer toda a "inteligência médica derivada de análises de informação."
A HLI se uniu com a Amra, líder mundial em análise da composição corporal, para combinar análise do genoma com perfil metabólico. O objetivo é dar aos pacientes um conhecimento detalhado sobre suas medidas de gordura e musculatura graças a um simples exame de seis minutos.
Mas os avanços impressionantes da medicina têm sido mais difíceis de serem alcançados do que muitos esperavam no início da era genômica.
"A finalização do projeto do genoma humano trouxe muita esperança sobre a melhora na compreensão e no tratamento de doenças. Mas como sempre, subestimamos a complexa relação entre o genoma, a doença e a saúde", conclui Laxmi Parida, da IBM.
Então, ainda que isso seja só o início, na era do genoma, o cuidado da saúde está mudando de maneira definitiva.
FONTE:http://www.bbc.com/portuguese/geral-43958616

Cientistas identificam a 'melhor idade' para aprender uma língua estrangeira

O tema não é alvo de consenso entre pesquisadores, mas o estudo do MIT indica que se você quer ter conhecimento gramatical de inglês como um nativo, deve tentar começar a estudar essa língua ao redor dos 10 anos de idade. Depois disso, diz a pesquisa, torna "praticamente impossível alcançar proficiência semelhante a um falante nativo" do idioma.
Adolescentes continuam a ter habilidade aguçada para idiomas até os 17 ou 18 anos - mais tempo do que se pensava previamente. Mas, entrando na vida adulta, essa capacidade começa a se perder.
Cientistas já sabiam que o bilinguismo (ou mesmo o multilinguismo) deve ser praticado até com bebês, como uma forma até de estimular o cérebro e o desenvolvimento de habilidades essenciais na vida adulta, tais quais concentração e controle emocional. Mas até agora, segundo o MIT, havia pouca certeza a respeito de qual seria o período "ótimo" de aprendizado de outros idiomas.
"Não vemos muitas diferenças entre pessoas que começaram (a aprender um idioma) a partir do nascimento ou que começaram aos 10 anos, mas vemos um declínio depois dessa idade", diz, em comunicado do MIT, Joshua Hartshorne, professor de Psicologia e coautor da pesquisa, a qual é seu projeto de pós-doutorado.

Quiz

As descobertas, publicadas no periódico especializado Cognition, foram elaboradas a partir de um teste gramatical (em inglês) realizado via Facebook por quase 670 mil pessoas de diferentes idades e nacionalidades.

Bebê lendoDireito de imagemSCIENCE PHOTO LIBRARY
Image captionBebês podem ser estimulados desde cedo a aprender outros idiomas; mas até agora não havia clareza quanto a uma 'idade ótima' de aprendizado

As perguntas do quiz visavam testar a capacidade dos participantes de determinar se frases em inglês, como "Yesterday John wanted to won the race", estão gramaticalmente corretas.
O teste perguntava ainda a idade dos participantes, há quanto tempo eles estudam inglês e em que circunstâncias - eles por acaso se mudaram para um país de língua inglesa?
Cerca de 246 mil dos 370 mil participantes cresceram ouvindo apenas inglês, enquanto os demais eram bilíngues ou multilíngues, de origens finlandesa, turca, alemã, russa ou húngara, por exemplo. A maioria tinha entre 20 e 30 e poucos anos.
Ao analisar os dados, usando um modelo computadorizado, os pesquisadores confirmaram que o aprendizado de gramática de um idioma é mais robusto durante a infância, prossegue na adolescência e depois se torna bem mais difícil na vida adulta.

Persistir mesmo assim

Não está claro por que há uma queda nas habilidades de aprendizado aos 18 anos. Cientistas atribuem isso ao fato de o cérebro ficar menos mutável ou adaptável na vida adulta.
"Pode ser uma mudança biológica ou algo social ou cultural", diz Josh Tenenbaum, coautor do estudo e professor de Ciências Cognitivas no MIT. "Em geral, a idade de 17 e 18 anos é o período em que muitas sociedades deixam de considerar uma pessoa menor de idade. Depois disso, ela (jovem) muitas vezes sai de casa, ou talvez comece a trabalhar em tempo integral ou vá estudar algo específico na universidade. Tudo isso pode afetar seu ritmo de aprendizado de qualquer idioma."
Mas adultos não devem perder o ânimo em aprender um idioma: apesar das dificuldades maiores em relação às crianças, eles também são capazes de adquirir um bom conhecimento da língua, dizem os pesquisadores.
Além disso, aprender um novo idioma na vida adulta faz bem ao cérebro e pode até mesmo retardar possíveis doenças de degeneração cerebral, como a demência, segundo outras pesquisas prévias.

