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10 de fev. de 2017

LISTA EMBRIOLOGIA - 60 QUESTÕES

01. (UFV) A figura abaixo representa a segmentação da célula-ovo em quatro diferentes organismos (IIIIII e IV).
01
Assinale a alternativa que contém as quatro associações corretas:
a) I – inseto, II – anfíbio, III – ave, IV – mamífero.
b) I – anfíbio, II – mamífero, III – inseto, IV – réptil.
c) I – mamífero, II – anfíbio, III – réptil, IV – inseto.
d) I – réptil, II – ave, III – mamífero, IV – inseto.
02. (ASCES) Considerando aspectos do desenvolvimento embrionário animal, podemos afirmar que:
a) Tem início com a divisão mitótica do zigoto, ou seja, a gastrulação.
b) A mórula representa um aglomerado de células com uma cavidade central.
c) A fase de segmentação culminará com a formação da blástula.
d) A gástrula se caracteriza pela presença de um único folheto germinativo, o ectoderma.
e) A diferenciação de tecidos e órgãos antecede a etapa de gastrulação.
03. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
04. (PUC-PR) Na formação do tubo neural no embrião de mamífero, a ectoderme dorsal da gástrula sofre um achatamento originando primeiramente a placa neural, que, por invaginação, dará origem ao tubo neural, o qual no futuro formará:
a) Arquêntero.
b) Blastóporo.
c) Notocorda.
d) Sistema nervoso.
e) Celoma.
05. (UEPG) Durante o seu desenvolvimento, os embriões dos vertebrados apresentam algumas membranas anexas, originadas por folhetos embrionários que desempenham importantes funções. Sobre essas estruturas, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino, que tem origem a partir do ectoderme, envolve todo o vitelo, ou seja, o material nutritivo dos ovos e através de seus vasos sanguíneos absorve os nutrientes que serão consumidos pelo embrião em desenvolvimento. É um anexo exclusivo dos peixes.
1  1 – O alantoide, além de possuir função excretora, possui uma rede de vasos sanguíneos que possibilita a troca de gases respiratórios, através da casca porosa do ovo, nas aves e répteis. Essa membrana bem vascularizada e ligada ao cório forma o alantocório, muito usado em laboratório para cultura de vírus atenuados, na produção de vacinas.
2  2 – A placenta, que tem origem do ectoderme e mesoderme, é responsável pela fixação do embrião no útero e por todas as trocas metabólicas entre a mãe e o embrião. A placenta é uma região especial do cório, com aspecto esponjoso, com muitas vilosidades, rica em capilares sanguíneos, que garantem uma grande superfície para trocas de água, gases respiratórios, hormônios, enzimas e muitas outras substâncias. É um anexo embrionário dos mamíferos vivíparos.
3  3 – O âmnio, que tem origem do mesoderme, trata-se de uma membrana que envolve completamente o corpo do embrião, delimitando uma câmara (cavidade amniótica) cheia de líquido. Ele protege o embrião contra choques mecânicos que ocorrem em peixes, anfíbios e répteis.
4  4 – O alantoide, que tem origem do endoderme, é uma espécie de vesícula que cresce muito, ocupando os espaços entre outros anexos e servindo de depósito de excretas produzidas pelo embrião dos anfíbios.
06. (UFAM) Durante a gastrulação nos vertebrados os três folhetos germinativos são formados. Esses se diferenciam em massas de células primordiais e, então, em órgãos e tecidos específicos. Durante este processo, células tornam-se incrivelmente comprometidas em tomar direções especificas em sua diferenciação. Esses três folhetos são a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. Sobre as estruturas derivadas desses folhetos é correto afirmar que:
a) Pulmões, fígado e pâncreas surgem da porção anterior do tubo digestivo primitivo, certamente de origem endodermal.
b) Os músculos e as glândulas epiteliais têm origem ectodermal.
c) O tegumento (pele) e suas estruturas associadas têm origem mesodermal.
d) As 2ª, 3ª e 4ª bolsas branquiais contribuem para a formação do ureter, rins e gônadas, certamente de origem mesodermal.
e) O cérebro é de origem endodermal, assim como os vasos e a medula óssea.
07. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   I
0  0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1 1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
08. (UNEMAT) Após aproximadamente 30 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão, dando origem a dois blastômeros. Entre o terceiro e o quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estagio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastocisto. O texto em questão refere-se à blástula que aparece em:
a) Embriologia de peixes.
b) Embriologia de répteis.
c) Embriologia de anfíbios
d) Embriologia de mamíferos.
e) Embriologia de aves.
09. (UFGD) A figura a seguir representa o corte de um embrião de vertebrado na fase de neurulação. As estruturas I, IIIII e IV representam, respectivamente:
09
a) O tubo neural, notocorda, celoma e arquênteron.
b) A notocorda, endoderma, celoma e mesoderma.
c) A endoderma, celoma, tubo neural e notocorda.
d) A mesoderma, celoma, arquênteron e endoderma.
e) O tubo neural, notocorda, celoma e mesoderma.
10. (UEPG) A respeito dos anexos embrionários, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – O saco vitelino é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrição do embrião, sendo bem desenvolvido nos peixes, répteis, aves e mamíferos.
1  1 – O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja principal função é a de proteger o embrião contra choque mecânico e dessecação.
2  2 – O alantoide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião, tendo como função, nos répteis e nas aves, armazenar excretas nitrogenadas e participar das trocas gasosas.
3  3 – A placenta é uma estrutura embrionária formada pela interação entre tecidos maternal e fetal.
