Tecnologia do Blogger.

27 de jul. de 2016

Lista de exercícios - genética molecular

01. (UECE) A pedra fundamental para a relação funcional entre genes e enzimas foi assentada em 1902 por William Bateson. O estudo do metabolismo da fenilalanina está inserido nesse contexto científico e pessoas que apresentam a fenilcetonúria, ou PKU (de phenyl ketonura) são aquelas acompanhadas de grave retardamento mental e físico. Pessoas com genótipo PP não conseguem produzir a enzima fenilalanina-hidroxilase, o que resulta no acúmulo de fenilalanina no sangue e, por conseguinte, o quadro clínico citado (BURNS; BOTTINO, 1991). Ao ser diagnosticado um bebê com PKU, o procedimento correto a ser feito é:
a) Suprir o bebê com fenilalanina exógena
b) Induzir a excreção da phenyl ketonura.
c) Submeter o bebê a uma dieta pobre em fenilalanina.
d) Submeter o bebê a uma dieta rica em fenilalanina.
02. (UPE) Leia o texto e observe a imagem a seguir:
Entre os mil genes, aproximadamente, que em camundongos abrigam o código para receptores de odorantes (são cerca de 400 em humanos), apenas um está ativo num determinado neurônio, e apenas uma das duas cópias do gene, ou alelos, está ativa. Essa especialização é essencial para o mapeamento dos odores no cérebro – todos os neurônios, que têm sua superfície salpicada por um determinado tipo de receptor, mandam projeções para uma mesma região do cérebro, que reconhecerá o aroma correspondente. Para entender a regulação dos genes responsáveis pela construção dos receptores para moléculas de odor, é necessário analisar, no núcleo dos neurônios, o local onde o material genético tem uma organização espacial precisa, a cromatina, na qual se localizam as duas cópias de cada gene. A heterocromatina constitutiva, concentrada no miolo do núcleo, abriga, pelo menos, um dos alelos em grande parte das células. A heterocromatina facultativa, que, nos neurônios do olfato, também se concentra numa área central do núcleo, compõe uma estrutura em forma de chapéu, em torno da constitutiva. Assim, a organização das heterocromatinas e da eucromatina pode ser diferente para cada tipo de célula, com um impacto importante na atividade genética.
02
Essas informações apontam para aspectos relacionados à regulação dos odores. É correto afirmar, nos termos do texto e com base na figura, que:
a) A forma tridimensional do material genético determina, a cada ciclo celular de cada neurônio olfatório, a formação de diferentes tipos de receptores para moléculas odorantes.
b) A inatividade da eucromatina e a atividade da heterocromatina constitutiva determinam quais RNA transportadores formarão as proteínas receptoras específicas para cada neurônio olfatório.
c) A organização da cromatina é responsável pela capacidade de cada neurônio olfatório produzir, apenas, um tipo de receptor para moléculas odorantes.
d) Cada neurônio olfatório tem, na superfície celular, uma grande diversidade de receptores, capazes de reconhecer moléculas em seu entorno, determinados pela grande compactação da heterocromatina facultativa dos autossomos.
e) No núcleo dos neurônios olfatórios, os cromossomos metafásicos permitem o acesso à transcrição de um dos alelos, de forma aleatória, a cada formação de RNA mensageiros.
03. (UEM) Sobre os ácidos nucleicos, assinale o que for correto.
01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento da cadeia do DNA.
02. Uma cadeia polipeptídica é sintetizada por um ribossomo que se desloca sobre o RNA mensageiro desde um códon AUG até um códon de parada.
04. A duplicação do DNA é considerada conservativa uma vez que cada molécula filha é formada pelos filamentos antigos.
08. Todas as fases do processo de síntese proteica ocorrem no interior do nucleoplasma.
16. As ligações existentes entre os nucleotídeos para formação dos polinucleotídeos ocorrem entre a amina de uma unidade e a carboxila de outra.
Soma das alternativas corretas:
04. (FAMERP) A análise bioquímica de uma molécula de DNA de um microrganismo indicou a presença de 35% de nucleotídeos contendo timina. Nessa mesma molécula, as porcentagens dos nucleotídeos contendo guanina, citosina e adenina são, respectivamente:
a) 35%, 15% e 35%.
b) 35%, 15% e 15%.
c) 15%, 15% e 35%.
d) 35%, 35% e 15%.
e) 15%, 35% e 35%.