Aula de inglêsDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAdultos não devem desistir de aprender idiomas - esse aprendizado traz grandes benefícios ao cérebro

E mesmo as conclusões do MIT são alvo de questionamento: "A ideia de que você não consegue alcançar habilidade semelhante à de um nativo se não começar cedo é questionável. Há casos raros (disso), mas eles existem e são documentados", diz a professora Marilyn Vihman, do Departamento de Linguagem da Universidade de York (Reino Unido).
"Há pessoas que com 20 e poucos anos aprendem novos idiomas a ponto de se tornarem espiões. Não acredito que haja uma idade crítica, apenas uma estabilização (nas habilidades) após a adolescência, para a maioria, mas não a totalidade dos falantes."
A pesquisadora Danijela Trenkic, também da Universidade de York, destacou que o estudo do MIT lidou com apenas um aspecto da linguagem: a gramática.
"Você pode ser um excelente comunicador, mesmo sem ser um falante nativo ou mesmo sem acertar a gramática de todas as sentenças", diz ela.
O MIT diz que a abordagem adotada - o quiz online - permitiu aos estudiosos fazer diagnósticos do conhecimento idiomático "de centenas de milhares de pessoas em diferentes estágios de aprendizagem. Ao medir a habilidade gramatical de pessoas de diferentes idades, que começaram a aprender inglês em diferentes momentos de suas vidas, (os pesquisadores) conseguiram obter dados suficientes para diversas conclusões significativas", como as mencionadas acima.
"Há muitas outras coisas nesses dados que ainda podem ser analisadas", diz Hartshorne. "Queremos atrair a atenção de outros cientistas para o fato de que esses dados estão disponíveis e podem ser usados."

Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/geral-43957174

9 de mai. de 2018

Lista 1 - zoologia - segundo ano - gênesis



Olá meu pré pré Enem. aqui está uma lista para melhorar a semana de vocês. Estudem diariamente e lembram:Disciplina, força e foco, esses são os pilares do sucesso. Forte abraço. Katia Queiroz.








