Tecnologia do Blogger.

18 de jun. de 2013

Lista 2 - desequilíbrios ambientais


Lista 2 – Desequilíbrios ambientais

 

Questão 01

(ACAFE SC) Analise os gráficos abaixo.

 

“A queima de combustíveis fósseis pelas atividades industriais e por automóveis parece constituir a causa principal da elevação das concentrações de “gases de estufa” na atmosfera˝.  Demétrio Magnoli, José Arbex Jr. e Nelson Bacic Olic - Panorama do Mundo 3.

Com base na afirmação acima e na tabela, a alternativa FALSA é:

a) As altas emissões de  ás carbônico  pela Rússia  e  pela República Tcheca deve-se ao fato de possuírem muitas termelétricas em seus territórios.

b) Países altamente motorizados como os Estados Unidos e Cingapura são os responsáveis pelas mais elevadas emissões per capita de gás carbônico no mundo, de acordo com a tabela.

c) Se o povo chinês tivesse o modo de vida americano, as emissões de gases deste país continuariam baixas, fato já comprovado pelo nível de consciência da população e das leis em vigor no país.

d) Em números absolutos, as emissões de Cingapura e da República Theca são desprezíveis  quando comparadas com outros países, devido a sua pequena base demográfica.

 

Resposta: Letra C

 

Questão 02

Sobre a inversão térmica, assinale a alternativa correta.

a) As inversões térmicas são mais freqüentes no verão e, geralmente, são responsáveis  pelos episódios  menos críticos de poluição  que acontecem em  áreas rurais e em pequenas cidades.

b) Ela favorece a concentração de poluentes atmosféricos, porque a camada de inversão interrompe as correntes ascendentes, bloqueando a dispersão das partículas poluidoras.

c) A camada de ar mais fria situa-se sobre a mais quente e trata-se de uma  situação permanente que pode derivar de várias causas, dentre as quais o super-resfriamento da superfície e a entrada  de massas de ar quente.

d) As características do sítio urbano como, por exemplo, fundo de vale ou depressões, são elementos que impedem, de forma decisiva, o aparecimento de inversões térmicas.

 

Resposta: Letra B

 

Questão 03

A respeito dos problemas ambientais urbanos, a alternativa FALSA é.

a) As chuvas ácidas resultam da  combinação de águas  das chuvas com substâncias poluentes geradas  pela queima  de combustíveis fósseis, que provocam a precipitação de ácido sulfúrico e nítrico diluídos.

b) A inversão térmica ocorre quando o ar mais quente  está próximo ao solo e o mais frio  em  altitude, ocasionando, desta forma, movimentos de convecção do ar, dissipadores da  poluição.

c) A poluição visual está ligada à exploração do espaço urbano pela publicidade, através de outdoors, placas, cartazes, telões, painéis  eletrônicos, faixas, tabuletas e néons.

d) O concreto, o asfalto, os poluentes e a ausência  do verde  nos espaços altamente urbanizados, provocam a elevação da temperatura, originando o fenômeno que ficou conhecido como “ilhas de calor”.

 

Resposta: Letra B

 

Questão 04

Sobre os problemas ambientais, a única alternativa incorreta é:

a) A modernização da agricultura provoca o aumento da produção e da taxa de  produtividade, sem acarretar prejuízos ao meio natural.

b) O lixo doméstico, além de constituir um problema ambiental em razão de seu  elevado volume, representa  um acentuado desperdício  de recursos em matérias-primas que poderiam ser aproveitadas.

c) A aplicação  de  grandes  quantidades  de produtos  químicos  na  agricultura contamina  o  solo e, ao serem  transportados pelas chuvas, comprometem a qualidade das águas dos riachos e rios.

d) A mineração e o garimpo  também são atividades  que exercem interferência no ambiente natural e contribuem para o seu desequilíbrio.