05. (UEA) A figura ilustra um trecho de uma molécula de DNA.
05
É correto afirmar que:
a) Neste trecho de DNA estão ilustrados oito nucleotídeos, contendo, cada um, uma base nitrogenada, uma pentose e um fosfato.
b) Neste trecho de DNA estão representados quatro códons, cada um responsável por um aminoácido.
c) A transcrição de uma das fitas deste trecho de DNA produzirá um RNAm completamente diferente da transcrição da outra fita.
d) Este trecho de DNA representa um segmento pertencente a um eucarionte, uma vez que nos procariontes o DNA é de fita simples.
e) Este trecho de DNA é considerado um gene, pois contém uma informação completa para a síntese de uma proteína.
06. (UPE) Observe a figura a seguir e as respostas dadas pelos amigos do Menino Maluquinho.
06
Assinale a alternativa que apresenta os itens que respondem corretamente à pergunta do Menino Maluquinho.
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) II e V.
e) III, IV e V.
07. (UEPG) As características morfológicas e fisiológicas de um ser vivo dependem dos tipos de proteínas do seu organismo. Ao comandar a fabricação das proteínas, o ácido desoxirribonucleico (DNA) consegue regular a atividade das células. A informação gênica do DNA é transcrita em ácido ribonucleico (RNA) e posteriormente é traduzida na proteína. Com relação a esses processos e biomoléculas, assinale o que for correto.
01. O RNA é formado por uma única fita polinucleotídica. Nessa fita, a pentose é sempre a ribose e as bases nitrogenadas são a adenina, citosina, guanina e uracila.
02. No processo de duplicação semiconservativo do DNA, a enzima DNA-ligase faz as ligações do tipo pontes de hidrogênio para unir a duas fitas do DNA.
04. O RNA transportador ou de transferência (RNA-t) transporta aminoácidos até o local da síntese da proteína.
08. O RNA ribossômico (RNA-r) carreia os códons (trinca de bases) que serão decodificados em aminoácidos.
16. Em eucariotos, o RNA é fabricado no núcleo, tendo como molde um setor da molécula do DNA (gene), e migra para o citoplasma, onde desempenha sua função na síntese da proteína.
Soma das alternativas corretas:
08. (UDESC) Com base na figura abaixo, em relação à reprodução viral, assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
08
(  ) A figura representa o ciclo lisogênico de um vírus.
(  ) No ciclo lítico e lisogênico o DNA viral é incorporado ao DNA da célula hospedeira.
(  ) Na etapa 2, o vírus insere seu material genético interrompendo o metabolismo bacteriano.
(  ) Na etapa 3, ocorre a síntese de proteínas que irão compor os capsídeos.
(  ) O ciclo lítico sempre resulta na morte da célula hospedeira.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – V – V.
b) F – V – V – V – F.
c) F – F – V – V – V.
d) F – V – V – F – V.
e) V – F – V – F – V.
09. (PUC-RIO) Considere o código genético apresentado na figura abaixo:
09
Fonte: SNUSTAD, D. ; SIMMONS, M. Fundamentos de genética. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
A sequência abaixo representa a fita codificante de um trecho de DNA procariótico totalmente transcrito e que codifica um peptídeo. Considerando a sequência abaixo e o código genético, o RNA mensageiro e o peptídeo são, respectivamente, compostos por:
5-GTGTACATGAAGTATAGTGCCTTAAAGATCGTACATTAATTT-3
a) 2 nucleotídeos e 14 aminoácidos.
b) 42 nucleotídeos e 11 aminoácidos.
c) 33 nucleotídeos e 10 aminoácidos.
d) 42 nucleotídeos e 10 aminoácidos.
e) 33 nucleotídeos e 11 aminoácidos.
10. (UECE) Atente para a seguinte afirmação, de onde foram extraídas algumas palavras: “As bases nitrogenadas são constituídas por anéis que contêm nitrogênio, uma ___________ e um fosfato. As cinco principais bases nitrogenadas são: adenina, ___________, citosina, ___________ e uracila. As duas primeiras são ___________, e as demais são classificadas como bases ___________.” Assinale a opção que contém as palavras que completam corretamente o enunciado acima.
a) carboxila, guanina, timina, pirimídicas, púricas.
b) pentose, guanina, timina, púricas, pirimídicas.
c) pentose, timina, guanina, pirimídicas, púricas.
d) carboxila, timina, guanina, púricas, pirimídicas.