01. (UNIRIO) Conta-se que o biólogo inglês J. B. S. Haldane, ao ser indagado por um grupo de teólogos sobre o que poderia ser concluído sobre a natureza do Criador, a partir de um estudo da Sua criação, teria respondido: “Uma excessiva afeição por besouros”.
A partir da sentença do biólogo, podemos afirmar que:
a) A diversidade biológica é desordenada, sendo os artrópodes os maiores representantes das espécies animais e, entre estes, 92% são insetos e, na sua maioria, besouros.
b) O mundo orgânico é bastante diversificado, entretanto o número de espécies pertencentes aos diferentes grupos taxonômicos não é igual, e os artrópodes compreendem uma expressiva percentagem de todas as espécies animais.
c) Os artrópodes são a base da árvore evolutiva, tendo as outras espécies evoluído a partir desses.
d) Os besouros são, seguramente, a classe da maior diversidade, com grande variação de cores e formas, demonstrando um grande cuidado do Criador ao fazê-los.
e) Os indivíduos de uma mesma espécie mostram muitas variações na forma e na fisiologia, e, os mais bem adaptados ao meio, sobrevivem à seleção natural.
02. (PUC-PR) Após várias aulas teóricas de zoologia, o professor propõe a seguinte prática, muito comum em diversos colégios: no laboratório, são distribuídos vários animais (alguns vivos, outros conservados) nas equipes ou bancadas e é solicitado aos alunos que os classifiquem em seus respectivos grupos.  A seguir estão os resultados de algumas equipes:
– EQUIPE 1:  
* animais com concha e moles = Filo MOLLUSCA
* animais segmentados e com exoesqueleto quitinoso = Filo ARTHROPODA
* animais com poros e espículas no esqueleto = Filo PORIFERA
– EQUIPE 2:
* animais com endoesqueleto calcáreo e espinhos = Filo CHORDATA
* animais com formato de pólipo e tentáculos = Filo COELENTERATA
* animais invertebrados com patas articuladas = Filo ARTHROPODA
– EQUIPE 3:
* animais com cabeça, pé muscular e massa visceral = Filo CEPHALOPODA
* animais com vértebras e crânio calcáreos = Filo CHORDATA
* animais com corpo dorso-ventralmente achatados = Filo PLATYHELMINTHES
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as equipes 2 e 3 classificaram os animais corretamente.
b) Apenas a equipe 3 classificou os animais corretamente.
c) Apenas a equipe 2 classificou os animais corretamente.
d) Apenas as equipes 1 e 3 classificaram os animais corretamente.
e) Apenas a equipe 1 classificou os animais corretamente.
03. (UFSM) O reino Animalia é um dos mais importantes entre os seres vivos, distribuído em cerca de trinta e cinco filos e um milhão de espécies. Analisando a organização morfológica e funcional desse reino, assinale a afirmativa correta.
a) Os platelmintos são vermes achatados pseudocelomados.
b) A metameria (segmentação do corpo) ocorre em filos como AnnelidaArthropoda Chordata (por exemplo, peixes).
c) MolluscaNematoda Echinodermata são filos deuterostômios, em que o blastóporo dá origem ao ânus.
d) Nos anelídeos e cordados, o sangue movimenta-se em um sistema circulatório aberto, sendo bombeado pelo coração.
e) Insetos, mamíferos e aves são animais uricotélicos adaptados, principalmente, à terra firme, pois o ácido úrico constitui grande parte de suas excretas.
04. (UFMG) Estes animais costumam estar presentes no dia-a-dia dos seres humanos:
Considerando-se esse conjunto de animais, é correto afirmar que todoseles:
04
a) Pertencem à classe Insecta.
b) Possuem exoesqueleto de quitina.
c) São vetores de doenças.
d) Têm aparelho bucal sugador.
05. (COVEST) Na figura abaixo, estão representados diferentes filos do reino animal, considerando o número relativo de espécies conhecido em cada caso. Sobre estes filos, podemos afirmar que:
05
I   II
0  0 – Os cnidários não apresentam sistema nervoso. As esponjas são os primeiro animais na escala zoológica a apresentar sistema nervoso, o qual forma uma rede difusa no corpo do animal.
1 1 – As célula-flama ou solenócitos, observados em platelmintos, estão relacionadas à atividade excretora. Nos nematelmintos, há um por de canais excretores, que desembocam no poro excretor, por onde as excreções são eliminadas do corpo do verme.
2 2 – Tubo digestivo sem regiões diferenciadas é observado em molusco, anelídeos e equinodermos.
3  3 – A excreção nos artrópodos pode ser realizada através de glândulas antenais, túbulos de Malpighi e glândulas coxais.
4   4 – Coração com um átrio e um ventrículo é observado em peixe e anfíbios, como dois átrios e um ventrículo em répteis, e com dois átrios e dois ventrículos em aves e mamíferos.
06. (UEL) A utilização do soro imune é o tratamento utilizado contra a peçonha de cobras, aranhas, escorpiões e lacraias. As peçonhas, utilizadas para produção do soro, são retiradas de glândulas localizadas em diferentes locais do corpo desses animais. Analise as afirmativas a seguir:
I. As aranhas possuem essas glândulas associadas a apêndices da região anterior do corpo denominados quelíceras, com os quais inoculam a peçonha.