 

Resposta: Letra

 

Questão 05

“O problema ambiental é um dos maiores desafios para o século XXI. A questão da poluição da atmosfera, dos rios, dos solos, principalmente nos grandes centros urbanos, vem-se agravando nas últimas décadas”

Em relação aos problemas ambientais, principalmente nas grandes cidades, a alternativa incorreta é:

a) O aumento do consumo em escala planetária e a popularização dos produtos descartáveis quantificou  sobremaneira  o lixo  produzido, constituindo-se um dos maiores problemas que afetam as zonas urbanas modernas.

b) O  avanço  tecnológico, proporcionado pela atual fase do capitalismo, possibilitou ao ser humano dominar a natureza e criar o índice  de bem-estar  econômico sustentado, já adotado pelos países pobres do hemisfério Sul, o que significa um menor impacto aos ambientais urbanos nessas nações.

c) A concentração de gases como  óxidos de nitrogênio e de enxofre em regiões industrializadas, resultantes da queima de combustíveis fósseis, ao se combinarem com o vapor de água  na atmosfera, resultam  em chuvas ácidas, que afetam a vida e o meio ambiente.

d) A inversão térmica  é um fenômeno natural no qual o ar junto à superfície terrestre é mais frio e mais pesado, impedindo a formação de correntes ascendentes na atmosfera  que poderiam dispersar  os poluentes produzidos em áreas  urbanizadas e industrializadas.

 

Resposta: Letra B

Questão 06

Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

a) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos

b) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

c) A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

d) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.

 

Resposta: Letra D

 

Questão 07

(VUNESP SP)   

O carbono tornou-se um dos principais detritos da civilização industrial moderna. Cada tonelada de carbono despejada na atmosfera resulta em 3,7 toneladas de dióxido de carbono, o gás aparentemente inofensivo que se transformou em uma das principais ameaças ao futuro da humanidade.

 

EMIMSSÕES DE CARBONO POR COMBUSTÍVEL  FÓSSIL – 1950 – 88


Fonte: Oak Ridge National laboratory Worldwatch.

 

Analise o gráfico apresentado e responda.

a) Destaque três períodos distintos na evolução industrial mundial.

b) Em que tipo de economia as emissões de carbono por combustível fóssil são maiores? Dê dois exemplos de atividades humanas geradoras deste tipo de poluição atmosférica.

 

Resposta:

a) Os três períodos destacados são:

– A chamada 1ª Revolução Industrial, ocorrida a partir de meados do século XVIII, início da utilização mais intensa de combustíveis fósseis, como o carvão;

– A considerada 2ª Revolução Industrial, a partir do fim do século XIX e início do século XX, quando se dão uma utilização em maior escala de combustíveis fósseis como o carvão e o início do uso mais intensivo do petróleo;

– O terceiro período corresponde à utilização mais extensiva (em termos absolutos e per capita) de combustíveis fósseis, a partir da Segunda Guerra Mundial.

b) As emissões de carbono na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis são maiores nas economias com mais alto desenvolvimento industrial, como, por exemplo, nos EUA, Canadá, na Europa Ocidental, no Japão.

São exemplos de atividades humanas geradoras desse tipo de poluição: complexo siderúrgico, petroquímico, termoelétricas que usam combustíveis fósseis e a grande utilização de veículos automotores  que utilizam derivados de petróleo.

 

Lista de exercícios - desequilíbrios ambientais


DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS

 

LISTA 1

 

O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição, com danos à saúde dos seres vivos e, em especial, à do homem. Entre estes agentes poluidores estão os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercúrio e, entre os óxidos de carbono, o mais perigoso, que é o monóxido de carbono.

De que forma o monóxido de carbono poderá ser prejudicial à saúde humana quando inspirado pelo homem?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2) Como os metais pesados poderão prejudicar o meio ambiente?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) O que se entende por chuva ácida? Cite, pelo menos, duas consequências desse fenômeno.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

4) As margens de um lago, antes desabitadas, foram transformadas pela prática da agricultura. Grande quantidade de nitratos e fosfatos dos adubos foram lançados nas águas. Após certo tempo, ocorreu séria mortandade de peixes. Como você relaciona essa mortandade com a adição de nutrientes às águas?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5) Considere os seguintes acontecimentos.

I. Proliferação de seres anaeróbicos

II. Proliferação intensa de microrganismos

III. Aumento da matéria orgânica disponível

IV. Diminuição da quantidade de gás oxigênio disponível na água

V. Morte dos seres aeróbicos

 

a) Indique a sequencia em que ocorrem os acontecimentos acima, causados pelo lançamento, numa represa, de grande quantidade de esgoto com resíduos orgânicos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Qual desses acontecimentos é conhecido como eutrofização?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6) Quais os resultados possíveis decorrentes do uso indiscriminado de herbicidas na agricultura?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) O esquema abaixo representa uma teia alimentar simplificada:

 


 