4  4 – O cório é uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo e, nos ovos de répteis e aves, fica sob a casca, participando das trocas gasosas entre o embrião e o meio.
11. (URCA) Um pesquisador ao observar o desenvolvimento de ovos de um determinado grupo de animais, encontrou as seguintes características:
I. Presença de âmnion e alantoide.
II. Grande quantidade de vitelo.
III. Fragmento de casca calcária.
IV. Acido úrico armazenado em alantoide.
Baseado nessas características, o pesquisador concluiu que os ovos estudados poderiam ser de:
a) Peixe ou anfíbio.
b) Ave ou réptil.
c) Réptil ou anfíbio.
d) Peixe ou réptil.
e) Ornitorrinco ou anfíbio.
12. (ASCES) Correlacione o tecido ou órgão humano com sua origem embrionária, na tabela abaixo, e aponte a alternativa correta:
TECIDO/ÓRGÃOORIGEM EMBRIONÁRIA
a
Encéfalo
Ectoderma
b
Epiderme
Mesoderma
c
Intestino
Ectoderma
d
Músculo
Endoderma
e
Osso
Endoderma
13. (UEPG) A aquisição de uma cavidade digestiva e a diversificação dos tecidos são adaptações que surgiram no início das linhagens evolutivas dos animais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – Os cnidários são diblásticos e possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma.
1  1 – Animais em que o blastóporo dá origem a boca e posteriormente surge o ânus são denominados deuterostômios.
2  2 – O celoma é uma cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma.
3  3 – As esponjas possuem cavidade digestiva completa, com boca, cavidade e ânus.
4  4 – O arquêntero, dependendo do grupo de animais, dá origem à boca ou ao ânus.
14.  (UNIOESTE) O desenvolvimento embrionário dos cordados e caracterizado por estágios semelhantes nos diversos grupos. Sobre estas etapas, assinale a alternativa em que as todas as correlações estão corretas.
I. Blastômeros
II. Mórula
III. Gástrula
IV. Blastocisto
V. Segmentação
VI. Neurulação
A. Estágio caraterizado por mitoses sucessivas que, a partir do zigoto, originam células idênticas.
B. Estágio embrionário em que se diferenciam endoderma, ectoderma e mesoderma.
C. Estágio embrionário pluricelular, compacto e de forma aproximadamente esférica.
D. Células resultantes das primeiras divisões mitóticas do zigoto.
E. Estágio da organogênese embrionária que tem como resultado principal o início da formação do sistema nervoso.
F. Estágio embrionário em que uma fina camada de blastômeros envolve uma pequena cavidade central, a blastocele.
a) I-A, II-D, III-B, IV-C, V-F, VI-E.
b) I-D, II-A, III-E, IV-F, V-C, VI-B.
c) I-C, II-A, III-F, IV-E, V-D, VI-B.
d) I-D, II-C, III-B, IV-F, V-A, VI-E.
e) I-D, II-C, III-B, IV-A, V-F, VI-E.
15. Observe o esquema do embrião de um cordado, em corte transversal, e analise as afirmativas a seguir.
15
I   II
0   0 – O número 6 representa a endoderme e 7 o arquêntoron.
1   1 – Os pulmões originam-se do folheto 6, enquanto os discos vertebrais e a derme surgem do folheto 5.
2   2 – O elemento 4 origina-se do folheto 2.
3   3 – O coração forma-se a partir do folheto indicado por 2.
4   4 – Alterações no folheto 1 podem afetar a formação dos anexos epidérmicos.
16. (UCPel) Um feto de cão apresentava má-formação da medula espinhal. O problema teve origem na fase inicial da organogênese. A estrutura do embrião que deve ter sido afetada foi:
a) A notocorda.
b) A placa neural.
c) O blastômero.
d) O arquêntero.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
17. (UEPG) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.
I   II
0 0 – A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.
1  1 – Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.
2  2 – Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.
3  3 – As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.
4  4 – Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.
18. (UESPI) A figura abaixo mostra um dos estágios do desenvolvimento embrionário observado em vários grupos animais. Sobre este tema é correto afirmar que:
18
a) Nesse estágio, é definido o plano corporal do organismo.
b) O blastóporo (1) dará origem ao ânus nos vertebrados.
c) A figura mostra a blástula, estágio em que a blastocela (2) está repleta de líquido.
d) O arquêntero (2) originará a boca nos moluscos e artrópodes.
e) As células que originarão o sistema nervoso migram da periferia (3) para o interior do embrião.
19. (UFV) No desenvolvimento embrionário, os folhetos germinativos ectoderma, mesoderma e endoderma são formados durante a:
a) Espermatogênese.
b) Segmentação.
c) Organogênese.
d) Gastrulação.
20. (UDESC) Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale a(s) correta(s).
I    II
0  0 – A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
1   1 – Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
2   2 – A monospermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
3   3 – A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
4  4 – A partenogênese é o desenvolvimento de um embrião sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Esse processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
21. (UDESC) Complete o texto com as palavras propostas nas alternativas. “A primeira fase do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, ou seja, ovo ____, é a fase de ___, onde no zigoto ocorrem consecutivas ____ em que as células filhas dividem entre si o vitelo da célula mãe. O nome das células que resultam das primeiras divisões no embrião são os blastômeros. O zigoto é transformado em uma massa compacta de células chamada ____, que passa a envolver uma cavidade interna cheia de líquido, passando a ser denominada ____.” Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que completam o texto acima.
a) oligolécito; segmentação; meioses; blástula; mórula.
b) oligolécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
c) megalécito; gastrulação; meioses; mórula; gástrula.
d) megalécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
e) oligolécito; segmentação; mitoses; mórula; blástula.
22. (UFLA) O esquema abaixo representa o desenvolvimento de um embrião humano:
22
Com base no esquema, marque a alternativa correta:
a) O esquema representa o surgimento de uma gestação de gêmeos univitelinos pela formação de dois embrioblastos.
b) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir que se trata de gestação de gêmeos.
c) No estágio em que o embrião se encontra, não é possível concluir se a gestação é de gêmeos univitelinos ou bivitelinos.
d) O embrião se formou a partir da fecundação de um único ovócito por dois espermatozoides.
23. (UEM) No que se refere ao desenvolvimento embrionário dos animais, assinale o que for correto.
I   II
0  0 – Os poríferos são os únicos animais que não formam gástrula, nem folhetos germinativos.
1  1 – Nos nematódeos (vermes cilíndricos), o mesoderma cresce aderido ao ectoderma, deixando um espaço entre si e o endoderma. Esse espaço é chamado de pseudoceloma.
2  2 – Moluscos, anelídeos e os artrópodes apresentam celoma enterocélico e por isso são chamados enterocelomados.
3  3 – Aqueles animais em que o blastóporo dá origem à boca são chamados protostômios.
4  4 – Equinodermos e cordados são deuterostômios.
24. (UNICENTRO) Características relacionadas ao processo de desenvolvimento embrionário dos animais são utilizadas pelos zoólogos para classificar os representantes de diferentes filos. Considerando essas características e os filos nos quais os animais podem ser enquadrados, identifique as afirmativas verdadeiras:
I. Os cnidários são considerados diploblásticos, pois só formam dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma).
II. Os equinodermos são animais acelomados, pois não possuem cavidades corporais além da cavidade digestória.
III. Os cordados são classificados como deuterostômios, pois nesses animais o blastóporo origina o ânus.
IV. Platelmintos e nematódeos são considerados animais triploblásticos, pois a gástrula compõe-se de três folhetos germinativos.
V. Os moluscos são considerados animais diploblásticos, celomados, deuterostômios e não segmentados.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
a) III e IV.
b) IIII e IV.
c) IIIII e V.
d) IIIV e V.
e) IIIIV e V.
25. “Entre os cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas células-tronco. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado (zigoto). Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto (…). As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século XIX, mas há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamenteem laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocitos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos”. Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
I   II
0   0 – O zigoto ou ovo resultante da fertilização deve sofrer uma série de divisões celulares, que se iniciam no processo de clivagem para originar um organismo multicelular complexo.
1   1 – O blastocisto corresponde à fase de blástula no mamífero e contém células capazes de originar diferentes tipos celulares.
2   2 – Uma célula-tronco embrionária é aquela que pode se diferenciar em um único tipo celular durante o processo de desenvolvimento.
3  3 – O zigoto pode ser considerado uma célula totipotente, pois pode dar origem a todos os tipos celulares de um organismo, inclusive os gametas.
4  4 – Os mieloblastos são células totipotentes encontradas nos tecidos hematopoiéticos, a partir das quais se originam todos os glóbulos brancos.
26. (UEPG) A respeito da embriologia, assinale a alternativa correta.
a) A primeira transformação do zigoto se dá com a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células embrionárias.
b) O núcleo diploide do zigoto é formado pelo núcleo haploide do óvulo fundido ao núcleo haploide do espermatozoide no momento da fecundação.
c) A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto que leva à formação de um grupo maciço de células denominado blastômero.
d) Na fase de mórula o embrião cresce bastante, originando a blástula com uma cavidade interna denominada blastocisto.
e) Na organogênese inicia-se a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.
27. (COVEST) Sobre o desenvolvimento embrionário do zigoto, derivado da reprodução sexuada de vários grupos animais e do homem, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.
27
I  II
0  0 – A sequência de eventos mostrados de A a G representa o processo de segmentação
holoblástica que resultará na formação de células-tronco, chamadas blastômeros.
1 1 – Na reprodução humana, após a formação da mórula, mostrada em H, ocorre a compactação a fim de evitar a separação entre essas células no aparelho reprodutor feminino.
2  2 – Após a formação de dezenas de células, visível em H, é originada uma cavidade, preenchida de líquido, chamada blastocele (I); o embrião, nessa condição, é chamado de gástrula.
3  3 – Na gastrulação, as células que darão origem aos músculos do animal migram para o interior do embrião; as células que darão origem à pele migram para a superfície.
4  4 –  A notocorda, presente nos cordados, é formada a partir da organização ântero-posterior de células do mesoderma do embrião, na forma de um bastão, e tem o papel de orientar a diferenciação do sistema nervoso.
28. (UFV) Uma das principais características que permitiram aos vertebrados a ocupação do ambiente terrestre foi o desenvolvimento de um ovo cleidoico que permite o desenvolvimento do embrião independentemente do ambiente aquático. Assinale a alternativa que contém estruturas do ovo cleidoico dos vertebrados terrestres:
a) Membrana vitelínica, vitelo e alantoide.
b) Córion, âmnion e vitelo.
c) Córion, âmnion e alantoide.
d) Membrana vitelínica, âmnion e vitelo.
29. (UFAM) Uma vez que ocorre a fecundação, o zigoto inicia o processo de clivagem ou segmentação. Observando a sequência de clivagem (em humanos) abaixo, é correto afirmar que:
29
a) 1 e 2 representam os blastocistos.
b) 3 e 4 representam os blastocistos.
c) 5 representa a mórula.
d) 6 representa a mórula.
e) 7 representa a mórula.
30. (UEPG) A respeito do desenvolvimento embrionário humano, assinale o que for correto.
I  II
0  0 – Após aproximadamente 72 horas da fecundação, o ovo inicia a primeira divisão originando dois blastocistos. Entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, o embrião apresenta-se no estágio de mórula. Posteriormente, forma-se a blástula, também chamada de blastômero, que chega ao útero.
1  1 – O blastocisto implanta-se na parede uterina por volta do décimo quarto dia após a fecundação. As células do trofoblasto dividem-se rapidamente e produzem enzimas que digerem a parede uterina, permitindo a penetração do embrião. Por volta do décimo quinto dia, o embrião encontra-se totalmente envolto pelo tecido uterino.
2  2 – Enquanto está sendo conduzido da tuba uterina para o útero, o blastocisto fica envolto pela zona pelúcida. Essa proteção impede a adesão do blastocisto à parede da tuba uterina. O blastocisto libera-se da zona pelúcida apenas quando chega ao útero.
3  3 – Em alguns casos, a liberação do blastocisto de dentro da zona pelúcida ocorre na tuba uterina e ele se adere à parede dessa estrutura, provocando o que se chama gravidez tubária, um dos casos de gravidez ectópica.
4  4 – O blastocisto apresenta-se como uma esfera formada por uma camada de células denominadas trofoblastos, envolvendo uma cavidade interna, em que se observa um acúmulo de células, denominado botão embrionário ou embrioblasto. Os trofoblastos participam da formação do âmnio, do cório, da placenta e do saco vitelínico; o botão embrionário dá origem ao embrião propriamente dito.
31. (UECE) Ingressão é o nome dado à migração de células da camada celular na superfície do embrião para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulação acontece na formação das células nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como uma célula-ovo do tipo:
a) Centrolécito.
b) Telolécito.
c) Heterolécito.
d) Isolécito.
32. (UNICENTRO) No desenvolvimento embrionário de cordados após ocorrer a fecundação do óvulo pelo espermatozoide forma-se o zigoto que passa por processos de segmentação resultando na formação da mórula e do blastocisto. O blastocisto sofre uma invaginação e vai formar a gástrula onde se reconhecem dois folhetos embrionários. Se uma mulher grávida for exposta à ação de um agente teratogênico nesta fase do desenvolvimento embrionário e o mesmo agir no folheto mais externo poderá haver má formação em qual dos sistemas abaixo?
a) Sistema esquelético.
b) Sistema circulatório.
c) Sistema digestório.
d) Sistema urogenital.
e) Sistema nervoso.
33. (UNICENTRO) Sobre o desenvolvimento embrionário animal, assinale a alternativa correta.
a) As fases da gastrulação são duas, a mórula e a blástula.
b) Os folhetos germinativos ou embrionários são: ectoderma, mesoderma e endoderma, sendo o animal que os possui diblástico.
c) Durante o desenvolvimento embrionário as células passam por diferenciação celular, cujo resultado são tecidos com distintas funções.
d) Os animais que o blastóporo dá origem à boca são chamados de deuterostômios, e os animais que o blastóporo origina o ânus são os protostômios.
e) Um feto que apresente má formação da medula espinhal provavelmente teve problemas no desenvolvimento da endoderme.
34. (IFSEP) No embrião de mamífero, a fase de flexão captura uma parte do saco vitelínico que fica incorporada no corpo embrionário. Esta porção deve desenvolver:
a) A bolsa amniótica que protege o embrião em seu desenvolvimento.
b) O tubo neural que dá origem ao sistema nervoso central e periférico.
c) A notocorda que induz a formação da coluna vertebral e costelas.
d) A cadeia de somitos que participam da formação músculo-esquelética.
e) O intestino primitivo que forma o forro mucoso dos sistemas digestório e respiratório.
35. (UFPI) Os folhetos germinativos tomam forma e posições específicas no desenvolvimento embrionário. Assinale a alternativa que contém somente órgãos/sistemas de origem ectodérmica em vertebrados.
a) Ossos, notocorda, cartilagens, gônadas, músculos, coração, rins e sistema circulatório.
b) Cérebro, revestimento da cavidade oral e nasal, ouvido interno e sistema nervoso.
c) Fígado, pâncreas, trato respiratório, bexiga e tireoide.
d) Cabelos, unhas, pulmões e sistema circulatório.
e) Ossos, cartilagem, notocorda e vasos sanguíneos.
36. (UFT) Relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa que apresenta a sequência numérica correta com relação ao desenvolvimento embrionário humano.
COLUNA I
1. Blastocisto
2. Hipoblasto
3. Epiblasto
4. Sinciciotrofoblasto
5. Citotrofoblasto
COLUNA II
(   ) Participa da formação da vesícula vitelínica e da alantoide.
(   ) Estágio de desenvolvimento da blástula nos mamíferos.
(   ) Participa da formação do âmnio e de todo o corpo do embrião.
(  ) Camada de células ainda individualizadas do trofoblasto que envolve o embrião.
(   ) Massa citoplasmática contendo inúmeros núcleos.
a) 21354.
b) 31254.
c) 21345.
d) 53214.
e) 3254-1.
37. (UFU) São exemplos de animais que apresentam ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica superficial:
a) Galinhas e perus.
b) Borboletas e libélulas.
c) Estrelas-do-mar e anfioxos.
d) Tartarugas e rãs.
38. (UFV) A figura abaixo representa o ciclo de vida de um sapo, da fertilização (I) ao estágio adulto (VI).
38
Assinale a afirmativa incorreta:
a) V representa os estágios de pré-adulto, os quais possuem respiração pulmonar.
b) II representa a segmentação, que é o período no qual se forma a blástula.
c) IV representa a organogênese, na qual se diferenciam os tecidos do organismo.
d) III representa a gastrulação, na qual se formam os três folhetos germinativos.
39. (UFPI) Considerando-se o desenvolvimento tanto anatômico quanto funcional das estruturas extraembrionárias dos répteis e dos mamíferos placentários, a estrutura que, comparativamente, apresenta menores modificações nos dois grupos de animais citados é:
a) O saco vitelínico.
b) O alantoide.
c) O cório.
d) O âmnio.
e) A casca do ovo.
40. (UFPI) O folheto germinativo que dá origem à epiderme e estruturas que se originam dela, como pelos, unhas, garras, glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, chama-se:
a) Ectoderma.
b) Endoderma.
c) mesoderma.
d) Endoderma e ectoderma.
e) Mesoderma e endoderma.
41. (UECE) Considerando a origem embrionária dos tipos de tecidos epiteliais que constituem a epiderme e o forramento das cavidades internas do tubo digestivo podemos afirmar que eles se originam, respectivamente, na:
a) Endoderme e mesoderme.
b) Ectoderme e endoderme.
c) Ectoderme e mesoderme.
d) Endoderme e ectoderme.
42. (UNICENTRO) Assinale a alternativa que contenha apenas animais triblásticos, celomados e protostômios.
a) Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos.
b) Artrópodes, Moluscos e Equinodermos.
c) Moluscos, Anelídeos e Artrópodes.
d) Nematelmintos, Equinodermos e Cordados.
e) Cnidários, Platelmintos e Artrópodes.
43. (UTFPR) Os vertebrados apresentam um embrião frágil, que não se sustenta a não ser em um ambiente protegido, com temperatura estável e adequada. Seu desenvolvimento é facilitado pela presença dos anexos embrionários. A membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade que contém um líquido cuja função é proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação é:
a) Saco vitelínico.
b) Cório.
c) Âmnio.
d) Alantoide.
e) Placenta.
44. Observe os blastômeros abaixo.
44
Não será correto afirmar que:
a) A segmentação é meroblástica discoidal.
b) O tipo de segmentação é devido à distribuição do vitelo.
c) Ocorre em ovos de anfíbios.
d) Formará uma mórula com macrômeros e micrômeros.
e) A segmentação observada teve início num zigoto proveniente de ovo heterolécito.
45. (UNEMAT) Os somitos são blocos de células resultantes da segmentação da massa mesodérmica dorsal. Embora todos os somitos pareçam iguais, originam-se de diferentes estruturas nas diversas partes do organismo. De acordo com o texto, assinale a alternativa em que as estruturas originam-se dos somitos.
a) Formação das vértebras, dos nervos e dos músculos.
b) Revestimento dos ductos respiratórios e dos pulmões em anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
c) Formação da epiderme.
d) Formação das estruturas glandulares associadas à digestão.
e) Formação dos sistemas respiratórios.
46. (CEFET-PI) O córtex da supra renal, a tireoide e a córnea possuem origem:
a) Mesodérmica, ectodérmica e endodérmica, respectivamente.
b) Ectodérmica, mesodérmica e endodérmica, respectivamente.
c) Mesodérmica, endodérmica e ectodérmica, respectivamente.
d) Ectodérmica, endodérmica e mesodérmica, respectivamente.
e) Endodérmica, ectodérmica e mesodérmica, respectivamente.
47. (UFV) A figura abaixo representa alguns estágios em ordem do desenvolvimento embrionário humano:
47
Em relação à figura, é incorreto afirmar que:
a) Os estágios de I a III representam a sequência inicial de desenvolvimento embrionário que ocorre na tuba uterina.
b) Até o estágio IV os blastômeros ficam unidos frouxamente e a partir daí estabelecem contato mais íntimo, formando a mórula (V).
c) A blástula, estágio VI, é delimitada por uma camada de células que normalmente se dividem para formar os gêmeos dizigóticos.
d) A segmentação é holoblástica e igual, ou seja, o zigoto divide-se totalmente, e a primeira clivagem, indicada em III, é meridional.
48. (PUC-CAMINAS) Os ovos do gafanhoto, como os da maioria dos insetos, sofrem clivagem do tipo apresentado na figura abaixo.
48
(J. M. Amabis e G. R. Martho. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2004. p. 385)
Essa clivagem é …I.. característica de ovos …II… . A frase se tornará correta se I e II forem substituídos, respectivamente, por:
a) holoblástica igual e oligolécitos.
b) holoblástica desigual e heterolécitos.
c) holoblástica subigual e oligolécitos.
d) meroblástica discoidal e telolécitos.
e) meroblástica superficial e centrolécitos.
49. (UFPI) Várias membranas extra-embrionárias, que se originam do embrião, mas não fazem parte dele, têm papel essencial no desenvolvimento embrionário. A interação entre os tecidos mesodérmico e trofoblástico origina o cório, que, juntamente com outros tecidos da parede uterina em mamíferos, dão origem (à) (ao):
a) Saco vitelínico.
b) Placenta.
c) Âmnio.
d) Cavidade do alantoide.
e) Cordão umbilical.
50. (UESPI) Na reprodução humana, a ordem correta dos eventos que se seguem à fecundação é a formação de:
a) Zigoto, mórula, blastômero, blástula, gástrula.
b) Zigoto, blastômero, blástula, mórula, gástrula.
c) Zigoto, blastômero, mórula, gástrula, blástula.
d) Zigoto, mórula, blástula, blastômero, gástrula.
e) Zigoto, blastômero, mórula, blástula, gástrula.
51. (UEPA) Tecnologias avançadas de reprodução humana assistida envolvem “ovulação múltipla e transferência de embrião”. Nesses procedimentos ocorre a estimulação hormonal para maturação e liberação de um número considerável de óvulos, os quais podem ser submetidos à fertilização artificial. Em uma única mulher é possível a implantação de vários embriões
       (Fonte:Modificado de http://www. biotecpragalera. org.brdicionario.php? busca=%F3vulo acesso em 18/09/2009)
Sobre a palavra destacada no texto acima, afirma-se que:
I. Sua proteção contra o ressecamento e choques mecânicos é realizada pela bolsa amniótica.
II. Ao atingir a fase de mórula, ocorre o seu ingresso na cavidade uterina onde surge o blastocisto.
III. Na fase de trofoblasto, apresenta o blastocisto que é responsável pela penetração do embrião no endométrio.
IV. Os blastômeros resultam de divisões mitóticas que, na evolução embrionária, irão compor a mórula, blástula e gástrula.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) I e III.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) IIIII e IV.
e) IIIIII e IV.
52. (PUC-MG) A figura representa sequências de eventos de parte do desenvolvimento embrionário de um mamífero eutério.
52
Com base em seus conhecimentos, assinale a afirmativa incorreta.
a) Nas etapas 5 e 6, pode ocorrer a formação de gêmeos monozigóticos através da separação e desenvolvimento independente da massa celular D.
b) Na etapa 5, aletra B representa blastocele que dará origem ao intestino primitivo.
c) O componente A representa uma barreira que foi transposta pelo espermatozoide para fecundar o ovócito.
d) Na etapa 1, aseparação das células pode levar à formação de dois indivíduos idênticos genotipicamente.
53. (CEFET-PR) Relacione a coluna I à coluna II: em seguida, indique a alternativa cuja sequência numérica está correta:
COLUNA I
1. Ovo oligolécito
2. Ovo heterolécito
3. Ovo telolécito
4. Ovo centrolécito
COLUNA II
(  ) Répteis
(  ) Equinodermos
(  ) Insetos
(  ) Anfíbios
a) 1 – 4 – 3 – 2.
b) 2 – 1 – 3 – 4.
c) 3 – 1 – 4 – 2.
d) 4 – 2 – 3 – 1.
e) 3 – 4 – 2 – 1.
54. (UEPB) A figura abaixo representa os anexos embrionários dos vertebrados. Assinale a alternativa correta que identifica quais os táxons que possuem essas estruturas:
54
FAVARETTO, José Arnaldo; MERCADANTE, Clarinda. Biologia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
a) Peixes, répteis e mamíferos.
b) Peixes, anfíbios e répteis.
c) Anfíbios, répteis e aves.
d) Mamíferos, anfíbios e répteis.
e) Répteis, aves e mamíferos.
55. (UERJ) Em uma experiência que procurava estudar a participação dos tecidos embrionários na formação dos órgãos primitivos, um embriologista transplantou o lábio dorsal do blastóporo de uma gástrula para a região ventral de outra, conforme demonstra o esquema abaixo:
55
A partir do implante, um novo embrião se desenvolveu. Esse resultado pode ser atribuído ao seguinte fator:
a) Existência da placa neural no lábio dorsal transplantado.
b) Presença de célula germinativa já fecundada no transplante.
c) Atuação do lábio dorsal sobre os tecidos do organismo receptor.
d) Fornecimento de abundante material nutritivo pelo tecido transplantado.
56. Os folhetos embrionários através de processos de desenvolvimento e diferenciação darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico dos vertebrados.
I. O ectoderma origina a medula espinhal.
II. Do miótomo mesodérmico origina-se o tecido muscular visceral.
III. O endoderma origina as fendas brânquiais.
IV. A somatopleura e a esplancnopleura originam-se do mesoderma em conjunto com o endoderma e ectoderma, respectivamente.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I e III.
e) I, IIIII e IV.
57. (UFPI) A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de diferentes vertebrados. Observando-a com atenção, pode-se concluir corretamente que:
57
a) Existe uma grande semelhança no desenvolvimento embrionário dos diferentes animais, sobretudo nos primeiros estádios.
b) A presença de cauda é uma característica comum nos estádios finais do desenvolvimento dos diferentes animais.
c) Os estádios jovens do desenvolvimento embrionário de um animal são bastante diferentes dos estádios jovens do desenvolvimento embrionário de seus ancestrais.
d) Uma ancestralidade comum não pode ser evidenciada através da observação do desenvolvimento embrionário.
e) Quanto mais diferentes são os organismos, maior a semelhança embrionária entre eles.
58. (URCA) No desenvolvimento embrionário dos animais o primeiro estágio de células indiferenciadas que se formam é denominado de:
a) Mórula.
b) Blástula.
c) Gástrula.
d) Nêurula.
e) Epigênese.
59. (UEPB) Observe o esquema abaixo que representa um tipo de segmentação de ovos de animais.
58
Assinale a alternativa que contém as informações corretas quanto ao tipo de ovo, tipo de segmentação e exemplo de ser vivo onde ocorre.
a) Ovo isolécito, segmentação holoblástica igual, ocorre em mamíferos.
b) Ovo telolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em anfíbios.
c) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica superficial, ocorre em insetos.
d) Ovo centrolécito, segmentação meroblástica discoidal, ocorre em répteis e aves.
e) Ovo heterolécito, segmentação holoblástica desigual, ocorre em anfíbios.
60. (UFSM) Sobre a organização morfológica dos filos invertebrados, assinale a alternativa correta.
a) Os poríferos são exemplos de animais diblásticos, e os cnidários são exemplos de animais triblásticos.
b) Os nematódeos apresentam celoma verdadeiro preenchido por líquido onde se alojam diversos órgãos.
c) Nos invertebrados protostômios, o blastóporo dá origem à boca, sendo exemplos os anelídeos, os moluscos e os equinodermos.
d) A metameria ou segmentação corporal está presente nos moluscos, nos anelídeos e nos artrópodes.
e) A tendência de concentração de órgãos dos sentidos e células nervosas na região anterior do corpo é chamada “cefalização”.