II. Os escorpiões possuem essas glândulas associadas a uma estrutura localizada na extremidade posterior do corpo denominada aguilhão, com a qual inoculam a peçonha.
III. As lacraias possuem essas glândulas associadas a apêndices do último segmento do tronco, modificados em uma estrutura injetora de peçonha, denominados pedipalpos.
IV. As serpentes possuem um par dessas glândulas no maxilar superior sendo que, além de injetar a peçonha pela picada, algumas são capazes de expeli-la em jatos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas IIIII e IV são corretas.
07. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.
CORAIS
Recifes de corais artificiais estão sendo usados para acelerar o processo de restauração dos recifes naturais. Para isso, a Biorock Inc. utiliza armações de aço que são energizadas por uma corrente elétrica de baixa voltagem. Isto faz com que os minerais da água do mar nelas se prendam, formando uma fina camada de calcário. Desse modo, pode-se prender pequenos pedaços de coral nas armações, que ficam seguras devido ao calcário acumulado.
                                                     (BBC Knowledge, outubro de 2009, p. 9)
Alguns tipos de coral vivem em águas muito profundas, mas a imensa maioria está presente em águas rasas, em profundidades de menos de60 metros. Isso está relacionado ao fato de os corais:
a) Não produzirem seu próprio alimento e, portanto, dependerem de organismos que fazem fotossíntese.
b) Serem predados intensamente por organismos que vivem em águas mais profundas, como alguns peixes, moluscos e crustáceos.
c) Não respirarem por brânquias e, portanto, necessitarem da oxigenação proporcionada pelas ondas.
d) Não possuírem tentáculos e, portanto, não suportarem grandes pressões de água.
e) Serem organismos sésseis e terem a movimentação dos gametas associada às correntes superficiais.
08. (UNICENTRO) Um animal possui as seguintes características:
– Possui brânquias que efetuam trocas gasosas e obtém alimento através da filtração.
– Apresenta exoesqueleto calcáreo, produzido pelo manto, formado por uma concha composta de duas valvas.
Este animal também possui:
a) Sifão.
b) Pés ambulacrais.
c) Rádula.
d) Clitelo.
e) Um par de antenas.
09. (IFSU) Animais triblásticos, celomados, protostômios, com simetria bilateral, sendo os primeiros na escala zoológica a apresentar metamerização. As características, acima descritas, referem-se ao filo:
a) Nematoda.
b) Annelida.
c) Platyhelminthes.
d) Echinodermata.
10. (UTFPR) Em todos os dipnoicos viventes, o pulmão é dorsal ao intestino, embora ligado à face ventral do esôfago por um tubo. É bilobado nas espécies africanas (Protopterus), e sul americano (Lepidosiren), porém é impar no peixe dipnoico australiano Neoceratodus foresteri. O pulmão dos dipnoicos, ao contrário do pulmão de Polypterus, contém câmaras ou bolsas internas para aumentar a superfície respiratória e é bastante vascularizado por ramos de veias e artérias pulmonares. (Wikipédia – Dipnoicos). Dipnoicos são:
a) Anfíbios modernos, remanescentes de animais pré-históricos do período pleistocênico.
b) Répteis, tipicamente caracterizados pela apresentação do pulmão com câmaras e bolsas.
c) Peixes, com respiração pulmonar, pertencentes à mesma ordem dos tubarões.
d) Anfíbios pré-históricos que teriam originado os mamíferos.
e) Peixes nos quais a bexiga natatória evolutivamente se modificou, funcionando como um verdadeiro pulmão.
11. (UFCG) Banhistas do litoral brasileiro reclamam, frequentemente, de irritações cutâneas conhecidas como queimaduras. As medusas que lançam um líquido tóxico, pelo simples contato, podem levar pequenos animais à morte ou causar irritações à pele de seres humanos. Sobre essas águas-vivas, analise as afirmativas a seguir, e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:
I. São livre-natantes, impulsionadas por jatos de água lançados pelas contrações do próprio corpo.
II. São formas sésseis vivem agrupadas às rochas e a outras formações submersas.
III. São considerados hidrozoários coloniais, formados por pólipos especializados adaptados à água salgada.
IV. Contém o cnidoblasto, que é uma célula em cujo interior há o nematocisto que contém o líquido urticante.
V. Contém o nematocisto, em cujo interior retém o cnidoblasto, que contém o líquido tóxico.
VI. O cnidoblasto descarregado degenera-se, sendo produzido por diferenciações de células intersticiais.
A sequência correta é:
a) V – V  F – V  V  F.
b) V – V – F  F  V – V.
c) F  V – F – V  F  F.
d) F V – F  V – F – V.
e) V – F – F  V  F – V.
12. (UFAC)   Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?
a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.
b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coanócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho.
c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada.
d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato.
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho.

13. (UEPB) Os animais são organismos eucariontes, multicelulares, heterótrofos, sendo que a maioria obtém alimentos por ingestão. Relacione corretamente as informações abaixo sobre a origem e evolução dos animais e assinale a alternativa correta.
1. Característica(s) que define(m) o Reino Animal como um grupo monofilético.
2. Condição derivada que separa evolutivamente os Parazoários dos Eumetazoários.
3. Classificação dos animais triblásticos quanto à presença de cavidade no corpo.
4. São enterocelomados, pois nesta linhagem o celoma ocorre no interior de bolsas mesodérmicas, originadas por evaginações do arquêntero.
5. Divisão imaginária do corpo de um organismo em metades especulares, estando os animais, quanto a esse critério, classificados em radiados e bilatérios.
A. Acelomados, pseudocelomados e celomados.
B. Simetria.
C. Multicelularidade e desenvolvimento embrionário.
D. Gastrulação.
E. Deuterostômios.
a) 1-D; 2-C; 3-A; 4-E; 5-B.
b) 1-A; 2-B; 3-D; 4-E; 5-C.
c) 1-D; 2-B; 3-E; 4-A; 5-C.
d) 1-C; 2-D; 3-A; 4-E; 5-B.
e) 1-D; 2-C; 3-E; 4- A; 5-B.
14. (UFPI) As características a seguir são apresentadas por determinados grupos de vertebrados:
I. Presença de âmnio e alantoide.
II. Ovo com casaca calcária.
III. Grande quantidade de vitelo.
As características acima poderiam ser de:
a) Ave e peixe.
b) Ave e anfíbio.
c) Peixe e réptil.
d) Réptil e anfíbio.
e) Ave e réptil.
15. (UEPG) As cobras peçonhentas encontradas no Brasil pertencem a dois grupos: crotalíneos e elapíneos. A respeito dessas cobras, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Os crotalíneos apresentam, em geral, anéis vermelhos no corpo, alternados com anéis de outras cores, como amarelo e preto, característica das cobras corais.
1  1 – A principal característica que diferencia as corais verdadeiras das falsas corais é a dentição.
2  2 – Alguns crotalíneos apresentam fosseta loreal, uma estrutura localizada entre os olhos e as narinas, com função termorreceptora, que permite perceber o calor do corpo de suas vítimas.
3  3 – O veneno da jararaca tem ação proteolítica, coagulante e hemorrágica. Já o veneno da surucucu tem ação neurotóxica, coagulante e miotóxica, e o da cascavel tem ação proteolítica, hemorrágica e neurotóxica.
4  4 – Os elapíneos apresentam cauda diferenciada do restante do corpo, que pode ser lisa, com escamas arrepiadas ou com chocalho, características da jararaca, da surucucu e da cascavel, respectivamente.
16. (CEFET-SP)
CONSIDERE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO
Grapholita modesta, denominada popularmente mariposa-oriental, inseto de origem asiática, atinge as regiões agrícolas brasileiras. Os adultos medem aproximadamente10 mm, apresentam um ciclo de vida de, aproximadamente, um mês, e depositam seus ovos em pessegueiros, macieiras, ameixeiras e marmeleiros. As lagartas originadas são responsáveis pela destruição de frutos, causando um grande prejuízo aos produtores. O gráfico a seguir representa a flutuação de adultos em uma plantação de pessegueiros no estado de São Paulo, no período de setembro a abril. De maio a agosto, esses insetos não são observados nesses vegetais.
                                 (Zucchi Vilela e Cantor. Pragas introduzidas no Brasil)
16
A mariposa-oriental apresenta um tipo de desenvolvimento denominado
a) Ametábolo, cujos ovos originam as larvas que são os adultos.
b) Hemimetábolo, pois as larvas originam as ninfas e depois os adultos.
c) Holometábolo, com: ovos; larvas; pupas que originam os adultos.
d) Indireto, já que os ovos originam as ninfas e depois os adultos.
e) Direto, pois dos ovos surgem a larvas que atacam os vegetais.
17.  (UFPR) Diversos grupos taxonômicos são utilizados em cultivos marinhos para fins comerciais. Com relação aos moluscos, considere as seguintes afirmativas:
1. O consumo de mexilhões pode ser prejudicado pela retenção de microrganismos patogênicos ao homem, uma vez que esses animais são filtradores naturais da água do mar.
2. Os polvos são cefalópodes que devem ter a concha retirada antes de serem consumidos.
3. Há espécies de ostras cultivadas especialmente para a obtenção de pérolas, e não para consumo como alimento.
4. Os cromatóforos do manto das lulas causam danos à saúde humana quando ingeridos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 13 e 4 são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
18. (FATEC) Alguns cientistas admitem que os ancestrais de todos os animais tenham sido colônias de protozoários flagelados, a partir das quais teriam surgido dois ramos: um deles teria continuado como um simples agregado de células pouco especializadas, sem formar tecidos verdadeiros, e o outro teria desenvolvido células com maior grau de especialização, organizadas em tecidos, originando todos os outros animais. A partir dessas informações foi elaborada a figura abaixo, que representa uma provável árvore filogenética dos grandes grupos de animais invertebrados.
18
Os números IIIIII, IV e V representam, respectivamente,
a) Nematelmintos, platelmintos, poríferos, artrópodes e anelídeos.
b) Nematelmintos, platelmintos, poríferos, anelídeos e artrópodes.
c) Platelmintos, poríferos, nematelmintos, artrópodes e anelídeos.
d) Poríferos, platelmintos, nematelmintos, anelídeos e artrópodes.
e) Poríferos, nematelmintos, platelmintos, anelídeos e artrópodes.
19. (UFV) Considerando as seguintes características, assinale a alternativa correta:
1. Coração tetracavitário
2. Ovos com casca
3. Ossos pneumáticos
4. Homeotermia
5. Ovos telolécitos completos
6. Glândulas uropigianas
7. Fecundação interna
8. Esqueleto cartilaginoso
a) 1 e 4 são características exclusivas dos mamíferos.
b) 2 e 5 são características exclusivas dos répteis.
c) 3 e 6 são características exclusivas das aves.
d) 7 e 8 não ocorrem entre os peixes.
20. (UFCG) Uma coleção zoológica de três animais (insetos, aracnídeos e crustáceos) foi montada a partir da coleta desses espécimes em seus ambientes. Os coletores tiveram dificuldades quanto à identificação devido à diversidade obtida. Mesmo assim, os separaram pelas características principais de cada grupo. Seguindo essa metodologia, numere a coluna 2 de acordo 1:
COLUNA 1
1. Insetos              
2. Aracnídeos        
3. Crustáceos        
COLUNA 2
(   ) Quatro pares de pernas
(   ) Três pares de pernas
(   ) Dois pares de antenas
(   ) Um par de antenas
(   ) Não apresentam antenas
(   ) Apêndices locomotores
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
a)  1  3  1  2 – 3.
b)  2 – 3 – 3  2  2.
c)  1  1  3  2 – 3.
d)  2  3  1  3  1.
e) 3  1  2 – 3  1  2.
21. (PUC-RIO) O princípio da capacidade de submersão dos submarinos é o mesmo presente na bexiga natatória de alguns peixes. Indique qual a alternativa que explica corretamente este funcionamento.
a) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície.
b) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica menos denso que o meio e sobe à superfície.
c) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica mais denso do que a água e sobe à superfície.
d) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica menos denso que a água e submerge.
e) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e submerge.
22. (UFMG)          A QUESTÃO É BASEADA NO TEXTO QUE SE SEGUE:
“…. Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam de beijocas, como namorados. Desça, portanto, desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
– Muito bem! – exclamou o galo. – Não imagina como tal notícia me comove e alegra. Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou descer para abraçar a amiga raposa, mas…. como já vêm vindo três cachorros, acho bem esperá-los para que também eles tomem parte na bela confraternização…”
                                                                                                       (Monteiro Lobato)
Todas as características abaixo são comuns a todos as animais do texto, exceto:
a) Circulação fechada.
b) Homeotermia.
c) Âmnio e placenta.
d) Deuterostomia.
e) Celoma e três folhetos embrionários.
23. (UFGD) O Aedes aegypti, transmissor da Dengue, é uma espécie doméstica, nasce e se reproduz em água parada e limpa perto de habitações humanas. É um mosquito rajado de preto e branco e menor que o pernilongo comum. No desenho abaixo estão apresentados os estágios de seu desenvolvimento ao longo da vida.
23
A partir do desenho, podemos afirmar que o Aedes aegypti:
a) É uma espécie holometábola.
b) É uma espécie hemimetábola.
c) É uma espécie ametábola.
d) É uma espécie de metamorfose gradual.
e) É uma espécie de desenvolvimento direto
24. (UEL)                   LEIA O TEXTO A SEGUIR.
“Foi aproveitando a necessidade de dezenas de prefeituras por assistência médica que, de acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, um grupo teria desviado R$ 110 milhões das verbas federais destinadas à compra de ambulâncias. O grupo, segundo a PF, reuniria uma centena de pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos. Pela acusação de sugar o Orçamento da União, seus representantes ficaram conhecidos (…) pela alcunha de sanguessugas”.
                                Fonte: MEIRELES, A. & MACHADO M. Um convite ao crime. In: Revista Época. São Paulo, nº 417, p..28, maio de 2006.
As verdadeiras sanguessugas são animais que habitam rios e lagos de água doce, têm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar cerdas nem parápodos e com duas ventosas para fixação. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa que caracteriza as sanguessugas:
a) Platelmintos trematodas.
b) Platelmintos turbelários.
c) Anelídeos poliquetas.
d) Anelídeos oligoquetas.
e) Anelídeos hirudíneos.
25. (COVEST) A recuperação dos manguezais nas margens do Capibaribe tem mudado a paisagem do Recife. O verde foi trazido para onde existiam palafitas e, com ele, a recuperação da fauna característica, como o caranguejo, que também marca a cultura local, desde a poesia de João Cabral de Melo Neto até a música de Chico Science. Em relação a esses animais, podemos afirmar o que segue.
I   II
0  0 – Possuem um par de glândulas antenais ou glândulas verdes que se abrem na base da antena e funcionam como receptáculo seminal nas fêmeas.
1  1 – Sua principal característica morfológica é a presença de um cefalotórax e dois pares de antenas.
2  2 – A respiração desses animais é branquial, como nos insetos, com lâminas finas chamadas epipóditos.
3  3 – Apresentam reprodução dioica, na qual os óvulos aderem ao abdômen das fêmeas, onde são fecundados por espermatozoides armazenados nos receptáculos seminais.
4  4 – Possuem um sistema circulatório aberto ou lacunar e coração dorsal.
26. (UFRS)                                  LEIA O TEXTO ABAIXO.
“Pouca gente se dá conta que o litoral sul do Brasil,em especial Santa Catarina, é uma das áreas mais importantes em todo o planeta para a reprodução das baleias. É aqui que a Baleia Franca, um gigante pacífico e ameaçado de extinção, vem ter seus filhotes e amamentá-los, de maio a outubro (com maior número de avistagens de baleias com filhotes em agosto/setembro)”.
            (Folheto do Projeto Baleia Franca. IWC/Brasil, WDCS, Florianópolis, SC)
Considere os itens abaixo, que apresentam possíveis características do grupo a que pertencem os animais acima citados.
I. Respiração pulmonar.
II. Pecilotermia.
III. Fecundação interna.
IV. Ausência de diafragma.
Quais estão corretos?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas III e IV.
e) Apenas I, II e IV.
27. (UFMG) “Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, entulhos, fendas na parede ou atrás de móveis. Diariamente, pelo menos uma pessoa picada por escorpiões é atendida no Centro de Toxologia do Hospital João XXIII”.
                                                                             (Estado de Minas, 17/08/90)
Essa matéria sobre escorpiões incorre em um erro ao:
a) Descrever seu comportamento.
b) Indicar seu habitat.
c) Referir-se a sua nocividade.
d) Indicar seu período de reprodução.
e) Referir-se a sua classificação taxonômica.