Supondo a existência de DDT no ambiente, em qual dos organismos se espera encontrar a maior concentração desse inseticida? Explique.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8) Cite dois exemplos de radioisótopos e o que eles podem provocar no corpo humano. Destaque, ainda, duas aplicações benéficas para a humanidade advindas da manipulação desses elementos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9) Uma indústria instalou-se à margem de um lago e passou a usar água do mesmo para esfriar caldeiras. A água quente voltava ao lago, elevando a temperatura de sua água para cerca de 38° C.

a) Como é conhecido o desequilíbrio ambiental provocado pela indústria? Que consequências ele acarreta ao corpo hídrico?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Justifique sua resposta, levando em consideração a solubilidade dos gases.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

10) O que você entende por assoreamento de rios e de lagos? Associe esse fenômeno ao processo de desmatamento de matas naturais.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11) O uso de inseticidas tem causado grande dano ao ambiente. Para evitar esse dano, usam-se no combate aos insetos, métodos de combate biológico. O que é controle biológico? Dê um exemplo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12) Com frequência, ouvimos em noticiários de televisão que determinada reserva florestal está em chamas e que o incêndio é controlável. Geralmente, grandes extensões da reserva são danificadas, numerosos indivíduos de espécies vegetais e animais morrem, sendo que algumas espécies correm perigo de extinção. Além desses efeitos imediatos, indique um problema a médio ou a longo prazo decorrente das queimadas e analise as consequências.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

13) Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

 

I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar

II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais

III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada

 

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

 

a) I, apenas

b) III, apenas

c) I e II, apenas

d) II e III, apenas

e) I e III, apenas

 

14) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I. monumento Itamarati - Brasília (mármore)

II. esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio)

III. grades de ferro ou alumínio de edifícios

 

A ação da chuva ácida pode acontecer em

a) I, apenas

b) I e II, apenas

c) I e III, apenas

d) II e III, apenas

e) I, II e III

 

15) O gráfico abaixo refere-se às variações das concentrações de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia útil, em um grande centro urbano.

 


 

 

(Adaptado de NOVAIS, Vera. Ozônio: aliado ou inimigo. São Paulo: Scipione,1998)

 

As seguintes explicações foram dadas para essas variações:

 

I. A concentração do NO diminui, e a de NO2 aumenta em razão da conversão de NO em NO2

II. A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada a maior ou a menor intensidade do tráfego

III. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio nos horários de pico de tráfego do período da manhã

IV. Nos horários de maior insolação, parte do ozônio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera.

 

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

16) Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima:

 

a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas

b) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico

c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies

d) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra

e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas

 

 

17) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).

 

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que

 

a) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo

b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo

c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades

d) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação

e) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos

 

18) O gráfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do gráfico. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico

 


 

 

Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica:

a) aerossóis, atividade solar e atividade vulcânica

b) atividade vulcânica, ozônio e gases estufa

c) aerossóis, atividade solar e gases estufa

d) aerossóis, atividade vulcânica e ozônio

e) atividade solar, gases estufa e ozônio

 

19) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

a) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos

b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios

c) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio

d) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes

e) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias

 

20) Encontram-se descritas a seguir algumas das características das águas que servem três diferentes regiões.

Região I - Qualidade da água pouco comprometida por cargas poluidoras, casos isolados de mananciais comprometidos por lançamento de esgotos; assoreamento de alguns mananciais.

Região II - Qualidade comprometida por cargas poluidoras urbanas e industriais; área sujeita a inundações; exportação de carga poluidora para outras unidades hidrográficas.

Região III - Qualidade comprometida por cargas poluidoras domésticas e industriais e por lançamento de esgotos; problemas isolados de inundação; uso da água para irrigação.

 

De acordo com essas características, pode-se concluir que:

 

a) a região I é de alta densidade populacional, com pouca ou nenhuma estação de tratamento de esgoto

b) na região I ocorrem tanto atividades agrícolas como industriais, com práticas agrícolas que estão evitando a erosão do solo

c) a região II tem predominância de atividade agrícola, muitas pastagens e parque industrial inexpressivo

d) na região III ocorrem tanto atividades agrícolas como industriais, com pouca ou nenhuma estação de tratamento de esgotos

e) a região III é de intensa concentração industrial e urbana, com solo impermeabilizado e com amplo tratamento de esgotos.

 

21) Os esgotos domésticos constituem grande ameaça aos ecossistemas de lagos ou represas, pois deles decorrem graves desequilíbrios ambientais. Considere o gráfico abaixo, no qual no intervalo de tempo entre t1 e t3, observou-se a estabilidade em ecossistema de lago, modificado a partir de t3 pelo maior despejo de esgoto.