GABARITO

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A
A
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E

9 de fev. de 2017

SLIDES - CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS.


 Queridos alunos, aqui estão os slides da nossa aula de hoje, bons estudos.




http://pt.slideshare.net/fatimacomiotto/nveis-de-organizao-dos-seres-vivos-11850633

27 de jan. de 2017

SLIDES DE BOTÂNICA

SLIDES - EMBRIOLOGIA

http://pt.slideshare.net/profkatiaqueiroz/aula4embriologia-150510143838lva1app6892


Alunos do Cei Zona Sul, aqui estão os slides da aula de hoje.


'Há meninas com pênis e meninos com vaginas': a polêmica campanha sobre transexuais na Espanha

Espanha

  • 17 janeiro 2017
Menino de costasDireito de imagemTHINKSTOCK
Image captionCampanha faz parte de iniciativas de conscientização da população sobre a transexualidade
Durante seis dias, de 10 a 16 de janeiro, 150 cartazes com o desenho de quatro crianças nuas e sorrindo foram colocados em ônibus e estações de metrô nas comunidades autônomas (Estados) de País Basco e Navarra, no norte da Espanha.
Neles, lia-se: "Há meninas com pênis e meninos com vagina. É simples assim. A maioria deles sofre diariamente, porque a sociedade não conhece essa realidade".
O objetivo da organização por trás deles, a Chrysallis, uma associação de famílias de menores transexuais, é dar visibilidade à situação em que vivem crianças transexuais e combater o preconceito contra elas.
Mas a campanha causou polêmica.
De acordo com Beatriz Sever, porta-voz da Chrysallis, um dos cartazes foi rasgado, uma cruz foi colocada sobre outro, e, em um terceiro, foi desenhado um pênis e uma vagina. "Mas isso só aconteceu com alguns", disse Sever à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

'Parte da natureza'

Ela conta que, quando a campanha foi criada, não pensou que pudesse ferir a sensibilidade de alguma pessoa ou grupo.
"Na organização, temos membros que são católicos e de diferentes inclinações políticas. Só um grupo bem pequeno da sociedade rejeitou a campanha. Não tem nada de ofensiva. São corpos de crianças, é parte da natureza", afirma Sever.
Cartaz da campanha da ChrysallisDireito de imagemCHRYSALLIS
Image captionA campanha gerou críticas, mas também manifestações de apoio
"O cartaz mostra como nossas genitálias não têm nenhuma importância, mostra crianças felizes independentemente do que têm entre as pernas."
Ela explica que a campanha busca falar de um problema enfrentado por muitas crianças e suas famílias e gerar um debate com base em argumentos racionais e científicos.
"Queremos transmitir a mensagem de que a natureza não é uma máquina de xerox, que a natureza é diversidade."
A campanha explica que uma pessoa transexual não sente pertencer ao sexo biológico com o qual nasceu.
"A transexualidade é a condição em que o gênero de uma pessoa (aquele percebido por ela) não corresponde com o que lhe foi designado com base em sua genitália ao nascer", explica a organização Chrysallis em dos seus folhetos informativos.

Abaixo-assinado

A organização Centro Jurídico Tomás Moro, que diz defender "a dignidade da pessoa, da família e dos direitos humanos como reflexo do direito natural", está liderando um abaixo-assinado digital contra a campanha com o título "No transporte público, se fomenta a corrupção de menores".
Menino com urso de pelúciaDireito de imagemTHINKSTOCK
Image captionGrupo de advogados diz que campanha tenta 'normalizar' a transexualidade
Mais de 9 mil assinaturas já foram recolhidas na petição, direcionada ao Promotor para Assuntos de Menores do País Basco.
Paralelamente, o grupo planeja levar uma denúncia formal à Justiça. No entanto, ainda não foi apresentada à Promotoria, porque os advogados à frente da iniciativa esperam que a Chrysallis esclareça de onde tirou as informações, incluída nos cartazes, de que "a taxa de tentativa de suicídio entre adultos transexuais a quem foi negada sua identidade durante a infância é de 41%".
À BBC Mundo, Sever disse que o índice de 41% têm base cientítifica e foi demonstrado por estudos recentes.

'Corrupção de menores'

De acordo com o advogado Javier María Perez-Roldón, membro do Centro Jurídico Tomás Moro, a campanha é "ilegal e enganosa".
Mãos de uma criança em um vidroDireito de imagemTHINKSTOCK
Image captionUma pessoa sexual sente que seu sexo biológico não corresponde ao seu gênero real
"Apela-se ao medo. Querem forçar menores de idade a serem submetidos a cirurgias para mudar de sexo. Estão tentando normalizar essa operação", afirma ele.
Em seu site, o grupo é bastante crítico aos cartazes. "A campanha não pretende só normalizar a transexualidade entre menores (que é estatísticamente inexistente), mas fomentar entre os menores determinadas condutas sexuais que não estão de acordo com sua idade."
E prossegue: "A campanha não apenas supõe uma publicidade enganosa ao se opor ao critério científico e biológico, mas supõe um possível delito de corrupção de menores já que, nos cartazes, figuram menores explicitamente nus."
O grupo ainda considera "inadimissível a hipersexualização da conduta de menores mediante campanhas juridicamente inadimissíveis e moralmente reprováveis".
Também demanda que a Promotoria ordene a retirada dos cartazes e investigue e puna "os responsáveis pela corrupção de menores".