28. (PUC-SP)                 LEIA A SEGUINTE DESCRIÇÃO:
“há um certo peixe, (…..) alimenta-se de ervas (…..), excede o boi na corpulência (…..) coberto de pele dura assemelhando-se na cor à do elefante (….) tem junto ao peito uns como dois braços com que nada (…..) e, embaixo deles, tetas com que aleita os próprios filhos.”
Essa descrição, feita pelo padre José de Anchieta em 1560, refere-se ao peixe-boi amazônico que, zoologicamente, é um:
a) Peixe, porque nada ativamente.
b) Anfíbio, visto que possui dois braços junto ao peito.
c) Réptil, em vista sua pele dura.
d) Marsupial, pois se alimenta de ervas.
e) Mamífero, pois possui tetas.
29. (UFAC) Platelmintes são animais de corpo achatado dorsoventralmente. Alguns representantes do filo têm vida livre, sendo aquáticos ou terrestres. Outros são parasitas. Nesses indivíduos faltam os sistemas:
I. Respiratório.
II. Digestivo.
III. Circulatório.
IV. Excretor.
V. Nervoso.
Assinale,
a) se I e II forem corretas.
b) Se I e III forem corretas.
c) Se II e IV forem corretas.
d)Se II e III forem corretas.
e) Se III e V forem corretas.
30. (UFAC) Platelmintos, nematódeos e anelídeos representam os principais filos constituídos por vermes. Sobre tais vermes, considere as seguintes afirmações:
I. Os platelmintos de vida parasitária são resistentes aos efeitos dos sucos gástricos de seus hospedeiros, graças à existência de uma cutícula que envolve sua epiderme.
II. Dentre as principais doenças provocadas por nematódeos constam ascaridíase, amarelão e oxiurose. Em todos os casos destas verminoses, a infestação do organismo humano ocorre com a penetração de ovos embrionados através da pele.
III. A segmentação do corpo dos anelídeos também é conhecida por metameria.
Relativamente às afirmações acima, pode-se afirmar que:
a) I e II são corretas.
b) I e III são corretas.
c) II e III são corretas.
d) Todas são corretas.
e) Todas estão erradas.
31. (UFPel) Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos de corpo mole ou gelatinoso, na sua maioria marinho, de vida livre ou fixa, podendo viver em colônias ou isolados. A parede corporal desses animais apresenta uma série de células especializadas e responsáveis por diversas funções. Na figura, a seguir, temos a representação esquemática da estrutura celular de um pólipo de uma Hydra onde observamos os diversos tipos de células com funções as mais diversas, entre outras: protetora, digestiva e sensitiva.
31
Baseado nos textos, em seus conhecimentos, indique corretamente os nomes das células identificadas por números.
a) 1 (célula glandular) – 2 (célula sensorial) – 3 (célula nervosa) – 4 (cnidoblasto) – 5(célula digestiva).
b) 1 (célula glandular) – 2 (célula nervosa) – 3 (célula sensorial) – 4 (célula digestiva) – 5 (cnidoblasto).
c) 1 (célula nervosa) – 2 (cnidoblasto) – 3 (célula glandular) – 4 (célula digestiva) – 5(célula sensorial).
d) 1 (célula nervosa) – 2 (cnidoblasto) – 3 (célula glandular) – 4 (célula sensorial) – 5(célula digestiva).
e) 1 (célula sensorial) – 2 (célula glandular) – 3 (cnidoblasto) – 4 (célula digestiva) –5 (célula sensorial).
32. (UFTPR) Os anfíbios são animais vertebrados, que apresentam uma grande diversidade de formas e tamanhos. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Apresentam esqueleto interno.
II. Apresentam brânquias durante uma fase da vida.
III. São heterotérmicos.
IV. Apresentam linha lateral.
V. Apresentam fase de larva denominada de alevino.
Os itens corretos sobre este grupo são, somente:
a) I, II e III.
b) IIIIIV e V.
c) IIIII e V.
d) III, IV e V.
e) III e IV.
33. (UEL) Além dos vegetais, uma horta pode manter uma diversidade de animais, principalmente de invertebrados. Alguns são considerados úteis, tais como as minhocas (anelídeos), e os piolhos-de-cobra (diplópodes), porque produzem húmus ou arejam o solo. Entretanto, tatuzinhos-de-jardim (crustáceos) e lesmas (moluscos) comem as plantas e geralmente não são desejados. Considerando as características morfológicas desses animais, assinale a alternativa que contenha aquelas que sejam comuns a todos esses animais.
a) Simetria radial, sistema circulatório fechado e reprodução sexuada.
b) Gânglios nervosos, sistema circulatório fechado e hermafroditismo.
c) Sistema circulatório aberto, hermafroditismo e sistema nervoso difuso.
d) Simetria bilateral, gânglios nervosos e sistema digestório completo.
e) Nefrídios, reprodução sexuada e sistema circulatório fechado.
34. (UPE) Quem já não cantou e dançou em festinhas de escola ou com a garotada na rua, ao som de palmas, esta canção de roda da nossa riquíssima cultura popular?
“Caranguejo não é peixe, / Caranguejo peixe é /Caranguejo só é peixe / Na enchente da maré.Bate palma, palma, palma / Bate pé, pé, pé /Caranguejo só é peixe / Na enchente da maré.Caranguejo é presidente / Goiamum é capitão /Aratu, por mais pequeno / Inspetor de quarteirão.”                                Fonte: ABRASOFFA
Agora, finalmente caranguejo é peixe ou não é? Avalie as afirmativas abaixo que estabelecem comparações entre ambos.
I. O caranguejo é um crustáceo pertencente ao Filo Arthropoda, enquanto o peixe é um gnatostomado do Filo Chordata.
II. Os peixes apresentam corpo de forma variada e locomovem-se por natação, através de nadadeiras. O corpo do caranguejo é dividido em cefalotórax, onde estão inseridos cinco pares de patas articuladas, e abdômen, que está reduzido a uma lâmina dobrada ventralmente, sob o cefalotórax.