 


 

 

 

Assinale a interpretação que está de acordo com o gráfico.

 

a) Entre t3 e t6, a competição pelo oxigênio leva à multiplicação de peixes, bactérias e outros produtores

b) A partir de t3, a decomposição do esgoto é impossibilitada pela diminuição do oxigênio disponível

c) A partir de t6, a mortandade de peixes decorre da diminuição da população de produtores

d) A mortandade de peixes, a partir de t6, é devida à insuficiência de oxigênio na água

e) A partir de t3, a produção primária aumenta devido à diminuição dos consumidores

 

 

7 de jun. de 2013

Chuva Ácida




Por Caroline Faria
A verdade é que a chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Com um pH em torno de 5,4, a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza. Isso porque, a acidez é baixa. (A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro. Acima disso, é básico e abaixo é ácido. Quanto mais baixo, mais ácido.) O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza. Robert Angus Smith (climatologista inglês) foi quem usou pela primeira vez o termo “chuva ácida”, em 1872, ao presenciar o fenômeno em Manchester (Inglaterra) no início da revolução industrial. Foi ele, também, o primeiro a relacionar o fenômeno com a poluição atmosférica.
Formação da Chuva Ácida
Formação da Chuva Ácida
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
Estima-se, embora não haja dados concretos, que o fenômeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis.
As grandes cidades como Nova York (EUA), Berlim (Alemanha) e até a Atenas (Grécia) já sofrem com os efeitos da chuva ácida há muito tempo, mas, há apenas 10 anos que este tema começou a ser investigado mais a fundo pelos ecologistas e cientistas do clima.
Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5, podendo ocorrer a morte de todos os seres que vivem ali.
A chuva ácida também causa a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão. A acidez do solo, inclusive, é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal em diversos países. Estudos recentes publicados pelo WWF apontam que a chuva ácida já um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Mata Atlântica.
Para o homem o acúmulo de dióxido de enxofre no organismo pode levar à formação de ácidos no corpo humano causando até danos irreversíveis aos pulmões. Na Inglaterra, em 1952, na cidade de Londres, cerca de 4000 pessoas morreram por causa da emissão de dióxido de enxofre pela queima de carvão nas indústrias e nas casas. O pior de tudo é que nem sempre a chuva ácida cai sobre a local onde foi feita a emissão de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. Como essas substâncias estão em forma de gás, elas podem ser transportadas pelo vento por quilômetros de distância antes de cair na forma de chuva.

BIOGEOGRAFIA - EFEITO ESTUFA

Efeito Estufa




Por Tereza Mendes
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies. Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Esquema de funcionamento do Efeito Estufa na atmosfera terrestre.
Nas ultimas décadas, contudo, a concentração natural desses gases isolantes tem sido aumentada demasiadamente pela ação do homem, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta, o aquecimento global. Por isso, o nome estufa é usado para descrevê-lo.
Uma estufa é um lugar úmido, abafado, semelhante a uma sauna, usado para guardar plantas em desenvolvimento e que precisam de calor e umidade. Os Gases do Efeito Estufa (GEEs), misturando-se à atmosfera, comportam-se como uma estufa, retendo o calor solar próximo à superfície terrestre.

Gases do Efeito Estufa

Os principais gases que provocam esse fenômeno são:
  • dióxido de carbono (CO2);
  • óxido nitroso (N2O);
  • metano (CH4);
  • cloro-fluor-carboneto (CFC);
São oriundos, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.
Visando diminuir as emissões dos GEEs, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para assinar um tratado, em 1997, denominado “Protocolo de Kyoto“, na ocasião da Rio-92 ou Eco-92. O acordo determina que os países industrializados diminuam entre 2008 a 2012 suas emissões de gases poluentes a um nível 5,2% menor que a média de 1990. Os Estados Unidos, o país que mais contribui para esses danos ambientais, o maior poluente do planeta, porém, não ratificaram o documento.
O Brasil está em 4º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera. A maior contribuição brasileira fica por conta dos desmatamentos (veja: Desmatamento da Amazônia, Desmatamento da Mata Atlântica), cerca de 80% de nossas emissões.