11. A figura abaixo representa as mutações ocorridas no aminoácido 211 da triptofano sintetase de uma E. coli. Analise-a.
11
Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
a) O número de substituições é proporcional à funcionalidade da proteína.
b) Serão encontradas bases púricas nos DNAs dos mutantes.
c) O mutante trpA23 apresenta bases nitrogenadas contendo dois anéis.
d) A maioria das substituições ocorridas é de uma base púrica por uma pirimídica.
12. Troca de mitocôndria
Pesquisadores nos Estados Unidos desenvolveram uma técnica experimental com potencial para prevenir distúrbios hereditários passados de mãe para filho por meio do DNA mitocondrial. O estudo foi publicado na quarta-feira (26/8) na edição on-line da revista Nature. De acordo com os autores, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (OHSU, na sigla em inglês), a técnica deverá resultar no desenvolvimento de uma terapia genética. O objetivo desse tipo de terapia é prevenir doenças sérias em crianças antes do nascimento. “Achamos que essa descoberta em primatas poderá ser em breve transformada em terapias para humanos, com a finalidade de prevenir distúrbios passados de mãe para filho pelo DNA mitocondrial, como certas formas de câncer, diabetes, infertilidade, miopatias e doenças degenerativas”, explicou Shoukhrat Mitalipov, pesquisador da Divisão de Ciências Reprodutivas do Centro Nacional do Oregon de Pesquisa em Primatas da OHSU. “Atualmente, há cerca de 150 doenças conhecidas causadas por mutação do DNA mitocondrial. Aproximadamente uma de cada 200 crianças nasce com mutações mitocondriais”, disse. As mitocôndrias são estruturas encontradas em todas as células, cuja função principal é fornecer energia para o crescimento e metabolismo celular – e, por isso, são frequentemente chamadas de “usinas de energia” da célula. As organelas, que produzem energia para cada célula, individualmente, também carregam em seu interior seu próprio material genético. O novo método desenvolvido pelo grupo norte-americano transfere os cromossomos da mãe para um óvulo doado cujos cromossomos foram removidos, mas que tem mitocôndrias saudáveis, impedindo que a doença passe de mãe para filho. Sobre a mitocôndria, marque a alternativa correta:
a) Uma mutação envolvendo o DNA mitocondrial altera a sequência de nucleotídeos, mas não o código genético da organela.
b) A herança mitocondrial afeta somente filhas de mães portadoras de caráter afetado.
c) O DNA mitocondrial é policistrônico e sofre splicing na transcrição do RNA mensageiro maduro.
d) As mitocôndrias dependem dos ribossomos citoplasmáticos para sintetizarem todas as suas proteínas
13. Leia o quadrinho abaixo.
13
Adaptado de: <http://clubedamafalda.blogspot.com&gt;. Acesso em: 8 jan. 2006
Considere o enunciado abaixo, referente ao significado da resposta de Mafalda, e as três propostas para completá-lo. A expressão direção 5′→ 3′ refere-se:
1. À ligação entre fosfato e açúcar no processo de replicação do DNA.
2. À atividade da enzima RNA polimerase no processo de transcrição do RNA.
3. À união entre os aminoácidos no processo de tradução das proteínas.
Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c) Apenas 3.
d) Apenas 1 e 2.
e) 1, 2 e 3.
14. Um antibiótico que atua nos ribossomos mata:
a) Bactérias por interferir na síntese de proteínas.
b) Bactérias por provocar plasmólise.
c) Fungos por interferir na síntese de lipídios.
d) Vírus por alterar DNA.
e) Vírus por impedir recombinação gênica.
15. (FCM-PB) A vida pode ser definida como um conjunto de reações químicas organizadas de um modo a permitir que esse conjunto se reproduza. Para dar continuidade de uma geração para a seguinte, o DNA tem que ser quimicamente estável e copiado com precisão durante a replicação. A sequência codificadora de um gene é: 5 – GCGATGCCATCA – 3. Qual é a sequencia da fita complementar desta molécula de DNA?
a) 3 – TACTCCGGTACT – 5.
b) 3 – UACTCCGGTCGT – 3.
c) 5 – TCCGGTCGTUCT – 3.
d) 3 – ACGTGCGGAACT – 5.
e) 3 – CGCTACGGTAGT – 5.
16. (UECE) No mecanismo da transcrição, uma das fitas do DNA (a fita molde) é transcrita em RNA mensageiro pela ação de:
a) Um peptídeo sinalizador iniciador.
b) Dois RNAs ribossômicos acoplados.
c) Uma enzima denominada RNA polimerase dependente de DNA.
d) Uma associação de RNAs ribossômicos com vários RNAs transportadores.
17. (COVEST) Um grupo de cientistas japoneses descobriu mutações em borboletas expostas à radiação na área em torno da central atômica de Fukushima, epicentro da crise nuclear de 2011. A liberação em massa de material radioativo no meio ambiente causou “danos fisiológicos e genéticos” às borboletas Zizeeria sp., comuns no Japão. Este tipo de borboletas tem um ciclo de vida aproximado de um mês, e são excelentes “indicadores ambientais”. Quanto à replicação do material genético e às mutações ocorridas, podemos afirmar o que segue.
I   II
0  0 – A radiação de Fukushima induziu mutações rapidamente nas células de borboletas apenas por se tratar de um animal de curto ciclo reprodutivo.
1  1 – Assim como ocorreu em Fukushima, as mutações sempre são provocadas pelos agentes mutagênicos como a radiação e provocam alterações deletérias.
2  2 – A DNA-polimerase também atua na correção de erros de duplicação.
3  3 – A DNA-polimerase atua de forma unidirecional sobre a dupla hélice de DNA.
4  4 – As mutações do tipo “inserção” ocorrem por inclusão de nucleotídeos na cadeia original, o que pode mudar significativamente o produto final.
18. (UNISSINOS)
18
(Disponível em http://static.hsw.com.br/gif/mutacao-dna-1.jpg. Acesso em 24 set. 2013.)
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é um com­posto orgânico cujas moléculas contêm as informações genéticas que coordenam o de­senvolvimento e o funcionamento dos seres vivos, além de transmitirem suas característi­cas hereditárias. A estrutura do DNA é forma­da por um longo polímero de nucleotídeos, cuja cadeia principal é formada por molécu­las de ……………………… e fosfato, intercaladas e unidas por ligações fosfodiéster. Ligada à molécula de açúcar, está uma de quatro ba­ses nitrogenadas (adenina, ………………………, guanina e ………………………). A dupla hélice do DNA é estabilizada por pontes de hidrogênio entre as bases presas às duas cadeias.
As lacunas são corretamente preenchidas, respec­tivamente, por:
a) lipídios – citosina – uracila.
b) açúcares – citosina – timina.
c) proteínas – uracila – timina.
d) lipídios – citosina – timina.
e) açúcares – citosina – uracila.
19. (CEDERJ) Nas células de tecidos em que está ocorrendo uma intensa síntese proteica, é possível visualizar, através de um microscópio eletrônico, uma grande quantidade de estruturas denominadas polissomos, que são formadas pela interação de:
a) RNA transportador e membrana.
b) Proteínas histonas e DNA genômico.
c) Proteínas e complexo de Golgi.
d) RNA mensageiro e ribossomos.
20. (UNIOESTE) A dupla hélice como modelo de estrutura tri-dimensional do DNA foi proposta por Watson e Crick em 1953. Relativo a esta estrutura, é correto afirmar:
01. Que os dois filamentos de DNA estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster.
02. Que a quantidade de bases púricas é igual à quantidade de bases pirimídicas.
04. Que a seqüência de nucleotídeos de um filamento é sempre idêntica à sequência de nucleotídeos do filamento complementar.
08. Que, em uma dupla fita de DNA com 200 pares de nucleotídeos, encontram-se 400 desoxirriboses, 400 grupos fosfatos, 200 bases púricas e 200 bases pirimídicas.
16. Que bases púricas e bases pirimídicas possuem 1 e 2 anéis, respectivamente.
32. Que citosina e timina são bases pirimídicas; guanina e adenina são bases púricas.
Soma das alternativas corretas:
gab

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Desenvolvido por Othon Fagundes