III. O peixe tem exoesqueleto escamoso e endoesqueleto ósseo (osteíctes) ou cartilaginoso (condrictes). Essas escamas podem ter origem dérmica (condrictes) ou placoides dermoepidérmicas (osteíctes). O caranguejo tem, apenas, exoesqueleto de quitina com impregnação de carbonato de cálcio.
IV. Peixe e caranguejo desenvolveram, em alguns casos, adaptação à captação de oxigênio do ar, permitindo sua permanência momentânea fora da água. É o caso do peixe dipnóico e do caranguejo-do-mangue que possuem pulmões primitivos desenvolvidos a partir de suas brânquias.
V. Entre os peixes, há ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, enquanto os caranguejos são, apenas, ovíparos. Nos caranguejos, porém, as fêmeas permanecem com seus ovos presos em apêndices do corpo, onde são incubados até o momento da eclosão.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas estão corretas.
b) I e III são corretas.
c) II e IV são corretas.
d) IIIIV e V são corretas.
e) III e V são corretas.
35. (UEPG) Sobre répteis, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Foram animais dominantes na era mesozoica, a chamada “era dos répteis”, que durou cerca de 180 milhões de anos.
1  1 – A respiração é pulmonar nas espécies terrestres e branquial nas espécies aquáticas.
2  2 – Os répteis têm fecundação interna e, na grande maioria, são ovovivíparos, produzindo ovos terrestres, pois sua reprodução não depende do meio aquático, como em peixes e anfíbios.
3  3 – Representam o primeiro grupo de vertebrados bem-sucedidos na conquista efetiva do meio terrestre, devido a várias importantes adaptações, como pele seca, sem glândulas, completamente impermeabilizada por queratina disposta em escamas ou placas córneas.
4  4 – Um importante indício da adaptação bioquímica dos répteis à vida terrestre é a eliminação de ácido úrico (uricotelismo) como principal excreta nitrogenado, sob a forma de uma pasta branco-amarelada. O ácido úrico, insolúvel na água, requer uma quantidade mínima de água para ser eliminado, o que representa economia de água para os animais terrestres sujeitos à desidratação.
36. (UPE) No estudo da classificação zoológica, é importante observar várias característica corporais. Citamos um animal com exoesqueleto quitinoso, com mudas periódicas para o crescimento e que apresenta patas articuladas. Certamente, estamos diante de um indivíduo que pertence ao grupo dos:
a) Artrópodes.
b) Equinodermas.
c) Celenterados.
d) Protocordados.
e) Poríferos.
37. (UECE) Muitos animais passam por um processo conhecido como ecdise. Assinale a alternativa que contém somente animais que substituem periodicamente seus exoesqueletos durante o seu crescimento.
a) Cobras, ostras e caranguejos.
b) Aranhas, baratas e caranguejos.
c) Caranguejos, corais e aranhas.
d) Baratas, cobras e aranhas.
38. (UEPB)Os sistemas sensoriais dos elasmobrânquios (raias e tubarões) são refinados e diversificados, podendo detectar as presas por meio de receptores mecânicos, campos elétricos, recepção química e pela visão. Com base nos sistemas sensoriais, analise as proposições abaixo.
I. Ampola de Lorenzini, anatomicamente relacionada e constituída de tubos com muco, com células sensoriais e com neurônios aferentes em sua base, é extremamente sensível aos potenciais elétricos.
II. O sistema da linha lateral é constituído por uma série de poros e tubos superficiais localizados nas laterais do corpo, que se comunicam com a água e com estruturas especiais denominadas neuromastos.
III. As narinas são dois orifícios na região cefálica, que terminam em fundos cegos. Não se comunicam com a faringe.
IV. A visão em intensidades luminosas baixas é especialmente bem desenvolvida, pois esta sensibilidade se deve à retina, rica em bastonetes, e às células com inúmeros cristais de guanina.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as proposições II e IV estão corretas.
b) Todas as proposições estão corretas.
c) Apenas as proposições I e III estão corretas.
d) Apenas as proposições I e II estão corretas.
e) Apenas a proposição IV está correta.
39. (UFRRJ) Estrutura, função e grupo de animal, representados na figura a seguir, apresentam-se relacionados em:
39
                                                                                   (SOLOMON et al. Biology.1996)
a) Célula-flama – respiração – insetos.
b) Tubos de Malpighi – respiração – aranhas.
c) Tubos de Malpighi – excreção – insetos.
d) Célula-flama – excreção – aranhas.
e) Tubos de Malpighi – respiração – inseto.
40. (UFMA) Sejam as seguintes características:
I. Tegumento constituído por epiderme mucosa e fina camada córnea.
II. Circulação dupla incompleta.
III. Respiração cutânea, branquial e pulmonar.
IV. Animais pecilotérmicos.
Qual das opções abaixo possui tais características?
a) Sapo-boi.
b) Gato.
c) Guará.
d) Lambari.
e) Jararaca.

GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
B
E
B
B
FVFVF
D
A
A
B
E
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
E
E
D
E
FVVFF
C
C
D
C
A
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22
23
24
25
26
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28
29
30
A
C
A
E
FVFVV
B
E
E
B
B
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
A
A
D
E
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A
B
B
C
A

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