Eutrofização

Eutrofização




Por Clarisse Rocha
eutrofização1Denominamos Eutrofização ou Eutroficação o fenômeno no qual o ambiente aquático caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos. Este fenômeno é resultante da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam-se na superfície. Desse modo, cria-se uma camada espessa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impedem a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nas camadas mais profundas, o que ocasiona a morte das algas, a proliferação de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos.
Na ausência do oxigênio, a decomposição orgânica torna-se anaeróbica produzindo gases tóxicos, como sulfúrico (que causa o cheiro forte característico do fenômeno).
A eutrofização causa a destruição da fauna e da flora de muitos ecossistemas aquáticos, transformando-os em esgotos a céu aberto.
Esse cenário permite a proliferação de inúmeras doenças causadas por bactérias, vírus e vermes.
Exemplo de eutrofização em um ecossistema lagunar em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Exemplo de eutrofização em um ecossistema lagunar em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
Fontes:
http://www.serla.rj.gov.br/fotos/obra_jpa_02.JPG

FONTES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

FONTES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Uma pessoa adulta inspira cerca de 10 mil litros de ar por dia. Este valor varia em função da atividade física de cada um. Em geral, não é necessário, nem possível, corrigir a composição do ar que se respira, sendo esta a principal diferença entre o consumo de ar e o consumo de água. A água passa por um tratamento prévio, o que a torna um produto industrial para ser consumido. O ar, ao contrário, deve ser consumido exatamente como existe na natureza, “in natura”. Por este motivo, é muito importante que a sociedade entenda e respeite as medidas de preservação da qualidade do ar.

O ser humano, ao interagir com o meio ambiente, produz resíduos que podem poluir o ar. A poluição atmosférica pode ser causada por fontes fixas ou móveis, dependendo dos processos que liberam os poluentes no ar.

Fontes fixas - As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também se destacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás, bem como os incineradores de resíduos, com elevado potencial poluidor. Existem ainda as fontes fixas naturais, como maresia e vulcanismo, que também podem influenciar a composição do ar.

Fontes móveis - Os veículos automotores, juntamente com os trens, aviões e embarcações marítimas são as chamadas fontes móveis de poluentes atmosféricos. Os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes poluidoras e são divididos em: leves de passageiro (utilizam principalmente gasolina ou álcool como combustível); leves comerciais (utilizam gás natural veicular (GNV) ou óleo diesel); e veículos pesados (somente de óleo diesel).

Os poluentes podem ser divididos, de acordo com sua origem, em duas categorias:

- Poluentes primários: aqueles diretamente emitidos pelas fontes;
- Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Poluição atmosférica: Causas, consequências e responsabilidades

Ângelo Tiago de Miranda


Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução n° 03/90).
Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima).
Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen.
Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) ou recicláveis (lenha, álcool, etc.).

Composição do ar limpo

Existem muitas maneiras de se classificar os poluentes. Entretanto, antes de se analisar qualquer delas, é oportuno conhecer a composição do "ar atmosférico limpo".
A atmosfera é a camada gasosa da biosfera, indispensável para a vida na Terra. Além de partículas de poeira, grãos de pólen, microorganismos e sais marinhos, entre outros, ela é composta por uma mistura de gases: 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e 1% de outros gases, entre os quais incluem-se dióxido de carbono, vapor d'água e gases raros (argônio, neônio, hélio, criptônio, ozônio, etc.), assim chamados porque existem em quantidades muito pequenas.
Devido a sua extensão, cerca de pouco mais de 800 quilômetros de altitude, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Mas é na baixa atmosfera ou troposfera, porção onde vivemos, que ocorrem os efeitos nocivos dos produtos das atividades humanas.

Classificação dos poluentes atmosféricos

Os poluentes são divididos em duas categorias: primários e secundários. Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente das fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o sulfeto de hidrogênio (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).
Os poluentes secundários são aqueles formados na atmosfera através de reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera, se destacando o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3?), os sulfatos (SO42-), o ozônio (O3) e o nitrato de peroxiacetila - PAN - (CH3=OO2NO2).
Somam-se ainda a esses poluentes os álcoóis, aldeídos, hidrocarbonetos (HC), compostos orgânicos voláteis (COVs), mercúrio (Hg) e material particulado (MP). O termo material particulado abarca um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa do seu pequeno tamanho.
Dependendo do tamanho, suas partículas podem ser classificadas como Partículas Totais em Suspensão ou Partículas Inaláveis e Fumaça.