'Onda de apoio'

De acordo com Natalia Aventi, presidente da Chrysallis, o número de membros da organização aumentou desde 2013 de 6 famílias para 425 integrantes.
Menina de costasDireito de imagemBOBIWANKANOBI
Image captionOrganizações de defesa de transexuais querem educar a população sobre a complexidade de sentimentos vividos por crianças assim
Uma das razões para a criação da organização é que as famílias de transexuais não recebiam respostas dos órgãos públicos nem da comunidade LGBT.
Por isso, decidiram organizar-se para apoiar as famílias com filhos transexuais e tentar gerar mudanças na legislação por meio da campanhas como a realizada na semana passada.
Sever destaca que as recentes críticas também levaram a uma "onda de apoio" à organização.
Um deles partiu do Parlamento de Navarra na última segunda-feira, quando foi aprovada uma declaração institucional em que "reitera seu apoio e reconhecimento dos direitos das pessoas transexuais, às famílias de menores transexuais e à campanha criada pela associação Chrysallis para fazer com que a realidade desses meninos e meninos seja conhecida".
O texto foi aprovado de forma quase unânime, com o Partido Popular de Navarra (PPN) se abstendo da manifestação de apoio à campanha.
De acordo com a agência de notícias EFE, a porta-voz da legenda, Ana Beltrán, justificou a abstenção ao dizer que ela não parece ser "adequada".
Ainda que tenha reiterado que o PPN "sempre" apoiou os direitos de transexuais e expressado respeito a eles, especialmente quando se trata de crianças, ela disse que destacar que "há meninas com pênis e meninos com vagina" parece ser algo "extremamente explícito e que pode ser feito de outra forma".
http://www.bbc.com/portuguese/geral-38648520

Comer pão e batata torrados demais pode elevar risco de câncer, alertam cientista


TorradasDireito de imagemISTOCK
Image captionQuanto mais torrado o pão, maior a quantidade de acrilamida presente nele

Comer pão e batatas torrados demais leva a uma maior ingestão de uma substância química que pode causar câncer, alertou a agência para padrões de alimentos do governo britânico.
Em vez de tostar, fritar ou assar o alimento até ficar marrom, a Food Standards Agency (FSA) recomenda fazer isso até que atinjam no máximo uma cor dourada.
O motivo seria que torrar alimentos com muito amido, ao fritá-los, assá-los ou grelhá-los por um longo tempo em altas temperaturas, leva a uma produção elevada de acrilamida.
Ela está presente em vários alimentos e é um derivado natural do processo de cozimento. Mas pesquisas com animais apontaram que pode ser tóxica para o DNA e levar ao surgimento de tumores.
Os cientistas da FSA acreditam que o mesmo pode ocorrer em humanos. No entanto, uma porta-voz da Cancer Research UK, organização britânica dedicada a estudos sobre câncer, afirma que esse efeito em pessoas não é comprovado.

Pequenas mudanças

Os níveis mais altos da acrilamida são encontrados em alimentos com bastante amido que foram cozidos - industrialmente ou em casa - a mais de 120ºC, como batata-frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café.
Ao fazer uma torrada, por exemplo, o açúcar, os aminoácidos e a água do pão se combinam e fazem com que seja produzida mais acrilamida conforme o pão escurece, um processo que altera também seu sabor e aroma.
Quanto mais torrado o pão, mais dessa substância estará presente nele.

.

A FSA diz ainda não estar claro quanta acrilamida pode ser tolerada pelo corpo humano, mas acredita que estamos ingerindo essa substância em excesso.
A agência recomenda fazer pequenas mudanças na forma de preparo da comida, como cuidar para que alimentos como pão e tubérculos fiquem dourados ao fritá-los, assá-los ou torrá-los.
A FSA também recomenda que batatas não sejam guardadas na geladeira, porque seus níveis de açúcar aumentam com a baixa temperatura, potencialmente elevando a quantidade de acrilamida produzida no cozimento. É melhor mantê-las em um ambiente escuro e fresco, a uma temperatura acima de 6ºC.
A agência também afirma ser importante seguir à risca as instruções ao aquecer ou assar batatas e pizzas no forno e levar uma dieta balanceada, com cinco porções de vegetais e frutas por dia, além de alimentos com carboidrato.

B

Qual é o risco?

Os possíveis efeitos da ingestão excessiva de acrilamida são um aumento do risco a longo prazo de desenvolver câncer ou problemas nos sistemas nervoso e reprodutivo.
No entanto, diz a FSA, os níveis de exposição a essa substância são determinantes para que ela tenha ou não esses efeitos negativos.
Fumar também deixa uma pessoa três ou quatro vezes mais exposta à acrilamida do que não fumantes, porque a substância está presente na fumaça do tabaco.

Batata fritaDireito de imagemTHINKSTOCK
Image captionA Cancer Research UK diz que batatas fritas e biscoitos são grandes fontes de acrilamida

Além de fazer um alerta público, a agência diz que vem trabalhando junto à indústria de alimentos para reduzir a acrilamida presente em comidas industrializadas.
A FSA diz que já houve algum progresso - entre 2007 e 2015, ela detectou uma redução de 30% em média na quantidade da substância em todos os produtos vendidos no Reino Unido.
Steve Wearne, diretor de políticas da FSA, diz que a maioria das pessoas sequer sabe que a acrilamida existe. "Queremos dar destaque a isso com nossa campanha e levar a pequenas mudanças reduzam seu consumo", afirma.
"Apesar de ainda ser necessário entender melhor o impacto da acrilamida, o governo e a indústria têm um papel importante para contribuir com essa redução."

Alimentos calóricos

Emma Shields, diretora de informação da Cancer Research UK, reconhece que a acrilamida presente nos alimentos pode estar ligada ao desenvolvimento de câncer, mas diz que essa relação ainda não está clara em humanos.
"Para se garantir, as pessoas podem reduzir sua exposição ao ter uma dieta balanceada e saudável, o que inclui comer menos alimentos calóricos, como batata frita e biscoitos, que são grandes fontes de acrilamida", diz Shields.
"Também é possível conseguir isso ao seguir às recomendações da FSA e dourar alimentos com amido, em vez de torrá-los, já que o tempo e a temperatura de cozimento determinam a quantidade de acrilamida que será produzida."
Shields ressalta que existem muitos outros fatores comprovados que elevam o risco de tumores. "Fumar, estar obeso ou tomar bebidas alcóolicas têm um grande impacto no número de casos de câncer."
http://www.bbc.com/portuguese/geral-38716375
BBC BRASIL

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