Efeitos da poluição atmosférica

Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, estendendo-se dos toxicológicos aos econômicos. Materiais, animais, vegetais e pessoas podem ser indiscriminadamente molestados pelos efeitos de poluentes, quer direta, quer indiretamente.
Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório.
Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que permitem as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, alterando-se assim a fotossíntese.
Nos materiais, os poluentes corroem e escurecem metais, partem borrachas, sujam roupas, danificam mármores, descolorem vários tipos de materiais, enfraquecem algodão, lã e fibra de seda e destroem o nylon.
Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulados no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.
Também há substâncias que provocam alterações na atmosfera, produzindo efeitos nocivos a grandes distâncias ou até sobre o planeta como um todo. Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global. Esses efeitos são, principalmente, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

Responsabilidades

A natureza utiliza recursos para proteger-se da poluição atmosférica, mas eles são limitados. Os principais processos que atuam na natureza, provocando a neutralização, a diluição ou a eliminação dos poluentes atmosféricos são: a dispersão, a precipitação, as transformações químicas e a assimilação biológica.
Devido aos limites dos recursos da natureza, cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajudá-la nesse processo, adotando medidas em nosso cotidiano para evitar ou moderar a poluição de nossa própria cidade, de nosso país e, até, do mundo como um todo.
Podemos iniciar pela escolha do nosso veículo, privilegiando os que utilizam álcool como combustível, por ser reciclável e gerar menos poluentes. Além disso, é necessária uma manutenção periódica para manter o motor do veículo regulado e, desta forma, emitir menos poluentes.
Igualmente, andar um pouco mais a pé, de bicicleta e priorizar o transporte público, como o metrô, o trem ou ônibus, ao invés de tirar o carro da garagem toda vez que temos de nos locomover a pequenas distâncias. Agindo assim, além de gastar menos combustível e poluir menos, estaremos contribuindo para reduzir os congestionamentos tão frequentes em nossas cidades, cooperando também com a nossa própria saúde.

Queimadas e indústrias

Também as pessoas que vivem no campo podem colaborar para a redução da poluição, evitando, por exemplo, as queimadas da roça, na época de plantio, ou do canavial, na época da colheita. Essas queimadas produzem grandes quantidades de gás carbônico, fuligem e cinzas, além de provocarem a perda da fertilidade dos solos, diminuição do teor de matéria orgânica e a falta de nutrientes.
Para concluir, não devemos nos esquecer das indústrias que possuem uma parte na responsabilidade com relação à poluição atmosférica. Algumas medidas promovem a redução da poluição, como a implantação e a utilização de tecnologias limpas no sistema produtivo.
Também ajuda muito a racionalização do processo industrial, no sentido de obter maior quantidade de produtos utilizando a mesma quantidade de matéria-prima. Vale lembrar que, na maioria das vezes, a poluição é resultado de desperdícios, seja de matéria, seja de energia.

TIPOS DE POLUIÇÃO

  Poluição do Solo            
        A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia.

Poluição da Água
A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
 
- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;   
                                                  
- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
- pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;
                                                      
 
- pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
 - pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
 - pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
 - pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.
                                        
 
Poluição do Ar
Existem diferentes causas de contaminação do ar:
- o fumo que sai pelas chaminés das fábricas;
                                                        
- o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte;
- a incineração dos lixos a céu aberto ( quer dizer, queimar lixos);
- o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc);
                                             
A poluição do ar pode fazer com que o ar que tu respires te torne doente. Quando respiras ar poluído com frequência, as partículas presentes podem depositar-  -se nos teus pulmões. A poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a tua garganta e pode também fazer os teus olhos lacrimejarem e irritá-los.
A poluição do ar causa prejuízo às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.
                                                                
 
Poluição Sonora
Vivemos rodeados de sons: pessoas que falam, máquinas e electrodomésticos que trabalham, a música de uma discoteca, automóveis que passam, crianças que brincam…
 O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição – a poluição sonora.
  O barulho dos aviões que passam no ar.
                             
O funcionamento de motos, automóveis, e outros veículos.
                            
O ruído forte e incomodativo das perfuradoras mecânicas.
                                                                      
 
Poluição Luminosa
A poluição luminosa é provocada pelo desperdício de luz nocturna.
        À noite, numa cidade, o céu fica menos estrelado do que numa aldeia.
Isso deve-se à iluminação artificial, muitas vezes utilizada de forma incorrecta e que gera uma outra forma de poluição - a poluição luminosa.
Em locais com muita luz nocturna, o céu fica coberto por uma enorme bolha luminosa, que nos impede de ver nitidamente as estrelas, luz essa tão forte que nos magoa a vista e nos faz ficar por vezes com dor de cabeça.
                                                
                                                  
 
Há pessoas, que nas cidades, têm dificuldade em dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do jardim do vizinho, lhes entra pela janela do quarto e se torna incomodativa.
 

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes